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  1. #1
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    Correr mais, gasta mais?

    Então galera, alguém que manja:

    Com um carro modelo Gol 1.6 16v ano 1997.

    O que vai gastar mais combustível, em 30 km de percurso, completa-lo indo à 80km/h ou 140km/h ?

    Ou talvez existe algum intermediário melhor custo/benefício?

    Pelos calculos, indo em 140km/h vai demorar mais ou menos uns 14 minutos.
    Já por 80km/h acaba dando uns 23 minutos.

    É apenas uma curiosidade, nada demais

    []'s

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  3. #2
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    Depende.

    A rotacao ideal do motor é ~2300 rpm. A velocidade que for mais proxima disso em quinta marcha.

  4. #3
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    po, se você for mais rapido, o consumo aumenta
    obvio

  5. #4
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    Não existe isso de rotação ideal é "até 2300", nem "+/- 2300". Cada motor tem um tipo de resposta, e existe uma rotação exata aonde o consumo específico (aonde ele consegue tranformar mais energia química em mecânica) é melhor.

    Mas isso também não diz muito, pois quanto menor a rotação, mesmo que piore o consumo específico, ele consome menos.

    BASICAMENTE, a forma de gastar menos combustível possível seria andar em 5a marcha com o motor praticamente na lenta. Mas isso é impraticável.

    Logo, quanto mais devagar andar, quando mais lentas forem as acelerações, menor vai ser o consumo.

    Andando em velocidade constante, o carro vai consumir menos a 40km/h do que a 80km/h ! Consome menos a 80km/h do que a 100km/h, e assim por diante.

    E isso só falando em motor praticamente, se for envolver arrasto aerodinamico e atrito no solo, fica mais evidente ainda que quanto mais devagar, menos consome.

  6. #5
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    e dá uma grande diferença!
    chega a 2km/l em alguns carros

  7. #6
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    segundo meus cálculos....



    NÃO existe gol 1.6 16v auhsuaheuhuh

  8. #7
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    Citação Citando Shinigami Ver mensagem
    segundo meus cálculos....



    NÃO existe gol 1.6 16v auhsuaheuhuh
    dessa época o que existia de 16v era o gti 2.0 bolinha né... meia dúzia de unidades vendidas aproximadamente, pois é quase impossível encontrar algum andando na rua.

  9. #8
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    o segredo é ficar em velocidade constante, se conseguir fazer isso já está bom.

  10. #9
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    É só pensar em uma coisa: quanto mais o bichinho anda, mais comidinha tem que dar pra ele. Na estrada, em quinta marcha, se você tentar não passar de 2.500 rpm vc terá um bom consumo. Passou de 3.000 rpm o consumo aumenta bastante. Se andar a 6.000 vc terá um alto consumo e escutará o barulho da bomba de combustível sugando-o do tanque para o motor como se uma criança tivesse tomando sopa e fazendo barulho

  11. #10
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    Citação Citando RDGRD Ver mensagem
    o segredo é ficar em velocidade constante, se conseguir fazer isso já está bom.
    não é só isso não, a 140km/h, por exempo, o consumo é bem maior pois injeta bem mais combustível, a rotação fica lá pra cima...

  12. #11
    Suspenso
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    O meu carrinho se eu passo de 140 e tiro o pé do acelerador ele desacelera bem rápido devido a sua falta de aerodinamica.


    Acho que num carro 1.6 a velocidade "ideal" vai estar entre 70km/h e 100km/h


    Com certeza vc não vai querer dirigir nessa velocidade.

  13. #12
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    Citação Citando TheDiesel Ver mensagem
    fora q vc vai chegar ao destino em 40 minutos em vez de uma hora??? ñ faz sentido não..
    Amigo, estamos falando de carro e nao barcos. O consumo é medido em Kilometro X Litros, não Litros X Horas.

    Não importa se vc demora mais, o que importa é a distancia !

  14. #13
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    cavalo anda, cavalo bebe.

  15. #14
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    fiz algumas medias qdo viajava com o carro da emrpesa, um celtinha 1.0

    andava 300km a 90~100 e o carrinho fazia 15, raramente 16 com litro
    depois andava a a 120~130 na volta e baxava pra 13.

  16. #15
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    Citação Citando VooDooMan Ver mensagem
    Logo, quanto mais devagar andar, quando mais lentas forem as acelerações, menor vai ser o consumo.
    acho que pra afirmar isso vc tem q fazer uma série de suposiçoes antes
    estar a 80km/h de 3a num carro 1.0 vai consumir bem mais do que estar a 100km/h de 5a.
    talvez nao seja verdade nessas velocidades especificas, mas dá pra entender o q eu quis dizer...

  17. #16
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    O segredo é pegar o vácuo de algum caminhão se tiver culhões...



    Fonte: MythBusters
    http://amocaminhoes.wordpress.com/20...a-combustivel/

  18. #17
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    Depende de muita coisa, meu gol 2.0 por exemplo bebe mais quando ando acima das 3k RPM (que em quinta marcha dá 120km/h), antes disso não senti diferença em andar entre 100 e 120. (tudo calculado com viagens longas, mais de 400km).

    O fusion do coroa por exemplo bebe mais a 90km/h do que a 130km/h em quinta marcha (pelo computador de bordo)

  19. #18
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    A grande questão que eu fiquei com dúvida mesmo, era se compensava gastar mais andando a 140. Pois andando mais rápido, óbviamente chego mais rápido também. Então queria saber se esse tempo de quase 10min de diferença, não compensa andar mais rápido.

    Não entendi o porque de não influenciar o tempo, sou meio burro

    ps: ops, o go é 8v rs.
    Última edição por Kyle : 25-05-2010 às 18:02

  20. #19
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    Citação Citando Kyle Ver mensagem
    A grande questão que eu fiquei com dúvida mesmo, era se compensava gastar mais andando a 140. Pois andando mais rápido, óbviamente chego mais rápido também. Então queria saber se esse tempo de quase 10min de diferença, não compensa andar mais rápido.

    Não entendi o porque de não influenciar o tempo, sou meio burro

    ps: ops, o go é 8v rs.
    depende se o dinheiro que você vai gastar a mais compensa pelo tempo que você vai perder na estrada.
    como já disseram a conta é x km por litro de gasolina, não importa se você vai demorar mais ou não, 1 km é 1 km.

  21. #20
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    O ponto do Kyle é que existe um consumo "fixo", pra deixar o carro ligado. A dúvida então é em que momento vale mais a pena deixar o carro ligado mais tempo (portanto gastando mais desse consumo "fixo) versus acelerar e gastar mais o "variável"

  22. #21
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    Citação Citando Filipp0 Ver mensagem
    O ponto do Kyle é que existe um consumo "fixo", pra deixar o carro ligado. A dúvida então é em que momento vale mais a pena deixar o carro ligado mais tempo (portanto gastando mais desse consumo "fixo) versus acelerar e gastar mais o "variável"

    O consumo é por distancia.


    10km/l o cara consome 10 litros para andar 100km
    5km/l o cara vai consumir 20 litros.



    não tem mistério.


    O que ele tem que pensar é o seguinte. Gastar esses 5 litros a mais compensam os 20 minutos que ele ganhará?

  23. #22
    Membro Avatar de Kyle
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    Realmente agora eu percebi o quanto estupida minha questão foi haha, eu estava pensando que por chegar mais rápido eu acabava gastando menos litros e consequentemente menos dinheiro. Viajei quanto ao km/l

    Acho que o jeito é pegar o vácuo do caminhão mesmo

  24. #23
    Suspenso
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    Citação Citando Kyle Ver mensagem
    Realmente agora eu percebi o quanto estupida minha questão foi haha, eu estava pensando que por chegar mais rápido eu acabava gastando menos litros e consequentemente menos dinheiro. Viajei quanto ao km/l

    Acho que o jeito é pegar o vácuo do caminhão mesmo

    Não é só isso.. Em rotaçòes muito baixas o consumo é mais alto sim.


    Existe algum ponto de equilíbrio que o consumo é melhor.


    E sempre velocidade constante. O que gasta é ficar mudando de velocidade toda hora. O carro gasta muita energia para ir de 60 para 120 a cada 2 minutos.

  25. #24
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    Para mim, não compensa. Se quiser chegar mais rápido (mas de verdade, não 10/15min) e gastando pouco combustível, compre uma moto.

    A conta é meio inexata no fim: menor tempo/maior consumo x maior tempo/menor consumo = sensação de big win. Não tem sentido.

  26. #25
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    OBVIAMENTE as suposições que coloquei no post anterior referiam-se a MESMA MARCHA.

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