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  1. #1
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    Kojima desapontado com MGS4

    A última edição impressa da Edge Magazine traz uma entrevista um tanto... perturbadora de Hideo Kojima. Você pode ser otimista e encarar isso como excentricidade de um perfeccionista e ficar tranqüilo, como pode também começar a coçar aquela pulga atrás da orelha de que alguma coisa não é o que pretende parecer ser. Mas o fato é que Kojima expressa claramente seu desapontamento entre o que era o projeto inicial para o Metal Gear Solid 4 baseado nas potencialidades do PlayStation 3 e no que o jogo se tornou devido as limitações do PS3.

    "Quando mostramos pela primeira vez o mecanismo do jogo na TGS (Tokyo Game Show em abril de 2006) a equipe estava realmente feliz e orgulhosa. O PS3 era a máquina dos sonhos, sabe, e iríamos trabalhar em cima disso e daquilo - e tínhamos muitas idéias. Mas quando de fato começamos a desenvolver o jogo, percebemos que haviam muitas restrições e acabou no que vocês vêem hoje. A visão original era dar dez passos à frente, na realidade demos apenas um passo, o que não é dizer que não houve progresso." - Kojima

    Ao que parece tanto Kojima quanto sua equipe superestimaram o potencial do PS3.

    "Lembro, há três anos atrás, queríamos criar algo revolucionário, mas na realidade não conseguimos, por causa da CPU. Nós estamos usando o CELL em seu limite".

    Enquanto o mecanismo básico do jogo esta intacto, dando ao jogador a opção de entrar em uma missão e optar por uma abordagem mais furtiva ou interferir diretamente no conflito em andamento, graficamente o jogo "completamente não alcançou minha visão original" (Kojima).

    É estranho ouvir algo assim tão honesto de um autor, às vésperas do lançamento de sua última criação, de uma forma negativa à sua obra e ao carro chefe dela, mas provavelmente é apenas exagero de um excêntrico perfeccionista.

    Ou não?

    =)

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  3. #2
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    isso ai da suicidio no japao....

    o kojima que largue a mao de ser bixona e pense num metal gear para wii

  4. #3
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    OLD?!?

    Desculpa, mas não aguentei. Po, vocês tem que acompanhar o joystiq po, que adianta vir postar notícia antiga aqui na hM?

    Mas vamos comentar sobre o fato: bom, eu acho que o Kojima deu um mole ae, talvez não tenha sido ele (a Konami) mas o pessoal da Sony que talvez tenha supervalorizado o potencial do console e espalhado a maldade.

    Mas com certeza o trabalho não será disperdiçado. O MGS4 com certeza não usará 100% do potencial do ps3, e o material gerado que não será usado com certeza será otimizado e representará uma melhoria, mesmo que não muito grande, no próximo Metal Gear.

  5. #4
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    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    isso ai da suicidio no japao....

    o kojima que largue a mao de ser bixona e pense num metal gear para wii
    metal gear pra wii ?

  6. #5
    Membro Avatar de Clay Marzo
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    tambem acho bem estranho isso sair das bocas do cara, principalmente na vespera de lançamento. se não tivesse saido dos dedos do kingmob eu diria que é fake..

    entretanto, acho que é facil sim o cara não atingir as espectativas, porque provavelmente o plano inicial de um cara desses é algo colossal, e no final das contas mesmo saindo uma baita obra de arte, muita coisa ainda continua sem poder ser explorada pelo japoneizinho genio ai.

  7. #6
    Membro Avatar de Matheusoc
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    ele tinha que se lamentar pela viagem do metal gear solid 2, isso sim....

  8. #7
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    Eu acho que só quer dizer que ele tinha expecativas enormes por ser um metal gear na nova geração. Ele tinha ideias e ideias pra explorar mais daí viu que não poderia realizar td que quis.

    Quando vc lê que Kojima ficou desapontado com o jogo parece que ficou ruim, mais acho que apenas quer dizer não é uma ultra revolução dos videogames que o genio perfeccionista estava planejando.




    P.S: Esse não é pra ser o ultimo metal gear??? Tem gente aí falando de sequencia... Ou to viajando?

  9. #8
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    Se ele queria poder que faça jogos para o PC entao.

  10. #9
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    se ele quer o maximo em tecnologia o caminho é so o PC... mas realmente parece que muita gente superestimou o ps3, principalmente o "cell".
    isso nao quer dizer qeu o jogo nao vai ser um jogo excelente, os mgs de ps2 e ps1 foram excelentes tambem.

  11. #10
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    O vamos ver no lançamento pra saber o que ele quis dizer com isso.

  12. #11
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    Pelo que eu entendi ele queria fazer um super mega sinistro fuderoso jogo du mal!
    Mas depois que começou a fazer ele percebeu que so consegueria fazer um mega sinitro fuderoso jogo, e se decepcionou com isso.
    Claro que o jogo não deixou de ser o melhor jogo de todos os tempos, so que ele tinha planejado um jogo para ser o melhor jogo de todos os tempos e ainda ser exportado para outros planetas, hehe.

  13. #12
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    Citação Citando Falcon_br Ver mensagem
    Claro que o jogo não deixou de ser o melhor jogo de todos os tempos, so que ele tinha planejado um jogo para ser o melhor jogo de todos os tempos e ainda ser exportado para outros planetas, hehe.
    ah, você ja jogou? me passa ele por msn, também quero jogar

  14. #13
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    ah, você ja jogou? me passa ele por msn, também quero jogar
    uahauha mãe diná ta foda aki!
    Mais acho q o jogo vai ser muito foda como os anteriores foram. E ainda to rezando pra esse japa fdp decidir manda MGS4 pro X360.


    Citação Citando Dirk Diggler Ver mensagem
    P.S: Esse não é pra ser o ultimo metal gear??? Tem gente aí falando de sequencia... Ou to viajando?
    O Kojima mesmo convidou um outro criador japa ai de uma serie q eu nao lembro prafazer o quinto jogo da serie.
    Mais ja viu q kojima eh uma bixona neh, ele sempre fala q vai parar de faezr MGS, fala issodesde o MGS2.

  15. #14
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    Puts, eu peguei outro dia o primeiro video (aquele que começa em primeira pessoa) e umas fotos que sairam semana passada, e realmente os gráficos deram uma decaída. Mais acredito que seja besteira de uma pessoa perfeccionista, o cara quer criar uma Matrix num PS3 po, não rola né...

  16. #15
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    graficamente falando MGS4 está horrivel..
    mas quando se fala de um jogão desse, nao da pra falar so dos gráficos né?

  17. #16
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    Acho q o titulo ta meio errado, ele ta decepcionado eh com o PS3 e noa com o MGS4 em si

    Mas de boa achoq ele ta senod um pouco exagerado, sempre os jogos dele ficam bons, noa via ser agora q ele vai decepcionar

  18. #17
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    Usando o CEll em seu limiite ?? nem no melhor sonho de KOJIMA ,fala serio hauahuahauahaauaa

    duvido muito mas muuuuuuito mesmo , HEAVELYN sword tem graficos que dao de pelo menos 50 a zero no MG4 e não vo citar o UNCHARTED ou GT 5 que ai ja seria matar o game antes msmo dele sair mas pelo menos visualmente os games da sony sim tem mto mais chance de estarem usando bem mais o cell do que o game do HK e tenho certeza que daqui a alguns anos a sony venha lançar games absolutamente mais fodas ainda alcançando de fato sua plenitude no CELL ,

    uma pequena frase Brasileira ao nosso querido Hideo K

    "Rapadura é doce mas não é mole não "

    programar no cell não é facil isso é fato ,alias achei que o MG4 ficou pronto rapido demais até ,agora culpar o console pela sua falta de tempo ou dificulldade em programar eh dar um tiro no pe ,pois a sony ja esta fazendo melhor ,pelo menos graficamente falando

    flws
    Última edição por E_Harder : 21-04-2008 às 12:41

  19. #18
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    Citação Citando KyoNak Ver mensagem
    metal gear pra wii ?
    tu acha que nao sai um metal gear paralelo que nem o portable ops do psp ?

  20. #19
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    Pronto!
    Tá feito o hype ....

    Kojima é MALANDRO demais.
    E tome mais hype e marketing em cima de MGS4 ....

  21. #20
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    Eu acho que nao esta tao mal assim de grafico nao, vi o video da parte em que ele se camufla nas estatuas achei bem loco.

  22. #21
    Membro Avatar de Elrond
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    Citação Citando FLU_Niteroi Ver mensagem
    Pronto!
    Tá feito o hype ....

    Kojima é MALANDRO demais.
    E tome mais hype e marketing em cima de MGS4 ....
    Cada um entende o que mais lhe convém né...

  23. #22
    Banido
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    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    tu acha que nao sai um metal gear paralelo que nem o portable ops do psp ?
    portable ops pra psp foi uma lastima, horrivel o jogo nem CQC tem

  24. #23
    0ni
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    Citação Citando KyoNak Ver mensagem
    portable ops pra psp foi uma lastima, horrivel o jogo nem CQC tem
    Eh , pra um MGS ficou fraco, mas pra um jogo de PSP ficou bom = ] joguei soh um pouco etal, nem me animei pra ver historia.

  25. #24
    Administrador Avatar de kingMOB
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    O desapontamento dele com o resultado do jogo vem, ironia, de toda a expectativa que fora criada pela Sony em cima das capacidades do Playstation3, do que Kojima e equipe planejaram segundo estas capacidades para o MGS4 e a conseqüente frustração de descobrir que o "potencial" não pôde ser traduzido em algo concreto.

    Kojima queria criar algo revolucionário, e alguém disse para ele que o PS3 seria a ferramenta para isso. Eu acho que sob este ponto de vista ele não esta sendo um esnobe perfeccionista, ou um autor defensivo que já esta justificando antecipadamente críticas a seu jogo. O cara esta somente sendo sincero.

    Para mim ele ganha mais um ponto positivo pela honestidade (muito embora ele esteja numa posição privilegiada para fazer isso, teve gente que abriu a boca no passado sobre as capacidades do PS3 e perdeu o emprego), mas também ganha um ponto negativo por ter sido tão estúpido em acreditar e planejar algo em cima de ladainha de marqueteiro da Sony.

  26. #25
    Administrador Avatar de kingMOB
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    Citação Citando E_Harder Ver mensagem
    Usando o CEll em seu limiite ?? nem no melhor sonho de KOJIMA ,fala serio hauahuahauahaauaa

    duvido muito mas muuuuuuito mesmo , HEAVELYN sword tem graficos que dao de pelo menos 50 a zero no MG4 e não vo citar o UNCHARTED ou GT 5 que ai ja seria matar o game antes msmo dele sair mas pelo menos visualmente os games da sony sim tem mto mais chance de estarem usando bem mais o cell do que o game do HK e tenho certeza que daqui a alguns anos a sony venha lançar games absolutamente mais fodas ainda alcançando de fato sua plenitude no CELL ,

    uma pequena frase Brasileira ao nosso querido Hideo K

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    programar no cell não é facil isso é fato ,alias achei que o MG4 ficou pronto rapido demais até ,agora culpar o console pela sua falta de tempo ou dificulldade em programar eh dar um tiro no pe ,pois a sony ja esta fazendo melhor ,pelo menos graficamente falando

    flws
    Eu não sei, alguma coisa se perde ou fica estranha em traduções, mas pelo que entendi na entrevista, Kojima se refere a "graficamente" ao que acontece na tela, e não simplesmente a texturas e modelos bonitos. Sob este aspecto, existem vários atalhos para que um jogo "pareça" bonito, mas ao custo de uma simplicidade mecânica tediosa em relação a jogabilidade, cenários claustrofóbicos, inimigos estúpidos e sequências pré-programadas de ação.

    Me pareceu que ele se referia àquelas coisas que ficam rodando, prevendo e calculando por trás das texturas e modelos bonitos. Já que ele queria algo revolucionário, gráficos mais bonitos e uma jogabilidade velha e gasta não parece nada revolucionário. Kojima deu algumas dicas sobre isso, mapas enormes, cenários interativos que pudessem ser "moldados" por artilharia, pena ele ter percebido tardiamente que é complicado enfiar isso tudo na tela com um sistema tão cheio de gargalos.

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