+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Seu Madruga
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.093
    Verdinhas
    5

    [CuriosidadeMOB] Como emuladores sao feitos?

    Bem, nao sabia em qual forum postava isso, mas achei que esse e o que tem mais a ver, portanto vamo la..

    Sempre tive curiosidade em saber como sao feitos os emuladores, digo :
    Como vc programa seu computador pra executar exatamente o que o console faz?
    Em qual linguagem eles sao escritos?
    Em que ponto voce comeca a construir um emulador? Supondo que eu tenho um superNES, quais sao os passos pra realmente CONSTRUIR um emulador?


    tnx folks

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.472
    Verdinhas
    1925

    Ótimo tópico, também tenho essa curiosidade, mas tbm não sei. Se ninguém souber, vc pode começar procurando na WIKIPEDIA e depois no Google, e, se possível, postar um resumão pra gente aqui, só pra gente ter idéia do que procurar na hora de desenvolver um emulador.

  4. #3
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Resposta geral, pq nunca procurei mais a fundo.

    Emuladores podem ser escritos em "qualquer" linguagem: C+ e java são os mais comuns. Basicamente o que se faz é dar instruções a sua máquina parecidas com a que um videogame faz. As duas ou três vezes que eu corri um pouco atrás disso, o pessoal dizia prá se começar com o nes, que embora a emulação completa seja extremamente complexa, é o melhor para se iniciar e ver algum resultado rapidamente.

    Imagino que wikipedia seja um bom lugar prá começar.

  5. #4
    Membro Avatar de Spider[JSLV]
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    LOL
    Registro
    Jun 1999
    Mensagens
    7.926
    Verdinhas
    1463

    Como disseram, é uma série de variáveis. Eu acho que o dump da bios do sistema já é um bom começo, afinal, ela manda no funcionamento inicial do hardware do console.

    Mas sei lá. Eu daqueles que preferem esperar sentadinho sair um emu. Caso não saia, crio vergonha e compro logo um console. Fiz isso com o GC

  6. #5
    Membro Avatar de lorotãO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    6.827
    Verdinhas
    871

    Citação Citando Mago_1982 Ver mensagem
    Resposta geral, pq nunca procurei mais a fundo.

    Emuladores podem ser escritos em "qualquer" linguagem: C+ e java são os mais comuns. Basicamente o que se faz é dar instruções a sua máquina parecidas com a que um videogame faz. As duas ou três vezes que eu corri um pouco atrás disso, o pessoal dizia prá se começar com o nes, que embora a emulação completa seja extremamente complexa, é o melhor para se iniciar e ver algum resultado rapidamente.

    Imagino que wikipedia seja um bom lugar prá começar.
    verdade, na minha aula de linguagem de montagem o professor ensinou assembler crinado jogos de nes, para serem rodados em emuladores dos mesmos. tinha que mecher com registradores, assembler puro. bom não aprendi nada mas passei hushau

  7. #6
    Membro Avatar de DEKAO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2006
    Mensagens
    4.261
    Verdinhas
    676

    cara eu tava estudando isso um dia desses.. vou prepar um resumo e posto aqui.

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Citação Citando Mago_1982 Ver mensagem
    Resposta geral, pq nunca procurei mais a fundo.

    Emuladores podem ser escritos em "qualquer" linguagem: C+ e java são os mais comuns. Basicamente o que se faz é dar instruções a sua máquina parecidas com a que um videogame faz. As duas ou três vezes que eu corri um pouco atrás disso, o pessoal dizia prá se começar com o nes, que embora a emulação completa seja extremamente complexa, é o melhor para se iniciar e ver algum resultado rapidamente.

    Imagino que wikipedia seja um bom lugar prá começar.
    Java? Tem que ser louco pra escrever um emu em Java. Não que Java seja uma linguagem mais difícil do que as ourtas, mas simplesmente pq Java = LENTO.

    Tem alguns emus em Java sim porém são poucos e só VG antigo (Atari, MSX, no máximo um NES)

  9. #8
    Membro Avatar de Cocones
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Opala!
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    2.351
    Verdinhas
    322

    Aproveitando o tópico
    Como que eles fazem para pegar as informações de uma fita de Super Nintendo por exemplo?
    Sempre tive essa dúvida... CD é de boa, mais Fitão parece ser meio cabuloso

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    2.802
    Verdinhas
    806

    Citação Citando Cocones Ver mensagem
    Aproveitando o tópico
    Como que eles fazem para pegar as informações de uma fita de Super Nintendo por exemplo?
    Sempre tive essa dúvida... CD é de boa, mais Fitão parece ser meio cabuloso
    Até onde sei, as informações são coletadas por um aparelho EPROM, o mesmo que o povo utiliza para gravar BIOS nas mobos.

  11. #10
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Java? Tem que ser louco pra escrever um emu em Java. Não que Java seja uma linguagem mais difícil do que as ourtas, mas simplesmente pq Java = LENTO.

    Tem alguns emus em Java sim porém são poucos e só VG antigo (Atari, MSX, no máximo um NES)
    Quem faz os emuladores não sou eu...

    Java pode ser lento, mas funciona até em geladeira

    E quando citei java estava pensando nisso mesmo, bliss, aqueles emuladores que rodam em IE da vida, etc.

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hardMOB Platinum User
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    17.744
    Verdinhas
    4637

    Citação Citando Cocones Ver mensagem
    Aproveitando o tópico
    Como que eles fazem para pegar as informações de uma fita de Super Nintendo por exemplo?
    Sempre tive essa dúvida... CD é de boa, mais Fitão parece ser meio cabuloso
    Existiam N copiadores de jogos de Snes, todo produzidos por empresas, qualidade muito boa.
    Chegaram a ser vendidos no Brasil como Backup de jogos em disquete, se vc pegar uma daquelas revistas Video Game antigas, é fácil achar anuncio do Armazém dos Jogos ou NC games vendendo o aparelho.

    Cheguei a ver um funcionando em SP, era um Wildcard, era o mais conhecido. Era composto por um drive de disquete ligado a um adaptador, no qual o jogo original deveria ser colocado. Tinha uma interface ótima e até um macaco poderia copiar um jogo alí.


    Detalhe que o Wildcard teve várias versões, a de 1994 tinha memória interna e dava pra você gravar jogos e joga-los como se fosse um flashcarard de gba. E outra, já aceitava jogos com chips especiais!

    Existiu tb o GameDoctor, um outro copiador, mais compacto, que até hoje muita gente usa pra guardar jogos de snes. Este hoje tem até interface pro Windows Xp



    Do N64 não foi diferente, eram trambososo!
    SP64

    Este foi o primeiro, trazia um drive de cd read-only, permitindo jogar games a partir de um cd! Drive de 5X.

    Doctor 64

    Era o mais completo, tinha mais memória , ótima interface para cópia com PC, drive de 8X, e o melhor, rodava cds de audio e SVCD´s!

  13. #12
    Membro Avatar de *Constantine
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Eita
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    900
    Verdinhas
    145

    Eu tenho flashcards de SNES, Mega e PC Engine... dá pra dumpar qualquer rom com eles.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões