Tópico Fechado
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Represas: Itaipu x Três Gargantas, Grand Coulee, Hoover, Churchill Falls e Tucuruí

    ITAIPU VENDERÁ TECNOLOGIA PARA TRÊS GARGANTAS



    Usina de Três Gargantas tem interesse em dois softwares desenvolvidos pela Itaipu Binacional.

    O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek (foto), pretende vender a tecnologia de produção e operação da usina brasileira à China. Samek integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na maior viagem de negócios do governo brasileiro na Ásia. Os brasileiros embarcam na sexta-feira, 21, e ficam em terras chinesas por uma semana.

    Samek visitará a Usina de Três Gargantas, em construção na província de Hubei sobre o rio Yang-tse, que já começou a produzir energia parcialmente. Os chineses demonstraram interesse em dois sistemas que monitoram a usina brasileira: o Scada e o Mondig.

    Os dois sistemas, desenvolvidos pela própria Itaipu, permitem, basicamente, o acompanhamento em tempo real de todo funcionamento da usina: geração de energia, manutenção e operação. “Nós temos o maior interesse de intercambiar, vender essa tecnologia”, diz Samek.

    “Estamos levando uma proposta para assinar um intercâmbio. Várias missões chinesas já conheceram Itaipu. Acima de Três Gargantas, eles vão construir uma outra usina de grande potência. E quem tem experiência acumulada de anos, produzindo energia, fazendo manutenção, somos nós”, completa Samek.

    PTI – Para Samek, a Itaipu depois de 30 anos, além de energia, “produzirá também conhecimento”. Segundo ele, depois da entrada em operação, da manutenção, e a medida em que foi se evoluindo a ciência da computação voltada para a produção de energia, a Itaipu desenvolveu muitos projetos, entre eles, o Scada e o Mondig”.

    “Obviamente que outras usinas do mundo, principalmente as de grande porte, têm interesse nisso. E nós temos o maior interesse de intercambiar, vender essa tecnologia acumulada, que será produzida no Parque Tecnológico de Itaipu”.

    O parque, segundo Samek, pode gerar empregos e oportunidades de negócios para jovens cientistas e pesquisadores. “Temos 60 jovens trabalhando numa fábrica de software no PTI, o que representa a oportunidade de disseminar o conhecimento da empresa no mercado, gratuito para o meio acadêmico e vendido na forma de serviços para outras empresas”.

    “Isso tudo vai estar sendo colocado a disposição e evoluindo a tal ponto que pode se tornar referência mundial na produção de tecnologia, como é hoje dentro da usina”. (Zé Beto Maciel)


    Sistemas monitoram usina em tempo real

    Scada e Mondig são dois softwares (sistemas) desenvolvidos pela Itaipu Binacional que permitem o acompanhamento da produção e operação da maior usina do mundo.

    O Scada (Sistema de Aquisição de Dados e Controle com Gerenciamento de Energia) é composto de vários computadores interligados que operam em conjunto, monitoram e controlam todo o processo de geração, transformação e da transmissão da energia elétrica gerada em Itaipu, ao mesmo tempo em que também permite o controle automático de geração e da tensão da usina.

    “O que melhora a qualidade da produção e aumenta a confiabilidade do fornecimento ao advertir antecipadamente o operador sobre qualquer condição operativa indesejada. Ainda otimiza a geração de energia ao minimizar o consumo de água para uma mesma potência demandada", diz o diretor-técnico de Itaipu, Antônio Otelo Cardoso.

    Já o Mondig, em funcionamento desde 2002, faz o monitoramento e diagnóstico das 18 turbinas da usina. Técnicos da binacional acompanham digitalmente online (em tempo real) os níveis de temperatura, de vibração, de entreferro e outros parâmetros das turbinas.

    O novo sistema de medição de energia possibilita a obtenção de maior quantidade de dados sobre a produção de Itaipu e que também pode interessar a usinas de grande porte com Três Gargantas”, afirma o diretor-geral brasileiro da binacional, Jorge Samek.


    Turbinas de Três Gargantas seguem modelos brasileiros

    As subsidiárias brasileiras da Alstom Power e da Voith Siemens Hidro Power Generation estão participando da construção da hidrelétrica das Três Gargantas, na China.

    De acordo com Julio Azevedo, gerente de contratos internacionais da Voith Siemens, o valor do contrato de fornecimento de seis grupos geradores firmado pela companhia em consórcio com a General Electric foi de US$ 320 milhões. Destes, a participação brasileira foi de US$ 47 milhões, o equivalente ao projeto e componentes para três turbinas.

    No caso da Alstom, o contrato total foi de 163 milhões de euros. De acordo com Philippe Joubert, presidente da companhia, serão fornecidas quatro turbinas, das quais uma será produzida na fábrica de Taubaté.

    O futuro embaixador do Brasil na China, Luiz Augusto de Castro Neves, afirmou que o comércio entre os dois países pode melhorar ainda mais com a construção da usina. “Itaipu é o único modelo pela sua dimensão e características das suas turbinas e geradores que pode servir para Três Gargantas”, explicou.


    Produção de Três Gargantas não baterá a Usina de Itaipu

    Com as duas novas unidades geradoras que entrarão em operação em setembro e outubro do próximo ano, Itaipu continuará sendo a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia, à frente da usina de Três Gargantas, construída sobre o rio Yang-Tse, na China.

    A usina chinesa terá um reservatório maior que o de Itaipu e maior potência instalada: 18 mil megawatts de energia, contra 14 mil megawatts da usina brasileira e paraguaia. Terá, também, um número maior de turbinas: 26 máquinas contra 20 de Itaipu. Porém, as máquinas chinesas têm uma potência de 680 megawatts cada, enquanto as de Itaipu têm 700 megawatts cada.

    No entanto, embora com potência instalada menor do que Três Gargantas, Itaipu terá um rendimento maior do que a hidrelétrica chinesa. A natureza favorece Itaipu. A vazão do rio Paraná é mais estável do que a do rio Yang-tse, onde Três Gargantas está sendo construída. Além disso, as águas do rio Paraná são reguladas por dezenas de usinas que existem acima de Itaipu.

    Três Gargantas deverá produzir 84 bilhões de KWh/ano. Em 2003, com 18 unidades geradoras (16 funcionando simultaneamente), Itaipu produziu 89 bilhões de KWh/ano.

    Em 2000, Itaipu gerou 93 bilhões de KWh/ano, seu recorde de produção. Na avaliação de técnicos da Itaipu, esta marca dificilmente será superada por outra usina. Com duas novas unidades geradoras, a produção de Itaipu poderá aumentar ainda mais e seu recorde deverá ser ampliado.

    Fonte: http://www.front.inf.br/1084987541.php


    Os números de Itaipu e os previstos para Três Gargantas




    Itaipu

    http://www.itaipu.gov.br/dados/index.htm






    Última edição por San Andreas : 07-08-2006 às 18:01

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Represa Grand Coulee (Rio Columbia – 1941)


    Concreto: 9155942 m³
    Comprimento: 1592 m
    Altura: 168 m
    Largura da Base: 152 m
    Largura do Topo: 9 m


    http://users.owt.com/chubbard/gcdam/html/hydro.html

    http://users.owt.com/chubbard/gcdam/html/irrigate.html


    A Grand Coulee pesa 22 milhões de toneladas.


    Um problema que os engenheiros tiveram de resolver foi a criação de uma estrutura que não se rebentasse entre a força irresistível do seu próprio peso e a massa inabalável da rocha embaixo. Outra dificuldade séria foi o fato de não poder a represa subir além de 168 metros. A essa altura ela represava o Rio Colúmbia num lago de 243 quilômetros de comprimento; se subisse mais, alagaria o Canadá. Isto significaria que durante um período de meses a água se derramaria por cima das bordas. E cairia com espantosa força, numa queda com a metade da largura de Niágara, mas com o dobro de altura. Se deixasse a água bater no fundo, solaparia as fundações da represa, e o ímpeto formidável do rio destruiria a represa ou a tiraria do caminho. Os engenheiros solucionaram o problema idealizando um amortecedor gigantesco: um talude de concreto projeta-se da represa, recebe a cachoeira e verte-a sob a forma de pulverização. Turistas afluem em grande número para ver esse coice fabuloso do talude na cachoeira, coice que salva a Grand Coulee de desmoronar-se rio abaixo.

    A represa Grand Coulee é uma das maiores produtoras de eletricidade do mundo. Mas isso é apenas um dos feitos hercúleos que ela teve de realizar a fim de alcançar o seu objetivo - bombear água a uma altura de 110 metros, da represa para um canal das proporções de um rio que alimenta 500.000 hectares outrora áridos da Bacia do Colúmbia. O funcionamento de uma dessas bombas requer um motor de 65.000 HP, potência correspondente a mais de 16 locomotivas que puxam os mais modernos trens de passageiros. Um só desses gigantes bombeia água suficiente para abastecer Nova York (por volta de 1960) para todos os fins - e existem 12 bombas.


    Fonte: http://www.calendario.cnt.br/MARAVILHAS.htm


    1 das 6 novas turbinas Francis, que produzem 1 milhão de HP de potência (745 MW), sendo instalada na unidade 3 da represa Grand Coulee.




    12 gigantescos motores elétricos (6 de 65 mil HP de potência cada um e 6 de 67.5 mil HP de potência cada um) acionam as 12 colossais bombas da estação de bombeamento da represa Grand Coulee. Cada uma das 6 bombas mais antigas tem a capacidade de bombear 45 mil litros de água por segundo e cada uma das 6 bombas mais novas 56 mil litros por segundo. As 12 bombas juntas tem a capacidade de bombear 600 mil litros de água por segundo. Durante as operações de bombeamento, 3 geradores da unidade esquerda da represa Grand Coulee abastece 6 motores da estação de bombeamento. Esses motores também podem funcionar como geradores de 50 MW cada, se o fluxo de água for invertido. Isso é feito quando não há demanda para a água que é bombeada e quando se precisa gerar mais eletricidade.




    12 tubos de 4 metros de diâmetro despejam a água no canal de irrigação 110 metros acima da estação de bombeamento.




    Represa Grand Coulee, no alto a direita, a estação de bombeamento, os 12 tubos de 4 metros de diâmetro e o canal de 2.9 km de comprimento que deságua no lago Banks.


  4. #3
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Represa Hoover (Rio Colorado – 1936)


    Concreto: 3330000 m³
    Comprimento: 379 m
    Altura: 221 m
    Largura da Base: 200 m
    Largura do Topo: 15 m


    Fotos

    http://www.usbr.gov/lc/images/gallery/hoover/index.html


    Dizem os especialistas, que não haveria suporte técnico, para a construção de uma obra como a Grand Coulee, se não tivesse antes sido construída o que consideram como a escola de engenharia civil, a Represa Hoover, situada na fronteira dos Estados de Arizona e Nevada, a 56 quilômetros de Las Vegas.

    Ela se eleva 221,5 metros acima de seu leito de rocha. Como faltavam padrões de orientação, os engenheiros não foram ousados o suficiente para iniciar a obra sem antes terem um modelo.

    Esse protótipo teria que ser construído, não apenas em escala, mas relativamente à tensão também; por exemplo, se a escala fosse de 1:1.000.000, o material empregado no modelo tinha de "ceder" a um quilo de pressão exatamente um milionésimo da distância que o concreto cederia à pressão de um milhão de quilos.

    Os especialistas tiveram que criar uma nova substancia para isso - um material em que suas moléculas se mantivessem unidas por uma força de coesão proporcional à do concreto. Se não bastasse tais dificuldades, outros problemas iam surgindo, como por exemplo o fato de que a medida que o concreto endurece, há uma reação química. Essa reação é acompanhada de calor, e esse, sem dúvida, foi o pior inimigo que os responsáveis pela obra gigantesca encontraram. Porque o concreto encolhe e fende-se à medida que se esfria. Um bloco tão imenso de concreto levaria mais de um século para esfriar até chegar à temperatura da atmosfera ambiente. Enquanto isso não acontecesse, a obra não teria utilidade; bastaria uma só fenda para que o Rio Colorado com a sua força, demolisse irremediavelmente a represa.

    Dessa forma, era necessário encontrar algo novo, uma nova tecnologia ou como queiram, um concreto "frio" que desenvolvesse menos calor durante o processo de endurecimento.


