+ Responder Tópico
Like Tree6
  • 1 Por ManoMetal
  • 1 Por XOTISNEGUER
  • 1 Por gustavo25
  • 1 Por XOTISNEGUER
  • 1 Por ManoMetal
  1. #1
    Bob Sacamano
    Visitante

    Alguem conhece esse aditivo de radiador?

    Galera, hoje fui trocar o oleo e aproveitei para fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento do carro, porem na hora de colocar o aditivo, na oficina em que eu levei, que abriu recentemente perto de casa, só tinha um tal de aditivo GITANES, e o cara me falou que não tinha aquela maquininha para testar a % de aditivo no sistema. Acabou que estou meio com a pulga atras da orelha com esse aditivo, nunca tinha ouvido falar, e até para achar a foto dele no google para postar aqui foi dificil, aliado ao fato do cara não ter o equipamento de teste, to achando que essa porra é agua com corante.

    Alguem ja usou esse aditivo:?


  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    2.038
    Verdinhas
    618

    O site dessa marca parece que foi feito em 1998 kk

    Mas não é por isso que o produto seja ruim...

    Seu bloco é de ferro ou aluminio? se é de ferro eu não arriscaria... compraria algum aditivo reconhecido

    PS: troca de oficina... quer dizer que quando você faz revisão nessa oficina os caras não verificam o % de aditivo, tá errado isso ai.

  4. #3
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores precisam odiar!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    28.362
    Blogs
    1
    Verdinhas
    6627

    Não é só drenar toda a água do motor. Preparar uma mistura de água e aditivo num balde respeitando a proporção indicada pelo fabricante e mandar bala?

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    2.038
    Verdinhas
    618

    Citação Citando ZCC Ver mensagem
    Não é só drenar toda a água do motor. Preparar uma mistura de água e aditivo num balde respeitando a proporção indicada pelo fabricante e mandar bala?

    Tem aditivo que é pura água (placebo), o inmetro flagrou o Radiex nessa.

    Na página 6 tem os que estão na norma

    http://www.youblisher.com/p/693070-T...para-radiador/

    Na 11 tem a principal função, de anti corrosivo...

    Alguém consegue explicar essa tabela? não consegui entender os valores negativos
    as chapas ganharam massa? como se o aditivo criasse uma camada no metal dando uma proteção? ou o q?


    Ai podemos saber o melhor aditivo para cada tipo de motor (de ferro ou alumínio)

  6. #5
    Membro Avatar de XOTISNEGUER
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    OVER 9000 NG/DL
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    19.890
    Verdinhas
    4245

    Citação Citando ManoMetal Ver mensagem
    Tem aditivo que é pura água (placebo), o inmetro flagrou o Radiex nessa.

    Na página 6 tem os que estão na norma

    http://www.youblisher.com/p/693070-T...para-radiador/

    Na 11 tem a principal função, de anti corrosivo...

    Alguém consegue explicar essa tabela? não consegui entender os valores negativos
    as chapas ganharam massa? como se o aditivo criasse uma camada no metal dando uma proteção? ou o q?


    Ai podemos saber o melhor aditivo para cada tipo de motor (de ferro ou alumínio)
    bom saber, isso devia ser fixo eterno pra sempre essa sua mensagem, na capa do forum de carros. importante pacas! valeu!

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    2.038
    Verdinhas
    618

    Citação Citando XOTISNEGUER Ver mensagem
    bom saber, isso devia ser fixo eterno pra sempre essa sua mensagem, na capa do forum de carros. importante pacas! valeu!
    hehe, a maioria dos mecânicos usa o Paraflu (hoje Coolant FL Do BRASIL / Petronas).

    Pelo teste do inmetro o VALEO parece muito bom também.

  8. #7
    Membro Avatar de XOTISNEGUER
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    OVER 9000 NG/DL
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    19.890
    Verdinhas
    4245

    Citação Citando ManoMetal Ver mensagem
    hehe, a maioria dos mecânicos usa o Paraflu (hoje Coolant FL Do BRASIL / Petronas).

    Pelo teste do inmetro o VALEO parece muito bom também.
    usei os 2. petronas coolant e valeo

    o petronas coolant é 10 vezes melhor, principalmente em durabilidade

    com o valeo nao da 3 meses o liquido se transforma em agua pura e fica quase totalmente transparente parecendo que foi colocado só agua pura. com o petronas a consistencia do liquido (agua e aditivo) continua a mesma, a tonalidade da cor até agora não mudou e faz quase 1 ano que troquei.
    Última edição por XOTISNEGUER : 15-09-2013 às 23:50

  9. #8
    Membro Avatar de jcouves
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2011
    Mensagens
    5.123
    Verdinhas
    8927

    Citação Citando ManoMetal Ver mensagem
    Tem aditivo que é pura água (placebo), o inmetro flagrou o Radiex nessa.

    Na página 6 tem os que estão na norma
    Virge, tem um tal de maxflu que é 86% água!
    O legal dele é que dá para colocar direto no radiador, sem adicionar água

  10. #9
    Membro Avatar de Al-Muhajir
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2012
    Mensagens
    2.153
    Verdinhas
    1191

    Uma dúvida, se eu não misturar o aditivo, só fazer a drenagem e colocar tudo. Tem como corroer as juntas?

  11. #10
    Membro Avatar de XOTISNEGUER
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    OVER 9000 NG/DL
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    19.890
    Verdinhas
    4245

    Citação Citando Al-Muhajir Ver mensagem
    Uma dúvida, se eu não misturar o aditivo, só fazer a drenagem e colocar tudo. Tem como corroer as juntas?
    se deixar só agua pura sem nada de aditivo voce estará fudido.

    vai enferrujar/oxidar/corroer e obviamente vai virar vapor a 100 graus celsius ao passo que com aditivo só entra em ebulição acima de 170 graus celcius. se voce mora em lugar frio, vai congelar, ao passo que se estiver com aditivo, precisa de -40 graus pra congelar.

    sugiro voce procurar videos do adg de quando ele abre um motor que estava sem aditivo que o motorista só metia água pra voce ver o arregaço que faz no motor, e obviamente no bolso do dono do carro.

    se fosse só de enfeite, nenhum fabricante jamais recomendaria.

  12. #11
    Membro Avatar de lordmac
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    5.514
    Verdinhas
    2116

    Turma, aditivos não é tudo igual hein?
    Cada aditivo serve para cada tipo de motor, por onde a água passa, se é ferro, alumínio, etc etc. Se usar um aditivo errado para o motor, pode é piorar ao invés de ajudar.

    Citação Citando XOTISNEGUER Ver mensagem
    usei os 2. petronas coolant e valeo
    Não faz isso, Marea tem que andar com Paraflu, a não ser que os 2 aí sejam identicos ao Paraflu.

    Motivos acima.


    Abss!

  13. #12
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    11.919
    Verdinhas
    1928

    Citação Citando Al-Muhajir Ver mensagem
    Uma dúvida, se eu não misturar o aditivo, só fazer a drenagem e colocar tudo. Tem como corroer as juntas?
    Sistema de arrefecimento sem aditivo = você tá fudido! / Vai gastar muito dinheiro! / Vai fuder com o carro! / "Coloque uma frase de você se fodendo aqui".

    Entendeu?

  14. #13
    Membro Avatar de Al-Muhajir
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2012
    Mensagens
    2.153
    Verdinhas
    1191

    @Bob Sacamano foi mal cara..

    mas a minha pergunta tinha sido ao contrário hehehe.. se colocar tudo de aditivo, sem misturar nada de água, quais seriam os problemas? será que corrói alguma coisa?

  15. #14
    Membro Avatar de gustavo25
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Highway to Hell
    Registro
    Jan 2008
    Mensagens
    10.246
    Verdinhas
    5450

    Citação Citando Al-Muhajir Ver mensagem
    se colocar tudo de aditivo, sem misturar nada de água, quais seriam os problemas? será que corrói alguma coisa?
    existem aditivos que vem prontos para uso, não precisa acrescentar água

    sobre a dúvida do tópico: nunca ouvi falar dessa marca de aditivo

  16. #15
    Membro Avatar de XOTISNEGUER
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    OVER 9000 NG/DL
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    19.890
    Verdinhas
    4245

    Citação Citando lordmac Ver mensagem
    Turma, aditivos não é tudo igual hein?
    Cada aditivo serve para cada tipo de motor, por onde a água passa, se é ferro, alumínio, etc etc. Se usar um aditivo errado para o motor, pode é piorar ao invés de ajudar.



    Não faz isso, Marea tem que andar com Paraflu, a não ser que os 2 aí sejam identicos ao Paraflu.

    Motivos acima.


    Abss!
    usei só uma vez porque não achei pra vender. daí foi o valeo mesmo que com o tempo se transforma em água pura hahahaha

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    2.038
    Verdinhas
    618

    Citação Citando lordmac Ver mensagem
    Turma, aditivos não é tudo igual hein?
    Cada aditivo serve para cada tipo de motor, por onde a água passa, se é ferro, alumínio, etc etc. Se usar um aditivo errado para o motor, pode é piorar ao invés de ajudar.
    na verdade é tudo parecido sim, não existe aditivo especifico para motor de aluminio ou de ferro, esses aditivos são para várias ligas, basta ver o teste do inmetro (aluminio, aço, ferro fundido, solda etc)

    A maioria dos originais (ac delco, motorcraft) são fabricados pela Tirreno

    http://www.tirreno.com.br/


    O ADG recomenda o Coolant (antigo paraflu) em veículos que pedem aditivo inorgânico (R$17/l) e o Delphi orgânico em carros que pedem aditivo orgânico (R$20/l)

    O Coolant orgânico é muito caro (R$37/l)
    Última edição por ManoMetal : 16-09-2013 às 17:54

  18. #17
    Membro Avatar de lordmac
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    5.514
    Verdinhas
    2116

    Citação Citando ManoMetal Ver mensagem
    na verdade é tudo parecido sim, não existe aditivo especifico para motor de aluminio ou de ferro, esses aditivos são para várias ligas, basta ver o teste do inmetro (aluminio, aço, ferro fundido, solda etc)
    Bom, eu sempre ouvi dizer que há variações.

    Tambem compro ja o diluído na quantidade correta quando vou fazer limpeza de arrefecimento.

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    2.038
    Verdinhas
    618

    Citação Citando lordmac Ver mensagem
    Bom, eu sempre ouvi dizer que há variações.

    Tambem compro ja o diluído na quantidade correta quando vou fazer limpeza de arrefecimento.
    a variação é se ele é orgânico ou inorgânico...
    todos eles tem a mesma base (etilenoglicol)

    O do New Civic da honda é igual o da Visconde (fabrica radiadores e esses aditivos)

    A diferença é que na honda vc paga 60~70 em 3,785 litros ou perto de R$17 o litro (diluido)

    O preço do Visconde? R$8,11 o litro, diluído, menos da metade.

    https://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=12227

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões