+ Responder Tópico
  1. #1
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    THE END.
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    4.318
    Verdinhas
    292

    Qual o console mais durável com uso contínuo?

    Essa pergunta é meio complicada, mas vamos lá...

    Primeiro queria recomendar esses links que falam sobre conservação de mídia:

    http://wnews.uol.com.br/site/colunas...d_conteudo=184
    http://www.hometheaterforum.com/htf/...oing-hell.html
    http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=11412

    E os cuidados que se deve ter com cada uma.

    A gente sabe que os CDs e DVDs, pra possibilitar a gravação com as altas velocidades que hoje são comuns empregam-se materiais relativamente sensíveis. Com o passar do tempo as suas características vão se alterando e com isso o contraste entre bits 0 e 1 (áreas escurecidas pelo laser ou não), vai diminuindo, até chegar no ponto onde o leitor não consegue mais diferenciar (e dá erro de leitura).

    Se houver poucos erros a codificação de dados redundantes (na verdade são gravados bem mais dados que os bytes utilizáveis, vide código Reed-Solomon) consegue recuperar; neste caso nem se percebe nada como usuário. Se houver demais erros não tem como recuperar e dá erro (o CRC é um sistema de verificação para ver se há erro).

    No ramo de arquivação digital profissional é visto como natural que de anos em anos faça-se um refresh, isto é, recopiar os dados para uma mídia nova. Se já houver uma mídia de maior capacidade já migra-se para esta nova mídia, consolidando o conteúdo de várias mídias anteriores. Daqui a 10 anos nem estaremos utilizando CDs/DVDs pra backup.

    Mas, não é esse o cerne da questão. Até porque perder uma mídia de um jogo não seria uma catástrofe tão grande, em caso de você ter uma cópia de segurança e poder utilizar ela. Ou também porque os jogos são baratos e mais fáceis de achar, ou ainda podem ser fabricados novamente, anos depois. Já os videogames, não.

    O que eu fiquei matutando aqui é se os videogames que usam cartucho seriam bem mais duráveis que os que usam CDs/DVDs/Blu-Ray. E quando eu falo CDs, me refiro a todos.

    Eu tive um PSX que depois de uns 5 anos usando mídias copiadas, ele foi definhando ao ponto de ler todos os jogos com loadings cada vez maiores, e com dificuldade a ponto de travar várias vezes. Nas revistas da época isso era melhor explicado, que o canhão de leitura do PSX seria menos desgastado, claro, com as mídias pretas prensadas. E que os CDs de música, pela característica deles, não consumiria o aparelho a exemplo dos jogos piratas.

    Sendo verdade ou não, tendo base científica pra essas afirmações ou não, eu não acredito que com uso contínuo um PSX (ou Sega CD, Saturn, PS2, PS3, etc.) durem mais que alguns anos. Agora, o que eu nunca vi (e acho que nunca verei) é um videogame como o Super Nintendo (ou Nintendo 64) começar a dar defeito. Ou ainda um Atari? Se bem que há ainda o atrito provocado toda vez que você insere o cartucho.

    Claro que não interessa pros fabricantes fazer um videogame que dure tanto tempo assim, pra eles é melhor que seja uma bomba-relógio pois assim mais gente vai comprar ou na ausência, vai esperar (mesmo que as chances sejam remotas) que aquele jogo seja emulado num videogame futuro ou ganhe uma nova roupagem.

    O que acham?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    UmK
    UmK está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2000
    Mensagens
    12.180
    Verdinhas
    7

    da geração atual é o wii eu imagino.

    de geração passada o gamecube e o xbox1 eram bastante robustos, guentavam mta porrada

    de todos os tempos sei lá, mas com certeza era de cartucho.

  4. #3
    XYZ
    XYZ está offline
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    3.258
    Verdinhas
    0

    Isso é muito relativo, olha a complexidade de um PSX, PS2,PS3, 360 perto de um super nintendo ou megadrive, é um aparelho muito mais avançado, com componentes bem mais frageis, um SNES era uma placa bitada com 1 cartuchão acoplado, agora olha um PS3, leitor a laser, aquecimento, precisa de cooler, VGA.

    Tem nem comparação
    Última edição por XYZ : 26-05-2008 às 18:47

  5. #4
    Membro Avatar de EricTigre
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2007
    Mensagens
    576
    Verdinhas
    42

    nada

    vc eskeceram do psp

    q vc joga pelo cartao e tem desgaste praticamente só dos botões

    ^^

    owna

  6. #5
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Eu não li o primeiro tópico, desculpa

    Mas eu diria que o atari até agora é o que mais me assusta. Um componente com quase 30 anos de vida que funciona mesmo depois de poeira e o escambau. Maioria das tv's não guentam 15 anos.

    Meu intellivision, não fosse pela perda de contato dos controles (o caminho de rato que eletrônico conhece, sei lá o nome disso) tá perfeitinho tbém.

    Meu mega drive já morreu faz tempo.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões