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  1. #1
    Suspenso
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    Minha decepcão c/ Metroid Prime!! O Echos é a mesma coisa?

    Recentemente adquiri um Game Cube e opreimeiro jog oq eu alguei foi o esse jogo, queria alugar o RE4 mas já tava alugado ae optei pelo Metrid q tb era um jog q eu tinah muita vontade de jogar.

    Já tive um GBA-SP e já joguei as duas versões de Metroid p/ ele e adorei o jogo, e juntando c/ o fato de eu tb adorar jogos de FPS, tinha um Hype bem maior c/ esse jogo. Achei os graficos legais e tal, o jogo em si tb é ótimo e num fica devendo nada p/ anteriores, mas minha decepção foi justamente p/ causa dos controles do jogo!

    Poh colocaram controles de um jogo em third person num jogo em first person, ficou horrivel p/ jogar!!! O jogo esta maravilhoso, mas deveriam optar p/ uma das duas coisas: ou faziam em third person ou colocavam um controle funcinal p/ um firts person. Tem horas q da até desespero p/ causa dos controles, principalmente nos chefes!

    Gostaria de saber se o Metrid Schos é assim tb ou a Nintendo arrumo essa cagada nele? Pq se continuar assim vou até joag rele tb mas anu mc/ o mesmo entusiasmo, acho até q vo dexa ele p/ ultimo nas minahs preferencias. Mas se p /acaso isso tiver sido resolvido vou pega-lo o mais rapido possivel pq adoro Metroid!d

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  3. #2
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    Ainda bem que vc tá falando só do controle, pq MP'foi a total conversão dos Metroids 2D pro 3D.

    A primeira vez que eu joguei MP achei tb os controles bem limitados, pudera, preferiria mil vezes ter os controles como em fps de Ps2, no qual vc usa os 2 analógicos ao mesmo tempo, não é perfeito mas dá uma liberdade maior.

    O caso é que com a transição do 2D pro 3D a retro quis manter os controles bem parecidos com o 2D, perceba que é um controle bem padrão Nintendo (usa o controle inteiro e tem o famoso 'lock'). Mais pro final do jogo você vai perceber que algumas coisas seriam impossíveis de serem ultlizadas sem este tipo de controle, como o grappling beam ou a morphing ball (que ultliza muito bem o controle).

    É o caso, não vejo MP como um FPS e sim como um FPA (first person adventure), o jogo tem uma jogablidade que foge aos fps, mas é perfeita para os ambientes e desafios do jogo.

    PS: Antes de ser lançado, Metroid Prime era em 3ª pessoa, tem até um código de GS ou Code breaker que premite que vc jogue neste modo.
    Mudaram de última hora pra primeira pessoa.

  4. #3
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    Eu não tenho GC mas joguei na casa de um colega e achei fenomenal o controle, me adaptei muuuuito rápido a ele.

    Achei o seguinte, se vc pega MP pensando em um HL, Quake, ou qq outro jogo de primeira pessoa, vc vai ter essa impressao mesmo do jogo. Agora se vc pegar MP pensando simplesmente em MP, aí não tem o que errar, é a perfeiçao o jogo

  5. #4
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    eh bem o q o falaram, de inicio vc apanha um pouco dos controles, mas depois que acostuma fica mto bom.

    O controle no echoes eh o mesmo, tenho aki soh nao joguei mto ainda ;]

  6. #5
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    Originalmente enviada por insect-by
    eh bem o q o falaram, de inicio vc apanha um pouco dos controles, mas depois que acostuma fica mto bom.

    O controle no echoes eh o mesmo, tenho aki soh nao joguei mto ainda ;]
    ehhe bom saber disso insect

  7. #6
    Suspenso
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    Bom até onde eu joguei já comecei a em acostumar c/ esses controles. Mas ainda acho q seria melhor se usasse as dua alvancas como os demais jogos c/ este tipo de visão. Num impoprta se é um FPS ou um FPA, naum vejo oq nau mpoderai ser feito se fosse assim, muito pelo contrario vc teria até uma opção maior de movimentos, o lock poderai muito bem ser mantido, mas o freelokk p/ andar pelo menos já seria de grande ajuda, odeio ficar andando sempre reto q nem um robô, gosto de poder olhar ao redos em qt me movo, esse tipo de coisa entende!

  8. #7
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    É aquela coisa, se não tiver alvo pra dar lock, o botão não vira strafe???? é a mesma coisa.

    É que o povo nunca jogou Doom, Duke3d, Hexen, etc.. então quando pega esse tipo de movimentação sofre

  9. #8
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    detestei no inicio...mas depois de algumas horas (por teimosia) me acostumei...o jogo é otimo... (PS: Titulo polemico, ja ia da um escraxo, hahahah)...

  10. #9
    Suspenso
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    Originalmente enviada por pita
    É aquela coisa, se não tiver alvo pra dar lock, o botão não vira strafe???? é a mesma coisa.

    É que o povo nunca jogou Doom, Duke3d, Hexen, etc.. então quando pega esse tipo de movimentação sofre
    Mas ae vc só da o strafe sem poder andar ao mesmo tempo, fica sem aquela "malicia" de anda p/ um lado e olhar p/ outro. Mesma coisa c/ o look, vc pode segurar R p/ olhar ao redor, mas naum pode fazer isso andando ,vc só pode andar olhando numa direçao reta, do contarrio vc poderia andar obsravndo as coisa acima pu abaixo no caso p/ exempll de estar saltando em plataformar ou descendo uam rampa ouescada, vc pode ver onde at pisando sem etr q se limitar a apenas olhar o horizonte.

    Mas como o Neo disse, tb acabei me acostumando p/ teimosia e estou gostando muito od jogo, mas tem hoars q os tardiconais contoles fazem falta e MUITA, isso naum tem conmo negar.

    Eu daria nota 10 p/ esse Metroid sen au mfosse esse detalhe, mas do jeito q ta no maximo um 8 e isso s´opq se tarta de um Metroid do contarrio eu nem terai passado da primeira fase ao me deparar c/ esse controle!

  11. #10
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    putz, eu achei o controle do jogo excelente... me adaptei muito rápido, e adorei esse jogo

    off : fui eu q vendi o GC pra ele.

  12. #11
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    É o que eu disse, vc só precisa se acostumar um pouco com esse tipo de controle. Pra mim é fácil pq qq jogo de tiro em primeira pessoa mais antigo era assim, vc só sofreu um pouco pq vc só tem a "malandragem" dos jogos atuais, os jogos antigos tinham as suas "malandragens" tb, é só questão de aprender elas.

    Cada jogo é um jogo, não tenta comparar, se quiser comparar Metroid, compara com o proprio Metroid e não com um HL, Doom3, Halo ou qq coisa no estilo. Quem lembra perfeitamente dos controles do metroid deve ter se adapitado muito facilmente, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

    o problema é que atualmente quando um jogo faz sucesso, logo vem milhões copiando a formula, saindo muita coisa tosca. Se o pessoal quisesse copiar a formula de HL, eles simplesmente pegavam uma enginee que tem no mercado(existem várias hj en dia) e fazia uma coisa como as muitas que já tem por aí, tb já aproveitariam e colocariam um outro nome para não queimar a franquia metroid.

    Mas não é isso que aconteceu, eles quiseram dar um up no metroid, uma espectativa de como é estar dentro da armadura de Samus. Na propria descrição do jogo eles não falam em tiro em primeira pessoa, acho que falam em jogo de pesquisa ou algo assim, e é verdade, muitos lugares vc usa mais o radar de pesquisa do que a arma de plasma. Não que não tenha tiro, pq em metroid sempre teve tiro, mas esse não é o fundamento do jogo.

