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  1. #26
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Rapaz, baseado nas próprias ferramentas da m$.
    Todo mundo sabe que linguagens de alto nível são mais pesadas que linguagens de baixo nível.

    Não to criticando ninguém, só to falando que a m$ tá se dando bem vendendo tecnologia acessível (de fácil desenvolvimento) enquanto a sony não, e tá sofrendo as consequências.

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  3. #27
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    Essa desculpa q é difícil de programar para o PS3 só me mostra uma coisa: q quem abrir uma empresa que programe para o PS3, e bem, vai ficar multi-milionário.

    Se o GAP do mercado é esse, com certeza alguém irá preenchê-lo.
    Pena q eu não sei programar (só sei VBA ), pq senão eu ficaria RICO !!!

  4. #28
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    Sem agressões pessoal


    Ontem joguei o SuperStarDust do PS3 e agora quero 1 só por causa daquele jogo , gostei muito tb do SuperRubDuck, minha irmã então chega gritou ! JaekaeJKAe
    esse jogo é bom cara? é sobre o q ?

  5. #29
    gsm
    gsm está offline
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    Citação Citando Spidey-BR Ver mensagem
    Eu só acho que a m$ também peca, pq as ferramentas dela deixam os jogos pesados, com mto código "inútil", é como se todo jogo de x360 carregassem uma engine mais pesada.

    já no ps3, mesmo tendo que programar em "assembly", o desempenho vai ser máximo.
    E quem disse que a programação do PS3 é feita em assembly. Isto não é feito desde a geração do PS1.
    Claro que os códigos mais críticos podem ser otimizados em assembly, o problema que esta ficando cada vez mais difícil ganhar dos compiladores de C, C++ e C#, pois além deles terem evoluído muito, é quase humanamente impossível saber todas as regras de otimização para um processador específico.
    E tem outra, o tempo para mercado hoje tem que ser muito rápido, ou seja, ninguém passa mais tanto tempo extraindo a última gota. Os prazos e a grana são mais importantes.

    Outra coisa o fato do jogo ser feito com ferramentas de alto nível, não deixa mais pesado o jogo, o que realmente conta é forma como é feita, o algoritmo e as idéias por trás de uma engine, isto sim importa muito mais que uma otimização em assembly.

    A Sony utiliza linguagens de alto nível para o desenvolvimento de jogos para o PS3 assim como a MS utiliza para o XBOX360, a diferença, pelo que parece, é o preço menor e a facilidade de uso no XBOX360.
    A Microsoft sempre foi boa nisso, e quem utiliza o Visual Studio 2005 e as APIs da MS sabe muito bem do que estou falando.
    Última edição por gsm : 14-08-2007 às 23:16

  6. #30
    Membro Avatar de DEKAO
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    Citação Citando gsm Ver mensagem
    E quem disse que a programação do PS3 é feita em assembly. Isto não é feito desde a geração do PS1.
    Claro que os códigos mais críticos podem ser otimizados em assembly, o problema que esta ficando cada vez mais difícil ganhar dos compiladores de C, C++ e C#, pois além deles terem evoluído muito, é quase humanamente impossível saber todas as regras de otimização para um processador específico.
    E tem outra, o tempo para mercado hoje tem que ser muito rápido, ou seja, ninguém passa mais tanto tempo extraindo a última gota. Os prazos e a grana são mais importantes.

    Outra coisa o fato do jogo ser feito com ferramentas de alto nível, não deixa mais pesado o jogo, o que realmente conta é forma como é feita, o algoritmo e as idéias por trás de uma engine, isto sim importa muito mais que uma otimização em assembly.

    A Sony utiliza linguagens de alto nivel para o desenvolvimento de jogos para o PS3 assim como a MS utiliza para o XBO360, a diferença, pelo que parece, é o preço e a facilidade de uso maiores no XBOX360.
    A Microsoft sempre foi boa nisso, e quem utiliza o Visual Studio 2005 e as APIs da MS sabe muito bem do que estou falando.
    Disse tudo, o front end deve mais fácil/rápido/dinamico, isso é um carimbo dos produtos M$.
    Cara fui ontem num evento da M$ e eles apresentaram o novo Visual Studio todo integrados com um leque de outros softwares... realmente é absurdo. (E olha que eu sou do time da bandeira GPL.)

  7. #31
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    Bom, saiu Madden 08, que é Blockbuster nos EUA. A EA já tem experiência nos dois consoles:

    IGN
    For PS3 owners, this isn't as exciting. Madden 08 runs (sometimes) at 30 frames per second. It makes a huge difference, as you lose a lot of the subtleties in the animations. There are plenty of framerate hitches that will likely frustrate players. This can cause a lag in the Hit Stick sometimes. And, let's face it, no one wants to see a runningback pause for a second in mid air as the framerate stutters. You can still play and mostly enjoy Madden, but beware that on PS3 the game does not run smoothly.


    Gamespot
    One of the big points of contention about this year's Madden has been the difference in performance between the Xbox 360 and PlayStation 3 versions. It was announced some time ago that the 360 version would run at 60 frames a second, versus 30 on the PS3. When you compare the two games side by side, yes, there is a noticeable difference. The PS3 version is certainly choppier and slightly more prone to hitching up in-game than the 360 one. However, simply taken on its own merits, the PS3 version isn't suddenly awful because of this one issue. The choppiness rarely ever distracts you from the gameplay, and for the most part, the 30 frames a second number holds pretty steady. If you have a choice between the two, certainly the 360 version is the preferable one from a visual standpoint, but the PS3 version isn't unplayable by any means.

    Qual seria o gargalo do PS3? Ou a EA realmente não sabe programar?

    Fui

  8. #32
    Membro Avatar de TM99
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    Bah, eu nao sou especialista em informatica, mas eu sei que as SPEs nao executam o mesmo tipo de codigo que a PPE do PS3 executa, e como as PPEs não tem cache, executar tarefas que precisam desse cache eh complicado nas PPEs.

    Eu sei que existem ou irão existir workarounds.. mas eh como estão falando, ninguem tem uma engine 100% pronta pra usar o Cell direitinho, e vai levar tempo, ja o X360 nego provavelmente ja consegue tocar todo o potencial do console, ja que ele eh MUITO mais simples do que o ps3.

    Eu ainda acho que haverão avanços nos graficos dos jogos, mas isso será em função de tecnicas novas para economizar recursos nesses consoles (honestamente eu ja acho que gears of war esguela o 360) e aproveitar melhor os recursos, alem de outras otimizações de como o codigo eh executado.. mas o maior avanço será no ps3, pq ele eh oq tem mais potencial intocando.

    Não sei qual dos 2 vai ser o "mais forte" no final, e pra falar a verdade acho que não vai haver um vencedor "limpo" 100% certo. Os dois consoles são extremamente parecidos.

  9. #33
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    Citação Citando V1PM4N Ver mensagem
    Bom, saiu Madden 08, que é Blockbuster nos EUA. A EA já tem experiência nos dois consoles:

    IGN
    For PS3 owners, this isn't as exciting. Madden 08 runs (sometimes) at 30 frames per second. It makes a huge difference, as you lose a lot of the subtleties in the animations. There are plenty of framerate hitches that will likely frustrate players. This can cause a lag in the Hit Stick sometimes. And, let's face it, no one wants to see a runningback pause for a second in mid air as the framerate stutters. You can still play and mostly enjoy Madden, but beware that on PS3 the game does not run smoothly.


    Gamespot
    One of the big points of contention about this year's Madden has been the difference in performance between the Xbox 360 and PlayStation 3 versions. It was announced some time ago that the 360 version would run at 60 frames a second, versus 30 on the PS3. When you compare the two games side by side, yes, there is a noticeable difference. The PS3 version is certainly choppier and slightly more prone to hitching up in-game than the 360 one. However, simply taken on its own merits, the PS3 version isn't suddenly awful because of this one issue. The choppiness rarely ever distracts you from the gameplay, and for the most part, the 30 frames a second number holds pretty steady. If you have a choice between the two, certainly the 360 version is the preferable one from a visual standpoint, but the PS3 version isn't unplayable by any means.

    Qual seria o gargalo do PS3? Ou a EA realmente não sabe programar?

    Fui
    Melhor jogar com 30 fps do que não jogar né .


    Poe dinheiro na mão do cara manda ele senta na frente do pc e faze a prr# do jogo pro ps3, e ve se não sai....enquanto o 360 continuar vendendo mais vai querer fazer jogo pro ps3 ???....Podia ter achado uma desculpa menos idiota que esse ai

  10. #34
    Membro Avatar de _Kira
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    Pq programar no PS3 é tão difícil??

    Os jogos por acaso são programados em assembly?

  11. #35
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    Eu se fosse programador daria mais atenção pro PS3. Pensem comigo: O ps3 ainda não tem pirataria, logo os lucros são maiores. Num país como o nosso, os caras devem estar conseguindo lucrar pela primeira vez na história, já que os indices aqui devem ser superiores a 90% de games piratas.

  12. #36
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    Teu pensamento é inerentemente falho, visto que a base instalada do ps3 é ridiculamente menor.

  13. #37
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    Citação Citando #Malária# Ver mensagem
    Pq programar no PS3 é tão difícil??

    Os jogos por acaso são programados em assembly?
    Eu naum acho que seja taum dificil programar pro PS3 o problema é que é ridiculamnete fácill programar pro X360, e numa geração onde os custos de produção tendem a ser maiores os produtores nem pensam duas vezes em se empenhar mais na plataforma com maior base instaalda e menor custo né.

    Se a base instalada do PS3 fosse taum grande qt a do PS2 ninguem tava falando isso e tariam tirando leite de perda a muito tempo, send oo una umdificil de programar!

  14. #38
    Membro Avatar de D.O.G.
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    SE o ps3 tivesse 9 processadores de uso geral, aí sim seria uma puta máquina...

    mas como só tem 1 e 8 "processadores matemáticos"....

    eu acredito que tentaram unir em um unico processador CPU e GPU mas como não deu certo, colocaram em cima da hora uma GPU externa. Isso explicaria muita coisa.

  15. #39
    Membro Avatar de Mahoney
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    É...

    O produtor do Ninja Gaiden disse que essas declarações de que é difícil programar é coisa de gente que tem preguiça.

  16. #40
    Membro Avatar de Howitzer
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    "It's wrong to say it's harder to code on the PS3" - Le Tensorer
    The team responsible for one of Ubisoft's most acclaimed videogames – Ghost Recon Advanced Warfighter – has told GamesIndustry.biz that developing titles for the PlayStation 3 is no harder than working on Microsoft's Xbox 360.

    Despite analyst reports and internet chatter, the BAFTA-award winning team says it's just a case of developers getting up to speed with the new hardware, as Sony's console is earlier in it's lifecycle than Microsoft's Xbox 360.

    "It's wrong to say it's harder to code on the PlayStation 3, it's just something that needs to be learnt," said Yann Le Tensorer, co-founder of Ubisoft's Tiwak studio and co-creator of the Yeti engine powering GRAW and the upcoming Beowulf game.

    "It's not harder to develop on the PS3 than it is on the 360, it's just a different console. Developers might says it's harder because it just takes time to understand the technology, we're still early in the lifecycle."

    As more studios learn the intricacies of developing for the PS3, so the entire development community will benefit says Le Tensorer. "We need all developers to learn from the console, it was the same with the PlayStation 2. Our team are more than happy with the PlayStation 3."

    Earlier this week a review in USA Today labelled Electronic Arts' PS3 version of Madden NFL 08 as "sluggish" compared to the Xbox 360 version.

    And industry analyst Michael Pachter has gone on record saying that the delay of Grand Theft Auto IV from November until next year was due to Rockstar struggling to port the Xbox 360 version of the game – a problem that would be down to the developers themselves, not the hardware.

    Adrian Lacey, international brand manager for Ubisoft, is confident that the success of Ghost Recon Advanced Warfighter is due to forward planning on the developers part, and has meant that the sequel due on PS3 next month will match the standard set by the franchise.

    "Because we built the engine for this generation of hardware we've been very well placed – Ghost Recon Advanced Warfighter hit that level of quality early in the cycle when the 360 first came out because we had our engine in mind for PS3, 360 and PC from the very beginning," he commented.

    As the studio continues work on the game based on upcoming movie Beowulf, due for PS3 and Xbox 360, Lacey admits there's still plenty to learn about both home consoles.
    "For us it's been a learning curve and technology changes very quickly. We're learning step-by-step to use the PS3 to its fullest capacity," he said.

    "If you take the PS2 for example, when God of War come out people saw it was tremendous. But it wasn't until the end of the PS2 cycle that we've seen the machine being pushed to its fullest," added Lacey.

    A full interview with the Adrian Lacey and Yann Le Tensorer, where they discuss Beowulf and the challenges of working with movie studios, will be published later this month.
    http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?aid=27782

    pronto... close topic

  17. #41
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    Citação Citando Howitzer Ver mensagem
    Esse cara ai matou a pau.

    Mas pq close?
    tem muito o q ser discutido aqui ainda

  18. #42
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    Carai vcs falam da programação como se os caras estivesse programando html e php...Fala sério, o PS sempre teve fama de ser difícil de programar e ter pouca memória de vídeo.Provavelmente fazer a mesma programação de AI no Ps3 sejá bem mais complexo que no xbox.Tudo depende do Kit de desenvolvimento oferecido pelas empresas.
    Bem provavel que no x-box seja muito mais simplificado que no PS3.

    São tantos elementos envolvidos para se fazer um jogo que eu acho que muita gente aqui não faz nem noção da complexidade. E dizem que os caras não sabem programar..hehehehheh essa é boa!!

    EU queria "não saber programar" como esses caras.

    Tá louco..

  19. #43
    Membro Avatar de Darktag
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    Citação Citando Nader Ver mensagem
    Eu se fosse programador daria mais atenção pro PS3. Pensem comigo: O ps3 ainda não tem pirataria, logo os lucros são maiores. Num país como o nosso, os caras devem estar conseguindo lucrar pela primeira vez na história, já que os indices aqui devem ser superiores a 90% de games piratas.
    Custo de produção para Xbox360 e PS3 são diferentes, a base instalada de Xbox360 é maior e programando para Xbox360 é mais fácil fazer um port para o PC.


    Citação Citando Howitzer Ver mensagem
    Close nada. O produtor fala lá em cima: -It's wrong to say it's harder to code on the PlayStation 3, it's just something that needs to be learnt.

    Cadê o tempo para os programadores aprenderem? Enquanto esses programadores estão aprendendo a programar para o PS3, deixam de trabalhar em projetos rentáveis. Fica muito custoso para a empresa. LEmbra que chamaram a IBM para ensinar a programar para o CELL?

  20. #44
    Membro Avatar de Dabber
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    Citação Citando Howitzer Ver mensagem
    em portugues

    Ubisoft diz que não é difícil programar para o PS3
    do Finalboss
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    Analistas e programadores já deram sua opinião a respeito da programação do PlayStation 3, alegando que desenvolver para o sistema da Sony é mais difícil que, em comparação, o Xbox 360.

    Entretanto, o time responsável pela franquia "Ghost Recon Advanced Warfighter", da Ubisoft, nega que isso seja verdade, explicando que é apenas um caso de se adaptar ao sistema da Sony, que está em um fase mais inicial de seu ciclo de vida.

    "É errado dizer que é mais difícil programar no PS3 - é apenas algo que precisa ser aprendido", disse Yann Le Tensorer, co-fundador do estúdio Tiwak da UbiSoft e co-criador do engine Yeti por trás de "GRAW" e do ainda em produção "Beowulf" (Yeti é uma versão alterada e melhorada do Unreal Engine 2.5).

    "Não é mais difícil programar para o PS3 do que é para o Xbox 360, é apenas um console diferente. Os produtores devem dizer que é mais difícil porque leva mais tempo para entender a tecnologia, nós ainda estamos no início do ciclo de vida", afirmou.

    E continua: "Precisamos que todos os desenvolvedores aprendam com o console, foi a mesma coisa que aconteceu com o PS2. Nosso time está mais do que feliz com o PlayStation 3. Por termos construído o engine para [toda] essa geração, nós nos colocamos muito bem [no mercado] - Ghost Recon Advanced Warfighter alcançou esse nível porque tivemos nosso engine com o PS3, 360 e PC em mente desde o início".

    http://jogos.uol.com.br/ultnot/final...277u11034.jhtm

  21. #45
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    Calma la, parece que não entenderam uma coisa. Se a programação do PS3 ainda leva um tempo para ser aprendida, obviamente atualmente é MAIS DIFÍCIL de programar. Claro que falando de uma maneira grosseira. O que eu quero dizer é que no mercado atual convem aos programadores e as softhouses lançarem mais títulos e em menos tempo para X360 do que aprenderem de maneira correta (coisa que a EA não fez) a programação do PS3. Agora fato é, não é atraente investir em aprendizado através dos erros, vide jogos multiplataformas que são técnicamente piores no PS3, em uma plataforma que não deixa de ser poderosa, porém não vende tão bem quanto esperavam. Algumas softhouses vão persistir e em algum tempo aprenderão a programar de maneira esplendorosa, enquanto outras vao desistir e ganhar dinheiro mais rápido.

  22. #46
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    Citação Citando [GaC]|[Alias.] Ver mensagem
    Calma la, parece que não entenderam uma coisa. Se a programação do PS3 ainda leva um tempo para ser aprendida, obviamente atualmente é MAIS DIFÍCIL de programar. Claro que falando de uma maneira grosseira. O que eu quero dizer é que no mercado atual convem aos programadores e as softhouses lançarem mais títulos e em menos tempo para X360 do que aprenderem de maneira correta (coisa que a EA não fez) a programação do PS3. Agora fato é, não é atraente investir em aprendizado através dos erros, vide jogos multiplataformas que são técnicamente piores no PS3, em uma plataforma que não deixa de ser poderosa, porém não vende tão bem quanto esperavam. Algumas softhouses vão persistir e em algum tempo aprenderão a programar de maneira esplendorosa, enquanto outras vao desistir e ganhar dinheiro mais rápido.
    È isso , custo beneficio.Mas também tem a parte técnica de acesso ao hard, bibliotecas e etc..
    Talvez também falando de uma forma simples, a estrutura para se programar em um xbox seja bem mais simplificada.As ferramentas de desenvolvimento no xbox sejam mais completas.Digamos que para realizar um determinado evento no xbox o programador tenha que escrever 5 linhas de código e as bibliotecas já façam a parte"chata", que já vem pré desenvolvida no seu SDK ,enquanto que no ps3 o mesmo evento para ser realizado tenha que ser escrito com 20 linhas sem apoio de determinadas bibliotecas.

    È mais ou menos isso!!Agora resta saber se na prática o ps3 pode apresentar uma diferença enorme de qualidade gráfica e técnica em comparação ao Xbox que valha o investimento...Até agora eu acho tudo muito parecido.Não sei ..só o tempo dirá.

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