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  1. #1
    Membro Avatar de eyamamoto
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    Líquido de Arrefecimento - Especificação do manual

    Preciso realizar uma revisão no sistema de arrefecimento do meu fiesta street 02/02(Zetec Rocam 1.0).

    Procurando no manual qual o aditivo do radiador adequado, deparo-me com a seguinte informação:
    4 portas
    Utilize uma mistura de 50% de água e 50% de líquido de arrefecimento à
    base de etilenoglicol, que obedeça à especificação Ford WSS-M97B51-A1
    .
    Caso necessário, encha até a marca MÁX., com o motor frio. O líquido
    de arrefecimento expande-se com o motor quente e pode ultrapassar a
    marca MÁX.
    estou procurando o mesmo, mas não achei nenhuma informação relacionada à especificação destacada.

    COmprei um havoline com especificação diferente Ford (WSS-M97B44-C / ESD-M99B166-C) de cor laranja achando que era a mesma mas consegui me confundir


    Não sei se a diferença na especificação pode danificar ou deteriorar o sistema.

    Alguém ai sabe quais as diferenças ou onde posso encontrar o que segue as especificações ? Ou é bobagem me preocupar com isso ? Sei que óleo errado é problema, mas dificilmente falam das especificações do aditivo de arrefecimento.

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  3. #2
    Membro Avatar de dark_elf
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    Cara, a única preocupação você deve ter com o sistema de arrefecimento é fazer a troca total anualmente e utilizar um bom aditivo na proporção especificada no manual.

    Esse da Havoline é um bom produto. Só não vá misturar com o que já está no sistema do seu carro.

    Trocando totalmente, não há qualquer problema em utilizar esse que você comprou.
    Última edição por dark_elf : 23-01-2012 às 15:57

  4. #3
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    negocio é nao usar marca porcaria, e usar sempre na proporção 50% aditivo concentrado + 50% agua (pode ser agua da chuva).

    Eu uso aditivo RVCOOL



    recomendo.


    Esse texaco aí, pode usar tranquilo.

  5. #4
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    Cara, tem dois tipos de aditivos, os inorgânicos verdes, e os roxos - rosas -purpuro, que são orgânico. Normalmente os orgânicos são para carros mais novos e são mais caros. Acho que o teu é do tipo verde, mas tem que confirmar, senão dá problema no radiador mesmo.

  6. #5
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    Consegui encontrar as diferenças entre esse que eu comprei (laranja) e o que deveria ter comprado(amarelo):
    * Yellow-colored Motorcraft Premium Gold Engine Coolant, meeting Ford specification WSS-M97B51-A1.
    * Green-colored Motorcraft Premium Engine Coolant, meeting Ford specification ESE-M97B44-A.
    * Orange-colored Motorcraft Specialty Orange Engine Coolant, meeting Ford specification WSS-M97B44-D.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...qual-usar.html

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Melhor eu trocar ou comprar outro com a especificação correta. Esse laranja deve ferrar com o radiador aos poucos, se tal especificação existe, melhor seguir para evitar problemas.

  7. #6
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    engraçado, que o teu carro tem motor de ferro, cabeçote de aluminio e o radiador é de aluminio.

    Teoricamente, o correto seria usar o aditivo orgânico (esse mesmo que tu comprou).

    O que eu indiquei, apesar de ser o que tu queres comprar, na minha interpretação está errado.

    E olha, que o cara que me vendeu o RVCOOL azul, olhou num manual lá, e disse ser esse o correto para o meu carro (mondeo zetec 2.0)

    Motor também, de ferro, cabeçote aluminio e radiador de aluminio.


    e agora josé ?

    hahahha

  8. #7
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    Citação Citando Alpha Ver mensagem
    engraçado, que o teu carro tem motor de ferro, cabeçote de aluminio e o radiador é de aluminio.

    Teoricamente, o correto seria usar o aditivo orgânico (esse mesmo que tu comprou).

    O que eu indiquei, apesar de ser o que tu queres comprar, na minha interpretação está errado.

    E olha, que o cara que me vendeu o RVCOOL azul, olhou num manual lá, e disse ser esse o correto para o meu carro (mondeo zetec 2.0)

    Motor também, de ferro, cabeçote aluminio e radiador de aluminio.


    e agora josé ?

    hahahha
    é, eu fiquei meio confuso, sei que o bloco do zr é de ferro, mas tinha dúvidas do cabeçote e do radiador. penso em seguir a especificação mas se for desse jeito fica complicado. Dependendo do caso, fica esse mesmo, melhor do que ficar só na água

    Bom, só segunda que vem vou poder levar o carro no mecânico pra poder limpar todo o sistema, avaliar a válvula termostática e ver se não tem nenhum vazamento. Dai pergunto vejo com ele se tem algum problema. Acho que nem sabem dessas especificações, mas tudo bem

  9. #8
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    Qualquer um ta bom rapá
    Eu to usando só água e não da problem

    O negócio é aspirar todo líquido que restar, limpar bem, desentupir as mangueiras e jogar um meio a meio

  10. #9
    Membro Avatar de Alpha
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    Citação Citando eyamamoto Ver mensagem
    é, eu fiquei meio confuso, sei que o bloco do zr é de ferro, mas tinha dúvidas do cabeçote e do radiador. penso em seguir a especificação mas se for desse jeito fica complicado. Dependendo do caso, fica esse mesmo, melhor do que ficar só na água

    Bom, só segunda que vem vou poder levar o carro no mecânico pra poder limpar todo o sistema, avaliar a válvula termostática e ver se não tem nenhum vazamento. Dai pergunto vejo com ele se tem algum problema. Acho que nem sabem dessas especificações, mas tudo bem
    tá só agua no teu ? ou tem algum liquido ?

    se já tiver, coloca um da mesma cor.

    VT vale a pena trocar, ja que tu vai abrir tudo. Aconselho a usar a original da ford. A mte é um lixo; e a diferença de preço é irrisória.

    Se for na css, compra o aditivo lá... aí nao tem erro.

    flw

  11. #10
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    O que vem original nos Fords é vermelho/rosa...pela descrição, deve ser orgânico.

  12. #11
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    Citação Citando Alpha Ver mensagem
    tá só agua no teu ? ou tem algum liquido ?
    só água e vai completar 1 ano

    Geralmente só precisa trocar a válvula termostática ou também a carcaça ? A válvula sozinha custa uns 50/60 reais pelo que andei pesquisando.

  13. #12
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    Citação Citando eyamamoto Ver mensagem
    só água e vai completar 1 ano

    Geralmente só precisa trocar a válvula termostática ou também a carcaça ? A válvula sozinha custa uns 50/60 reais pelo que andei pesquisando.
    nessa faixa de preço aí mesmo, mas use a original.

    A carcaça, se for a original ainda, eu já trocaria; Já vi vários zetecs vazarem toda agua por ali e dar zica no motor (inclusive o meu).

    Não sei pro teu carro, mas pra mondeo existe uma carcaça paralela, que é de aluminio, acho que tem também pro teu carro (original é de plastico). A de aluminio nunca mais estraga.

    flw

  14. #13
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    Citação Citando eyamamoto Ver mensagem
    só água e vai completar 1 ano

  15. #14
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    tem que trocar todo o ano o liquido.. no maximo na pior das hipoteses a cada 2 anos.

  16. #15
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    Não sei de onde vcs tiraram essa informação de que precisa trocar o líquido do sistema de arrefecimento todo ano, talvez isso valha apenas quando vc esgota o líquido original e utiliza os fluídos verdes.

    Os vermelhos originais são "long life", duram 5 anos ou 150.000km (segundo o manual).

    É interessante verificar periodicamente o nível do fluído, mas a troca anual eu particularmente nunca vi e não recomendo.

  17. #16
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    Citação Citando gustavo25 Ver mensagem
    Não sei de onde vcs tiraram essa informação de que precisa trocar o líquido do sistema de arrefecimento todo ano, talvez isso valha apenas quando vc esgota o líquido original e utiliza os fluídos verdes.

    Os vermelhos originais são "long life", duram 5 anos ou 150.000km (segundo o manual).

    É interessante verificar periodicamente o nível do fluído, mas a troca anual eu particularmente nunca vi e não recomendo.
    isso vale pra quando se usa agua "desmineralizada". Não me recordo do nome em específico, mas nesses casos, aí sim, dura 5 anos tranquilo.

    Problema é que pessoal usa fluido + agua de torneira (ou chuva, como eu mencionei antes), aí o correto é trocar a cada 2 anos.

    E tudo depende da especificação do manual do carro, a maioria manda trocar a cada 2 anos, no máximo.

    flw

  18. #17
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    ae troquei as bagaça

    3 litros do havoline = 50,00
    válvula termostática mt-thomson = 65
    mão de obra = 80

    Saiu sujeira pra caramba. Depois vou tirar uma foto da v.t, além de travada furaram ela toda pra água passar

    Só que ficou bem acima do limite máx no reservatório (que eu deveria ter comprado, mas esqueci) mas deveria estar quente. Amanhã vou ver se está tudo ok.

    edit, e quanto a especificação wss m37d4-f#ckbund4etc.. falaram que era especificação da ford apenas e ninguém sabia exatamente qual fluido adicionar, falaram que radiex é bom, ofereceram paraflu e etc na autopeças.

    Logo peguei o havoline mesmo, já tinha comprado 1 litro (fiesta tem 6 litros no sistema de arrefecimento ).
    Última edição por eyamamoto : 10-02-2012 às 16:39

  19. #18
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    Você fez a limpeza com aquelas máquinas?
    Quando eu fiz no meu antigo Focus, saiu muita água com ferrugem.
    Fizemos a limpeza com o carro desligado e também com o carro ligado + ar quente acionado.

    Uma semana depois de ter feito a limpeza, a água do reservatório já estava com a cor de ferrugem...

  20. #19
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    Citação Citando -YokasHi- Ver mensagem

    Uma semana depois de ter feito a limpeza, a água do reservatório já estava com a cor de ferrugem...
    isso q eu ia falar
    é dificil limpar legal, porisso acho besteira gastar com fluido caro
    cara paga caro depois contamina com agua de ferrugem

    por coincidencia to trocando agua do meu tbem

    arranquei uma mangueira do radiador e no reservatorio deixei colocando com uma mangueira dagua
    entra agua limpa no reservatorio e sai a suja pela mangueira q soltei

    mesmo assim vou circular com o carro alguns dias com agua pura, fazer o procedimento acima de novo
    ai sim pra depois colocar definitivo com a mistura agua+fluido

  21. #20
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    Citação Citando -YokasHi- Ver mensagem
    Uma semana depois de ter feito a limpeza, a água do reservatório já estava com a cor de ferrugem...
    no caso, tem que drenar a água, adicionar água limpa, depois deixar o carro ligado até a válvula termostática abrir e liberar a sujeira de dentro do bloco, drenar a água, depois repetir o processo até a v.t abrir e sair água limpa.

    Como a minha v.t estava furada e travada (e é a motorcraft original do carro LOL) provavelmente a sujeira foi embora livremente.

  22. #21
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    vc olhou o reservatorio?

    q cor ta?

  23. #22
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    o meu quando levo na concessionaria volta com liquido vermelho
    e na oficina de costume volta com liquido verde.. dai todo ano revezo 1 de cada cor pra nao enjoar sempre da mesma cor.

  24. #23
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    Fluido do radiador deve ser sempre do mesmo tipo. E o mais importante é a agua. Tem de ser desmineralizada no mínimo. Nao adianta usar aditivo com agua da torneira ou da chuva que é oque fazem nas CC.

    Por isso ka+fiesta+ecosport depois da primeira troca do fluido nas CC, em 1 mes, fica enferrujado. Elas usam concentrado, porque é mais barato, e misturam com agua da torneira.

    O problema dessas "limpezas do sistema de arrefecimento" é que precisa circular a agua com a valvula termostatica aberta. 50% da agua fica no bloco e seria necessario ao menos 6 ciclos para ter um grau de limpeza satisfatorio. Entao trava a valvula ou arranca as mangueiras e insere agua por um lado e deixa escoar por outro.
    Última edição por NovoRei : 10-02-2012 às 18:20

  25. #24
    Membro Avatar de eyamamoto
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    Citação Citando Olokobicho Ver mensagem
    vc olhou o reservatorio?

    q cor ta?
    ta feio, mas esqueci de comprar um novo, mas da pra ver o fluido.

    O importante agora é eu ficar esperto pra perceber vazamentos pois vai saber como esse sistema era tratado antes... com a válvula fudida daquele jeito...

  26. #25
    Membro Avatar de Olokobicho
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    essa agua desmineralizada é a mesma q vai na bateria?

    baratinho, paguei 1,60 o litro

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