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  1. #1
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    [Motores Flex] Problemas na partida (+ frio)

    Olá pessoal !

    Tenho um Fox 1.6 Flex e nesses dias de frio, não está sendo fácil para dar a partida no carro (o reservatório de gasolina esta cheio).

    Meu tanque estava cheio de álcool, o carro pegou , morreu e ''afogou'', aí não pegava mais. O mecânico do socorro disse que esse tipo de problema é comum no frio, e que se tratava de álcool de má qualidade, com muita água. A água entrou no motor e apagou. Completei o tanque com gasolina ( está agora com 1/2 de gasolina e 1/2 álcool), mas ainda assim em dias frios o carro pega mas fica engasgando por alguns segundos.
    Engraçado que com o motor quente, ou em dias mais quentes, a partida é normal.
    Bem, levei o carro na concssionária, eles analisaram o combustível, e disseram que estava dentro dos padrões, também fizeram uma verificação em sistema de injeção, etc e também não detectaram problemas. Enfim, o carro voltou pra casa da mesma forma como foi.

    Na internet há muitos relatos de motores flex com problemas na partida a frio, e pelo visto, não tem uma solução exata.

    Bem, próximo tanque irei abastecer com 100% de gasolina para ver. Até lá, cada partida em dias frios vai ser pura emoção

    Vocês ja passaram por essa situação ? Como resolveram ?

    Abraços

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  3. #2
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    sim, passei e ainda passo por isso.

    O problema é que seu carro é um VW (igual o meu gol g5).

    solução: não usar alcool no inverno e trocar por um carro q preste assim q possível.

  4. #3
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    Meu Prisma 1.4 só demora um pouco mais para pegar, mas liga de primeira e não engasga depois. Um colega meu que tem um Gol 1.0 G5 coloca um pouco de gasolina junto ao alcool no tanque e tá de boa.

  5. #4
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    Eu odeio essa de " Frex " juro ....isso e inutil em 80% do pais em termos financeiros , abaixam o rendimento do motor a gasolina pra "acomodar" o alcool e voce ainda e obrigado a comprar por que senao voce nao vende depois .

    @topico
    Eu nao sei qual e a desse reservatorio de partida , ja ouvi relatos dos 207 tendo problemas pra pegar no alcool com o reservatorio cheio de Podium e nao e a primeira vez que eu escuto sobre carros VW . Se nao me engano ja teve ate recall do 207 por isso

  6. #5
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    Estou com 100% de álcool no tanque e gasolina aditivada no reservatório, tente fazer o seguinte, gire a chave sem ligar o motor, espere 3 segundos e ligue-o.

    Aqui de manhã sempre fica na casa de uns 9 graus e sempre pegou de primeira. (@Gol G5)
    Última edição por [viper·t¢] : 14-08-2010 às 12:37

  7. #6
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    Citação Citando [viper·t¢] Ver mensagem
    Estou com 100% de álcool no tanque e gasolina aditivada no reservatório, tente fazer o seguinte, gire a chave sem ligar o motor, espere 3 segundos e ligue o motor.

    Aqui de manhã sempre fica na casa de uns 9 graus e sempre pegou de primeira. (@Gol G5)
    Aqui em Curitiba semana passada fez 3 graus de manhã, nesses dias que o bicho falhou. Mas pelo que vi, esse problema não aparece em todos os carros flex, alguns são premiados mesmo hehe

  8. #7
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    Tenho um Sandero 1.6, e abasteço seguido com álcool, e a única vez que tive problema com isso foi quando esqueci de colocar gasolina no reservatório da frente num dia bem frio.

  9. #8
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    Nunca tive esse tipo de problemas, mas eu sempre ligo o carro e espero uns 45 segundos ate a rotaçao do motor abaixar dos 1.000rpm.

    Fazendo isso, nunca tive problemas.

  10. #9
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    como assim baixar dos 1.000rpm ? tenho um clio não flex, tem vezes que ligo e fica em 1.000rpm e outras vez fica abaixo, o que isso significa ?


    desculpem o off

  11. #10
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    Citação Citando regular fit Ver mensagem
    como assim baixar dos 1.000rpm ? tenho um clio não flex, tem vezes que ligo e fica em 1.000rpm e outras vez fica abaixo, o que isso significa ?


    desculpem o off
    Pelo menos no meu Fox, quando o carro está no alcool e está frio, a rotação fica um pouco acima do 1000, é uma forma pro carro aquecer mais depressa.

  12. #11
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    é verdade, faz sentido.

    o que acontece é que quando comprei o clio, a 60km/h na 5a o ponteiro ficava cravado certinho nos 2.000rpm. e coincidentemente após um motoqueiro bater na lateral do carro, de frente pro vidro de trás, a 60km/h fica um pouco acima dos 2.000rpm, acho que uns 50 ou 100rpm mais.

    será que é pelo fato do amassado, que é pequeno, o carro perdeu aerodinâmica ?
    Última edição por regular fit : 14-08-2010 às 17:42

  13. #12
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    Citação Citando regular fit Ver mensagem
    é verdade, faz sentido.

    o que acontece é que quando comprei o clio, a 60km/h na 5a o ponteiro ficava cravado certinho nos 2.000rpm. e coincidentemente após um motoqueiro bater na lateral do carro, de frente pro vidro de trás, a 60km/h fica um pouco abaixo dos 2.000rpm, acho que uns 150 ou 200rpm menos.

    será que é pelo fato do amassado, que é pequeno, o carro perdeu aerodinâmica ?
    bastante improvavel!

    Provavelmente deve ser algo relacionado a pressão dos pneus (a temperatura interfere nisso tb)

  14. #13
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    Drena toda a gasolina do tanquinho. Aquela gasolina demora muito para acabar e deve ter gasolina velha lá dentro.

    Tira tudo que tem e coloca 1 real de gasolina podium (300ml +-), provavelmente vai melhorar a situação.

    Também é bom verificar bicos, velas e demais componentes do sistema de ignição.

  15. #14
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    Citação Citando ZCC Ver mensagem
    bastante improvavel!

    Provavelmente deve ser algo relacionado a pressão dos pneus (a temperatura interfere nisso tb)
    faz sentido, acho que foi na época que fiz o rodízio dos pneus.

    os que estavam na frente e foram para trás estão menos gastos no meio, o cara até falou o que precisa ser feito, acho que alinhamento ou balanceamento.

  16. #15
    Suspenso
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    Citação Citando regular fit Ver mensagem
    é verdade, faz sentido.

    o que acontece é que quando comprei o clio, a 60km/h na 5a o ponteiro ficava cravado certinho nos 2.000rpm. e coincidentemente após um motoqueiro bater na lateral do carro, de frente pro vidro de trás, a 60km/h fica um pouco abaixo dos 2.000rpm, acho que uns 150 ou 200rpm menos.

    será que é pelo fato do amassado, que é pequeno, o carro perdeu aerodinâmica ?

    Se tivesse piorado a aerodinâmica aumentaria os RPM né cara....

  17. #16
    Membro Avatar de regular fit
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    Citação Citando RDGRD Ver mensagem
    Se tivesse piorado a aerodinâmica aumentaria os RPM né cara....
    haha, pode cre...

    AUMENTOU, NÃO DIMINUIU!!

    eu que confundi...
    Última edição por regular fit : 14-08-2010 às 17:37

  18. #17
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    Citação Citando RDGRD Ver mensagem
    Drena toda a gasolina do tanquinho. Aquela gasolina demora muito para acabar e deve ter gasolina velha lá dentro.

    Tira tudo que tem e coloca 1 real de gasolina podium (300ml +-), provavelmente vai melhorar a situação.

    Também é bom verificar bicos, velas e demais componentes do sistema de ignição.
    Bem por ai mesmo, outras gasolinas nao rola colocar...
    Lembro quando um amigo viajou e deixo o carro dele comigo...
    Ai tava com uma gasolina velha e ruim, era uma merda pra pergar...

    Coloquei podium, e pega de primeira (so o primeiro minuto que o carro fica meio instavel, mas nada demais)

  19. #18
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    tenho um peugeot 206 e o que acontece com ele é exatamente o que falaram até agora. Ja tentei completar o tanque de partida a frio com varios tipos de gasolina(comum,v-power, aditivada) e nada. Ja nem perco mais meu tempo enchendo-o.

  20. #19
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    Rodei 6 anos em dois carros Flex (Palio 1.3 2004 e Strada Locker 2008) e nunca tive problema com partida, mesmo no inverno...

    Olha que andei com álcool puro no tanque uns 90% desses 6 anos.

    Apenas tinha o cuidado de encher o reservatório de partida a frio com Gasolina aditivada.
    E a cada 4~6 meses colocava um aditivo de motores flex no tanque...

    Acho que isso varia muito de modelo pra modelo, ou de uma marca pra outra (acho que algumas acertaram a mão melhor na tecnologia flex).
    Mulher de um amigo meu comprou um Ford Ka 0km há 1 ano e pouco, e ficou abastecendo só com álcool por uns 2 meses. No dia em que encheu com gasolina (em posto de confiança) o carro não ligou mais... drenaram o tanque, trocaram combustível e o escambau, e nada resolveu... simplesmente tiveram que reprogramar a central do carro.

  21. #20
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    Citação Citando Dòlggan Ver mensagem
    Rodei 6 anos em dois carros Flex (Palio 1.3 2004 e Strada Locker 2008) e nunca tive problema com partida, mesmo no inverno...

    Olha que andei com álcool puro no tanque uns 90% desses 6 anos.

    Apenas tinha o cuidado de encher o reservatório de partida a frio com Gasolina aditivada.
    E a cada 4~6 meses colocava um aditivo de motores flex no tanque...

    Acho que isso varia muito de modelo pra modelo, ou de uma marca pra outra (acho que algumas acertaram a mão melhor na tecnologia flex).
    Mulher de um amigo meu comprou um Ford Ka 0km há 1 ano e pouco, e ficou abastecendo só com álcool por uns 2 meses. No dia em que encheu com gasolina (em posto de confiança) o carro não ligou mais... drenaram o tanque, trocaram combustível e o escambau, e nada resolveu... simplesmente tiveram que reprogramar a central do carro.
    Não sei se está nos manuais dos carros, mas todos de fato aconselham após uma mudança de combustível, andar alguns km antes de parar

    Só pra esclarecer , esses dias que meu carro não pegou a temperatura estava na faixa de 3 - 5 graus, pela manhã !

  22. #21
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    Citação Citando RDGRD Ver mensagem
    Se tivesse piorado a aerodinâmica aumentaria os RPM né cara....
    se tivesse piorado a aerodinamica ele ainda precisaria de 2000 rpm pra atingir 60km por hora!

    Citação Citando leoent Ver mensagem
    Não sei se está nos manuais dos carros, mas todos de fato aconselham após uma mudança de combustível, andar alguns km antes de parar

    Só pra esclarecer , esses dias que meu carro não pegou a temperatura estava na faixa de 3 - 5 graus, pela manhã !
    será que duante a noite o combustível não "congelou" e ainda estava assim de manhã? Se bem que se eu não me engano gasolina não congela com essas temperaturas, só que fica pastosa e pouco volátil, tipo alcool em gel (tou falando isso na base do achismo)
    Última edição por ZCC : 15-08-2010 às 2:56

  23. #22
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    Citação Citando ZCC Ver mensagem
    se tivesse piorado a aerodinamica ele ainda precisaria de 2000 rpm pra atingir 60km por hora!



    será que duante a noite o combustível não "congelou" e ainda estava assim de manhã? Se bem que se eu não me engano gasolina não congela com essas temperaturas, só que fica pastosa e pouco volátil, tipo alcool em gel (tou falando isso na base do achismo)
    Creio que não, não estava tão frio assim, nenhum dia tivemos temperaturas negativas aqui em curitiba. A mistura álcool + gasolina fica pastosa no frio ?

    A primeira justificativa do mecânico ( que álcool adulterado tem muita água e que no frio ela separa e fica por baixo, entrando no motor), tambem tenho dúvidas se isso é verdade

    esperar os especialistas da HM se pronunciarem !

  24. #23
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    Citação Citando Fabdall Ver mensagem
    Tenho um Sandero 1.6, e abasteço seguido com álcool, e a única vez que tive problema com isso foi quando esqueci de colocar gasolina no reservatório da frente num dia bem frio.
    Aqui em casa tb, flex temos um sandero e uma montana. Ambos andam só com alcool e nunca tivemos problemas na partida. A única coisa que faço é girar a chave e esperar uns 5~10 segundos pra dar partida, até que a luz do reservatorio do combustível se apague (na montana). Dá até pra ouvir o injetor de gasolina mandando combustivel.... Pega sempre de primeira.

  25. #24
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    Eu tenho um Polo Flex (VW igual o seu) e nunca coloquei gasolina no reservatório e só uso álcool, nos dias mais frios aqui marca 12-15 graus no painel e, pra pegar de primeira tenho que segurar o motor de partida por 1 ou 1 segundo e meio no máximo. Quando não pega assim, pega na segunda tentativa quase que instantaneamente e nunca notei nenhum tipo de "afogamento"...

    Obs.: sempre abasteço em Shell ou Petrobrás e sempre deixo 1 minuto ligado antes de sair pela primeira vez no dia...

  26. #25
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    Quando se troca completamente de combustível é aconselhável rodar alguns quilômetros. Assim a central é reprogramada automaticamente.

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