Fifa reconhece que o Tricolor busca o tri mundial
Sábado, 30 de julho de 2005, 16h51
PELA PRIMEIRA VEZ A ENTIDADE MÁXIMA ACEITA QUE OS VENCEDORES DA COPA INTERCONTINENTAL E DA COPA TOYOTA SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS DE CLUBES
Na véspera do sorteio das chaves do Mundial de Clubes da Fifa, que foi realizado na madrugada de hoje, a Fifa colocou textos em seu site oficial (www.fi_fa.com) tratando os vencedo_res das duas competições como reais campeões do mundo.
A entidade não abre mão de chamar o torneio que será disputado de 11 a 18 de dezem_bro deste ano, no Japão, como o segundo Mundial da entida_de nem tira os méritos do Corinthians, vencedor da primei_ra edição em 2000, mas assume de vez a importância da Copa Intercontinental, dispu_tada de 1960 a 1979, e da Co_pa Toyota, que teve edições de 1980 a 2004, sendo que as duas competições eram dispu_tadas entre os vencedores eu_ropeus e sul-americanos.
Segundo o site da Fifa, nesta época o Mundial era disputado apenas por esses dois conti_nentes devido à importância dos clubes e dos seus jogado_res. Com o passar do tempo, e com o progresso do futebol mundial, a entidade se viu na obrigação de remodelar essa competição à globalização.
Tanto é verdade que em vá_rios trechos a Fifa chama explicitamente os vencedores de "campeões do planeta". Sobre as origens do segundo Mundial de clubes, a entidade não trata a edição de 2000 como a pre_cursora, e sim a Copa Intercon_tinental de 1960. Sobre esse primeiro torneio, a Fifa garante que ele "decidiria qual era o melhor clube do mundo. A partir de então, acabariam-se todas as discussões, pois de_monstraria de uma vez por to_das quem era o verdadeiro campeão mundial".
Sobre os títulos da Copa To_yota conquistados pelo Tricolor em 1992 e 93, a Fifa também deixa bem claro: "Dos seis re_
presentantes do Mundial deste ano, a equipe brasileira é a
única que pode se vangloriar de já ter sido campeã do mundo, sob o comando de Telê Santana e com um time com
qualidade, com Raí e Cafu".
Na lista de todos os cam_peões do mundo, a entidade coloca também o Santos (1962/63), o Flamengo (1981) e o Grêmio (1983).
Fonte: Agora São Paulo
E ai Gambazada?? E ai gambazada??
LINK ---> http://wanderleynogueira.terra.com.b.../07/30/024.htm
Compartilhar