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  1. #1
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    Reduzir marchas com a mesma "pisada na embreagem"

    Fala galera, esses dias andei percebendo um negócio andando de carona com meu irmão.

    Quando ele chega próximo de uma curva fechada e está em 4ª marcha, por exemplo, ele dá uma pisada na embreagem e manda pra 3ª e logo depois pra 2ª (sem tirar o pé da embreagem).

    Já eu costumo fazer diferente. Eu dou "pisadas individuais" pra cada troca (solto o pedal quando mando pra 3ª e piso novamente quando jogo pra 2ª), tipo o punta-taco, só que bem mais amador.

    Aos entendedores, meu irmão tá fazendo merda? Ou eu?

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  3. #2
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    Ao meu ver, é inútil ele jogar a terceira e depois a segunda sem tirar o pé da embreagem.... Afinal enquanto ele não soltar a embreagem a marcha não vai engatar... Você está reduzindo corretamente, por assim dizer... Joga a terceira, solta a embreagem, o carro da aquela reduzida, e aí joga a segunda....

    Na moto, dependendo da curva (uma mais fechada), eu dou uma freada antes, ao mesmo tempo que reduzo a marcha (desco da 6 pra 5, e depois pra 4, dependendo da curva) de modo a entrar na curva com giro alto, e acelero e termino de fazer....

  4. #3
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    Seu irmão ta fazendo cagada..

    Se ele joga a 3ª e nao solta o pé da embreagem, é como se o carro estivesse no neutro, a marcha nao entrou.

    Se for pra fazer isso, já coloca 2ª direto..

    Eu sempre reduzo de 1 em 1, igual vc faz. Se estou em 4ª marcha, reduzo pra 3ª soltando a embreagem (OBVIO).

    Isso aí é 1ª aula de auto-escola hein.. Seu irmão tá mal, hehehe!

    Abraços

  5. #4
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    Já aqui comigo eu mando sempre pro ponto morto, depois decido que marcha engatar a depender da velocidade que tô e como eu quero arrancar.

  6. #5
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    Citação Citando mascit Ver mensagem
    Já aqui comigo eu mando sempre pro ponto morto, depois decido que marcha engatar a depender da velocidade que tô e como eu quero arrancar.
    O problema de fazer isso é que como o carro está no neutro se você tiver uma emergência ou problemas no asfalto (aka cratera) não terá potência disponível e até engatar pode perder tempo precioso de resposta, é potencialmente muito perigoso, grande parte das derrapagens acontece assim, o cara está no neutro, dá algum problema no caminho e engata na pressa aí o carro derrapa.

    Não há manobra com o carro em movimento que preveja o mesmo estar em neutro, e olha que com as injeções eletrônicas de hoje nem há mais uma grande vantagem no consumo em se andar desengatado.

  7. #6
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    Citação Citando dutt Ver mensagem
    Fala galera, esses dias andei percebendo um negócio andando de carona com meu irmão.

    Quando ele chega próximo de uma curva fechada e está em 4ª marcha, por exemplo, ele dá uma pisada na embreagem e manda pra 3ª e logo depois pra 2ª (sem tirar o pé da embreagem).

    Já eu costumo fazer diferente. Eu dou "pisadas individuais" pra cada troca (solto o pedal quando mando pra 3ª e piso novamente quando jogo pra 2ª), tipo o punta-taco, só que bem mais amador.

    Aos entendedores, meu irmão tá fazendo merda? Ou eu?

    Num exame de carta serio seu irmao tomaria pau ... . Voce perde o freio motor com ele desengrenado , existe um grande numero de acidentes em que a topeira condutora pisa na embreagem antes do freio pra nao deixar o carro morrer , isso da uns bons metros a mais na frenagem por estar desengrenado . Quer reduzir de 4 pra 2 , freia o suficiente pra uma velocidade compativel com a segunda marcha pisa 1 vez e reduz porra .

  8. #7
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    eu faco assim tbm igual seu irmao

  9. #8
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    Citação Citando dutt Ver mensagem
    Fala galera, esses dias andei percebendo um negócio andando de carona com meu irmão.

    Quando ele chega próximo de uma curva fechada e está em 4ª marcha, por exemplo, ele dá uma pisada na embreagem e manda pra 3ª e logo depois pra 2ª (sem tirar o pé da embreagem).

    Já eu costumo fazer diferente. Eu dou "pisadas individuais" pra cada troca (solto o pedal quando mando pra 3ª e piso novamente quando jogo pra 2ª), tipo o punta-taco, só que bem mais amador.

    Aos entendedores, meu irmão tá fazendo merda? Ou eu?
    Sei lá. Também faço isso. Antes de entrar numa curva, já piso na embreagem e reduzo a marcha. Às vezes 1, às vezes 2, mas só ao entrar na curva mesmo, solto a embreagem e vou engrenado.

    Faço isso 'automático', mas o raciocício é o seguinte:
    'reduzo 1' mas não solto a embreagem, mas se vejo que vou precisar fazer a curva mais lento, reduzo mais uma e só quando entro na curva solto a embreagem. Acho mais seguro isso do que fazer a troca no meio da curva e deixar o carro 'na banguela' nem que seja por alguns instantes.

  10. #9
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    Nao sei, meu carro é automatico. :-P

    Acho q tanto faz...questao de costume.

  11. #10
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    Citação Citando eng2010 Ver mensagem
    Sei lá. Também faço isso. Antes de entrar numa curva, já piso na embreagem e reduzo a marcha. Às vezes 1, às vezes 2, mas só ao entrar na curva mesmo, solto a embreagem e vou engrenado.

    Faço isso 'automático', mas o raciocício é o seguinte:
    'reduzo 1' mas não solto a embreagem, mas se vejo que vou precisar fazer a curva mais lento, reduzo mais uma e só quando entro na curva solto a embreagem. Acho mais seguro isso do que fazer a troca no meio da curva e deixar o carro 'na banguela' nem que seja por alguns instantes.
    se vc não solta o pé da embreagem o teu carro está mais banguela do que entrar com marcha mais alta que o necessário.

  12. #11
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    Pq ele não passeia por todas as marcha ja que pelo jeito ele se diverte assim enquanto está com o pé na embreagem?

    Nego inventa cada coisa...

  13. #12
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    O que vc faz não é exatamente punta-taco

    Você utiliza o freio-motor de modo eficiente sem forçar muito o motor.

    o seu irmão reduz 2 marchas de uma vez só, imagino que deve dar um tranco legal.

  14. #13
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    Eu faço de quarta mesmo - no exemplo supracitado -, ai quando preciso acelerar no meio da curva, eu decido a melhor marcha pra engatar. Sei que é errado mas acostumei assim desde os 18, agora é foda mudar.

  15. #14
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    quando eu tinha 10 anos perguntei pra minha mae se podia "pular" marcha...

    curva em segunda na estrada?

  16. #15
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    Citação Citando hirohd Ver mensagem
    quando eu tinha 10 anos perguntei pra minha mae se podia "pular" marcha...

    curva em segunda na estrada?
    Só se for em serra com uma cursa cotovelo muito embaçada, ou cambio escrotamente longo.

  17. #16
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    Vc deve levar o pé na embreagem apenas pra trocar a marcha.

    Como disseram.. se ele fizer assim.. nao adianta nada! ele continua em Neutro...

  18. #17
    Membro Avatar de <WeLL>
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    fala pra ele puxar o freio de mão qdo estiver pisado na embreagem.


  19. #18
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    Seu irmão não sabe dirigir.

    Ele faz um movimento inútil, perde tempo na troca de marcha e durante esse período desperdiçado ainda fica sem controle algum do carro, uma vez que está desengatado.

  20. #19
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    Citação Citando Elrond Ver mensagem
    Seu irmão não sabe dirigir.

    Ele faz um movimento inútil, perde tempo na troca de marcha e durante esse período desperdiçado ainda fica sem controle algum do carro, uma vez que está desengatado.
    e com uma mao a menos no volante....

  21. #20
    Membro Avatar de O Flatulento
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    Citação Citando Elrond Ver mensagem
    Seu irmão não sabe dirigir.

    Ele faz um movimento inútil, perde tempo na troca de marcha e durante esse período desperdiçado ainda fica sem controle algum do carro, uma vez que está desengatado.
    Acho q nao eh questao de tempo.. porque ele nao está numa corrida..
    Mas o problema grava é manter o pé na embreagem.. numa frenagem brusca.. o freio motor nao vai ajudar em nada... e se ele manter o pé e simplesmente trocar quarta> terceira > Segunda.. se nao deixar a rpm cair corretamente.. ele pode soltar o pedal e a RPM ir la em cima...
    Podem alem de estragar o motor.. gerar muita potencia nas rodas... e provocar um acidente..

  22. #21
    Membro Avatar de Elrond
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    Citação Citando T-Xan Ver mensagem
    Podem alem de estragar o motor.. gerar muita potencia nas rodas... e provocar um acidente..
    Como vai chegar potência nas rodas se na redução ele não acelera...?

    Reveja seus conceitos.

  23. #22
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    Citação Citando Elrond Ver mensagem
    Como vai chegar potência nas rodas se na redução ele não acelera...?

    Reveja seus conceitos.
    Acho que vc que precisa rever os seus.. como se numa redução a marcha nao subisse..

    Isso sem contar que impediria o cara de meter o pesão no acelerador..

  24. #23
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    qual o problema de reduzir da 4a pra 2a de uma vez?
    isso considerando velocidades compatives, claro
    nao é pra estar a 100 por hora e voltar pra 2a
    já q ele vai ficar com o pé na embreagem o tempo todo, q engate a 2a de uma vez, reduza até chegar numa velocidade compativel e solte a embreagem.
    Citação Citando UltraOverClock Ver mensagem
    e com uma mao a menos no volante....
    sem contar q o cara chega de 4a numa curva q ele mesmo julga q deve ser feita de 2a...

  25. #24
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    Citação Citando eumesmo. Ver mensagem
    qual o problema de reduzir da 4a pra 2a de uma vez?
    isso considerando velocidades compatives, claro
    nao é pra estar a 100 por hora e voltar pra 2a
    já q ele vai ficar com o pé na embreagem o tempo todo, q engate a 2a de uma vez, reduza até chegar numa velocidade compativel e solte a embreagem.

    sem contar q o cara chega de 4a numa curva q ele mesmo julga q deve ser feita de 2a...

    O problema é ficar com o pé na embreagem... é manter o carro no neutro.. o que é pior..

  26. #25
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    Citação Citando T-Xan Ver mensagem
    Acho que vc que precisa rever os seus.. como se numa redução a marcha nao subisse..

    Isso sem contar que impediria o cara de meter o pesão no acelerador..
    Repito, repense nas coisas.
    Erro conceitual grave no seu raciocínio.

    Você está confundindo geração de potência com freio motor e over rev.

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