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  1. #26
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    Originalmente enviada por Orthanc
    MAs e as texturas sei la o gamecube fez aquela caca e acabou se ferrando no NFU2 por exemplo, e so olhar varios jogos tem 1 dvd no talo ja pode ser bastante hoje mas e ate 2010 que vai ser mais ou menos a vida util do console? Ate la me atrevo a dizer que teremos demos de jogos de pc demais de 1gb.
    o problema é que HDDVD e BLURAY ainda nao sao padroes 100% confiaveis e comerciais e que o preço pra implementação deles seria absurdo. e pqp. 9gb é espaço sulficiente pra um jogo, mesmo com texturas foderrima.. ao menos pelos proximos anos vai ser, nao creio que o x2 vai sofrer por isso, o que acontece com a nintendo é que ela "exagerou" no tamamnho pequeno da midia hehe

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  3. #27
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    Originalmente enviada por Spectrobozo®
    o problema é que HDDVD e BLURAY ainda nao sao padroes 100% confiaveis e comerciais e que o preço pra implementação deles seria absurdo. e pqp. 9gb é espaço sulficiente pra um jogo, mesmo com texturas foderrima.. ao menos pelos proximos anos vai ser, nao creio que o x2 vai sofrer por isso, o que acontece com a nintendo é que ela "exagerou" no tamamnho pequeno da midia hehe
    Mas ser for ver bem quando lançaram os VGs desta geraçao eu achava jogos em 2 cds grandes agora pff o SC CT por exemplo tme 4,5GB e nem faz tanto tempo seriao q em 1999 2000, 5 anos, mais 5 vai saber o que vamos ter ja vao lançar ate placa de fisica.

  4. #28
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    Originalmente enviada por Orthanc
    Mas ser for ver bem quando lançaram os VGs desta geraçao eu achava jogos em 2 cds grandes agora pff o SC CT por exemplo tme 4,5GB e nem faz tanto tempo seriao q em 1999 2000, 5 anos, mais 5 vai saber o que vamos ter ja vao lançar ate placa de fisica.
    o GC saiu em 2001, com midia de 1.8gb, até la ja existia o PS2 com suporte a midia até de 9gb e o DC com 1gb, sei la... o X2 vai ser o primeiro da proxima geração, talvez nos ultimos tempos de vida dele ele venha a sofrer com isso.... mais vamos aguardar.

  5. #29
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    Originalmente enviada por Spectrobozo®
    o GC saiu em 2001, com midia de 1.8gb, até la ja existia o PS2 com suporte a midia até de 9gb e o DC com 1gb, sei la... o X2 vai ser o primeiro da proxima geração, talvez nos ultimos tempos de vida dele ele venha a sofrer com isso.... mais vamos aguardar.
    Mas acho que nem tinha DVD9 naquela epoca iam passar um sufoco se nao tivessem inventado pq o custo de se gravar 2 dvds e bem mais alto do que 1 dvd9 mas tb nao tinham coisa melhor ja hoje temos fora que tenho quase certeza que a sony vai usar alguma coisa diferente igual fez com o PSP para dar um freada na pirataria que ta ficando feia para eles.

  6. #30
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    Originalmente enviada por Orthanc
    Mas acho que nem tinha DVD9 naquela epoca iam passar um sufoco se nao tivessem inventado pq o custo de se gravar 2 dvds e bem mais alto do que 1 dvd9 mas tb nao tinham coisa melhor ja hoje temos fora que tenho quase certeza que a sony vai usar alguma coisa diferente igual fez com o PSP para dar um freada na pirataria que ta ficando feia para eles.
    ja tinha sim, tanto que o console suporta. DVD9 ja era usado em FILMES, e o PS2 roda filmes tbm hehe

  7. #31
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    Originalmente enviada por MADMAX_IS_BEST
    Snes x Mega Drive ( ok, snes melhor tecnicamente e venceu)
    Não, o Mega Drive tinha um processador mais rápido que o Super Nintendo.
    Mas a vantagem do Super Nintendo era uma paleta de cores muito maior que o Mega Driver e o de som também.

    Espero que a Nintendo de fato revolucione,por que o PS3 e o Xbox2 serão apenas "upgrades" dos consoles anteriores.

  8. #32
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    nham, filmes usam DVD7, nao dvd9 (bom, ao menos a maioria deles)
    enewey, spectrobozo andou lendo rumor control da gamespot tb vi as pics la

    enewey²
    doom3
    há ALGO com texturas mais gigrotescas q akilo?
    (ta, alguem pode dizer q hl2 tem texturas maiores, ma eu duvido ;p)
    e ta la, 2.2gig a versao de pc...
    obvio q compactado, mas, considerando q é bem provavel q todos os next gen consoles tenham hd (ja q eu duvido bagarai q MS realmente va amputar hd de seu console), poderia ser perfeitamente possivel q fizessem o jogo descompactar os trecos no hd, a la xbox, e daeh buena

    pow, se um jogo como doom3, q tem texturas p/ rodar ate a 3000eqquercoisaXqquericoisaecacetada, ocupa 2gig, como q os vgs da next gen, q vao rodar, TOP, a 1920x1080, podem atropelar ele em tamanho?
    ate mesmo descompactando, tenho ctz q com 9gig sobra espaço bagarai
    -----
    o processador do mega era mais rapido p/ som, perdia no resto
    acho, sei la, nunca participei da console war genesisXsnes ;p

  9. #33
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    a frequencia (clock) do do processador do mega drive era melhor, mais snes fazia mais cores, mais resolução, som melhor. por isso eu considero ele melhor que o mega. e na minha opiniao o controle tbm

    sobre PS3 e X2 é dificil discutir, pq o X2 ja tem dados bem concretos do hardware, PS3 nao. mais creio que o PS3 vem com hardware mais forte (tem uma certa obrigação neh?), mais nao como tao falando, os jogos provavelmente vao se equivaler graficamente, até pq a maioria dos jogos sao ports, e geralmente alguma plataforma vira gargalo da geração (como o PS2 é hj em dia sofhouses com a EA fazem o jogo pra PS2 e portam pro resto com poucas melhorias)... mais vamos ver. a E3 ta chegando, provavelmente vao apresentar o X2 pronto, e alguns detalhes do PS3, e do misterioso revolution.

  10. #34
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    Originalmente enviada por WolfwooD
    nham, filmes usam DVD7, nao dvd9 (bom, ao menos a maioria deles)
    enewey, spectrobozo andou lendo rumor control da gamespot tb vi as pics la

    enewey²
    doom3
    há ALGO com texturas mais gigrotescas q akilo?
    (ta, alguem pode dizer q hl2 tem texturas maiores, ma eu duvido ;p)
    e ta la, 2.2gig a versao de pc...
    obvio q compactado, mas, considerando q é bem provavel q todos os next gen consoles tenham hd (ja q eu duvido bagarai q MS realmente va amputar hd de seu console), poderia ser perfeitamente possivel q fizessem o jogo descompactar os trecos no hd, a la xbox, e daeh buena

    pow, se um jogo como doom3, q tem texturas p/ rodar ate a 3000eqquercoisaXqquericoisaecacetada, ocupa 2gig, como q os vgs da next gen, q vao rodar, TOP, a 1920x1080, podem atropelar ele em tamanho?
    ate mesmo descompactando, tenho ctz q com 9gig sobra espaço bagarai
    -----
    o processador do mega era mais rapido p/ som, perdia no resto
    acho, sei la, nunca participei da console war genesisXsnes ;p
    Bom o Xbox2 ja falaram muitas vezes em entrevistas que tiraram o hd para baratear e que o publico que digamos gera o lucro verdadeiro(compra jogos originais) nao utilizava o hd para nada fora que o publico dos VG como vc ve em algums posts nao gosta muito de ficar perdendo tempo instalando jogos querem e botar e rodar o ps3 eu tenho quase certeza que vai usar midiadiferente o revolution tb so o xbox 2 mesmo que talvez use dvd.

  11. #35
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    Originalmente enviada por Orthanc
    Bom o Xbox2 ja falaram muitas vezes em entrevistas que tiraram o hd para baratear e que o publico que digamos gera o lucro verdadeiro(compra jogos originais) nao utilizava o hd para nada.
    no proprio XBOX 1 o HD é usado pra jogos. pra cache. no d3 vc nota claramente isso.

  12. #36
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    Originalmente enviada por Orthanc
    Bom o Xbox2 ja falaram muitas vezes em entrevistas que tiraram o hd para baratear e que o publico que digamos gera o lucro verdadeiro(compra jogos originais) nao utilizava o hd para nada fora que o publico dos VG como vc ve em algums posts nao gosta muito de ficar perdendo tempo instalando jogos querem e botar e rodar o ps3 eu tenho quase certeza que vai usar midiadiferente o revolution tb so o xbox 2 mesmo que talvez use dvd.
    e vc nao acha uma entrevista oficial em q povo da MS realmente tenha dito q iriam remover o hd, issaew foi especulação q o sPong começou e o resto foi na onda

  13. #37
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    Snes tinha efeitos que Mega-Drive nao tinha..
    Ex: Zoom

    Eu era Fanboy da Sega
    ThunderForce rlz/Shinobi..

  14. #38
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    Originalmente enviada por WolfwooD
    e vc nao acha uma entrevista oficial em q povo da MS realmente tenha dito q iriam remover o hd, issaew foi especulação q o sPong começou e o resto foi na onda
    A sony tirou no pstwo justamente pq nao tinha muitas pessoas que usavam ela, com certeza eles vao prefirir incluir mais memoria ram do que um hd que fascilita a pirataria.

  15. #39
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    Mas se hoje os jogos de PS2 já existem em DVD9, imagina agora, que os gráficos vão ser umas 4X melhores (no mínimo), e as texturas mais complexas, com mais camadas...

    Acho que vai precisar de mais que um DVD9... ou lançar o jogo em 2 ou 3 DVD9.

  16. #40
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    no ps2 nao da p comparar pq akela coisa toska nao usa quase nenhuma compactação tb no audio, daeh esses jogos com tamanho absurdo
    so tu ver q jogos multiplat costumam ser bem menores em suas versoes do xbox doq em suas versoes do ps2

  17. #41
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    Originalmente enviada por <(Turbo-Xan)>
    Snes tinha efeitos que Mega-Drive nao tinha..
    Ex: Zoom

    Eu era Fanboy da Sega
    ThunderForce rlz/Shinobi..
    Acho que é ao contrário...

    O Snes tinha uns efeitos de transparência, giro e etc...

  18. #42
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    Duvido que a diferença técnica do PS3 para o Xbox 360(acho que tá confirmado o nome agora) seja o fator que vai motivar a venda de um console ou de outro... como sempre, serão os jogos que farão diferença, quem conseguir atrair mais desenvolvedores com jogos melhores...

    Tem uma discussão acerca do Cell na anandtech, o processador realmente é perfeito para jogos(gráficos, física, AI) embora não seja assim tão bom para outras funções, o núcleo PPE é simples, sem os avanços dos processadores atuais (tipo não é out-of-order, não executa mais de uma instrução ao mesmo tempo, etc) . O incrível é o poder das 8 unidades SPE. Ainda não se sabe se vai haver 2 ou 3 Cells no PS3.

    No Xbox 360 *provavelmente* serão 3 PowerPCS 'tradicionais' com SMT(algo similar ao Hyper Threading), resultando em 6 threads simultâneos! É muita coisa... mesmo que fique atrás do PS3, dá pra ter idéia do poder dessa configuração? Deve ser mais potente que um Dual Opteron Dual Core!

    Eu gostaria de saber que tipo de memória o Xbox 360 vai usar, pq o PS3 vai usar XDR, o Cell vai ter um baita bus que vai aproveitar toda a banda da memória... acho que a memória do Xbox 360 pode ser seu ponto fraco.

