+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 1999
    Mensagens
    6.437
    Verdinhas
    1

    Um pequeno review sobre o SF

    Bom, vou começar este review baseado nas impressões que tive jogando Single Player por mais ou menos 45min após receber a minha cópia.

    Como todos sabem, o Special Forces é a expansão para o Battlefield2, um dos jogos mais esperados (e que mais decepcionou, com seus bugs) do ano. É o primeiro pacote de expansão, e certamente não será o último. Acrescenta 8 novos mapas, 10 novos veículos, 6 novos exércitos, entre outras coisas (mais informações em http://www.eagames.com/official/batt...s/features.jsp)

    1) GRÁFICOS
    Não mudou praticamente nada. Fora os novos modelos e skins, o resto está igual, a princípio. A interface continua igual - ou seja - ruim, mas faz o que tem que fazer. O acabamento de alguns elementos está um pouco "largado", parece que fizeram às pressas, como no nome dos exércitos nas abas no topo da seleção de kit. Parece que o nome não coube ali, o texto ficou levemente espremido e não se deram o trabalho de cuidar do detalhe, o que denuncia um pouco de pressa para colocar o produto na rua. Outro pequeno detalhe que, ao meu ver, denuncia isso é o fato de que não é um quadro intermediário quando se coloca a máscara anti-gás (mais sobre isso na parte de jogabilidade) - quando é feita aproximação na mira de qualquer arma, há um quadro intermediário para dar impressão que você está "colocando" a arma em posição. No caso da máscara, não foi feito isso, apertando a tecla 8 ela apenas "aparece" na tela.

    2) SOM
    Continua muito bom. Foram acrescentadas novas vozes para os outros exércitos. Fora isso, sem mudanças.

    3) MAPAS
    Bom, o que realmente mudou? Começando pelos novos mapas: como só joguei a versão Single Player deles, com 16 pessoas (e mesmo assim, não todos), minha opinião pode ser um pouco parcial. São mapas que claramente privilegiam o uso dos novos equipamentos, como o ganho de escalada, a besta com o fio (zip line), o sistema de visão noturna, o gás lacrimogênio e o flash bang (granada que cega os inimigos/amigos). Não vou descrever o que achei de mapa por mapa, mas os mapas são basicamente ambientes urbanos, que tendem a ser mais fechados como os do jogo original (como analogia, mais parecidos com Strike at Karkand do que Gulf of Oman). Me chamou a atenção em especial um mapa, claramente inspirado no filme Black Hawk Down, onde há um palácio com uma pequena saída para a rua. Achei que é um ponto de encontro muito fechado e de fácil controle por parte do exército britânico - apenas estaciona dois APC ali e mantém o exército insurgente preso, a não ser que alguém tenha cérebro suficiente para dar a volta (o que normalmente não acontece). Os mapas noturnos parecem ser divertidos, valendo citar que o tempo de "bateria" dos óculos de visão noturna é extremamente longo. Eles possuem alguns pontos cruciais com forte iluminação, obrigando o jogador a desligar/ligar de maneira mais freqüente o equipamento.

    4) ARMAS
    Um aspecto interessante da expansão é que o equipamento novo não poderá ser utilizado nos mapas do jogo original, mas quem comprar o pacote de expansão terá à sua disposição armas novas para destravar (contanto que tenha destravado as armas do jogo anterior), podendo jogar nos mapas "antigos" em servers devidamente atualizados. Então, por exemplo, se sua classe preferida era Medic, e você já tinha destravado a arma desta classe no jogo anterior, agora poderá destravar a terceira arma (que é a G36E). Não tive a oportunidade de testar ainda as armas, mas parece que nem todas são um óbvio upgrade (vide tópico em inglês na TotalBF2: http://www.totalbf2.com/forums/showthread.php?t=42351). Analisando sob o aspecto "político", vejo dois lados nessa questão: 1) Vendo pelo lado negativo, é uma questão muito delicada, porquê privilegia um conteúdo especial para quem pagou a mais, pondo em (teórica) vantagem essas pessoas perante outras que não tem condições de comprar a expansão. Tanto que já houve vários flames em alguns fórums gringos xingando a EA por "empurrar" isso para seus clientes; 2) Por um lado positivo, faz com que jogadores que tiverem o pacote de expansão não fiquem sem uso para ele caso não existam muitos servidores de SF ou que querem conteúdo novo nos mapas originais. É uma faca de dois "legumes".

    5) EQUIPAMENTOS
    Na minha modesta opinião, os equipamentos são divertidos SIM e uma boa adição à série. Acho que acrescentará um elemento de verticalização no combate, o que o BF2 estava precisando. Subir escadas, ainda mais no meio do combate, sempre foi MUITO devagar e muitas vezes os locais simplesmente não valiam a pena (com exceção para os snipers, claro). O gancho é bem interessante e possui uma funcionalidade simples: apenas jogue e pressione E (ou a tecla para entrar em veículos) e suba normalmente). Para mim, foi o equipamento mais divertido. Tem alguns problemas de clipping (o fio aparece "dentro" de outros elementos) e em alguns locais a corda fica aparente mas simplesmente não se consegue subir. Pequenos bugs oriundos do engine, não há muito o que fazer. A besta que atira o fio, para descer "deslizando" com o gancho parece ter funcionalidade mais limitada, não consegui achar ainda locais específicos para usá-la. Certamente no multiplayer, nos mapas maiores, se encontrará uma boa utilidade para ela. A máscara anti-gás evita que você tonteie ao entrar numa área com gás jogado por uma arma especial do kit de Support. O efeito de tontura realmente atrapalha e é bem feito. Deve ser bem utilizada, como o gás do kit Assault, mas pode realmente atrapalhar. Mesma opinião vai para o flash bang, que tem um uso parecido com as granadas normais (jogadores de CS vão gostar).

    FINALIZANDO:
    Dou nota 8. Acho que acrescentou elementos novos no jogo, com equipamentos que podem ser divertidos. Os mapas parecem ser bons, mas para testar seu equilíbrio, só multiplayer mesmo de 32/64 pessoas. Ainda existem alguns bugs muito nojentos que a EA passou batido, como aquele que quando se está à bordo e escrevendo e, ao teclar E, sai do veículo. Ou o "bunny hopping", ou as tags vermelhas/azuis que mudam misteriosamente de lado. Certamente serão consertados num patch futuro, só acho condenável ter lançado a expansão antes de ter visto esses problemas. Mais informações sobre o que o staff da EA está de olho e pode consertar num próximo patch pode ser encontrado aqui: http://forum.eagames.co.uk/viewtopic.php?t=9247

    Bom, é isso aí, espero que tenham gostado do meu "pequeno" review. Postem comentários aí e nos vemos nos servers.

    []'s

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Jehhuty
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    4.080
    Verdinhas
    47

    Nitrium, muito bom review. Concordo com quase tudo que vc escreveu.

    Vou acrescer pequenos comentários, pq se fosse escrever um review seria inútil, quase todas as minhas impressões iniciais vc já descreveu.

    Intro: SAS vs MEC. NENHUM membro do SAS morre (não que isso seja importante pro jogo, mas...). E tem um tom um tanto quanto humorístico, pelo menos pra mim (observar a cena do zipline).


    Aqui, no singleplayer, aparecem somente 6 mapas, e não 8 como está no site da EA. Estranho.

    No mapa Night Flight o pessoal do SAS começa em plena queda livre, eu não estava atento e me espatifei no chão, pois não acionei o pára-quedas.

    Veículos solos: os jet skis e os buggies solos acrescem uma dinâmica de velocidade no jogo. Como só tem lugar pro piloto no veículo, não é preciso mais esperar a "lotação" pra poder partir.

    A língua dos russos é, de longe, a mais divertida. "We are losing this battle, start fight or I ll find someone who can" é a frase mais comédia.

    Flashbang: igual ao CS. Vire de costas e o efeito é ínfimo.

    Tear gas: já ficou bêbado no Fable: The Last Chapters? O efeito é o mesmo, uma mistura de blur com distorção na tela. Não achei muito eficiente...

    Tirei várias Screenshots, mas não vou lotar seu tópico com elas pra não poluir. Vou fazer um tópico a parte somente pras screenshots.

    ótimo review.

  4. #3
    Membro Avatar de CommanderBR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    1.190
    Verdinhas
    0

    Só pra acrescentar

    Eu dou 5 pro Jogo

    Pq poderia muito bem ter sido lançado junto ao BF2 mas como EA só quer lucrar....

    Graficos nao mudou nada, so mudou mesmo oq o nitrium falou, as coisas novas e tal... e pra varias continua os mesmos bugs que a ropria produtora nao sabe resolver...


    Alfgue sabe se o Terra vai mudar alguem server pra suportar o SF ????

  5. #4
    Membro Avatar de Jehhuty
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    4.080
    Verdinhas
    47

    Originalmente enviada por Commander

    Pq poderia muito bem ter sido lançado junto ao BF2 mas como EA só quer lucrar....
    Exato.

    Pra quem não lembra, a EA anunciou a expansão 3 meses após o lançamento do BF2. Ou seja, eles já estavam trabalhando na expansão antes do lançamento do jogo em si. Poderiam muito bem ter lançado junto com o jogo.

  6. #5
    Asy
    Asy está offline
    Membro Avatar de Asy
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    NinaAgdal>All
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    18.424
    Verdinhas
    3271

    Continuou os GL apelonas, que matam sem sequer mirar, matam vc e nem dano dá a pessoa que usou, mesmo estando muito perto.

    Continuou o C4 bumerangue, que jogam a 40 metros de distancia...

    Continuou com AA fracas e pouco efifazes.

    Continuou com os KIT AntiTanque subutilizados... Dae continua com o base camp com blindados por exemplo em karkand.

    Continou com M95 fraca(porra, é uma .50)

    Misseis de aviões "fracos", o que dificulta o dog fight, assim fica aquela mamata nos dois times, não se atacam entre aviões e sim atacam o chão e helis, os populares "frag facil".


    Nem vo comenta mais pq me dah raiva isso.

  7. #6
    Membro Avatar de Jehhuty
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    4.080
    Verdinhas
    47

    Só pra constar:

    O bug da tag ficar vermelha/azul parece que está MAIS constante no jogo. Acabei de ser kickado por TK do terra por essa razão.

    A terceira arma unlock dos médicos está MUITO apelona, duas rajadas e o inimigo já era. Mesmo quando tu vê apenas um ponto correndo no mapa, duas rajadas bem sucedidas matam.

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de DouglasteR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BOMsolmito 2018!
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    15.986
    Verdinhas
    15233

    Uia ^^

    Originalmente enviada por Jehhuty
    Só pra constar:

    O bug da tag ficar vermelha/azul parece que está MAIS constante no jogo. Acabei de ser kickado por TK do terra por essa razão.

    A terceira arma unlock dos médicos está MUITO apelona, duas rajadas e o inimigo já era. Mesmo quando tu vê apenas um ponto correndo no mapa, duas rajadas bem sucedidas matam.
    É verdade q agora o engenhiro usa 1 Jackhammer e 1 Kpdão-12 em cada mão respectivamente ?

  9. #8
    Membro Avatar de Jehhuty
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    4.080
    Verdinhas
    47

    Re: Uia ^^

    Originalmente enviada por DouglasteR
    É verdade q agora o engenhiro usa 1 Jackhammer e 1 Kpdão-12 em cada mão respectivamente ?
    iuashduiausi, a parte do Jackhammer é verdade.

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    111
    Verdinhas
    0

    Eu achei até q eles foram meio burros em termos de $, deviam lançar a expansão daki a um bom tempo, qdo o jogo não estivesse mais em voga, pra dar alguma sobrevida ao BF2...

    Abraços!

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    717
    Verdinhas
    0

    achei o jogo uma droga ... virou CS puro ...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões