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  1. #1
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    Mito do 16valvulas.. verdade ou mentira?

    Amigos,

    Algumas pessoas dizem que um carro 16 válvulas tem a sua manutenção mais cara.. procede?

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  3. #2
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    teoricamente sim....

    mas se voce trocar sempre o oleo (5mil km ou 3 meseses, sempre oleo de boa qualidade) e levar em mecanicos que realmente conhecam um motor com 16v... nao terá problemas...

  4. #3
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    3 meses só? que isso!

  5. #4
    ghz
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    3 meses também não. Usando óleo sintético de boa qualidade pode-se usar por 1 ano.

    A manutenção é pouca coisa mais cara, mas a potência a mais compensa. Tanto é que motores bons não se encontra mais 8v.
    Só que o motor 16v precisa de manutenção preventiva correta, isso inclui trocar o óleo na data certa e usando óleo de boa qualidade.

  6. #5
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    Acho que essa coluna do Bob Sharp responde bem...

    http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b275a.htm

    Ah, sobre confiabilidade foi respondida aqui:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/16valvulas.htm
    Última edição por Fla3DMadness : 28-04-2008 às 17:27

  7. #6
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    cara... trabalhava em uma empresa q tava com indice alto de problemas nos carros... daih um eng. mecanico obrigou a troca do oleo a cada 3 meses, ou 5 mil km... tinha carro q trocava antes ateh... ficou mto bom...

  8. #7
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    Citação Citando Fla3DMadness Ver mensagem
    Acho que essa coluna do Bob Sharp responde bem...

    http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b275a.htm

    Ah, sobre confiabilidade foi respondida aqui:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/16valvulas.htm
    Leio a coluna dele na 4patas e até gosto, mas ele dizendo q pegou um clio 1.0 16v e teve a impressão q andava como 1.6 foi foda, forçou heim!
    Última edição por G.Garotinho : 28-04-2008 às 18:27

  9. #8
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    Citação Citando G.Garotinho Ver mensagem
    Leio a coluna dele na 4patas e até gosto, mas ele dizendo q pegou um clio 1.0 16v e teve a impressão q andava como 1.6 foi foda, forçou heim!
    Eh, essa foi forcada... mas o 1.0 16v da renault nao eh tao ruim nao, so que ele nao precisava ter forcado tanto...

  10. #9
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    Eu tive um Clio 1.0 16v.
    Fui único dono. Aquele carro era uma MERDA frágil. Pra ter idéia, que metade das válvulas estavam completamente carbonizadas com...60k km. Isto trocando o óleo corretamente e sem ser óleo porco.

  11. #10
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    Ele não dá manutenção...
    O problema é se tiver que retificar o motor...
    São 8 valvulas a mais

    Mas se cuidar direitinho não tem problema...

    O Astra daqui de casa tava com 74 mil km sem problema nenhum
    Só que meu pai deu o vacilo($$) de deixar quebrar a correia dentada e aí já viu, né?
    as valvulas pesaram
    Isso faz um exatamente um ano e o carro ta com 120 mil km (rodou 45mil depois que quebrou)
    e ta firme e forte...


    Quanto a troca de óleo eu nem sei... tanto o Astra quanto o Fiesta(1.6) ele troca em curto prazo
    mas acho que é de 3 em 3 meses... e o filtro a cada 2 trocas


    uma vez eu vi que esse negócio de 16v dar mais problema foi associado erroneamente com um problema no Corsa, acho que com a correia, que fazia atropelar as valvulas...

  12. #11
    Suspenso
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    pergunta meio off: todo motor 4 cilindros 16v é DOHC ?

    fallow

  13. #12
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    Citação Citando PanchoS3T Ver mensagem
    pergunta meio off: todo motor 4 cilindros 16v é DOHC ?

    fallow
    se não me engano os civic lx, lxs, exs são 16V e SOHC - possui um comando apenas
    assim como aconteceu no chrysler neon em 2000
    o civic SI que é DOHC

  14. #13
    Suspenso
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    Citação Citando Pr0x Ver mensagem
    Eu tive um Clio 1.0 16v.
    Fui único dono. Aquele carro era uma MERDA frágil. Pra ter idéia, que metade das válvulas estavam completamente carbonizadas com...60k km. Isto trocando o óleo corretamente e sem ser óleo porco.
    Defina "Sem ser óleo porco".

    Carbonização vai muito de combustível lixo também.

  15. #14
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    Citação Citando Nada Ver mensagem
    Defina "Sem ser óleo porco".

    Carbonização vai muito de combustível lixo também.
    Pode ser Válvula Termostáica ruim (carro rodando em temperatura abaixo do regime, mistura rica, caborniza)...

    Pode ser carro chipado mal feito (mistura rica, carboniza)...

    Gambiarras de sensor de temperatura mexido para o carro ficar mais esperto (mistura rica, carboniza)....

    Carro usado muito em trechos curtos que não permitem que o motor alcance a temperatura de regime (andando sempre antes da temperatura de regime, então está sempre em regime de mistura rica, vai carbonizar com Km menor)...

    Gasolina ruim, como o Nada falou, a injeção compensa colocando mistura rica...

    Sonda lambda ruim também pode fazer o mesmo efeito...

    Tem que caçar o defeito, pois as consequências podem ser severas (se for VT por exemplo, pode causar a ovalização dos pistões e cilindros)...

  16. #15
    Membro Avatar de Fla3DMadness
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    Citação Citando opalaturbo Ver mensagem
    se não me engano os civic lx, lxs, exs são 16V e SOHC - possui um comando apenas
    assim como aconteceu no chrysler neon em 2000
    o civic SI que é DOHC
    Que eu me lembre os 1.0 e 1.6 16v da renault tambem tem um comando so.

  17. #16
    Membro Avatar de Pr0x
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    Citação Citando Nada Ver mensagem
    Defina "Sem ser óleo porco".

    Carbonização vai muito de combustível lixo também.
    Eu usava um 10w40 semi-sintético. O óleo recomendado para o Clio.

    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Pode ser Válvula Termostáica ruim (carro rodando em temperatura abaixo do regime, mistura rica, caborniza)...

    Pode ser carro chipado mal feito (mistura rica, carboniza)...

    Gambiarras de sensor de temperatura mexido para o carro ficar mais esperto (mistura rica, carboniza)....

    Carro usado muito em trechos curtos que não permitem que o motor alcance a temperatura de regime (andando sempre antes da temperatura de regime, então está sempre em regime de mistura rica, vai carbonizar com Km menor)...

    Gasolina ruim, como o Nada falou, a injeção compensa colocando mistura rica...

    Sonda lambda ruim também pode fazer o mesmo efeito...

    Tem que caçar o defeito, pois as consequências podem ser severas (se for VT por exemplo, pode causar a ovalização dos pistões e cilindros)...
    Meu carro não era mechido, chipado nem nada do gênero.
    Última edição por Pr0x : 29-04-2008 às 16:57

  18. #17
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    Citação Citando Quark Ver mensagem
    cara... trabalhava em uma empresa q tava com indice alto de problemas nos carros... daih um eng. mecanico obrigou a troca do oleo a cada 3 meses, ou 5 mil km... tinha carro q trocava antes ateh... ficou mto bom...
    óleo sintético a cada 5mil km?

  19. #18
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    Citação Citando ghz Ver mensagem
    3 meses também não. Usando óleo sintético de boa qualidade pode-se usar por 1 ano.
    1 anooooo??????????

    q oleo eh esse? qts km da pra rodar com ele?

    aki eu coloco akele oleo pra 5k

    como eu ando pra caral*** com o carro , troco a cada 3 , 4 meses

  20. #19
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    Citação Citando XtReMe EAM Ver mensagem
    1 anooooo??????????

    q oleo eh esse? qts km da pra rodar com ele?

    aki eu coloco akele oleo pra 5k

    como eu ando pra caral*** com o carro , troco a cada 3 , 4 meses

    Particularmente, o que eu ouço de mecânicos é que a troca nunca deve passar de 5 mil Km para Sintético ou Semi e 3 mil Km para mineral, o óleo nunca deve ter especificação pior que a recomendada pela fabricante, nunca se troca óleo sem trocar filtro de óleo, nunca se passa mais de 6 meses com o mesmo óleo no cárter do carro (mesmo que não tenha estourado a Km).

    São número bem conservadores, mas, better be safe than sorry.

  21. #20
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    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Particularmente, o que eu ouço de mecânicos é que a troca nunca deve passar de 5 mil Km para Sintético ou Semi e 3 mil Km para mineral, o óleo nunca deve ter especificação pior que a recomendada pela fabricante, nunca se troca óleo sem trocar filtro de óleo, nunca se passa mais de 6 meses com o mesmo óleo no cárter do carro (mesmo que não tenha estourado a Km).