    No quesito GPU, eu duvido que o Xbox 360 fique atrás do PS3. Especula-se que a GPU do PS3 estaria entre a geração atual da Geforce6 e o G70. Mesmo que seja totalmente baseada no G70, ninguém garante que a nvidia vai fazer uma GPU melhor que a ATi. Duvido que esse quesito venha a pesar mais que o poder da CPU, por incrível que pareça.

    O que se sabe é que os novos consoles vão precisar ser programados com novas técnicas de programação, vão precisar de novos compiladores e nisso a M$ está a frente da Sony. Se realmente o poder bruto do PS3 for 3 a 3,5 vezes o poder do Xbox 360, isso não vai significar nada! É pouco pra compensar a maestria da Microsoft em criar ferramentas de desenvolvimento. Enquanto existiu, não parecia que o DC era 10X mais fraco que o PS2, certo? Só mais pra frente que ficou mais claro a distância entre os consoles...

    A Sony é imbatível?
    Bom, no mercado de áudio digital, a Apple provou que não, vejam o sucesso invejável do iPod.
    Em celulares, sua parceria tb não foi lá grande coisa, pelo que li.
    Li até uma reportagem que dizia que a Samsung se tornou o que a Sony poderia ter sido... só pensar o quanto a Samsung evoluiu em termos de celulares, monitores LCD e até memos GDDR3!

    Não sei se o Cell é o futuro... se fosse assim, pq a Intel não seguiria esse caminho?

    Sobre os 16 bits, eu tive um Snes, o melhor sem dúvida. Mas o Mega-Drive era um excelente video-game tb. Não tinha som digital 16 bits, não tinha efeitos de transparência, zoom, rotação, distorção (Mode 7), tinha menos cores, etc, mas tinha um processador bem melhor. Um Snes jamais poderia executar um Sonic com suas diversas camadas de scroll animadas naquela velocidade insana do Mega-Drive. Experimentem jogar Gunstar Heroes, por exemplo, jamais um Snes conseguiria dar conta de processar tudo aquilo, especialmente com dois jogadores simultaneos.



    fui

  19. #43
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    Originalmente enviada por Proxy Error
    Acho que é ao contrário...

    O Snes tinha uns efeitos de transparência, giro e etc...
    Foi oque ele disse, o Snes fora o primeiro vg realmente preocupado em ser munido de efeitos em hardware.
    O Snes tinha no total 7 modos de efeitos, rotação em tempo real, tranparencia e etc, e o mais famosos é o mode 7 (como ficou conhecido) que era o zoom.

  20. #44
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    Originalmente enviada por operadoGIBA
    Foi oque ele disse, o Snes fora o primeiro vg realmente preocupado em ser munido de efeitos em hardware.
    O Snes tinha no total 7 modos de efeitos, rotação em tempo real, tranparencia e etc, e o mais famosos é o mode 7 (como ficou conhecido) que era o zoom.
    Ah, valeu Giba.

  21. #45
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    o que eu admirava no snes era o som mesmo e quando via jogos como Donkey kong... hehe graficos animais. uma coisa que sempre achei tosco foram aqueles jogos la que usam o tal chip FX e FX2, tipo Stunt Race FX, "Full throtlle"...

  22. #46
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    Originalmente enviada por Spectrobozo®
    ja tinha sim, tanto que o console suporta. DVD9 ja era usado em FILMES, e o PS2 roda filmes tbm hehe
    Pronto para acabar com a discuçao da midia usada no PS3

    Sony admite possibilidade de usar HD-DVD no PlayStation 3
    Da Redação

    Apesar de já ter confirmado que o sucessor do PlayStation 2 (chamado informalmente de PlayStation 3) usaria a mídia Blu-ray, a Sony confirmou novamente que ainda pode abrir mão do padrão para não atrapalhar consumidores. A nota é da Computer & Videogames.

    Além das antigas afirmações do presidente Ryoji Chubachi, agora Yukinori Kawauchi, gerente geral da divisão de planejamento de vídeo e responsável pelo projeto Blu-ray, disse em uma entrevista que "para oferecer o melhor serviço ao consumidor, um formato é melhor do que dois. Estamos abertos para discussões".

    Como antes, Kawauchi não esclarece que tipo de sacrifício a empresa estaria disposta a fazer para não entregar em uma competição direta com o formato HD-DVD, da Toshiba.

    Ainda nao sabem se e blu-ray ou hd-dvd provavelmente vai ser bem dificil sair alternativos.

  23. #47
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    hd-dvd nem tanto, ja q ele nao é um pulo TAO grande do dvd, afinal, só é (muito resumidamente) um laser mais fino...
    blu-ray, aeh phode...

    creio q oq pesa aew é q o detalhe q leitor de blu-ray aparentemente NAO tem capacidade de ler cd-dvd (nao lembro onde li isso, ma lembro de ter lido) oq nao acontece com o leitor de HD-DVD, q le sem problemas midias mais antigas...

  24. #48
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    Originalmente enviada por WolfwooD
    hd-dvd nem tanto, ja q ele nao é um pulo TAO grande do dvd, afinal, só é (muito resumidamente) um laser mais fino...
    blu-ray, aeh phode...

    creio q oq pesa aew é q o detalhe q leitor de blu-ray aparentemente NAO tem capacidade de ler cd-dvd (nao lembro onde li isso, ma lembro de ter lido) oq nao acontece com o leitor de HD-DVD, q le sem problemas midias mais antigas...
    Que e isso o hd-dvd hoje suporta 30gb e isso ainda pode ser expandido como o dvd9 que e o dobro do dvd imagina um hddvd9 de 60gb? O Blu-Ray entao suporta 50gb e pelo que parece a sony tem um sitema de gravaçao que para jogos ele ainda tem 20gb extras, para filmes e so 50gb mesmo.

    Both Blu-Ray and HD-DVD discs enable HDTV reproduction because of their massive storage capacities. Using dual-layer techniques, HD-DVD can store as much as 30 gigabytes of data while a Blu-Ray disc can pack in a whopping 50 gigabytes. In the lab, techies already are working on several-layered discs that could allow more than 100 gigabytes of storage on one disc. That's enough for several HDTV movies, special features and compelling interactive content. Or a content provider could put more than 100 hours of standard-definition quality programming on one DVD. All 180 episodes of Seinfeld on one disc, anyone?

  25. #49
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    enton, nao é um pulo TAO grande, um hd-dvd normal so é 3x maior q um dvd9 normal
    daeh compara com o blu-ray, q é 5x maior, o pulo é ainda mais aparente :P
    ma enton, fuça a parte dos tipos de laser usados em cada leitor, aeh q começam as bizarrices, se tu ja tiver o site com as infos dos lasers, faz favor e posta akew, tb to curioso de fuçar mais coisa a respeito desses leitores

    ----

    in other news
    w00t, ja ta tendo jogo de PSP, kalisto 0wnando! Metal Gear AC!D oute!

    aparentemente é só uppar p/ memory disk e buena o.Ô sera q sony fez uma baianada dessas?

    e q los buttones selvages se sintam livres p/ modificar a msg se achar adequado

  26. #50
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    Num tenho muita informaçao recebi de um colega do japao

    By Michael Grebb

    Alan Parsons wishes it wasn't so. But like it or not, the senior vice president of Pioneer's industrial solutions business group has become a wary foot soldier in the battle over the future of the DVD format. As music blares from a band playing at a nearby exhibit at the 2005 International CES, Parsons sits at a small table in a meeting room contemplating how the next couple of years might play out. He remains relatively reserved, trying not to let his passion for the next-generation Blu-Ray Disc format devolve into vitriol against rival format HD-DVD. "I don't like the rock throwing," he insists. "I just want to excite consumers."