    Inventou-se um novo método de construção


    A represa foi construída em blocos a fim de ficarem camadas de ar entre cada bloco durante o tempo necessário ao esfriamento. Depois para fazer a represa o monólito que a força do rio não pudesse abalar, injetou-se concreto nas juntas entre cada bloco, sob tremenda pressão, por tubos de 15 metros de comprimento.

    Pra que o processo de resfriamento acelerasse, foi instalada uma grande fábrica de gelo com uma capacidade de 1.700 toneladas diárias. Por tubos enterrados no concreto se bombeava água gelada. Enterrados no concreto havia também termômetros elétricos, cujos fios iam ligá-los a mostradores que ficavam instalados externamente, a fim de poder-se medir com precisão o resfriamento.


    Fonte: http://www.calendario.cnt.br/MARAVILHAS.htm


    Ao contrario das outras represas, a Hoover não é “oca” por dentro.




    A Hoover não é a maior represa do mundo em comprimento e energia gerada, mas é de longe a mais famosa e a mais visitada por turistas. É considera junto com o canal do Panamá uma das maiores obras de engenharia civil da historia, principalmente pela época em que foi construída e pelo fato da região ser completamente isolada do resto do mundo. A Hoover foi construída para conter as enchentes do rio Colorado e irrigar o deserto do Arizona e Nevada. A energia gerada pela Hoover já pagou os custos da sua construção. Sem ela Las Vegas não seria a metrópole que é hoje.




    Última edição por San Andreas : 02-08-2006 às 17:00

  5. #4
    Membro Avatar de ruk1
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2000
    Mensagens
    3.350
    Verdinhas
    112

    kcta olha o tamanho dessas paradas... imagina o impacto ambiental que não acontece com cada construção dessas represas =(

  6. #5
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de KaZu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    O senhor é meu pastor e nada me faltará!
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    18.220
    Verdinhas
    2247

    Muito interessante. San Andreas e seus tópicos culturais

    verdinho

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.743
    Verdinhas
    965

    Citação Citando San Andreas

    Imagina taca uma bomba aki

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    4.352
    Verdinhas
    10

    esse garotao sempre com belos topics

    nice dude

  9. #8
    Membro Avatar de AnARcHo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Pai Asso
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    8.459
    Verdinhas
    918

    abre a torneiraaaaaaaa

  10. #9
    Membro Avatar de Storm SCCP
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    pega aqui teta
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    38.674
    Verdinhas
    4452

    na boa essa Hoover eu assisti no The History Channel a construção dela Andreas,eu chapei,muito louca,apesar de não ser a maior eu acho que é tipo a imagem de uma represa .
    Parabéns pelo tópico show!

  11. #10
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores precisam odiar!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    28.295
    Blogs
    1
    Verdinhas
    6522

    tanto esforço pra 700mw ... as hidreletricas do madeira vão gerar uns 7000Mw

  12. #11
    Membro Avatar de TM99
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.911
    Blogs
    1
    Verdinhas
    136

    Coordenadas de Itaiupu (pra ver no google earth)

    25°24'40.49"S 54°35'12.12"W

    Coordenadas da Usina de Tres gargantas na China.

    30°50'29.27"N 111° 1'14.96"E

    Sugiro que vcs mudem a inclinação do terreno pra ter noção do relevo da area e entender o tanto de coisa q essa 3 gargantas vaii inundar quando tiver fechada.

    Grand Coulee Dam nos EUA
    47°58'12.67"N 118°58'28.11"W
    Última edição por TM99 : 01-08-2006 às 19:43

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    3.514
    Verdinhas
    16

    uia, falaram de mim nessa reportagem

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2005
    Mensagens
    311
    Verdinhas
    0

    Citação Citando BlackOmega 99
    Coordenadas de Itaiupu (pra ver no google earth)

    25°24'40.49"S 54°35'12.12"W

    Coordenadas da Usina de Tres gargantas na China.

    30°50'29.27"N 111° 1'14.96"E

    Sugiro que vcs mudem a inclinação do terreno pra ter noção do relevo da area e entender o tanto de coisa q essa 3 gargantas vaii inundar quando tiver fechada.

    Grand Coulee Dam nos EUA
    47°58'12.67"N 118°58'28.11"W
    owww valeu.. sempre quis saber hehehe

  15. #14
    Membro Avatar de Cara-de-pau
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    7.650
    Verdinhas
    935

    Essa Hoover em Las Vegas tem no GTA: San Andreas e muito bem feita, vô até olhar agora

    Edit:

    UIA:
    Última edição por Cara-de-pau : 01-08-2006 às 20:10

  16. #15
    Membro Avatar de Forfeit
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    17.058
    Verdinhas
    627

    Pics Da Usina Pelada

  17. #16
    Email inválido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    42
    Verdinhas
    0

    Çooh! Bem semelhante, mesmo.

  18. #17
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    É 700 MW cada um dos 20 geradores, a potencia total de Itaipu é: 20 x 700 = 14000 MW.

    O area inundada de Itaipu (1350 km2) é maior que a de Três Gargantas (1084 km2), o lago de Sobradinho tem mais de 5000 km2.

    Na Liberty City do GTA 3 tem uma represa semelhante a Hoover, mas essa do GTA San Andreas é a propria Hoover.

  19. #18
    niw
    niw está offline
    Membro Avatar de niw
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    3.046
    Verdinhas
    379

    Citação Citando Tilapia
    Imagina taca uma bomba aki
    Pensei na mesma coisa

  20. #19
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Não há bomba convencional ou ataque terrorista capaz de destruir a Hoover, ela pesa apenas 7 milhões de toneladas, não é oca por dentro e a largura da base é de 200 metros, o equivalente a um predio de 66 andares. Se um 747, A380, Antonov 225 se chocar com ela não acontece nada.

    Só uma bomba atomica mesmo...
    Última edição por San Andreas : 02-08-2006 às 15:32

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    10.041
    Verdinhas
    2

    Citação Citando San Andreas
    É 700 MW cada um dos 20 geradores, a potencia total de Itaipu é: 20 x 700 = 14000 MW.

    O area inundada de Itaipu (1350 km2) é maior que a de Três Gargantas (1084 km2), o lago de Sobradinho tem mais de 5000 km2.

    Na Liberty City do GTA 3 tem uma represa semelhante a Hoover, mas essa do GTA San Andreas é a propria Hoover.

    Nossa ehehhe, esse cara é um genio!

    bom topicoi San Andreas.

  22. #21
    Membro Avatar de yay4ever
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    wat?
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    8.451
    Verdinhas
    150

    Nice pics xD!
    Se Itapu "estourar" qual seria o estrago? (num tenho noção mesmo)

  23. #22
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Churchill Falls (Rio Churchill – 1971)


    A Churchill Falls é maior hidrelétrica subterrânea do mundo, situada a 310 metros de profundidade. Foram usadas 2300 toneladas de explosivos para remover 1.9 milhões de toneladas de rocha. Foram transportadas para o local de construção 730 mil toneladas de equipamentos e matérias primas.

    A casa de maquinas com as 11 turbinas e geradores tem 296 metros de comprimento, 25 metros de largura e 47 metros de altura e inacreditavelmente está localizada a 310 metros de profundidade. Os 11 transformadores estão situados em outro túnel, com 261 metros de comprimento, 15 metros de largura e 12 metros de altura.



  24. #23
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Itaipu











  25. #24
    Membro Avatar de OverrDose
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    6.575
    Verdinhas
    2

    Tipo, qdo tem uma hidroeletrica dessas em um rio dps que a agua passar por ela ela vai seguir um rumo, porque não fazer um outra hidroeletrica dessas mais adiante ai conforme a agua da de cima vai saindo, ela tbi enche a represa da debaixo e dps essa segunda represa gera energia tb.
    Porque não pdoe fazer isso?

  26. #25
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de San Andreas
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    6.537
    Verdinhas
    2573

    Citação Citando OverrDose
    Tipo, qdo tem uma hidroeletrica dessas em um rio dps que a agua passar por ela ela vai seguir um rumo, porque não fazer um outra hidroeletrica dessas mais adiante ai conforme a agua da de cima vai saindo, ela tbi enche a represa da debaixo e dps essa segunda represa gera energia tb.
    Porque não pdoe fazer isso?
    Isso sempre existiu, antes e depois da represa de Itaipu existem varias represas...

    Última edição por San Andreas : 04-08-2006 às 13:08

Tópico Fechado Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões