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    Ps3 x 360 - Gpu

    ER, sei que o assunto ta batido pra caralho, mas achei um texto massa sobre o hardware, vo deixar ele aqui traduzido pro pessoal ler..


    Okay, Corrijam-me se eu estiver errado, ja faz um tempo que eu não lido com numeros crus..

    4 Gipixels/s correspondem a 4 bilhões de pixels por segundo.
    A resolução 1280x720 tem 921,600 pixels, quase 1 milhão.
    Um jogo rodando nessa resolução, a 60 frames por segundo vai ter de renderizar 921,600 pixels a cada frame, Logo:
    921,600*60 fps = 5,529,600 pixels.
    Pouca coisa acima de 5.5 milhões de pixels por segundo para um jogo rodando em 720p a 60 fps.

    Isso é uma mixaria considerando que os 2 sistemas podem empurrar 4 bilhões por segundo.. Mesmo que 4 bilhões seja um numero "teórico", ele ainda sim é extremamente exagerado.

    Placas graficas modernas realizam muitos processos sobre os pixels (shaders) oque come mais ainda esse limite de 4 bilhões de pixels na pratica.

    Assumindo que cada GPU possa utilizar COMPLETAMENTE o sistema de memoria com renderização de pixels, o bandwith para se "escrever" (ou gravar, como preferirem) no framebuffer se torna o fator limitante.

    O RSX possui um maximo teórico de 20,8GB/S ao "escrever" para a memoria de video, e ainda conta com adicionais 32GB/S para escrever para a memoria principal. (pelo menos acho que era isso).

    Novamente, assumindo que o RSX possa usar completamente o sistema de memoria, ele pode empurrar 58,2GB/S de pixels para memoria de renderização (leitura/escrita)

    O Xenos usa a EDRAM para frame buffer, e ele esta conectado a ela por um bus de 32 GB/S. Dada a natureza da conexão, esse numero é BEM PROXIMO do valor teórico. A principo parece queo RSX tem mais bandwith para trabalhar, mas tambem deve-se levar em conta que a unidade logica da EDRAM do Xenos tem 256GB/S de bandwith para MEMORIA EDRAM. Novamente, dada a natureza da conexão esse numero é bem proximo do valor Teórico.

    Então, Divindo os 256GB/S pelos iniciais 32GB/S vemos que o XENOS é capas de multiplicar seu bandwith efetivo para o framebuffer por uma ordem de 8 quando processando pixels faz uso das funções da EDRAM. Isso inclue o uso de HDR em FP10 e Anti-Aliasing e alguns outros truques.

    Isso leva ao maximo teórico de 32*8=256 GB/S de bandwith de renderização para o framebuffer para as tarefas que consomem muito bandwith as quais o chip de EDRAM é feito para enfrentar. Deve-se dizer que esse é um método EXTREMAMENTE efetivo para elimitar o impacto de performance de efeitos como HDR e Anti-Aliasing.

    A principal preocupação aqui pe ter uma engine que não apenas use a EDRAM como frame buffer, mas que aproveite seu bandwith massivo usando a unidade logica do chip.

    Se eu confundi alguem quando disse que 32 GB/S são multiplicados por 8, a razão é que uma vez que os dados passam pelo bus de 32gb/s, eles podem ser processados 8 vezes pela pela unidade logica da EDRAM para memoria EDRAM numa taxa de 256GB/S. O resultado final é que para cada 32gb/s de dados que são enviados pelo bus, 256gb/s são processados, é ai que a multiplicação entra.

    No final o RSX acaba com o limite teorico de 52.8GB/S e o Xengos com 256GB/S.

    Mas é importante notar que o Xenos só ve esse enorme beneficio quando tirando total proveito da EDRAM colocando o grosso da renderização da engine grafica nos efeitos que são acelerados pela unidde logica da EDRAM.

    Infelizemente para o RSX, parece que não importa o angulo que vc olhe, o XENOS sempre passa por cima. Não apenas o RSX não tem algumas tecnicas de economia de bandwith que o Xenos tem, mas ainda o xenos praticamente ELIMINA o impacto de efeitos que usam muito bandwith. Então no fim o Xenos não tem um requerimento de bandwith MENOR do que o RSX, mas tambem tem MAIS bandwith para trabalhar.

    Isso leva a concluir que a Microsoft fez uma otima opção de desing combinando a CPU do 360, XENON com a GPU XENOS. A GPU tem poder suficiente para não precisar do auxilio da CPU. Isso segue o desing classico de jogar o trabalho grafico para a GPU enquanto deixa-se a CPU lidar com outras tarefas. A natureza Multi-core do cpu do 360 é então a mais beneficiada por ser totalmente de proposito geral.

    Como resultado, o PS3 parece ter uma má combinação em termos de CPU/GPU. O Sistema como um todo tem carencia de capacidade de proposito geral enquanto ao memso tempo o processamento de ponto flutuante parece redundantemente colocado em AMBOS CPU e GPU. Enquanto isso significa que o CELL pode ter a habilidae de ajudar o RSX com seu forte poder de processamento de ponto flutuante, o RSX ainda acaba limitado pelo bandwith de renderização... Isso aparenta NEGAR qualquer beneficio real que o CELL possa ter para os graficos, e ao mesmo tempo significa que processamento de proposito geral é muito negligido no sistema.

    Completando, sabe-se tambem que a CPU do 360 TAMBEM é capaz de processar graficos. Tendo 3 cores completos significa que o console tem a habilidade de BALANCEAR as necessidades do jogo, provendo flexibilidade onde necesario..

    Alguem deveria questionar a competencia do lider de design do hardware do PS3.

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  3. #2
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    Acreditem ou não, tive saco pra ler tudo

    Legal saber mais sobre as especificacoes tecnicas das GPUs, mas é a velha história da geração anterior: xbox era melhor do que ps2 no hardware mas só sairam meia dúzia de jogos decentes pra ele (dentro do que EU gosto) enquanto o ps2 tinha dezenas. Pra mim o maior problema do 360 (probs de RL a parte) é ser um console ocidental com jogos voltados pra esse público, como foi o xbox1. NÃO ME APEDREJEM AINDA, gosto é gosto e pra um monte de gente 360 oferece coisas mais legais. E claro, ps3 ainda não tem quase nada que preste...

  4. #3
    Membro Avatar de _Kira
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    Citação Citando Buttons Ver mensagem
    Acreditem ou não, tive saco pra ler tudo

    Legal saber mais sobre as especificacoes tecnicas das GPUs, mas é a velha história da geração anterior: xbox era melhor do que ps2 no hardware mas só sairam meia dúzia de jogos decentes pra ele (dentro do que EU gosto) enquanto o ps2 tinha dezenas. Pra mim o maior problema do 360 (probs de RL a parte) é ser um console ocidental com jogos voltados pra esse público, como foi o xbox1. NÃO ME APEDREJEM AINDA, gosto é gosto e pra um monte de gente 360 oferece coisas mais legais. E claro, ps3 ainda não tem quase nada que preste...
    Pois é, eu podia contar nos dedos de uma mão só os jogos de xbox que me interessavam a uma primeira vista, se comparado ao play2 e até mesmo GC... mas, voltando ao tópico...

  5. #4
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    Citação Citando #Malária# Ver mensagem
    Pois é, eu podia contar nos dedos de uma mão só os jogos de xbox que me interessavam a uma primeira vista, se comparado ao play2 e até mesmo GC... mas, voltando ao tópico...
    Ué, eu tb contava nos dedos o que me interessava no PS2 antes de comprar um xbox...

    Sem desviar muito do tópico, o xbox foi/é muito superior ao PS2 na minha opinião, eu digo isso não por mim, mas baseado na experiência de quem tinha PS2 e resolveu testar o xbox só mais tarde, quando já tinha uam relação grande de jogos.

    Mas concordo que número de titulos realmente fora de série no xbox não eram muitos, mas isso não acontece no 360, estão saindo ótimos jogos, um atrás do outro. A lista de lançamentos desse ano é impressionante.
    Última edição por Peleyer : 05-03-2007 às 9:45

  6. #5
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    Eu sempre fui Fã do PS2 pois indiscutivelmente ele era melhor q o Xbox. Nesse findi comprei o meu XBox360, apesar de achar que o PS3 seria um hardware bem melhor em um prazo longo. Apostei no 360 e acho que não vou me arrepender, estou curtindo muito ele.
    Este tópico esclareceu muita coisa para os leigos como eu, pois se tivesse lido isto antes, não chutaria qual console comprar, já compraria direto o 360... ainda bem que "chutei" certo.

    Agora, basta achar jogo legal pro 360 e esperar que não de 3RL. +_+ (não sei se ajuda alguma coisa mas o mês fabricação do meu é 11).

  7. #6
    Membro Avatar de _Kira
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    Enquanto isso significa que o CELL pode ter a habilidade de ajudar o RSX com seu forte poder de processamento de ponto flutuante, o RSX ainda acaba limitado pelo bandwith de renderização... Isso aparenta NEGAR qualquer beneficio real que o CELL possa ter para os graficos, e ao mesmo tempo significa que processamento de proposito geral é muito negligido no sistema.
    Desculpem qualquer ignorância, mas antes eu lia revista e acreditava que o cell realmente seria capaz de fazer "mágica", mas pelo que eu entendi, essa "comunicação precária" entre cpu/gpu seria algo como comparar uma "ferrari em estrada de chão esburacada"??

  8. #7
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    ER, sei que o assunto ta batido pra caralho, mas achei um texto massa sobre o hardware, vo deixar ele aqui traduzido pro pessoal ler..


    Okay, Corrijam-me se eu estiver errado, ja faz um tempo que eu não lido com numeros crus..

    4 Gipixels/s correspondem a 4 bilhões de pixels por segundo.
    A resolução 1280x720 tem 921,600 pixels, quase 1 milhão.
    Um jogo rodando nessa resolução, a 60 frames por segundo vai ter de renderizar 921,600 pixels a cada frame, Logo:
    921,600*60 fps = 5,529,600 pixels.
    Pouca coisa acima de 5.5 milhões de pixels por segundo para um jogo rodando em 720p a 60 fps.

    corri"j"indo.
    921,600*60 = 55,656,000 pixels = 56 megapixels, não 5,5.
    a não ser q a calculadora do windows esteja quebrada

    Citação Citando HollYwOOd Ver mensagem
    Eu sempre fui Fã do PS2 pois indiscutivelmente ele era melhor q o Xbox.
    pra voce ver como são as coisas, mesmo o ps2 sendo "indicustivelmente" melhor q o xbox1, eu provavelmente escolheria a caxinha preta se tiver que escolher entre eles. mas felizmente não tenho que fazer essa escolha. a continuação de .hack//G.U. ta aí quase lançando
    Última edição por UmK : 05-03-2007 às 12:19

  9. #8
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    Citação Citando #Malária# Ver mensagem
    Pois é, eu podia contar nos dedos de uma mão só os jogos de xbox que me interessavam a uma primeira vista, se comparado ao play2 e até mesmo GC... mas, voltando ao tópico...
    grato pelo puxão de orelha hehe é que a relevancia disso pros gamers era uma pergunta que não queria calar

  10. #9
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    o xbox é feito para ocidentais por ocidentais? legal eu sou "ocidental"!!!!

    se o xbox tinha 5 jogos otimos, seguindo o meu gosto o PS2 tambem tem por ai... ou menos...


    agora sobre a gpu, o texto é um pouco confuso pra mim, mas ele quer dizer que a CPU+GPU do 360 conseguem "algo" mais interessante que o conjunto do PS3?

  11. #10
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    um cara de dentro da microsoft que escreveu isso so pode ^^

  12. #11
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    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    o xbox é feito para ocidentais por ocidentais? legal eu sou "ocidental"!!!!

    se o xbox tinha 5 jogos otimos, seguindo o meu gosto o PS2 tambem tem por ai... ou menos...


    agora sobre a gpu, o texto é um pouco confuso pra mim, mas ele quer dizer que a CPU+GPU do 360 conseguem "algo" mais interessante que o conjunto do PS3?
    Por isso o "segundo o que EU gosto" no post e o "opiniao pessoal". Ainda bem que somos ocidentais, a carga de trabalho do japão é um inferno pelo que comentam , mas as softhouses ocidentais podiam variar um pouquinho de estilo tbém

    Pelo que eu entendi, no conjunto o 360 é "melhor" sim. Mas o tom do autor do texto original é de tanta babação de ovo (microsoft faz ISSO otimo e ISSO maravilhoso) que não sei se a fonte dele é segura. Blackomega tirou ele de onde exatamente?

  13. #12
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    Citação Citando Buttons Ver mensagem
    Pelo que eu entendi, no conjunto o 360 é "melhor" sim. Mas o tom do autor do texto original é de tanta babação de ovo (microsoft faz ISSO otimo e ISSO maravilhoso) que não sei se a fonte dele é segura. Blackomega tirou ele de onde exatamente?
    e nisso que bateu a duvida acho que foi o bill gates que escreveu ^^


    Não lembro quem disse que a longo prazo ps3 esmaga o x360

  14. #13
    Membro Avatar de Repolho Roxo
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    não duvido que isso seja real...

  15. #14
    Membro Avatar de _Kira
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    hehehe, tb senti um leve tom "pró M$" no texto... Mas no meu caso não me levo muito por hardware e sim por franquias, então nem vou comentar muito...

  16. #15
    Membro Avatar de TM99
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    hehehe

    nao tenho intenção de causar polemica, apenas achei esse texto em um forum internacional no meio de uma discussão sobre hardware de PS3 e Xbox360.

    O cara eh um usuario do forum la, nada de nego a M$, o texto dele bateu com tudo que eu sei sobre o hardware dos 2. Achei BEM plausivel, por isso guardei ele anotado.

    Mas eh bem por ai mesmo, a grande vantagem do 360 está em jogar o serviço pesado (HDR E AA) pra um sistema de memoria ultra rapido fora da memoria principal, assim ele economiza bandiwith pra caralho.

    É um hardware mais "BALANCEADO" do que o do ps3.

  17. #16
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    ?
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    A SONY só acertou na capacidade de "customização". Permitindo transforma-lo num pc/videogame, fora isso o resto foi um grande erro.
    parece que em cima da hora botaram o RSX pq não conseguiram fazer o CELL dar conta do recado sozinho, só pode!

  18. #17
    Membro Avatar de WolfwooD
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    Citação Citando farofawoo Ver mensagem
    Não lembro quem disse que a longo prazo ps3 esmaga o x360
    Quem quer que te disse isso era vidente, e, consequentemente, mentiroso.

  19. #18
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    agora voce une o suposto melhor conjunto de hw e a maior facilidade em programar... voce tem um monstro?

  20. #19
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    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    agora voce une o suposto melhor conjunto de hw e a maior facilidade em programar... voce tem um monstro?
    Eu diria que se tem um Sucesso ... X360..

    []

    Denis

  21. #20
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    Citação Citando Denis Ricardo Ver mensagem
    Eu diria que se tem um Sucesso ... X360..

    []

    Denis
    junto com um hardware descartável vc tem um CONCORRENTE.

  22. #21
    Membro Avatar de [D] . n . L
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    Agora tem isso aqui.
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    Citação Citando Buttons Ver mensagem
    Acreditem ou não, tive saco pra ler tudo

    Legal saber mais sobre as especificacoes tecnicas das GPUs, mas é a velha história da geração anterior: xbox era melhor do que ps2 no hardware mas só sairam meia dúzia de jogos decentes pra ele (dentro do que EU gosto) enquanto o ps2 tinha dezenas. Pra mim o maior problema do 360 (probs de RL a parte) é ser um console ocidental com jogos voltados pra esse público, como foi o xbox1. NÃO ME APEDREJEM AINDA, gosto é gosto e pra um monte de gente 360 oferece coisas mais legais. E claro, ps3 ainda não tem quase nada que preste...
    Falou tudo... sempre tentei explicar isso, mas nunca consegui atingir o objetivo =P

    Mas é isso aí, cada console é voltado pra um público diferente, sinceramente, foda-se se 1 faz 2 fps melhor que o outro, os jogos que vão sair pra PS3 e os jogos que vão sair pra Xbox 360 são diferentes, e em vez de se preocupar com o processador, se preocupe com esses jogos. Veja a história dos dois e vê qual tem as produtoras que faz os melhores jogos na sua opinião.

    Caso clássico é o Nintendo 64 x Playstation. Lembram? N64 tinha 64 bits, PS tinha 32. Qual vendeu 300x mais?

  23. #22
    Membro Avatar de Repolho Roxo
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    Citação Citando [D] . n . L Ver mensagem
    Falou tudo... sempre tentei explicar isso, mas nunca consegui atingir o objetivo =P

    Mas é isso aí, cada console é voltado pra um público diferente, sinceramente, foda-se se 1 faz 2 fps melhor que o outro, os jogos que vão sair pra PS3 e os jogos que vão sair pra Xbox 360 são diferentes, e em vez de se preocupar com o processador, se preocupe com esses jogos. Veja a história dos dois e vê qual tem as produtoras que faz os melhores jogos na sua opinião.

    Caso clássico é o Nintendo 64 x Playstation. Lembram? N64 tinha 64 bits, PS tinha 32. Qual vendeu 300x mais?
    300x mais? acho que nenhum então.

  24. #23
    Membro Avatar de [D] . n . L
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    Agora tem isso aqui.
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    Citação Citando WolfwooD Ver mensagem
    Quem quer que te disse isso era vidente, e, consequentemente, mentiroso.
    Nao precisa ser vidente pra isso. A história se repete.

    Como disse no post anterior, lembrem-se do Playstation e do Nintendo 64.
    "OMG 64 bits, contra 32 do playstation, ahh ahh ahh..."

    é uma dúvida entre comprar um console de uma empresa que só mexe com Hardware de PC, e logicamente as chances do hardware do Xbox 360 serem melhores é mto maior do que as da sony, entretanto, a Sony mexe com diversas áreas, e isso sempre deu aquele empurrão pra ela liderar em quase tudo.

  25. #24
    Membro Avatar de Dabber
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    o cara q fez o texto tinha que ser contratado pela sony o cara é phd

  26. #25
    Membro Avatar de _Kira
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    Citação Citando [D] . n . L Ver mensagem
    Nao precisa ser vidente pra isso. A história se repete.

    Como disse no post anterior, lembrem-se do Playstation e do Nintendo 64.
    "OMG 64 bits, contra 32 do playstation, ahh ahh ahh..."

    é uma dúvida entre comprar um console de uma empresa que só mexe com Hardware de PC, e logicamente as chances do hardware do Xbox 360 serem melhores é mto maior do que as da sony, entretanto, a Sony mexe com diversas áreas, e isso sempre deu aquele empurrão pra ela liderar em quase tudo.
    Mas no quesito preço, amigo... por enquanto a situação tá essa mesmo...

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