    That may be true, but Parsons still finds it hard to resist getting in a few digs on the HD-DVD rival, which at about 15 gigabytes per layer has roughly 40 percent less storage capacity than the Blu-Ray format. "They might end up with something ho-hum," he says. "They're saying that [their capacity] is good, but people used to think that five gigs was good enough." Parsons shrugs his shoulders a bit, wearing a look of calm but certain exasperation. "Why would we limit ourselves to a lower capacity?" he asks.

    To be sure, Parsons is among several CE manufacturers backing the Blu-Ray format, which they claim is superior to HD-DVD. But the HD-DVD format has its own backers, who while fewer in numbers, are equally adamant that their format will win out because of its lower transition and manufacturing costs—as well as other technical benefits and its expected quicker time to market. Indeed, either format is a vast improvement over the current DVD design, which maxes out at about 4.7 gigabytes. Even at standard-definition quality, that's barely enough space for a two-hour movie and a few hours of special features. And with that much space, forget about high-definition TV.

    VHS vs. Beta all over Again?

    Both Blu-Ray and HD-DVD discs enable HDTV reproduction because of their massive storage capacities. Using dual-layer techniques, HD-DVD can store as much as 30 gigabytes of data while a Blu-Ray disc can pack in a whopping 50 gigabytes. In the lab, techies already are working on several-layered discs that could allow more than 100 gigabytes of storage on one disc. That's enough for several HDTV movies, special features and compelling interactive content. Or a content provider could put more than 100 hours of standard-definition quality programming on one DVD. All 180 episodes of Seinfeld on one disc, anyone?

    The benefits for backward compatibility are clear: new players will be able to handle both old and new DVD formats in the same machine (outfitted with both red- and blue-laser diodes)—a major consumer benefit that manufacturers hope will drive unit sales.

    Blu-Ray and HD-DVD both use blue lasers, which operate at lower wavelengths (405 nanometers) than current red lasers (650 nanometers). That microscopic difference goes a long way. Longer wavelengths suffer more diffraction, which limits their ability to focus tightly on a surface. But a blue laser's shorter wavelength allows it to read and write data over a much tighter surface area, which in turn allows storage of far more data on a disc that's roughly the same diameter of current DVDs. The benefits for backward compatibility are clear: New players will be able to handle both old and new DVD formats in the same machine (outfitted with both red- and blue-laser diodes)—a major consumer benefit that manufacturers hope will drive unit sales.

    But while consumers won't have to worry about obsolescence when it comes to their old DVD collections, the format war brewing between new Blu-Ray and HD-DVD discs does present an age-old problem that evokes the VHS vs. Beta fiasco of the 1980s. The HD-DVD format—like the VHS format that won out over Beta—could become far more widely available to consumers sooner and at a lower price (at least initially) than Blu-Ray discs. That's because the HD-DVD format utilizes manufacturing techniques very similar to those used for the current generation of DVDs. Translation: Third-party duplication houses won't have to retool their factories significantly to make HD-DVDs a reality. That means that HD-DVD discs likely will be the first to market by at least several months, probably by the end of 2005.

    On the other hand, Blu-Ray discs require an entirely new manufacturing process with transition costs borne largely by duplicators (unless Blu-Ray backers devise a subsidy system. That, along with other issues, is expected to delay the introduction of Blu-Ray discs until sometime in 2006, which could hand a major advantage to the HD-DVD format. (add hard return here) "In this kind of battle, the guy who is out there first and cheaper is going to be the winner," says Fariborz Ghadar, director for the Center for Global Business Studies at Penn State University. "The more expensive and later one is going to be the loser." (The Blu-Ray camp contends that it will bring manufacturing costs nearly in line with HD-DVD during the next year. Parsons says that HD-DVD's cost advantage will amount to only "pennies" per disc over the Blu-Ray format). (add hard return here as well) "Unlike Blu-Ray discs, HD-DVD discs can be manufactured with similar equipment in the same plants that make current DVDs," said Jodi Sally, vice president of marketing for Toshiba America Consumer Products digital audio video products.

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