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  1. #1
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    Retro-Análise - Castlevania (NES)



    Produtora: Konami
    Distribuidora: Nintendo
    Gênero: Plataformer/Terror
    Data de Lançamento: Famicom Disk System: 26/09/1986, MSX2: 30/10/1986, NES/Famicom: 01/05/1987


    Castlevania é um maravilhoso jogo da Konami para o NES.
    (Existem outros ports, mas o do nintendinho é, sem duvida, o mais conhecido.)

    A historia e jogabilidade deste jogo eram incomparaveis para a maioria dos jogos de sua época.




    Quem não gostaria de salvar o mundo do mal, derrotando o famoso Conde Drácula?
    Apesar de ser um jogo muito dificil ele é muito divertido.
    Os graficos são muito bem desenhados e os controles um pouco difíceis
    de se acostumar, mas com resposta muito boa.

    Castlevania é sem duvida, um passeio entre as historias de monstros mais famosas de todos os tempos.


    O JOGO





    Castlevania é um jogo tipico de plataforma. Ele consistem em seis fases, os quais
    são jogados de maneira linear.
    O jogador controle Simon Belmont, que como ataque principal é via seu chicote,
    que pode ser melhorado cobtendo-se items especiais, que aumentam o tamanho do chicote.



    Tambem existem varias sub-armas que podem ser adiquiridas durante o jogo e que
    possuem varios tipos de ataques.
    Quebrando os candelabros e outros items durante seu percurso, Simon vai juntando
    coracoes, que podem ser usados pra ativar qualquer sub-arma ele possuir no momento.
    Simon só pode carregar uma sub-arma por vez.





    Cada um das seis fases de Castlevania é concluido com um 'chefe' da fase. Geralmente tirado
    direto das historias de terror. (Frankenstein/Medusa/Morte/Dracula)




    FACA - Ataque frontal.


    CRUZ (Bomerangue) - Vai até o fim da tela e volta


    AGUA BENTA - Paraliza inimigo.


    MACHADO - Alcança lugares altos.


    RELOGIO - Para tela por certo tempo.


    Definitivamente, este jogo não é para amadores.
    Somente os jogadores hardcore da epoca 8-bits (que nao tinha save-states / camera lenta dos emus de hoje)
    conseguiam chegar ao final do jogo!


    Como todo jogo de sucesso, o Castlevania teve varias sequencias, em diferentes consoles:

    Castlevania Famicom Disk System, Commodore 64, NES, Game Boy Advance 1986
    Vampire Killer MSX 1986
    Castlevania II: Simon's Quest Famicom Disk System, NES 1987
    Haunted Castle Video arcades 1988
    Castlevania: The Adventure Game Boy 1989
    Castlevania III: Dracula's Curse NES 1990
    Super Castlevania IVSuper NES 1991
    Castlevania II: Belmont's Revenge Game Boy 1991
    Castlevania X6800 Sharp X68000 1993
    Akumajou Dracula X: Chi no Rondo PC Engine 1993
    Castlevania: Bloodlines Sega Mega Drive/Sega Genesis 1994
    Castlevania: Dracula X Super NES 1995
    Castlevania: Symphony of the Night PlayStation, Sega Saturn, Xbox Live Arcade 1997
    Castlevania Legends Game Boy 1998
    Castlevania64 Nintendo 64 1999
    Castlevania: Legacy of Darkness Nintendo 64 1999
    Castlevania Chronicles PlayStation 2001
    Castlevania: Circle of the Moon Game Boy Advance 2001
    Castlevania: Harmony of Dissonance Game Boy Advance 2002
    Castlevania: Aria of Sorrow Game Boy Advance 2003
    Castlevania: Lament of Innocence PlayStation 2 2003
    Castlevania: Dawn of Sorrow Nintendo DS 2005
    Castlevania: Curse of Darkness PlayStation 2, Xbox 2005
    Castlevania: Portrait of Ruin Nintendo DS 2006

    -----------------------------------------------------------
    Fontes: Wikipedia, The Castlevania Games, GamesFAQ e outros.
    Última edição por CBuosi : 24-10-2006 às 17:01

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  3. #2
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    e espero q saia uma nova logo, gosto muito desse jogo, interessante q odiava os primeiros

  4. #3
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    Citação Citando CBuosi
    Definitivamente, este jogo não é para amadores.
    Somente os jogadores hardcore da epoca 8-bits (que nao tinha save-states / camera lenta dos emus de hoje)
    conseguiam chegar ao final do jogo!
    Conversa.

    Naquela época, tudo quando é jogo era assim, que amador o que, qualquer jogador daquele tempo fechava um treco desses, era pura questão de teimosia e falta de opção.

    Ninja Gaiden, Rygar, River City Ramson, BattleToads, tudo era phoda tal qual o capeta, e povo zerava simplesmente porque, na época, não haviam opções melhores.

  5. #4
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    Citação Citando WolfwooD
    Conversa.

    Naquela época, tudo quando é jogo era assim, que amador o que, qualquer jogador daquele tempo fechava um treco desses, era pura questão de teimosia e falta de opção.

    Ninja Gaiden, Rygar, River City Ramson, BattleToads, tudo era phoda tal qual o capeta, e povo zerava simplesmente porque, na época, não haviam opções melhores.
    Realmente, a maior prova disso eh o primeiro Mega Man, #@$%! que PARIU vai ser dificil assim no inferno, jogo do capeta!
    Sério, se tem um jogo que ao mesmo tempo é muito bom e me tira do sério é esse, eee troço dificil dos infernos!

  6. #5
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    castlevania r0x, dps de jogar o circle of the moon de gba (o primeiro q eu joguei sério) eu fui jogar o castlevania 1 e gostei MTO.

    superou minhas espectativas...

  7. #6
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    eu to no finalzinho do Dawn of Sorrow do DS, pra pegar o terceiro e ultimo final. Mas da uma dó terminar o jogo ;[

  8. #7
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    O 3 rulava demais tb!
    Alucard, Grant, Shypha...pqp, bons tempos! Virava noites jogando.

    Tinha uma fase, acho qeu a terceira, que era numa floresta tinha umas corujas, eu babava no efeito de neblina! Era uma neblina meio anamorfica! Um barato pra época.

  9. #8
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    Eu tenho uma teoria quanto a dificuldade dos jogos da era 8/16 bits.

    Naquela época, nao existia essas midas gigantescas,
    nao dava pra colocar cut-scenes e/ou fases gigantes.
    O jogo tinha que ser curto. Entao os desenvolvedores
    colocavam uma pitada a mais de dificuldade, pois
    assim não se acabava/enjoava do jogo tão rapido.

    Tem tambem o fator escacez, naquela época,
    dava pra contar nos dedos os jogos realmente bons.

    Hoje em dia com jogos do tipo God of war/principe da persia,
    tem muitas fazes, videos etc. Se for muito dificil e comprido,
    o jogador acaba desistindo e indo pra outro jogo.

    Claro que isso não eh regra, mas eu acho, que no geral:
    Jogo Curto = Mais dificuldade
    Jogo Longo = Mais facil.

  10. #9
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    prr# battletoads nunca passei da fase da moto

    hahahahaha merda

  11. #10
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    Os jogos eram dificeis, mas a maioria bastava ter um pouco de insistência e conseguia zerar.

    Não havia save, alguns jogos ofereciam 3 continues, mas a maioria dos jogos era Game Over.

    Minha maior decepção desta geração foi com o battletoads, jogo díficil pra karaleo.

    Considero Ninja Gaiden e Castlevania como dois clássicos da geração 8 bits.

  12. #11
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    e eu achando q retro análise fosse só coisa de proctologista....
    em geral os games eram mais fudidos antes mesmo.. hj em dia vc joga como quem assiste um filme.

  13. #12
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    Os jogos 8/16 bits basicamente eram:

    Primeira jogada: metade da primeira fase
    Segunda jogada: finalzinho da primeira fase
    Terceira jogada: chefe da primeira fase
    Quarta jogada: chefe da primeira fase
    Quinta jogada: chefe da primeira fase (quase)
    Sexta jogada: metade da segunda fase

    e assim.. sucessivamente

  14. #13
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    Citação Citando Mago_1982
    Os jogos 8/16 bits basicamente eram:

    Primeira jogada: metade da primeira fase
    Segunda jogada: finalzinho da primeira fase
    Terceira jogada: chefe da primeira fase
    Quarta jogada: chefe da primeira fase
    Quinta jogada: chefe da primeira fase (quase)
    Sexta jogada: metade da segunda fase

    e assim.. sucessivamente
    ahuahuahuahau bem por aí, segue meu ponto de vista

    Primeira jogada: 30s (nunca morri tão rápido)
    Segunda jogada: 20min (primeira vala q mata na hora)
    Terceira jogada: 80min (2 horas andando na plataforma sem life recharge... vtnc)
    Quarta jogada: 200min (affeee, cheguei aqui sem life e sem bala, e agora?)
    Quinta jogada: 800horas (só depois de decorar os movimentos do chefão msm..)
    Sexta jogada: 10minutos (pq agora vc jah decorou tudo)

  15. #14
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    Citação Citando #SpiDeY# :D
    Realmente, a maior prova disso eh o primeiro Mega Man, #@$%! que PARIU vai ser dificil assim no inferno, jogo do capeta!
    Sério, se tem um jogo que ao mesmo tempo é muito bom e me tira do sério é esse, eee troço dificil dos infernos!
    Zerei na primeira tentativa q comprei o original americano.

    Qdo era pequeno nao conseguia passar daquele ciclope maldito. FILHO DA PULLTA!

  16. #15
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    Citação Citando GIBA[pénacova]
    O 3 rulava demais tb!
    Alucard, Grant, Shypha...pqp, bons tempos! Virava noites jogando.

    Tinha uma fase, acho qeu a terceira, que era numa floresta tinha umas corujas, eu babava no efeito de neblina! Era uma neblina meio anamorfica! Um barato pra época.
    Castlevania 3 era absurdamente foda... as musicas do jogo, a parte do navio fantasma, muito bom... acho que zerei umas 100x e nao enjoava de jogar...

    O unico que achei fraquinho dos de nes foi o 2, que era RPG e tinha umas paradas absurdas de se fazer

  17. #16
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    Citação Citando R2D2 :D
    prr# battletoads nunca passei da fase da moto

    hahahahaha merda
    Battletoads acho que foi um dos jogos mais dificeis que já joguei... eu acho que demorei MESES pra zerar, e isso pq jogava MUITO quando era mlk...

    essa fase da moto é aquela que vc tinha uma pista que uma bola gigante vinha atrás de vc?

  18. #17
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    Citação Citando JC Denton
    Castlevania 3 era absurdamente foda... as musicas do jogo, a parte do navio fantasma, muito bom... acho que zerei umas 100x e nao enjoava de jogar...

    O unico que achei fraquinho dos de nes foi o 2, que era RPG e tinha umas paradas absurdas de se fazer
    O 3 era bom demais devido a quantidade de opções de caminho! Cada fase tinha duas "saidas", tirando a lineridade do jogo!

    O chefe final chegava a ser doído de difícil, o Drácula e suas 3 formas era barra pesada! Só se estivesse com o Grant a coisa facilitava!


    O 2 eu tinha original, tinha relógio interno, anoitecia e amanhecia etc, nunca cheguei a termina-lo porque na época nem tinha gamefaqs e o jogo realmente era difícil.
    Como eu iria imaginar que pra entrar em um castelo eu deveria estar com tal item e agaixar em determinado local, hahaha.

    Saiu a algum tempo um remake do 2, pra PC, feito por fãs, ficou muito bom.

  19. #18
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    hahahaha excelente review. Eu joguei a serie toda (dos 2d) e acho incrivel o quanto conseguiam fazer com 128 kbytes na epoca. Ainda hoje a jogabilidade agrada um bocado, to atualmente jogando o 3 do NES, muito bom e tem menos de 512k!!

    deviam matar o cara da konami que teve a brilhante ideia de fazer versão 3d pra n64 e ps2

    Quem se habilita a fazer reviews de outros clássicos tipo ghosts and goblins e megaman? Isso é história

  20. #19
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    Citação Citando GIBA[pénacova]
    O 3 era bom demais devido a quantidade de opções de caminho! Cada fase tinha duas "saidas", tirando a lineridade do jogo!

    O chefe final chegava a ser doído de difícil, o Drácula e suas 3 formas era barra pesada! Só se estivesse com o Grant a coisa facilitava!


    O 2 eu tinha original, tinha relógio interno, anoitecia e amanhecia etc, nunca cheguei a termina-lo porque na época nem tinha gamefaqs e o jogo realmente era difícil.
    Como eu iria imaginar que pra entrar em um castelo eu deveria estar com tal item e agaixar em determinado local, hahaha.

    Saiu a algum tempo um remake do 2, pra PC, feito por fãs, ficou muito bom.
    Sim, o 3 era absurdo... tinha umas fases tb que parecia que vc podia pular e o cenario continuava....cansei de morrer na forma de morcego do alucard tentando alcançar alguns lugares

    Sobre o 2, é isso mesmo que tu falou...essa parte de abaixar era ABSURDO huaheueahaeueh!! sem noção nenhuma...

    e sempre lembro da troca de horário
    "The Morning sun vanquished the horrible night"


  21. #20
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    Citação Citando Buttons
    hahahaha excelente review. Eu joguei a serie toda (dos 2d) e acho incrivel o quanto conseguiam fazer com 128 kbytes na epoca. Ainda hoje a jogabilidade agrade um bocado, to atualmente jogando o 3 do NES, muito bom e tem menos de 512k!!

    deviam matar o cara da konami que teve a brilhante ideia de fazer versão 3d pra n64 e ps2

    vou te falar que o curse of darkness é MUITO bom... viciante ao extremo...
    Lamment já nao achei bom... a camera mto tosca

    do n64 nao comento...crap!

  22. #21
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    esse curse é o do werewolf? achei muito "tomb rider" na época, lento...talvez eu devesse ter investido mais na jogatina dele.

    Dois castlevanias que sempre passam batido e pra mim tão entre os melhores: Rondo of Blood do pcengineCD (musicas no formato cd-audio, é o jogo que teve uma versao MUITO piorada pra SNES chamado "vampire kiss" ou "draculaX") e o outro é o "Akumajou Dracula 68k", pra um computador japones chamado "X68000" de 16bit (que também teve uma versao piorada e pessima pra PSX no "castlevania chronicles")

    Os 2 são indispensáveis pra qquer fã da série.

    Na minha ordem dos melhores ficaria: Aria of Sorrow(GBA)-Symphony of the night(PSX)-Rondo of Blood(PCECD)-Bloodlines (megadrive)-Akumajou Dracula (x68000)-Castlevania 3 (NES)- Circle of the Moon (GBA)-Castlevania 1
    Última edição por Buttons : 24-10-2006 às 14:39

  23. #22
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    Citação Citando JC Denton
    Battletoads acho que foi um dos jogos mais dificeis que já joguei... eu acho que demorei MESES pra zerar, e isso pq jogava MUITO quando era mlk...

    essa fase da moto é aquela que vc tinha uma pista que uma bola gigante vinha atrás de vc?
    num lembro dessa bola

    mas lembro q tinha um monte de paredes no meio da pista e vc tinha q fikar desviando

  24. #23
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    Citação Citando R2D2 :D
    num lembro dessa bola

    mas lembro q tinha um monte de paredes no meio da pista e vc tinha q fikar desviando
    Terceira fase!
    N00b!

    EU COMIA!
    digo
    EU ZERAVA o battletoads.

  25. #24
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    Super Castlevania > All.

  26. #25
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    Citação Citando Buttons
    esse curse é o do werewolf? achei muito "tomb rider" na época, lento...talvez eu devesse ter investido mais na jogatina dele.
    O curse é o que vc é um devil forge... o Hector... ele é de sistema de level, nao tem agua benta,etc (só quando voce zera e joga com o trevor)... voce pega elementos para fazer as armas/armaduras

    Vc joga com a ajuda de minions... e encontra o Trevor durante o caminho

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