    São número bem conservadores, mas, better be safe than sorry.
    por isso q eu perguntei , axei estranho

    nunca vi alguem ficar 1 ano com o mesmo oleo hehe

  22. #21
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    Citação Citando Fla3DMadness Ver mensagem
    Que eu me lembre os 1.0 e 1.6 16v da renault tambem tem um comando so.
    O 1.0 sim, mas o 1.6 tem comando duplo.

    Já dirigi quase todos os 1.0 do mercado, tirando o Zetec Rocam e o VHC. O 1.0 16V Renault é o melhor disparado.

    Citação Citando G.Garotinho Ver mensagem
    Leio a coluna dele na 4patas e até gosto, mas ele dizendo q pegou um clio 1.0 16v e teve a impressão q andava como 1.6 foi foda, forçou heim!
    Se for comparado a 1.6 de 15 anos atrás até pode ser...

  23. #22
    ghz
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    Citação Citando XtReMe EAM Ver mensagem
    por isso q eu perguntei , axei estranho

    nunca vi alguem ficar 1 ano com o mesmo oleo hehe
    Não tenho certeza mas acho que era o Bp Visco sport 7000 5W40, só que ele é caro a ponto de não compensar muito
    Atualmente o custo da troca de óleo incluindo os filtros é 380 para o que vale 6 meses, com esse ai chegaria na casa dos 700 reais.

  24. #23
    z3h
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    Se for carro pra andar trechos longos e preferencialmente em estrada tudo bem.
    Agora 16v pra andar trechos curtos, acho que aumenta as dores de cabeça.

    Quanto a manutenção, se zuar o motor fica mais caro. E troque a correia dentada religiosamente antes do previsto pra evitar dor de cabeça.

    Quanto ao lubrificante, mineral, semi-sintético, sentético, cada um tem sua quilometragem recomendada.
    Se o carro roda bastante em pouco tempo e trechos longos, pode seguir a orientação do óleo mesmo (5000 pra mineral e semi-sintético e 10000 pra sintético). Agora se roda pouco, o ideal é trocar antes e nunca deixar passar de 6 meses (até mesmo o sintético). Outro ponto é se optar por um tipo de lubrificante, evitar de pular pra outro e trocar o filtro de óleo a cada troca de lubrificante.

    Um carro que rode 5000 km em 1 mês com óleo mineral, trechos longos/estrada com certeza o óleo/motor está em melhores condições que um carro que roda 5000 km em um ano com óleo sintético em treco curto.

  25. #24
    Suspenso
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    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Particularmente, o que eu ouço de mecânicos é que a troca nunca deve passar de 5 mil Km para Sintético ou Semi e 3 mil Km para mineral, o óleo nunca deve ter especificação pior que a recomendada pela fabricante, nunca se troca óleo sem trocar filtro de óleo, nunca se passa mais de 6 meses com o mesmo óleo no cárter do carro (mesmo que não tenha estourado a Km).

    São número bem conservadores, mas, better be safe than sorry.
    Que isso? Marea?

    Carro normal é 5000 pra mineral, 7500 pra semi, 10000 pra sintético, no máximo um ano, troca de filtro a cada 2 trocas (mineral) ou 1 troca (semi ou sintético), limite de tempo um ano.

    Citação Citando ghz Ver mensagem
    Não tenho certeza mas acho que era o Bp Visco sport 7000 5W40, só que ele é caro a ponto de não compensar muito
    Atualmente o custo da troca de óleo incluindo os filtros é 380 para o que vale 6 meses, com esse ai chegaria na casa dos 700 reais.
    Eu gasto R$90 e reclamo! Lubrax Sintetico 5W40x4 + filtro de óleo.

  26. #25
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    Citação Citando Nada Ver mensagem
    Que isso? Marea?

    Carro normal é 5000 pra mineral, 7500 pra semi, 10000 pra sintético, no máximo um ano, troca de filtro a cada 2 trocas (mineral) ou 1 troca (semi ou sintético), limite de tempo um ano.



    Eu gasto R$90 e reclamo! Lubrax Sintetico 5W40x4 + filtro de óleo.
    Converse com um mecânico de sua confiança... Nunca vi mecânico bom (dos que conheço) recomendar 10 mil Km em qualquer carro pra sintético... Independente do carro.

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