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  1. #1
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    BF2 - Melhorando desempenho.... Como?

    Bem, fica minha impressão a respeito...

    O game é incrível, isso não se discute.....

    Seguinte, com minha config abaixo... estou rodando o game em 800x600 em HIGH, porém to irritado com o lance de SWAP que é feito sempre tipo, nos primeiros 3 minutos de jogo, toda vez que entra em mapa novo....

    A versão FULL do game tem mapas bem mais pesados do que a DEMO... já estou com ela e garanto isso.... Os primeiros 2 ou 3 minutos de jogo são um saco... pois o HD fica carregando/"Swapando" o mapa.... o que resulta em algumas travadinhas.... Ou seja... 1Gb de memo com a 6200 128Mb 128bits ta legal, mas não sei como resolver esse lance de carregamento.... Mesmo diminuindo os gráficos nada adianta, afinal, nada tem a ver com vídeo...

    []´s


    Razi

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  3. #2
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    Chegaram a postar isso em um topico abaixo

    http://www.tweakguides.com/BF2_1.html

    eu vou dar um lida e ver se adianta mesmo as dicas... a principio isso ocorre mesmo, minha maquina é mto boa e mesmo assim no comecinho sempre da um lagzinho... nao tem jeito, mas depois fica tudo ok !

  4. #3
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    Então, tava dando uma olhadinha a respeito e vejam o que encontrei... um cara com a mesma dúvida, e vejam a resposta fornecida:

    ########################
    Well hell maybe I’m imagining things then,
    Here are two print screens from my dual 19” monitors @ 1280x960.
    This is right after a cold boot, notice in the “before” image that there is 722MB of ram free and 206MB of page file being used.
    Now take a look at the “after” image that was taken in game, there is 12MB free ram and 1 Gig of page being used.
    This game is using 700 Megs of ram and 800 Megs of swap file.
    I have 1Gig of ram and 2 gigs of set swap file.
    Indecently I had to change the location of the swap file to my third HDD to get it away from the game.
    My game is installed on my Raptor (drive C), I had then the swap file on drive D with is Sata4 and C: is on Sata3.
    It ran badly swapping files so I had to put the swap file on drive F which is a ATA133 controller with a 200GB Maxtor 7200RPM ATA133 8MB Cache.

    Once I changed the location it ran much better, but as you can see is still using a huge amount of paging.
    2GB of ram should cure that.

    BTW I am running the game at 1280x960x85Hz Vsync on 4XAA 0AF all settings are high except Shadows and lighting are at medium.
    In the ATI control panel i have Texture Performance at and mipmaps at quality instead of high quality.

    Peace,
    JRT
    ###################################

    Ou seja, 1Gb de memória ainda é pouco para desaparecer o SWAP.

    []´s


    Razi

  5. #4
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    Detalhe que eu to usando 512 ddr2 vou ver se daqui um tempo adquiro outro pente de 512 pra ver se muda a performance... eu quero primeiramente trocar de monitor

  6. #5
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    não sei quanto a vcs mas eu e um amigo meu estamos jogando sem o maldito swap (1g de ram). pra mim melhoro bastante a performance da maquina*.
    carrega os mapas tranquilo e não fica dando as merdas de travada no jogo.
    já joguei usando swap, fica uma bosta, eu recomendo pra que tem 1g de ram tirar o swap(Tirar mesmo, via registro, pq só desabilitando a porra do windows ainda usa swap).

    obs: eu paro o explorer tbm pq fica dando mensagem de falta de memoria virtual. :$

    *AXP 2200,1G ram, PV R9600pro256(capada). roda tudo no medio em 1024x768

  7. #6
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    pra quem tem 1gb,
    aumentem o aperture size pra 256, melhora bastante o uso da memoria.

  8. #7
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    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    pra quem tem 1gb,
    aumentem o aperture size pra 256, melhora bastante o uso da memoria.
    Mas o "Aperture Size" não condiz apenas a respeito da VGA?? No que ajudaria nesse caso?

    []´s


    Razi

  9. #8
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    eu não sei explicar em termos técnicos mas uma parte da memória é utilizada pra armazenamento de texturas, além é claro da própria memória da vga. A memória não armazena somente texturas, é só um exemplo.

    aqui deu uma aliviada nas travadinhas de swap aumentando o aperture pra 256, mas pode ser que alguns casos isso não resolva.

  10. #9
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    aki tava dando essas travadas no comeco tb mas so quando eu tava com tudo em high, foi so diminuir o dinamic shadows e dinamic lightning pra medium q nunca mais deu essas travadas

  11. #10
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    Originalmente enviada por CoMaNcHe
    eu não sei explicar em termos técnicos mas uma parte da memória é utilizada pra armazenamento de texturas, além é claro da própria memória da vga. A memória não armazena somente texturas, é só um exemplo.

    aqui deu uma aliviada nas travadinhas de swap aumentando o aperture pra 256, mas pode ser que alguns casos isso não resolva.
    no seu caso vc aumentou a memoria disponivel pra placa de video, assim diminuiu as travadas.


    hehehe esse negocio de aperture size sempre confunde.

    vou explicar direito o que é.
    aperture size é o quanto de memória RAM da maquina vc disponibiliza pra Placa de video quando acaba a memoria da própria placa de video.

    Exemplo que eu passei:
    tenho 1 giga de RAM e não uso Swap
    minha placa de Video tem 256 de memo

    por padrão e falta de conhecimento eu tinha posto 128 de aperture size, rodo BF2 tranquilo mas as vezes dava erro de memória.
    eu puz o aperture size pra 256, resultado BF2 não rodava por falta de memória :O, mas como ???
    explicando: BF2 em geral chega a usa até 600MB de RAM, mais 256 que eu passei pro video mais umas coisas rodando(explorer, fraps, AV, etc) foi se minha RAM, aqui não foi contado a memo que tem na placa de video pois o jogo já tinha consumido.
    diminui a aperture size pra 128 novamente e o jogo volto ao normal.

    tirei minha propria conclusão. se quiserem podem testar.

    agora a o aperture size da maquina deixei em 64(que é padrão).

  12. #11
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    Então o BF2 é um "demônio" consumidor de memória, pois, pelo que andei lendo a respeito, o game que mais utiliza memória da VGA até hoje foi o Doom3, usando assim 80Mb da VGA, ou seja 128Mb de vídeo sempre foi mais que suficiente....

    []´s


    Razi

  13. #12
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    Taca um Médium ai que resolve. O jogo é pesado mesmo e acho que essa 6200 não aguenta o jogo em HIGH muito bem não...

  14. #13
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    Originalmente enviada por Masa0
    no seu caso vc aumentou a memoria disponivel pra placa de video, assim diminuiu as travadas.


    hehehe esse negocio de aperture size sempre confunde.

    vou explicar direito o que é.
    aperture size é o quanto de memória RAM da maquina vc disponibiliza pra Placa de video quando acaba a memoria da própria placa de video.

    Exemplo que eu passei:
    tenho 1 giga de RAM e não uso Swap
    minha placa de Video tem 256 de memo

    por padrão e falta de conhecimento eu tinha posto 128 de aperture size, rodo BF2 tranquilo mas as vezes dava erro de memória.
    eu puz o aperture size pra 256, resultado BF2 não rodava por falta de memória :O, mas como ???
    explicando: BF2 em geral chega a usa até 600MB de RAM, mais 256 que eu passei pro video mais umas coisas rodando(explorer, fraps, AV, etc) foi se minha RAM, aqui não foi contado a memo que tem na placa de video pois o jogo já tinha consumido.
    diminui a aperture size pra 128 novamente e o jogo volto ao normal.

    tirei minha propria conclusão. se quiserem podem testar.

    agora a o aperture size da maquina deixei em 64(que é padrão).
    pois eh, eu sei pra que que serve a memoria do aperture size, o problema é saber até onde vai ser usado, acho que o Windows é quem administra isso de forma que não seja usada toda essa memória apenas pro vídeo, caso o jogo não a use totalmente.

    bem o fato é o seguinte, eu tenho 1gb aqui, e minha placa tbem tem 256mb.
    setei o aperture pra 256mb e não tenho sentido mais travadas bruscas no jogo, porém eu deixei os efeitos de luz, shadows, etc em medium. Terreno e texturas estão no high.

    complementando, o jogo acusa somente falta de ram se a memória virtual estiver desabilitada.

  15. #14
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    Originalmente enviada por [EGYPT]_Raziel
    Então o BF2 é um "demônio" consumidor de memória, pois, pelo que andei lendo a respeito, o game que mais utiliza memória da VGA até hoje foi o Doom3, usando assim 80Mb da VGA, ou seja 128Mb de vídeo sempre foi mais que suficiente....

    []´s


    Razi
    Qualquer benchmark de HL2 se nota a diferença entre uma VGA de 128MB e 256MB. No Doom3 se rodar com as texturas sem compressão, ele come MAIS do q 256MB da mem da VGA.

    O BF2 suga mto é memória RAM. Aqui rodando o winXP + ele, pega uns 800MB no demo.

  16. #15
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    Originalmente enviada por Son of Satan
    Taca um Médium ai que resolve. O jogo é pesado mesmo e acho que essa 6200 não aguenta o jogo em HIGH muito bem não...
    Nem, a 6200 segura sim.... tanto que seja em medium ou high fico com praticamente o mesmo FPS e em qquer um deles a porcaria do SWAP continua.... que saco...

