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  1. #1
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    [Dúvidas] Sobre óleos.

    Salve, galera!

    Recordo que tinha um tópico sobre óleos aqui na área de carros, mas como não consegui acha-lo perguntarei por aqui mesmo...

    Seguinte, a pouco tempo adquiri um Astra 2002 (sunny 2.0 8v) e o dono sempre efetuou as trocas de óleo em dia (5.000km - óleo mineral)...

    O carro é segunda-mão, ta super inteiro, mas é de praxe efetuar a troca de óleo e correia dentada, procede? A correia e o tensor já foram trocados, mas me surgiram dúvidas sobre o óleo...

    As dúvidas tão aí:
    - qual o óleo mais indicado pra eu usar?
    - Tem algum problema perigo migrar de mineral para semi-sintético ou sintético?


    Alguns dizem que é perigoso mudar de mineral para sintetico ou semi-sintetico... outros dizem que não há problema. Alguns dizem que pelo carro ter mais de 100.000 rodados, deve-se usar oleo mineral de alta-rodagem e que sinteticos e semi-sintetico não são recomendados... E ai?

    Alguns dados do carro, pra ajudar vocês a me ajudarem:

    Modelo: Astra Sunny 2.0 - 2002
    KM Rodados: 118.000
    Utilização: Utilizo ele em percursos curtos, rodo pouco, uso mais no fim de semana, nada de viagens longas.

    Agradecido desde já ...


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  3. #2
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    Vc tem que usar o AC Delco 5W30 mineral.
    É o óleo padrão da GM para todos os carros nacionais.
    Trocando de 5 em 5 mil KM, não tem porque gastar 1 centavo a mais em óleo para o seu Astra.

    E sim, não é recomendável passar de mineral para sintético/semi ou vice versa.

  4. #3
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    eu acho mais vantagem botar sintetico que custa 3x o preço mas dura 5x mais
    e o que eu tinha lido de mudar de oleo é que não deveria misturar.
    no meu carro sempre usei semi sintetico 15w40
    esse mineral dura 5k km.
    semi sintetico dura uns 20k km
    um sintetico é pra durar uns 30~40k km eu acho.
    se tiver alguma coisa errada alguém me corrige ai.
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 26-04-2010 às 0:56

  5. #4
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    eu acho mais vantagem botar sintetico que custa 3x o preço mas dura 5x mais
    e o que eu tinha lido de mudar de oleo é que não deveria misturar.
    no meu carro sempre usei semi sintetico 15w40
    esse mineral dura 5k km.
    semi sintetico dura uns 20k km
    um sintetico é pra durar uns 30~40k km eu acho.
    se tiver alguma coisa errada alguém me corrige ai.
    Isso, certinho. Troca óleo de 20k em 20k pra ver o que acontece com seu motor. 40k então? Vixe acho que não passa de uma troca de óleo. É tão bom quanto aqueles caras que só completam o óleo.

    @topic:
    Champs, falo como propretário de um Astra usado em TD: Faça o que o Elrond disse, pra uso urbano, AC Delco 5W30 é o melhor.

  6. #5
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    Siga o manual de instruções do veículo.

    Apesar de não ser o guia mais completo e definitivo, indo por ali, você terá certeza que não vai errar. (salvo excessões da Fiat e VW).

    O que define a durabilidade do óleo não é o óleo, e sim o motor.

    Um mesmo óleo, em 2 carros completamente diferentes, tem a sua durabilidade menor.

    Carros que trabalham sob carga constante (baixa potência), que atinge altas rotações (motor pequenos ou em carros esportivos, de verdade é claro), sobre-alimentados, que rodam muito em locais sujos, precisam de óleos melhores E trocas mais frequentes. Já carros no inverso, que trabalham com menor carga, menor temperatura, menor sujeira no ambiente, menor rotação, podem utilizar o mesmo óleo por mais tempo.

    O motivo da troca do óleo basicamente consiste em 2 fatores, a sujeira, proveniente do meio externo e do próprio motor (limalhas de metal, por mais microscopicas que sejam, resquícios de combustivel, etc..) e oxidação. A oxidação ocorre basicamete com o contato do combustivel e as variações de temperaturas (liga e delisga, diário ou até mesmo várias vezes ao dia).

    Daí é fácil resumir. Conforme o preço do óleo sobe, basicamente, ele passa de mineral, para semi-sintético e finalmente sintético. Quanto mais avançado o óleo, mais vai durar no motor (ainda dependendo DO MOTOR) ao mesmo tempo que lubrificará melhor.

    Testes indicam ganhos de quase 5% de potência usando óleo sintético avançado em comparação a um mineral simples. Obviamente o consumo diminui, já que a potência extra vem por menor atrito, melhor vedação de cilindro e menor perdas por bombeamento de fluido.

    Óleos não devem ser misturados, mas não existem contra indicações da troca de tipo de óleo caso o motor esteja em perfeita saúde. Se você tiver um motor com muita borra, vernizes e outros problemas decorrentes de óleos de baixa qualidade, usar um sintético muito avançado por ocasionar problemas justamente pelo desprendimento dos resquícios anômalos dos óleos antigos.

  7. #6
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    Citação Citando Henrique.zeh Ver mensagem
    Isso, certinho. Troca óleo de 20k em 20k pra ver o que acontece com seu motor. 40k então? Vixe acho que não passa de uma troca de óleo. É tão bom quanto aqueles caras que só completam o óleo.

    @topic:
    Champs, falo como propretário de um Astra usado em TD: Faça o que o Elrond disse, pra uso urbano, AC Delco 5W30 é o melhor.
    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/sintetico.htm

    De modo geral, 10.000 km é boa periodicidade para um óleo mineral e 25.000 a 30.000 km um bom período de uso de um totalmente sintético. A Fiat, ao recomendar o semi-sintético Selenia, estabelece 20.000 km.
    so me passei no uso do oleo sintetico, que eu não lembrava direito, por isso o "me corrijam..." como o semi dura o dobro so mineral chutei o dobro do semi pra o mineral lol
    de resto, o que eu achei sobre oleo foi isso, prefiro acreditar no cara do bestcars que tu.
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 26-04-2010 às 2:20

  8. #7
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    eu acho mais vantagem botar sintetico que custa 3x o preço mas dura 5x mais
    e o que eu tinha lido de mudar de oleo é que não deveria misturar.
    no meu carro sempre usei semi sintetico 15w40
    esse mineral dura 5k km.
    semi sintetico dura uns 20k km
    um sintetico é pra durar uns 30~40k km eu acho.
    se tiver alguma coisa errada alguém me corrige ai.
    q q isso amigo...nao fala uma coisa dessas nao...
    Vc tem carro?? faz isso no seu??
    pq semi sintetico eh 7k e o sintetico eh para uns 10k.
    nao compensa achar q ta economizando em oleo, sendo que uma troca de oleo é praticamente o valor de 1 tanque de gasolina...pra q economizar no oleo??

  9. #8
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    Citação Citando Elrond Ver mensagem
    Vc tem que usar o AC Delco 5W30 mineral.
    É o óleo padrão da GM para todos os carros nacionais.
    Trocando de 5 em 5 mil KM, não tem porque gastar 1 centavo a mais em óleo para o seu Astra.

    E sim, não é recomendável passar de mineral para sintético/semi ou vice versa.
    que eu saiba esse 5w30 é semi-sintético... o padrao que a gm usa se nao me engano é o ac delco 20w50.

    quando eu tive um astra no começo os caras metiam o 5w30 e depois de uma certa quilometragem me recomendavam o 20w50 que eu usava e nao tive problema algum com nenhum dos 2, só lembrando que o 20w50 é mineral de verdade pois era 3x mais barato que o 5w30...

  10. #9
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    Citação Citando bruxinha Ver mensagem
    que eu saiba esse 5w30 é semi-sintético... o padrao que a gm usa se nao me engano é o ac delco 20w50.

    quando eu tive um astra no começo os caras metiam o 5w30 e depois de uma certa quilometragem me recomendavam o 20w50 que eu usava e nao tive problema algum com nenhum dos 2, só lembrando que o 20w50 é mineral de verdade pois era 3x mais barato que o 5w30...
    AC Delco padrão atual = 5w30 mineral, igual a Ford com o Motorcraft 5w30 mineral.

    Melhor custo/benenficio disparado.

  11. #10
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    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    AC Delco padrão atual = 5w30 mineral, igual a Ford com o Motorcraft 5w30 mineral.

    Melhor custo/benenficio disparado.
    Tem certeza sobre o da Ford? Sempre me falaram que o Motocraft 5w30 é mistura, semi-sintético.

  12. #11
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    Não coloco a mão no fogo, mas até onde eu sei o Motorcraft e o AC Delc 5w30 são farinha do mesmo saco. Fabricados pela Texaco do Brasil aqui. A versão americana do motorcraft 5w30 é semi-sintético, mas não é fabricado pela texaco.

    Ainda, apesar da Texaco negar, acredito que o Havoline Energy 5w30, o Motorcraft 5w30 e o AC Delco 5w30 sejam o mesmo óleo:

    Descrição do Energy:

    "Óleo multiviscoso desenvolvido com básicos minerais não convencionais de alta perfomance para motores a gasolina, álcool e GNV que trabalham em condições severas de operação. Sua formulação contempla aditivos especiais como "modificadores de atrito" que conferem excepcional proteção ao motor e economia de combustível. É o óleo utilizado em todos os carros da principal categoria de competição no Brasil, a Stock Car.
    É aprovado pela Ford e pela General Motors.

    Certificado: API SL/Energy Conserving e ACEA A1/B1
    Aprovado: Ford WSS-M2C913B, Jaguar WSSM2C913B e GM EMS-9309574"

  13. #12
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    Ahhh, fui procurar saber mais e parece que tem mudança por aí:

    http://www.ford.com.br/sala_imprensa...id_noticia=210

    PARECE que agora é Castrol ao invés de Texaco e é 100% sintético !

  14. #13
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    comprei elf 5w30 100% sintetico pra colocar no meu clio (devo fazer a troca daqui uns 2 mil, mas ja comprei pq estava barato demais).
    paguei 19,90 o litro (5 litros no meu motor)
    achei super barato!

    atualmente estou rodando com lubrax 5w40 sintetico tambem, que paguei 20 reais tb o litro (tambem baratissimo)

  15. #14
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    Citação Citando Bill Ver mensagem
    q q isso amigo...nao fala uma coisa dessas nao...
    Vc tem carro?? faz isso no seu??
    pq semi sintetico eh 7k e o sintetico eh para uns 10k.
    nao compensa achar q ta economizando em oleo, sendo que uma troca de oleo é praticamente o valor de 1 tanque de gasolina...pra q economizar no oleo??
    impossivel ter certeza nisso aí
    nunca vi lugar nenhum falando de 7kkm
    provavelmente chutaram esse valor pra ficar entre os 5k do mineral e os 10k do sintetico...
    cada um fala uma coisa, mas o que a maioria fala é esse negocio de um durar o dobro do outro (mineral 5k, semi 10k e sintetico 20k)
    alguns falam que dobra só no sintetico, que duraria 10kkm, contra 5kkm dos outros dois
    tem nego que troca oleo com 3kkm...

  16. #15
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    Citação Citando manof Ver mensagem
    comprei elf 5w30 100% sintetico pra colocar no meu clio (devo fazer a troca daqui uns 2 mil, mas ja comprei pq estava barato demais).
    paguei 19,90 o litro (5 litros no meu motor)
    achei super barato!

    atualmente estou rodando com lubrax 5w40 sintetico tambem, que paguei 20 reais tb o litro (tambem baratissimo)
    clio de que ano?
    esse óleo é recomendado pra ele?
    é pq tenho um megane 2001 e acho que o motor é o mesmo, mas nele nao pode usar oleo 5wX.
    acho que fala até no manual

  17. #16
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    Até um Opala da década de 70 pode usar óleo fino como um 5w30 !

    Po, Lubrax Sintético a R$20 é muito barato ! Só encontrei a R$26 na internet e aqui em POA é uns R$35 !!!
    Elf eu não sei, tenho algum preconceito desconhecido, ehhehehe

  18. #17
    atw
    atw está offline
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    O manual do Corsa diz que pode rodar 15 mil Km em condições normais ou 7.5 mil em caso de uso severo (que é o seu caso).
    Mas eu não arrisco nem mantando andar tudo isso, a cada 5 mil eu troco oleo e nunca reaproveito filtro.
    Na boa continua usando o óleo que o antigo dono usava e troque a cada 5 mil km.

  19. #18
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    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    Até um Opala da década de 70 pode usar óleo fino como um 5w30 !

    Po, Lubrax Sintético a R$20 é muito barato ! Só encontrei a R$26 na internet e aqui em POA é uns R$35 !!!
    Elf eu não sei, tenho algum preconceito desconhecido, ehhehehe
    Elf era a fornecedora de lubrificantes e combustíveis da Williams na época do carros ET (1991-1993). Deve ser boa, kkkkk.


    Citação Citando atw Ver mensagem
    O manual do Corsa diz que pode rodar 15 mil Km em condições normais ou 7.5 mil em caso de uso severo (que é o seu caso).
    Mas eu não arrisco nem mantando andar tudo isso, a cada 5 mil eu troco oleo e nunca reaproveito filtro.
    Na boa continua usando o óleo que o antigo dono usava e troque a cada 5 mil km.
    Meu pai tem um corsa 99 que tirou zero, já estamos com ele há 11 anos, sempre trocando todos filtros e óleo no tempo correto (agora com 5k km), o motor está como de carro zero. nenhum probleminha, e é só esperar o motor esquentar que pode sair andando forte que nunca deu problema.
    manutenção em dia é a palavra chave para um carro durar muiittooo tempo

  20. #19
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    Citação Citando eumesmo. Ver mensagem
    clio de que ano?
    esse óleo é recomendado pra ele?
    é pq tenho um megane 2001 e acho que o motor é o mesmo, mas nele nao pode usar oleo 5wX.
    acho que fala até no manual
    Cara, clio 2005, 1.6 16v flex
    nao lembro de ter visto nada no manual desistimulando o uso desse oleo, vou verificar..
    mas mesmo assim, ja comprei..rs...e outra, tenho usado 5W40, sem problemas...


    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    Até um Opala da década de 70 pode usar óleo fino como um 5w30 !

    Po, Lubrax Sintético a R$20 é muito barato ! Só encontrei a R$26 na internet e aqui em POA é uns R$35 !!!
    Elf eu não sei, tenho algum preconceito desconhecido, ehhehehe
    é cara, paguei esse valor por acaso, comprei em um posto de gasolina numa rodovia aqui de sao paulo...estava prestes a trocar o oleo e ja estava pesquisando, quando vi a esse preço, comprei na hora...talvez o cara tenha errado no preço, sei la..rs

    agora elf é o lubrificante original que a renault utiliza.
    esse oleo que eu comprei por 19,80 eu ja vi a 40, 45 reais...
    e olha q eu comprei em loja grande heim, nao estava com pre;o errado nao

  21. #20
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    No meu carrinho eu checo o óleo a cada 1000km (viscosidade e cor) e troco a cada 4kkm


    A cada 5 trocas eu perco uma (se fosse fazer a cada 5.000), ou seja, a cada 2 anos e meio eu "perco" 70 reais, realmente é muito pouca diferença para me preocupar. Meu motor agradece.


    Na dúvida SEMPRE troque antes.

  22. #21
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    Citação Citando gui_adao Ver mensagem
    Elf era a fornecedora de lubrificantes e combustíveis da Williams na época do carros ET (1991-1993). Deve ser boa, kkkkk.
    é o óleo recomendado pela renault até hoje...
    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    Até um Opala da década de 70 pode usar óleo fino como um 5w30 !
    poder vc pode usar até óleo de cozinha...

    existem óleos recomendados e óleos nao recomendados
    segundo o manual do meu carro, óleo 5wX nao deve ser utilizado no motor dele.

    pelas explicações, tutoriais, etc que eu já vi sobre óleos - a maioria aqui no fórum mesmo - acho completamente normal nao ser recomendado o uso de certos óleos em determinados motores

  23. #22
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    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    AC Delco padrão atual = 5w30 mineral, igual a Ford com o Motorcraft 5w30 mineral.

    Melhor custo/benenficio disparado.
    Me falaram que o Motorcraft 5w30 é vendido agora como semi sintético? Procede?

    De resto, faz o que falaram pra vc ver o que acontece. No Astra, com 5K Km rodando com o óleo mineral recomendado pela GM(Delco 5w30) você já começa a escutar barulho de tucho e sentir perda de rendimento.
    Experimenta rodar 10K Km com esse óleo para vc ver...

    De resto, sintéticol, quando na utilização correta(indices corretos, num motor cuja recomendação é sintético), é óleo para 10K Km.
    Qualquer coisa cima disso é cagada.

    Quanto a óleos c/ bom CxB, tem agora o Mobil EcoPower, semi-sintético 5w30 API SM.
    Quem experimentou gostou.
    Sai coisa de R$20,00 o litro.

    Finalmente, quanto a utilizar óleos mais finos do que o especificado, não é recomendável, mas geralmente não acontece nada, nos carros nacionais mais comuns.
    Por outro lado, usar óleo mais fino do que o recomendado num Subaru WRX, por ex., é assinar o atestado de óbito do motor.

    Como disseram, se estiver em dúvida, vai pelo manual.
    Use a viscosidade recomendada e tente utilizar a melhor classificação API que o bolso e o bom senso permitirem.

  24. #23
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    Obrigado a todos que responderam!

    Vou de Delco 5w30 mesmo.

  25. #24
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    a galera viaja...20mil km sem trocar o óleo....hahahha

    usar óleo sintético (mais fino que os outros) em um motor rodado e consequentemente com folgas vai dar problema sim. O nível do óleo vai baixar rapidinho. Simples assim.

    Comprovei isso na prática com um palio que tinha....coloquei sintético com uns 80 e poucos mil km. Passados 3 mil km, a luz do óleo já estava acendendo.

    esse carro sofreu na minha mão..hehehe

    esses dias troquei o óleo da filder de casa, semi-sintético 10w30 como manda o manual. Siga a recomendação do manual que não tem erro.

  26. #25
    Suspenso
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    o meu zetec 2.0 eu uso selenia 5w30 sintético.
    pro motor do astra da pra usar um semi sintético 15w40 tranquilo.

    o arnold fez um topic "tudo sobre oleos" dá uma pesquisada, la ta bem explicado.

    o teu carro teria uso severo, (trajetos curtos, que o motor nao chega a entrar na faixa de temperatura ideal na maior parte do tempo) , pra esse tipo de uso é recomendável um óleo mais fino, pq o maior desgaste de um motor com uso normal é quando ele está frio e o óleo ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento e consequentemete a viscosidade ideal, não tendo um bom rendimento.

    outra indicação é o uso de militec (da uma pesquisada) se tu optar por óleo mais "grosso".


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