    Lembro no metroid de Snes que eu passava horas e horas scaneando as salas pra achar passagens secretas, lugar onde atirar para abrir um caminho, etc, e pelo que eu ví rola muuuuuuito disso no jogo, e me parece que o jogo foi feito mais pensando nesse tipo de coisa. Se a finalidade fosse atirar eles deixavam a mira livre e não com o recurso que lock que facilita muito os tiros.

    Por isso que eu evito fazer esse tipo de comparação, jogos diferentes, filosofias diferentes, finalidades diferentes. Pra mim metroid prime tá muito mais perto de um metroid(pelo nome dá pra notar que essa e a idéia ) do que de um HL, Doom3 ou Halo da vida. Pelo menos acho isso.

  13. #12
    Membro Avatar de MADMAX # SPFC
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    concordo com o Pita.

    Metroid eh um FPA e o resto eh FPS, metroid se reinventou pro 3d mas usa a mesma formula, quem gostou do metroid do snes vai gostar do gc...

    esse ultimo metroid eh uma obra prima, aclamado por todos, eh soh se acostumar com a jogabilidade.

  14. #13
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    Originalmente enviada por Neo-HunteR
    detestei no inicio...mas depois de algumas horas (por teimosia) me acostumei...o jogo é otimo... (PS: Titulo polemico, ja ia da um escraxo, hahahah)...
    Vc cita os games antigos, mas nesses jogos o controle so tinha apenas um analogico ou as vezes nenhum, mas o cube posui as duas alavancas e o esquema de usalas simutaneamente cairia como uma luva no Metroid.

    Edit> Cietei errado, era pra cotar o Pita.

  15. #14
    Suspenso
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    Originalmente enviada por MADMAX_IS_BEST
    concordo com o Pita.

    Metroid eh um FPA e o resto eh FPS, metroid se reinventou pro 3d mas usa a mesma formula, quem gostou do metroid do snes vai gostar do gc...

    esse ultimo metroid eh uma obra prima, aclamado por todos, eh soh se acostumar com a jogabilidade.
    Concordo com tudo q vc disse, tb adorei o jogo mas a mudan;a nos controles naumiria mudar nada nesse sentido, apenas melhorar

  16. #15
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    Originalmente enviada por la_de_longe
    Vc cita os games antigos, mas nesses jogos o controle so tinha apenas um analogico ou as vezes nenhum, mas o cube posui as duas alavancas e o esquema de usalas simutaneamente cairia como uma luva no Metroid.

    Edit> Citei errado, era pra cotar o Pita.
    Ok, vamos fazer umas suposições então.
    Com cada polegar vc controla um analogico, sobram os indicadores. No meio do jogo vc precisa pular e atirar e trocar de arma e trocar de visão e etc... as vezes tudo muito rápido, se não na mesma hora. Quer exemplo, tem hora que precisa escanear o inimigo pra saber contra que tipo de tiro ele é fraco, mudar para aquela arma e depois atirar, tudo isso pulando e dando olé nos inimigos. Entendeu onde eu quero chegar. Nesse seu esquema, se tirar o polegar vc só vai pra frente e pra tras e dá strafe sem ver onde o inimigo está, da onde ele vai atacar, etc, vc não tem como girar pra saber onde o inimigo está(alvo +/- fácil), mas se tirar o outro polegar da alavanca vc só olha pra cima e pra baixo e gira sobre o proprio eixo(alvo fácil). É muito botão pra pouco dedo.

    PS.: Os jogos que eu disse, não são jogos onde só tem um direcional, é tudo jogo de PC onde há muito tempo já existia a combinação teclado+mouse

  17. #16
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    isso ae, e adorei a opção de se poder trocar em um direcional de tiro e no outro de visor por exemplo, e o principal desse jogo q me chamou muito a atenção é o fato de vc transformar em morph ball e sair da visão em primeira pessoa.. assim acho q enjoa menos, ficou muito r0x isso.


  18. #17
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    Depois de umas 5h de game você esta totalmente acostumado com o controle.

  19. #18
    Suspenso
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    Originalmente enviada por pita
    Ok, vamos fazer umas suposições então.
    Com cada polegar vc controla um analogico, sobram os indicadores. No meio do jogo vc precisa pular e atirar e trocar de arma e trocar de visão e etc... as vezes tudo muito rápido, se não na mesma hora. Quer exemplo, tem hora que precisa escanear o inimigo pra saber contra que tipo de tiro ele é fraco, mudar para aquela arma e depois atirar, tudo isso pulando e dando olé nos inimigos. Entendeu onde eu quero chegar. Nesse seu esquema, se tirar o polegar vc só vai pra frente e pra tras e dá strafe sem ver onde o inimigo está, da onde ele vai atacar, etc, vc não tem como girar pra saber onde o inimigo está(alvo +/- fácil), mas se tirar o outro polegar da alavanca vc só olha pra cima e pra baixo e gira sobre o proprio eixo(alvo fácil). É muito botão pra pouco dedo.

    PS.: Os jogos que eu disse, não são jogos onde só tem um direcional, é tudo jogo de PC onde há muito tempo já existia a combinação teclado+mouse
    Isso seria bem mais simples c/ o esquemma q falei, do jeito q ta sim isso é praticamente impossivel!

    Eu já me acostumei c/ os contrles de Metroid, da p/ quebar um galho sim depois q se acostuma, mas ainda sinto saudades de um legitimo controle 3D, seria mais "gostoso" de jogar na minah opnião.

  20. #19
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    Controle do GC rooooooooooooxxx tuuudo tudo encaixa perfeito nos dedos e a jogabilidade se torna no minimo viciante ,show d bola,soh eh vencido pelo dual shock 2 do ps2 q se adapta a qq jogo por pior q este seja

    ranking controles
    por notas e medalhas

    PS2 DSHOCK 2 > 11...... DIAMANTE,PLATINADO E DOURADO

    Game Cube > 10....GOLD PLATINADO

    PS1 > 9 ...... PRATA bronzeado....!(soh pra constar esse era o melhor , ateh chegar o ps2 e o game cube controles!

    Dreamcast > Prata lateado.........segundo melhor em materia d encaixe e vicio nas maos , tenho pra mim q o do cubo foi bazeado nesse!

  21. #20
    Suspenso
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    Originalmente enviada por E_Harder
    Controle do GC rooooooooooooxxx tuuudo tudo encaixa perfeito nos dedos e a jogabilidade se torna no minimo viciante ,show d bola,soh eh vencido pelo dual shock 2 do ps2 q se adapta a qq jogo por pior q este seja

    ranking controles
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    PS2 DSHOCK 2 > 11...... DIAMANTE,PLATINADO E DOURADO

    Game Cube > 10....GOLD PLATINADO

    PS1 > 9 ...... PRATA bronzeado....!(soh pra constar esse era o melhor , ateh chegar o ps2 e o game cube controles!

    Dreamcast > Prata lateado.........segundo melhor em materia d encaixe e vicio nas maos , tenho pra mim q o do cubo foi bazeado nesse!
    Tb achei o controle do Cube bem confortavel e c/ boa "pegada", mas ele peac p/ ter falta de recursos, tipo tem menos botões.

  22. #21
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    bem o controle do cubo eh um controle de supernintendo atual. Com analogico principal e o secundario, A, B , X , Y + butao Z do N64 quase q escondido.

  23. #22
    Suspenso
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    Originalmente enviada por insect-by
    bem o controle do cubo eh um controle de supernintendo atual. Com analogico principal e o secundario, A, B , X , Y + butao Z do N64 quase q escondido.
    O do Play2 é que é um controle de Supernintendo atual, só tem as duas alavancas e os botões R2 e L2 a mais, o do Cube é evolução do N64 e do Xbox parece evolução do Dreamcast q p/ sua vez foi baseado no pad 3D do Saturn.

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