    []´s

    Razi

  17. #16
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    ai ai to vendo que vou demorar pra jogar isso aih!!!

    =((

  18. #17
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    Diminuindo o detalhe das texturas de High pra Medium já ajuda BASTANTE nas travadinhas. High só em placas com 256MB mesmo.

    Aqui até rola High (9800PRO 128MB), mas eu tenho que aguentar muita troca de arquivo entre as memórias (vídeo/RAM/swap) principalmente no começo do mapa, do round. Depois fica beleza.

    O jogo até que é super leve Muito bem programado.

  19. #18
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    Originalmente enviada por Arraso


    O jogo até que é super leve Muito bem programado.
    huashuashuahsuhas, "Super leve" foi foda..... nem tanto né cara.... ahsuhaushuas

    Pessoal com 9600Pro ta chiando por ter que jogar em LOW, nego com 5200 mesmo 128bits então... é só dar uma olhada no fórum do [Para efeito de direitos autorais o nome que você digitou esta sendo substituído por este texto] pra ter uma idéia...

    Galera com VGAs 64bits, ta tendo que jogar em 640x480.... ninguém merece né.

    []´s


    Razi

  20. #19
    Membro Avatar de Arraso
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    Pra quem tem micro mid-end o jogo roda muito bem. Ele é bem programado, mas para aqueles que podem pagar por isso. O mercado lá fora não é feito de 5200's toscas.

  21. #20
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    estranho eh que aki tirando os dynamic lightning/shadow o resto tava tudo em high e tava rodando q eh uma beleza agora nao sei oq deu q ta dando uma lag cavalo no inicio do mapa, fora o tempo q fica verifcando os arquivos pra entrar, da tempo de carregar 2x o mapa

  22. #21
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    Galera...poderiam postar como desabilitar o SWAP via registro visto que se desabilitar via win o xarope continua usando swap...Agradeço muito!

  23. #22
    Membro Avatar de Seijuro
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    quem esta rodando no high e ta tendo swap, deixa no high e deixa as textura no low, muda pouca coisa e fica lisinho

    []'s

  24. #23
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    Realmente esta história de swap está inchendo o saco.

    Como vcs podem ver estou com um Geforce 6800 Ultra com uma 1GB Corsair ultra low latence e não muda nada, laga no início.

    Eu to achando que é memore dump, tipo não está avendo um esvaziamento correto da mémoria. Aqui o pico de consumo maximo RAM + Virtual chega a 1580 MB, e o bf2.exe é muito louco, variando desde 250 MB até o que o amigo dice lá encima, 800 MB.

    Eu vou mecher no Aperture Size e baixar de 512 MB para 256 MB ou 128 MB.

    Eu achava que o Aperture Size era uma especie de cache de vídeo, texturas etc que não cabião na RAM de video, no meu caso 256 MB, mais se algum aplicativo precisasse das mesmas davam um chega pra la no Aperture Size.

    256 MB eu acho muito pouco para uma Gf 6800 ULTRA, e uma absurdo de pouco para Gf 7800 GTX. Tem que ser 512 MB, mas como GDD3 custa uma fortuna os cara colocam 256 MB pra lucrar mais com chip nvidia.

    Bom eu uso gráfico no maximo 1280 x 960, aqui a VGA espera o resto do sistema por ser mais rápida, ai eu a boto pra ralar.

  25. #24
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    Ah, nego é muito neurótico, coloca tudo no médio que dá na mesma, a diferença é quase imperceptível, para com isso. Eu ainda coloco umas coisas que eu testei, q não fazem diferença no low, e tá lisinho, não dá swap simplesmente nunca, nem no começo, nem no meio, nem no fim, e minha máquina não é top, é bem meia sola. (uso resolução no 1024)

  26. #25
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    Meu, eu tava jogando no médio com algumas travadas (pouca coisa mesmo) mas aí depois de ler seus posts resolvi ir de low.

    Duas coisas: primeiro o visual não mudou para mim absolutamente nada (a única coisa que reparei é que quando dou tiro nas paredes e muros os buracos de bala não aparecem, mas a nuvenzinha de pó que levanta quando leva tiro está lá). Ficaria chateado se sumisse os "machucados" nos meus inimigos alvejados, mas como isso nem em high tem no BF2, por mim tudo bem.

    Segundo, meu, como tá rodando rápido agora. Parece até outro jogo: estou matando que nem um Rambo agora, correndo em cima dos caras, pulando de prédio em prédio pelos telhados, guiando e atropelando tudo quanto é inimigo.

    Recomendo, sinceramente, tentarem o mesmo!

    ps. Pô, podia ter sangue nesse jogo pra ficar perfeito!

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