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  1. #1
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    Óleo para motor com mais de 100.000km

    E ai galera.. beleza?


    Meu carro tem mais de 100.000km rodados, pra ser exato tem 191.000km rodados originais (viagens.. sabe como é). Atualmente estou usando o Lubrax SJ 20W50, mas estive conversando com um cara que disse haver alguns óleos para carros com essa kilometragem, inclusive existe um Helix para esta finalidade, pois com essa kilometragem o motor já "assentou" tudo que tinha que fazer.

    Bom, alguém aqui sabe alguma informação a respeito? pois está chegando a época de trocar o óleo e estou bruscando informações.

    Olhei também o Castrol GTX Alta Km.. R$ 15,00 o litro

    Para Hinotori: Cara, beleza? lembra da questão do aditivdo de radiador? pois é .. usei o Paraflu verde mesmo + água de bateria.. ficou muito bom.. só não optei em passar o "flush"... ficou bom demais.. obrigado pelas dicas.

    Att,
    Última edição por arnaldojsousa : 19-05-2008 às 15:48

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  3. #2
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    FUJA, eu disse FUJA, dos oleos para alta km, eles têm um componente que forma borras dentro do motor, supostamente pra tapar folgas...

    Use castrol Ultramax, ele é multi-viscoso, e mantém o motor limpinho, ele é 25w60, assim ele tapa as folgas da maneira correta, com oleo mais grosso!

  4. #3
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    Opa... beleza cara? estou realizando umas pesquisas aqui e algumas pessoas dizem que os óleos de Alta são uma faca de 2 legumes.. mas esse Castrol Ultramax não é pra diesel?

    Obrigado!

  5. #4
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    25W60 já é considerado para ''alta km'', e faz o serviço muito bem.
    Mas o seu 20W50 também faz.

  6. #5
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    Beleza.. bom, eu estarei trocando de Lubrax SJ 20W50 pra Castrol GTX20W50.. só vou mudar a marca, trocar filtro de ar/óleo. O motor do meu carro tá bem rodado, mas não apresenta problemas.

    Bom, é isso.. abraço à todos.. valew!

  7. #6
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    Bom, meu Classe A tá com 119.300 k km. Vira 120 neste feriadão agora.
    Uso 10w40 sintético F1 master da ipiranga. 25 reais o litro. Troco a cada 5k km.
    Não tenho borra, não queima óleo, nada.

  8. #7
    Suspenso
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    Óleo para alta km é veneno. Mantenha-se no que sempre funcionou.
    Qual o carro, que mal pergunte?

  9. #8
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    Eu uso aquele Techno ou Tecno da Petrobrás..15w50 se não me engano...dizem ser um bom óleo..sei lá...
    meu carro tem 219.000 rodados...

  10. #9
    Membro Avatar de Repolho Roxo
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    Citação Citando Russel_ Ver mensagem
    Eu uso aquele Techno ou Tecno da Petrobrás..15w50 se não me engano...dizem ser um bom óleo..sei lá...
    meu carro tem 219.000 rodados...
    qual carro?

  11. #10
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    Use o óleo recomendado pelo fabricante, nada mais...

    Se o carro está queimando óleo, procure o mecânico para ver se é algo simples de arrumar, muitas vezes é.

    Meu carro está com 154 mil Km e continuo usando o óleo recomendado, da última vez tive que completar meio litro de óleo em 5 mil Km e foi pelo fato da rosca do cárter ter espanado, estava vazando um pouco por lá, geralmente consome uns 200-300ml em 5 mil Km, absolutamente normal. Refeita a rosca e parafuso novos, continuo com o óleo especificado para meu motor, 10W40 ou 15W40 semi sintético. Como desmontaram o cárter pedi para inspecionarem, sem borras, sem qualquer problema.

    Usei o Castrol Exclusive, é um óleo semi sintético 10W40 que a Castrol fez especialmente para a Volkswagen, não sei se é o óleo recomendado para o seu motor... Procure um bom óleo com a especificação dada pelo fabricante, verifique também se o fabricante não reviu a especificação (por ex.: a FDP da Fiat reviu a especificação dos Marea que em 98 podia ser 20W50 ou 15W40 e em 99 já ficou só 15W40 semi sintético e em 2002 ou 2003 passaram a recomendar 10W40, também mudaram as Km recomendadas para troca, pergunta se avisam os donos? comprei um Marea 1.8 0 Km e o Brava também tá na família desde 0, nunca mandaram qualquer aviso).

    Óleo Alta Kilometragem é um óleo mais viscoso, mais grosso que os comuns. Em um motor normal é um veneno, vai forçar a bomba de óleo, não vai lubrificar direito pois o óleo é muito grosso para as folgas em um motor sem problemas. Em um motor que tá começando a fumar é um paliativo, por ser mais grosso vai fumar menos e consumir menos óleo, mas não faz milagres, só adia o inevitável (abrir o motor e ver o que é necessário fazer).

    Não se esqueça de trocar o filtro de óleo. É uma coisa ridícula de barata para economizar, e se não trocar fica uma certa quantidade de óleo velho nele... Já imaginou você colocar um delicioso suco fresquinho em um copo que tem um dedo de leite azedo e estragado...?

    E o mais importante: não deixe o óleo ficar mais de 6 meses no carro... Ele oxida a partir do início do uso, e deixar ele mais que 6 meses pode formar borra (é conservador, fabricante fala 12 meses, uma troca de óleo custa metade de um tanque de gasolina, eu prefiro não economizar com isso)... Não deixe passar da Km indicada para troca, lembrando que o uso que a maioria faz do carro (uso urbano) é considerado o caso de uso crítico (passa bastante tempo da vida do óleo com temperatura menor que a de regime, regime de rotações não é constante) e o caso de uso "normal" que os fabricantes falam é para carros com uso principalmente em estradas ou trechos longos e sem constantes "anda-para".

    Então, nada de óleo Alta Km, eu pelo menos não recomendo.... Só vai forçar tua bomba de óleo, tornar a lubrificação ineficiente por conta da viscosidade maior em uma situação que não requer...
    Última edição por Hinotori : 20-05-2008 às 11:16

  12. #11
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    Opa galera.. beleza pura?

    Bom, meu carro é um santana evidence 2.0mi 1997 completo - motor AP. Está com 191.000km rodados e não apresenta problemas, enfim é um excelente carro, procuro mantê-lo conservado, aos poucos vou substituindo algumas coisas e tal e por vai. Faço questão da troca de aditivo de radiador, óleo, filtro de ar/óleo sempre nas datas indicadas e sempre fico de olho no manual do meu carro.

    Bom, atualmente estou usando o Lubrax SJ 20w50 e estou pretendendo passar para o Castrol GTX 20w50SL ou 15w50 pois são as especificações do manual do meu carro. Estou aprendendo muita coisa atualmente, o que me fez render uma boa economia sem abrir mã da qualidade e o melhor é que se torna um bom passa=tempo.. rsrsrsrs um dia de sábado, vc pega sua caranga, lleva pra dar uma ducha.. vai limpando ele.. ajustando algumas coisas e abre aquala cervejinha gelada... bão dimais.

    Só pra tirar uma dúvida, o 15w50 é mais fino na partida à frio.. é isso? leva menos tempo para lubrificar o motor.. então eu tava querendo passar pra esse aí pq normalmente o trajeto que fazemos é menor que 10KM e creio que não dá tempo para o motor atingir a temperatudo de serviço.

    É isso mesmo ou estou errado.. se eu baixar pra 15w50 pode dar problema devido usar sempre 20w50?

    Obrigado à todos pelas respostas..

    PS: Utilizo óleo mineral
    Última edição por arnaldojsousa : 20-05-2008 às 12:02 Motivo: Complemento

  13. #12
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    Citação Citando arnaldojsousa Ver mensagem
    Opa galera.. beleza pura?

    Bom, meu carro é um santana evidence 2.0mi 1997 completo - motor AP. Está com 191.000km rodados e não apresenta problemas, enfim é um excelente carro, procuro mantê-lo conservado, aos poucos vou substituindo algumas coisas e tal e por vai. Faço questão da troca de aditivo de radiador, óleo, filtro de ar/óleo sempre nas datas indicadas e sempre fico de olho no manual do meu carro.

    Bom, atualmente estou usando o Lubrax SJ 20w50 e estou pretendendo passar para o Castrol GTX 20w50SL ou 15w50 pois são as especificações do manual do meu carro. Estou aprendendo muita coisa atualmente, o que me fez render uma boa economia sem abrir mã da qualidade e o melhor é que se torna um bom passa=tempo.. rsrsrsrs um dia de sábado, vc pega sua caranga, lleva pra dar uma ducha.. vai limpando ele.. ajustando algumas coisas e abre aquala cervejinha gelada... bão dimais.

    Só pra tirar uma dúvida, o 15w50 é mais fino na partida à frio.. é isso? leva menos tempo para lubrificar o motor.. então eu tava querendo passar pra esse aí pq normalmente o trajeto que fazemos é menor que 10KM e creio que não dá tempo para o motor atingir a temperatudo de serviço.

    É isso mesmo ou estou errado.. se eu baixar pra 15w50 pode dar problema devido usar sempre 20w50?

    Obrigado à todos pelas respostas..

    PS: Utilizo óleo mineral

    Arnaldo,

    Correto, o número antes do W é a viscosidade do óleo "frio", o depois do W é do óleo "quente".

    Se o manual especifica que pode utilizar 15W, vai fundo. é mais saudável pro motor pois é o que você disse, leva menos tempo para o óleo subir de novo.

    Não tem problema em passar de um óleo para outro. Só não é recomendável misturar óleo quando da troca ou para completar o nível. Em caso de mistura, não vai explodir o motor, o óleo não vai virar água, etc... Só que aí vão predominar as características do óleo pior.

    Meu carro usou 15W40 por muito tempo (desde 0), e há umas duas/três trocas atrás eu passei a usar 10W40, sem qualquer problema.

  14. #13
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    Hinotori.. mais uma vez obrigado pelas explicações.

    Me conta uma coisa.. como vou trocar a marca do óleo na proxima troca, é necessário algum procedimento ou é só trocar normalmente?

    Abraços.

  15. #14
    Suspenso
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    Citação Citando arnaldojsousa Ver mensagem
    Hinotori.. mais uma vez obrigado pelas explicações.

    Me conta uma coisa.. como vou trocar a marca do óleo na proxima troca, é necessário algum procedimento ou é só trocar normalmente?

    Abraços.
    Só trocar normalmente, reforçando que deve-se trocar sempre o filtro.

  16. #15
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    Filtro já está lá em casa.. comprado! achei Delphi na promoção.. e acabei comprando... rsrs
    Valews!

  17. #16
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    ja que seu motor não apresenta problemas, eu iria de castrol gtx 20w50, quando aparecer pode ir de ultramax tranquilo...
    filtro é FRAN!

  18. #17
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    Aproveitando o tópico do arnaldo, vocês me recomendariam qual óleo para um Gol 1.0 MI 8 válvulas, ano 1997. Ele esta com 106.000 km rodados.
    Havolive Premium ou Castrol GTX Special seriam bons para ele?? O mecânico me disse para procurar óleo SL 20w50, para evitar nova carbonização, pois tenho usado o Shell de embalagem amarela.
    Obrigado.

  19. #18
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    Citação Citando Shinigami Ver mensagem
    ja que seu motor não apresenta problemas, eu iria de castrol gtx 20w50, quando aparecer pode ir de ultramax tranquilo...
    filtro é FRAN!
    Opa cara.. beleza? eu também estava pensando nisso, mas como o trajeto diário é bem pequeno (menos de 10 ida e menos de 10 volta), precisaria de um óleo que subisse mais rapido, pois o motor não iria esquentar o suficiente neste trajeto, por isso estarei indo de 15w50 Castrol GTX SL

    Valew cara..

  20. #19
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    Citação Citando arnaldojsousa Ver mensagem
    Opa cara.. beleza? eu também estava pensando nisso, mas como o trajeto diário é bem pequeno (menos de 10 ida e menos de 10 volta), precisaria de um óleo que subisse mais rapido, pois o motor não iria esquentar o suficiente neste trajeto, por isso estarei indo de 15w50 Castrol GTX SL

    Valew cara..
    Mas pensando bem, o 15w50 não seria fino demais para o motor do meu carro?

  21. #20
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    E ai cara.. beleza? bom, pelo que sei uma das causas da carbonização é devido ao óleo já com data vencida no carro... ou o trajeto é longo demais e o óleo não está sendo o ideal.. acho que o pessoal aqui vai saber explicar melhor.

    O lance é ver o seu perfil, sacou? tipo: vc anda muito com o carro? vc fica mais na cidade (severo) - anda-pára que é mais solto tipo em estrada (serviço leve)? aí sim vai poder usar um óleo especifico para o seu dia-dia, e o mais importante é ver o que diz no manual do carro, realizar as trocas em datas corretas, tomando cuidado com gasolina batizada tb.... fazendo isso, vc terá motor pra muito tempo ainda.

    Eu estou aqui aprendendo e tal.. havia decidido pelo 15w50, mas agora estou no 20w50.. antes ia de Lubrax mas agora decidi por Castrol GTX SL.

    No mais é isso.. mas se o mecânico falou 20w50, tá de boa tb.

    Abraço cara!
    Última edição por arnaldojsousa : 20-05-2008 às 16:23

  22. #21
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    Citação Citando ROTTEN KID Ver mensagem
    Aproveitando o tópico do arnaldo, vocês me recomendariam qual óleo para um Gol 1.0 MI 8 válvulas, ano 1997. Ele esta com 106.000 km rodados.
    Havolive Premium ou Castrol GTX Special seriam bons para ele?? O mecânico me disse para procurar óleo SL 20w50, para evitar nova carbonização, pois tenho usado o Shell de embalagem amarela.
    Obrigado.
    Carbonização em excesso, em geral é por estar andando com mistura rica muito tempo.

    Grandes suspeitos:

    - Válvula termostática ruim (carro demora a chegar na temperatura de regime, transito livre em via rápida e noites frias o motor roda fora da temperatura de regime também)
    - Sonda Lambda, se houver
    - Bico travado
    - Regulador de pressão da linha que abriu o bico
    - Carro chipado ou "chipado" (resistor ligado no sensor de temperatura para enganar a injeção e deixar o carro "esperto")

    P.s.: Arnaldo, dá uma passada ou uma ligada no balcão de peças de uma concessionária e pergunta quais os óleos recomendados atualmente pro seu carro. Lá eles sabem.

  23. #22
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    Citação Citando Russel_ Ver mensagem
    Eu uso aquele Techno ou Tecno da Petrobrás..15w50 se não me engano...dizem ser um bom óleo..sei lá...
    meu carro tem 219.000 rodados...
    o loco. vc é taxista? já retificou o motor alguma vez? caso nao o seu motor ta durando bem pa caralho!

    ah qual é o veículo?

  24. #23
    Membro Avatar de arnaldojsousa
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    Hinotori, liguei para a VW Recreio aqui em BH.. resposta do atendente:

    "Motores mais novos utilizam óleos espeicificos, dentre eles o óleo sintético, para o seu motor você pode utilizar qualquer marca desde que estipulada no manual de instruções."

    Pronto! resolvido.

    Mais uma vez.. Obrigado.

  25. #24
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    Citação Citando Zildo Ver mensagem
    o loco. vc é taxista? já retificou o motor alguma vez? caso nao o seu motor ta durando bem pa caralho!

    ah qual é o veículo?
    Rerere.. muito legal né? mas motor bem cuidado é isso mesmo. Todo mundo pensa que aquele carro do fulano que só fica na garagem e possui km baixa é melhor, mas muitas vezes é até pior e é aí que o cara leva ferro.

    Meu irmão tinha um Ford KA 98 com 90.000km originais.. só que ele viajava muito.. muito mesmo, o motor sempre estava tralalhando nas condições ideais. As vezes um carro com 50.000km rodados na cidade pode estar mais fudido que o outro com KM maior.

    Ontem eu li uma reportagem sobre uns caminhoneiros da antiga que rodavam incríveis 1,500.000km com os caminhões sem mexer no motor.. incrível né? mas o segredo dos caras: manutenção. rrsrs

    Abraços

  26. #25
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    Beleza Arnaldo! Então, quase não ando com o carro. No máximo 6 KM por dia dentro da cidade...

    É Hinotori, devia ser essas a causa da carbonização. Mistura em excesso, pois eu andava com o hidrovácuo vazando. Aí ferrou os sensores. A sonda lambda, foi trocada. Válvula termostática também, TBI, etc...
    E como eu não tenho o manual do carro, gostaria de usar um óleo bom (mas que não seja muito caro) para uma kilometragem acima dos 100 mil...ainda bem que vi esse tópico, pois andei pensando nesses óleo para carros com +100.000 Km rodados.
    Por isso pensei nesses: Havolive Premium ou Castrol GTX Special. Ou tem melhores nessa faixa de preço??

    Obrigado.

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