+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Tutorial - FINAL - de configuração do epsxe.

    Originalmente postado na EmuNews. Mais tutoriais, clique aqui

    Configuração do ePSXe e Configuração de Plugins
    Versão 1.0
    Autor: Mago (depois de Spider)

    Público Alvo: Usuários em nível médio em emulação, que já saibam utilizar emuladores e tenham algum domínio no vocabulário de emulação.

    Descrição: Este tutorial irá ensinar como configurar e para que servem as opções do plugin do Pete, o mais famoso e o melhor em se tratando de plugins para placas de vídeo GeForce e Radeons. O objetivo é tirar o melhor proveito do seu emulador para fazer o seu jogo de Playstation rodar da melhor forma possível, melhor até que o próprio videogame. Serão abordados outros temas de configuração que não só plugins de vídeo.

    Caso tenha alguma dúvida em relação a algum termo utilizado neste tutorial, por favor, visite o nosso glossário criado por sopa, caso a palavra não existir lá é só pedir explicações dela e ela será adicionada. Para visitar o glossário, clique aqui.

    Preparação:

    - O primeiro passo é baixar o emulador. Para pegar a última versão do ePSXe, clique aqui.

    - Você irá precisar também da BIOS de Playstation. A BIOS é necessária para a maioria dos emuladores. No caso do playstation, existem diversas BIOS. Algumas podem ser compatíveis com determinados jogos e outros não, o melhor é ter várias, mas a mais compatível é a SCPH1001 que pode ser baixada, clicando aqui. Você pode baixar outras BIOS na seção Playstation de Downloads de Emuladores, clique aqui

    - Por último iremos baixar o plugin do Pete para Vídeo. Existem basicamente quatro tipos diferentes de plugins para playstation. Três para a emulação do sistema, um de vídeo, outro de som e outro de cd-rom. Um último que pode ser utilizado é o plugin de netplay, que permite jogos via internet e este não será abordado neste tutorial. Para baixar o plugin do pete em sua última versão, clique aqui. Os outros plugins já vem junto com o emulador, e são bons o suficiente, caso não haja algum problema ou no caso de uma placa de som específica.

    Depois de tudo copiado, descompacte tudo. Colocando os plugins na pasta "plugin" e e a(s) bios na pasta "bios" do emulador.

    Sendo a primeira vez que você abre o emulador, ele irá lhe guiar por uma configuração. Embora você possa modificar suas configurações posteriormente, seria interessante já prepara-lo corretamente desde agora.


    Em "Welcome to the ePSXe config Setup" clique em "Config >>>"

    Caso não seja a primeira vez que você roda o epsxe, mas quer acompanhar pelo Wizard Guide, clique em "Config" e "Wizard Guide"

    Agora você deverá escolher a BIOS. Caso não apareça nenhum arquivo é por que você não inseriu corretametne o arquivo de BIOS no diretório BIOS do emulador epsxe. Escolha a sua bios preferida (recomendamos a SCPH1001 (US)) e clique em "Next"

    Agora, você deverá escolher o plugin que melhor se adequa ao seu hardware. Recomendamos o "Pete's OpenGL" para a as placas GeForce e o "D3D" (Direct3D) para as placas Radeon. Caso você possua outras placas mais antigas, talvez seja interessante utilizar outros tipos de plugins que se adequem melhor. Um futuro tutorial poderá esmiuçar as propriedades de todos os plugins, mas não este.


    Depois de escolhido o plugin de video clique em config

    Assim que você clicar, você receberá uma imagem parecida com esta:


    A divisão por segmentos foi feita para um melhore entendimento de cada seção.

    Antes de começarmos vale uma ressalva. Nenhum computador é igual ao outro, assim como nenhum jogo é igual ao outro. Alguns computadores podem rodar jogos pesadíssimos sem problemas algum, enquanto outras máquinas já mais antigas irão engasgar ao sinal de qualquer efeito 3D mais evoluído. Portanto, este tutorial que se segue pretende ensinar cada detalhe da configuração de vídeo para que você possa, dependendo do seu computador fazer a melhor opção. De nada adiantaria aqui uma receita pronta para um computador Pentium IV com Radeon 9800, se a sua máquina é um celeron com uma GeForce 2 MX. Da mesma forma existem jogos que requerem configurações especiais para serem rodados, por isto recomendamos que você estude este tutorial, aprenda-o e vá testando e modificando a configuração dependendo da máquina e jogo que você pretende rodar. E agora ao tutorial

    Vamos por Partes:

    Seção 1 - Resulution & Colors

    Aqui você poderá configurar:

    Modo TelaCheia/Janela

    Fullscreen mode - Toda vez que você roda-lo irá automaticamente para tela cheia)
    Window mode - Toda vez que você roda-lo irá automaticamente para uma janela.

    Você também poderá alterar de um modo ao outro apertando Alt+Enter com o jogo iniciado.

    Resolução.
    Desktop resolution: - É a resolução que você irá roda-lo, caso tenha escolhido o FullScreen mode ou alterne para ele. Quanto maior a resolução, mais pesado o emulador irá ficar. Em máquinas lentas, com placas de vídeos antigas, talvez o mais recomendável seja 800x600. Embora 1024x768 seja recomendável.
    Window size: - Será o tamanho caso você tenha optado por "Window Mode" ou tenha alternado para ele. Quanto maior a resoluçaõ, mais pesado irá ficar.

    Color depth:
    16 Bit/32 bit: Isto irá marcar quantas cores você pretende mostrar ao mesmo tempo na tela (16 milhões ou 32 milhões). Para um melhor aproveitamente 32 bit é altamente recomendável embora seja extremamente pesado e não deva ser tentado a não ser a partir de uma GeForce 2 TI.

    Keep psx aspect ratio: Se você deixar isto ticado, independente das configurações que você fizer aqui, ele irá rodar exatamente como o playstation normal. Para um melhor aproveitamento dos recursos do emulador recomenda-se deixa-lo desligado.

    Seção 2 - Textures

    Texture quality: É a qualidade das texturas. Quanto maior, mais velocidade de processamento irá precisar. A penúltima e última opções são as mais recomendadas e quase todas as placas conseguem sobreviver bem a esta opção.

    Texture Filtering: Filtro de texturas, é o que irá realmente melhora-las no seu computador e o que demandará o maior processamento de sua placa de vídeo. As opções 4, 5 e 6 são as mais recomendadas, dependendo de sua placa de vídeo.

    Hi-Res textures: Irá aumentar a resolução das texturas para que elas fiquem em boa qualidade mesmo em telas maiores e evitar o efeito pixelado. A melhor opção é a última.

    Gfx card vram: É a quantidade de memória que a sua placa de vídeo contém. Caso não saiba deixe em autodetect, caso saiba configure-a corretamente.

    Seção 3 - Framerate

    Show FPS display on startup: Mostra os Frames por Segundo (FPS) que o jogo está rodando. O ideal é 60 fps para jogos norte-americanos e japoneses e 50 fps para jogos europeus. É recomendável que você deixe esta opção ticada até conseguir configurar seu emulador corretamente e fazer com que ele rode sem slowdowns (quedas de fps).

    Use FPS limit: Irá limitar os FPS do emulador, para que eles não transbordem a taxa de 60fps. Deixe-o ticado.

    Use Frame skipping: Com esta opção ticada, o emulador irá pular alguns quadros quando não conseguir rodar a 60 fps. É recomendável deixar esta opção desticada, a não ser que o seu hardware seja muito ruim.

    Auto-detect FPS/Frame skipping limit / FPS limit (10-200): Aqui você poderá escolher entre deixar o emulador configurar automaticamente os fps máximos para cada jogo ou faze-lo isso você mesmo. Como você poderá rodar jogos tanto europeus (50 fps) quanto norte-americanos/japoneses (60 fps), recomenda-se deixa-lo no "auto-detect".

    Seção 4 - Compatibility

    É aqui que você deve recorrer primeiramente caso algum jogo não funcione corretamente (videos lentos, sem sombras, sem fundo, etc). Existem alguns jogos que necessitam configurações especiais para eles e outros que podem ter problemas (principalmente de velocidade) caso seja utilizada configuração "alta" demais... Para a maioria dos jogos a configuração perfeita é:

    Off-Screen drawing: 2: Standard - Ok for most games
    Framebuffer textures - 1: Black - Fast but no special effects
    Framebuffer acess:: - 0: Emulated vram - OK for most games
    Alpha MultiPass: - SIM
    Mask bit: - NÃO
    Advanced blending: - NÃO

    Esta configuração irá lhe permetir jogar com perfeição a maioria dos jogos, mas alguns deles irá rodar com alguns problemas de imagem, caso isto aconteça, modifique uma por vez estas opções. Geralmente jogos de RPG necessitam melhores opções que estas, como por exemplo o "Mask bit" SIM.

    Utilizar outros tipos de opções que o jogo não necessite, pode ocasionar velocidade lenta neste jogo em computadores mais lentos e até problemas no andamento normal em alguns casos especiais. Por isto só modifique estas opções caso o jogo em questão esteja realmente pedindo por isto, ou sua máquina seja poderosa o suficiente.

    continua (10.000 caracteres máximos)

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Seção 5 - Misc

    Scanlines: Conhecido do pessoal de arcade, esta opção insere linhas negras entre as linhas de visualização normal. Deixa o emulador mais rápido, mas a imagem fica parecida com a resolução de uma tv grande. Deixe ligado apenas se você estiver rodando este emulador num 286 ou gostar desta opção.

    Line Mode: Poligonos terão maior qualidade. Se sua máquina é boa o suficiente e seus olhos perceptíveis o bastante... deixe sim, senão, não.

    Unfiltered framebuffer update: Só deixe ligado se o seu computador for realmente lento.

    Force 15 bit framebuffer updates: Irá aumentar a sua velocidade no modo 32 bit, diminuindo as cores. Deixe em 16 bit em vez de tentar isto.

    Color Dithering: Caso esteja utilizando 16 bit por falta de hardware, talvez esta opção aumente um pouco a qualidade.

    Screen smoothing: Melhora a qualidade de vídeo. Precisa de uma placa de vídeo boa para isto.

    Screen cushion: Aumenta a velocidade, mas não é necessário.

    Disable Screensaver: Deixe ticado caso você ainda utilize protetor de tela, esta opção não irá inicia-lo no meio de um cg de 10 minutos de um Final Fantasy da vida...

    Seção 6 - Special game fixes
    Alguns jogos precisam de configurações ainda mais específicas para poder roda-los... clique nos três pontos do lado de "Special games fixes" para ter acesso a elas:


    Só habilite alguma opção caso realmente for emular aquele jogo no momento, caso contrário deixe tudo desligado.

    Para funcionar, além da configuração interna, é necessário ativar a opção Special game fixes.

    Seção 7 - Final

    As duas primeiras opções "Fast" e "Nice" são para os apressadinhos que não querem perder tempo. A opção FAST é para computadores realmente muito ruins, e Nice são hoje para um computador médio. Opções refinadas são melhores.

    "Copy settings to clipboard": irá copiar todas suas configurações num texto e salvo no "copiar" do seu computador, para visualiza-lo é só "colar" em um editor de textos quaisquer...

    "Ok" e "cancel" irão salvar ou cancelar sua opção. Clique em ok, depois de configurado corretamente para continuarmos a configuração.

    A próxima opção será a configuração do plugin de som. Só selecione o plugin e clique em "Next"

    Plugin de CD-ROM deve ser escolhido dependendo do seu Sistema Operacional.

    Escolha:

    ePSXe CDR ASPI: para Windows 95/98 e ME.
    ePSXe CDR WNT/W2K: para Windows NT, 2000 e XP.


    A próxima configuração é do seu controle. A qual não há nenhum segredo. Configure com as teclas do teclado (ou de seu joystick) que melhor você se adapta. Rumble só irá funcionar caso você tenha um controle com esta opção devidamente alimentado com força. Depois de configurado, clique em ok e next.

    Antes de começar a jogar, ainda existem alguns pequenos preparativos. Vá em Config > Sound e deixe habilitado as 4 opções


    Só com as 4 opções habilitadas você poderá ouvir músicas em todos os jogos.

    Pronto agora temos tudo configurado.

    Para rodar um cd-rom, clique em FILE > RUN CD-ROM
    Para rodar uma ISO, cliquem em FILE > ISO e selecione o arquivo.

    Atenção! Caso, mesmo depois de ter lido este tutorial ainda assim tenha algum problema com a emulação ou configuração do epsxe, responda este tutorial com a configuração de sua máquina (o máximo de detalhes que puder nos dar, principalmente: processador (velocidade), memória ram (quantidade), placa de vídeo (modelo e memória), o sistema operacional que você está rodando o ePSXe, o(s) jogo(s) que estão com problema, além de qual o problema apresentado. Procuraremos responder a todas as duvidas, na mediada do possível.


    Dragon Warrior VII no epsxe. Introdução do jogo mostrando o "mestre" que está por trás dos personagens...

    by: Mago 30 de Janeiro de 2004.

  4. #3
    Membro Avatar de WolfwooD
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    3.242
    Verdinhas
    27

    xegou a zerar DWVII?

  5. #4
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Originalmente enviada por WolfwooD
    xegou a zerar DWVII?
    nem joguei.

  6. #5
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    899
    Verdinhas
    0

    uhhuhuhu... q tutorial r0x...
    fixem ele...

  7. #6
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Originalmente enviada por Z-Kruspe
    uhhuhuhu... q tutorial r0x...
    fixem ele...
    espera sentadinho... pq de pé...

    anyway, vai estar sempre fixadinho, e bonitinho na página de onde provém...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões