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  1. #1
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    Pneus: Até quanto posso mudar o tamanho?

    Galera, uma dúvida que tenho...

    se meu carro vem com pneu original 205/70 r15, como faço pra saber até que medidas posso colocar?

    sei que tem q ser o mesmo aro... r15...

    agora, por exemplo, eu poderia colocar um 215/75 por ex?

    o motivo é que num gostei muito dos pneus pirelli scorpion ATR que é original na minha strada adventure (gastam MUITO rapido), e num encontro muitas opções na medida original!

    To querendo colocar nela os pneus BFGoodrich All Terrain T/A KO mas a menor medida que tem pra r15 é 215/75... será que fica muito grande?

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  3. #2
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    só vai mudar a largura
    basicamente nao vai ter problema
    o bom é sempre testar ao vivo pra se ver se fica feio esteticamente

  4. #3
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    velocimetro, hodometros e computador de bordo passam a mostrar informações menos precisas também.

  5. #4
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    Pode aumentar um pouco o consumo

  6. #5
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    Em regra o importante é manter ou ficar próximo da circunferência original, para não ter problemas. (recalibração de velocimetro, encurtar/alongar relação, etc).

    Portanto mantendo a circunfêrencia não importa como vai mexer no conjunto, se aumentar o aro por consequencia deve-se diminuir o perfil do pneu. A restrição de alterar o aro é mais fisica, pois implica em alguns casos em uso de anel adaptador e pode sobrecarregar a suspensão tendo em vista que os pneus de perfil mais baixo absorvem menos os impactos.

    Obs: Se o veiculo possuir sistemas ABS é importante que a circunfrência de todas as rodas sejam iguais. Ex: se alterar apenas os dianteiros e mativer o traseiro, a velocidade lida pelos sensores do ABS será diferente e pode causar um funcionamento não uniforme numa frenagem.

    Agora vamos ao exmplo que voce citou de troca:

    Supondo que seu carro está com 205/70 15 e você vai para o sugerido acima 215/75 15:

    Seu conjunto ficará 5,4% mais rápido, ou seja, quando seu velocímetro marca 100 km/h, você está na verdade a 105,4 km/h

    Obs: para quem desejar entender o calculo e fazer em calculadora direto basta lembrar da formula do perímetro da circuferência 2 * pi * R
    Ex:
    205/70 15

    perfil do pneu = 205mm * 0,7 = 143,5mm
    diametro da roda = 15" * 25,4mm = 381mm
    diametro total = 2 x perfil + roda = 234 + 381 = 668mm
    raio do conjunto = diametro total / 2 = 668 / 2 = 334 mm
    perimetro da roda = 2 * pi * R = 6,2832 * 334 = 2098,5 mm (arredondando 2099mm)

    215/75 15

    perfil do pneu = 215mm * 0,75 = 161,25mm
    diametro da roda = 15" * 25,4mm = 381mm
    diametro total = 2 x perfil + roda = 322,5 + 381 = 703.5mm (arredondando 704mm)
    raio do conjunto = diametro total / 2 = 704 / 2 = 352 mm
    perimetro da roda = 2 * pi * R = 6,2832 * 352 = 2211,68 (arredondando 2212mm)

    diferença de perimetros - 2099 - 2212 = 113mm (para mais em relação ao original)
    % de aumento em relação ao original = 113 / 2099 = 0,0538 o que dá 5,4% a mais

    Daí deduz-se que se não foram alteradas as relações, haverá um incremento de 5.4% na velocidade marcada.

    Como fazer essa conta toda na mão da muito trabalho, segue aqui links onde basta voce entrar com a medida original e a desejada que ele te mostra o resultado:
    http://www.zetecclub.com/dicas_rodas_pneus.asp#result
    http://www.pneus-online.pt/equivalen...conselhos.html

  7. #6
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    opa, nem percebi q vc tinha mudado o perfil tb
    provavelmente vai ficar balao nesse perfil novo

  8. #7
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    seu pneu vai aumentar o diametro total, o que dá impressão de "alongamento de marchas", como se desse mais final...

  9. #8
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    e a largura? pode aumentar a vontade que num da nada?

  10. #9
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    Citação Citando Arnaldo Rampado Ver mensagem
    e a largura? pode aumentar a vontade que num da nada?
    aumenta o arrasto... o que pode prejudicar um pouco a velocidade final, porém ajuda um pouco em curvas, pois tem mais pneu pra"dobrar"numa curva

  11. #10
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    Esses Scorpion ATR são bem medianos mesmo... duram muito pouco.
    Mas pelo menos têm bom grip no molhado, e tbm no cascalho...

    O problema é que essa medida original na Strada Adv. já está bem próximo do limite.
    Eu não arriscaria algo maior não, pra não correr o risco de raspá-los...

    Sobre outros pneus, dá uma olhada nesse modelo aqui:

    Dunlop Grandtrek AT3

    http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=28

    Pneu de uso misto, bom, bonito e barato!



    Tem outras opções boas tbm de pneus AT com tais medidas:

    Hankook Dynapro AT RF08


    Nexen Roadian AT


    Bridgestone Dueler A/T


    Eu usei esse programinha aqui pra calcular as diferenças nas medidas dos pneus, diferença no hodômetro, etc, quando fui comprar os pneus da minha caminhonete:
    http://cat.cc/tiresize.htm

  12. #11
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    Citação Citando Dòlggan Ver mensagem
    Esses Scorpion ATR são bem medianos mesmo... duram muito pouco.
    Mas pelo menos têm bom grip no molhado, e tbm no cascalho...
    Sim... o grip deles na terra/lama é excelente... na terra molhada ja cheguei a andar a 90~100km/h um trecho grande e foi de boa... mas em compensação, no asfalto seco são ruins de arranque...

    e gastam muito rapido...

    eu tava afim de colocar BFGoodrich AllTerrain pq todos que eu conheço que tem ou ja tiveram esse pneu falam bem demais dele!

    mas ele parou de ser fabricado na medida exata da strada

    anyway, muito obrigado pelas dicas... vc sabe se algum desses que vc citou tem a opção de vir em letras brancas?

    curto d+ pneu chamativo!

  13. #12
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    O BFGoodrich AT é um puta pneu mesmo!
    Meu sonho de consumo... queria tê-los colocados na minha caminhonete mas da medida que estava comprando (31/10.5/R15) custava R$900 cada...

    Pq vc não leva o carro numa loja onde venda dele e pede (paga) pra o pessoal testar em uma das rodas da frente pra ver como fica?
    Dae vc esterça o volante todo para os 2 lados e vê se não raspa em algum lugar.
    Se passar nesse teste vc compra os pneus.

    Sobre as letras brancas dos pneus que postei:









    Ah! Achei esse aqui tbm com uma medida interessante:

    Nexen Roadian A/T RV - 225/70R15

    http://www.pneusfacil.com.br/pneu_pe...p?tire_id=2391

  14. #13
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    curti esse 225... aparencia agressiva e largão... mas será q essa marca nexen presta?

    e dunlop pra mim era marca de artigos de tenis de mesa rs...

    Aqui no brasil os BFGoodrich são caros mesmo... eu to querendo ir buscar no paraguai, por isso tenho que ir meio que sabendo bem o que eu quero!

  15. #14
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    Eu to com medo de marcas atualmente... eu achava que pirelli era top... agora que to usando, num curti...

  16. #15
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    Citação Citando Arnaldo Rampado Ver mensagem
    e dunlop pra mim era marca de artigos de tenis de mesa rs...

    hahaha porra velho, Dunlop é umas das marcas de pneus mais tradicionais que existem, inclusive associada a competições e carros de alta performance...



    Não sei te dizer sobre a durabilidade do Grandtrek AT3, mas um colega meu colocou-os na Pajero dele e está bem satisfeito.


    Mas já que vc vai ao PY, veja outros modelos por lá, e aí o BF passa a valer a pena ainda mais...

  17. #16
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    Citação Citando MauricioRJ Ver mensagem
    perfil do pneu = 205mm * 0,7 = 143,5mm
    diametro da roda = 15" * 25,4mm = 381mm
    diametro total = 2 x perfil + roda = 234 + 381 = 668mm
    2 x 143,5 = 287mm
    nao 234

  18. #17
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    Citação Citando Arnaldo Rampado Ver mensagem

    e dunlop pra mim era marca de artigos de tenis de mesa rs...
    na verdade é ao contrario
    dunlop é marca de pneu q faz várias coisas
    eu tinha uma jaqueta animal da dunlop que dei pro meu pai


    Citação Citando Arnaldo Rampado Ver mensagem
    Eu to com medo de marcas atualmente... eu achava que pirelli era top... agora que to usando, num curti...
    eu acho pirelli marca bem vagabunda
    apesar de segurar legal se dirigir normalmente
    pirelli é +- até pra bicicleta, sao os mais baratos

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