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  1. #26
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    É impressionante como os fanboys se revelam com qualquer coisinha...

    O autor do tópico só falou que a imagem do DC no geral tá mais bonita no LCD, parece ter filtros, e que no PS2 parece que não tem.

    Primeiro que o DC não faz MSAA, Multi Sampling Anti Alising... que é o filtro de serrilhado 'moderno', que só age na borda dos polígonos... se for usar Anti Alising, o DC usa o efeito mais pesado mesmo, o chamado Super Sampling Anti Alising, que é renderizar a imagem em uma resolução maior e fazer escala para uma resolução menor...

    Normalmente o framebuffer de um jogo de DC vai ser 640 x 240, já que a maioria dos jogos vai usar vídeo-entrelaçado... o DC vai renderizar o jogo em uma resolução um pouco maior, como 960 x 360 - não faço idéia qual a verdadeira resolução - e o hardware vai fazer a escala para a resolução padrão.

    DC tem suporte para compressão de texturas chamada VQTC... não é tão boa quanto o S3TC... o PS2 tb tem suporte limitado para compressão de texturas(as tais texturas 'palletizadas')... não dá pra comparar com um Gamecube ou Xbox... por isso as texturas de um RE4 no GC são bem melhores... as texturas do RE4 no PS2 são de 4 bits(16 cores)... bom, por aí chega...

    A GPU do DC é uma PowerVR2, que tem uma fillrate(taxa de renderização de texturas) muito baixa e não é nem multi-textura... entretanto é um Tile Based Renderer, ou seja, ela só renderiza na verdade o que está sendo mostrado na tela... o que fica oculto é descartado para o fillrate, ao contrário dos outros aceleradores(o que consome toda a fillrate, independente se tá sendo mostrado ou não, por isso tem z-buffer)... apareceu no PC como 'Neon', e depois a tecnologia PowerVR apareceu na série de placa Kyro...

    A GPU do PS2 é totalmente customizada e muito poderosa, tem um fillrate absurdo para a época que foi lançada... além de que possui EDRAM integrada, com uma banda de memória também absurda para a época (a GPU se comunica com a EDRAM através de um bus de 2560 bits). Por que vcs acham que o PS3 não consegue emular o PS2 apenas por software? (O PS3 que emula o PS2 na segunda geração não tem a CPU do PS2 nem a memória Rambus, mas tem a GPU do PS2 em sua mobo). Nenhum componente do PS3 tem mais banda de memória que a EDRAM do PS2... fato... e continuando, toda a parte de geometria do PS2 é programável através das vector units do Emotion Engine(CPU), que seria como um Vertex Shader mais simples... quem tem que processar a geometria no Dreamcast é a FPU da CPU, Hitachi SH-4...

    O Naomi, hardware de arcade/fliperama, é baseado no Dreamcast... só que com mais memória... e o Naomi 2 é baseado no Naomi original (duh), porém tem *duas* GPUs PowerVR2(dobro do fillrate) e + chip de Hardware Transform & Lighting para auxiliar a geometria, liberando assim a CPU para outras tarefas... o Naomi 2 está bem mais próximo do nível do PS2...

    Não dá pra comparar consoles quando um deles foi lançado um ano e meio antes... que tem um terço da quantidade dos transístores da CPU+GPU do concorrente... que tem metade da memória RAM... um usa SDRAM, enquanto o outro usa EDRAM+RAMBUS(a diferença na banda de memória é BRUTAL)...a CPU do DC é comparável a um Pentium III 550MHZ em termos de potencia em Floating Point, enquanto a CPU do PS2 é superior a um Pentium IV 2.4 GHz(em termos de potencia de FPU, repita-se)...

    Tem gente que faz overclock na CPU do Dreamcast... e o framerate fica ainda melhor em um monte de jogos, como o Quake 3... no caso do Dreamcast, a CPU é o gargalo maior, sem a menor dúvida...

    Demorou anos até os programadores chegarem ao limite do PS2... DC teve vida curta, mas foi bem explorado... não creio que tivessem como evoluir mais... considerando-se que ele teve Sonic Adventure e Soul Calibur em 1998, acho que dá pra dizer que foi bem explorado desde o início...

    fui
    cara de boa como vc sabe tudo isso? vc eh perito em VG, fez faculdade de algo relacionado da informatica? fiquei curioso agora

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  3. #27
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    Citação Citando V1PM4N Ver mensagem
    É impressionante como os fanboys se revelam com qualquer coisinha...

    O autor do tópico só falou que a imagem do DC no geral tá mais bonita no LCD, parece ter filtros, e que no PS2 parece que não tem.

    Primeiro que o DC não faz MSAA, Multi Sampling Anti Alising... que é o filtro de serrilhado 'moderno', que só age na borda dos polígonos... se for usar Anti Alising, o DC usa o efeito mais pesado mesmo, o chamado Super Sampling Anti Alising, que é renderizar a imagem em uma resolução maior e fazer escala para uma resolução menor...

    Normalmente o framebuffer de um jogo de DC vai ser 640 x 240, já que a maioria dos jogos vai usar vídeo-entrelaçado... o DC vai renderizar o jogo em uma resolução um pouco maior, como 960 x 360 - não faço idéia qual a verdadeira resolução - e o hardware vai fazer a escala para a resolução padrão.

    DC tem suporte para compressão de texturas chamada VQTC... não é tão boa quanto o S3TC... o PS2 tb tem suporte limitado para compressão de texturas(as tais texturas 'palletizadas')... não dá pra comparar com um Gamecube ou Xbox... por isso as texturas de um RE4 no GC são bem melhores... as texturas do RE4 no PS2 são de 4 bits(16 cores)... bom, por aí chega...

    A GPU do DC é uma PowerVR2, que tem uma fillrate(taxa de renderização de texturas) muito baixa e não é nem multi-textura... entretanto é um Tile Based Renderer, ou seja, ela só renderiza na verdade o que está sendo mostrado na tela... o que fica oculto é descartado para o fillrate, ao contrário dos outros aceleradores(o que consome toda a fillrate, independente se tá sendo mostrado ou não, por isso tem z-buffer)... apareceu no PC como 'Neon', e depois a tecnologia PowerVR apareceu na série de placa Kyro...

    A GPU do PS2 é totalmente customizada e muito poderosa, tem um fillrate absurdo para a época que foi lançada... além de que possui EDRAM integrada, com uma banda de memória também absurda para a época (a GPU se comunica com a EDRAM através de um bus de 2560 bits). Por que vcs acham que o PS3 não consegue emular o PS2 apenas por software? (O PS3 que emula o PS2 na segunda geração não tem a CPU do PS2 nem a memória Rambus, mas tem a GPU do PS2 em sua mobo). Nenhum componente do PS3 tem mais banda de memória que a EDRAM do PS2... fato... e continuando, toda a parte de geometria do PS2 é programável através das vector units do Emotion Engine(CPU), que seria como um Vertex Shader mais simples... quem tem que processar a geometria no Dreamcast é a FPU da CPU, Hitachi SH-4...

    O Naomi, hardware de arcade/fliperama, é baseado no Dreamcast... só que com mais memória... e o Naomi 2 é baseado no Naomi original (duh), porém tem *duas* GPUs PowerVR2(dobro do fillrate) e + chip de Hardware Transform & Lighting para auxiliar a geometria, liberando assim a CPU para outras tarefas... o Naomi 2 está bem mais próximo do nível do PS2...

    Não dá pra comparar consoles quando um deles foi lançado um ano e meio antes... que tem um terço da quantidade dos transístores da CPU+GPU do concorrente... que tem metade da memória RAM... um usa SDRAM, enquanto o outro usa EDRAM+RAMBUS(a diferença na banda de memória é BRUTAL)...a CPU do DC é comparável a um Pentium III 550MHZ em termos de potencia em Floating Point, enquanto a CPU do PS2 é superior a um Pentium IV 2.4 GHz(em termos de potencia de FPU, repita-se)...

    Tem gente que faz overclock na CPU do Dreamcast... e o framerate fica ainda melhor em um monte de jogos, como o Quake 3... no caso do Dreamcast, a CPU é o gargalo maior, sem a menor dúvida...

    Demorou anos até os programadores chegarem ao limite do PS2... DC teve vida curta, mas foi bem explorado... não creio que tivessem como evoluir mais... considerando-se que ele teve Sonic Adventure e Soul Calibur em 1998, acho que dá pra dizer que foi bem explorado desde o início...

    fui

    Nossa mano .. otima resposta (y) parabems

    Agora .. o ps2 no inicio era uma bosta se comparado ao dream .. FFX se vc prestar atencao parece q os personagems tem mal de parkinson .. ;o

    e tbm n tem como comparar um video game de 1998 com um de 2001

    Ps2 e bem mais potente .. mais se for comprar com cube e xbox . ai a coisa muda ..

  4. #28
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    Citação Citando 0ni Ver mensagem
    cara de boa como vc sabe tudo isso? vc eh perito em VG, fez faculdade de algo relacionado da informatica? fiquei curioso agora
    http://www.gamefaqs.com/console/drea...me/916412.html
    http://www.gamefaqs.com/console/ps2/game/915821.html
    http://www.gamefaqs.com/console/ps3/game/927750.html
    http://www.gamefaqs.com/console/xbox...me/927749.html

    +

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  5. #29
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    Citação Citando 0ni Ver mensagem
    cara de boa como vc sabe tudo isso? vc eh perito em VG, fez faculdade de algo relacionado da informatica? fiquei curioso agora
    lol456...

    mesmo nas "gamers" da vida tinha informaçoes desse tipo

    Citação Citando lex.le Ver mensagem
    e tbm n tem como comparar um video game de 1998 com um de 2001
    ps2 eh do inicio de 2000... dream eh do finzinho de 98
    Última edição por 6r0u : 01-01-2009 às 11:32

  6. #30
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    sim, o ps2 era muito superior ao DC (pelo que entendo o hw do DC era mais fraco, e com GPU mais dedicada a funçoes fixas, o hw do PS2 era bem mais programavel, muito flexivel, por isso demorou tanto até extrairem algo realmente bom do ps2, apesar de que ele tambem tinha varias limitações), porem o criador esta falando basicamente de serrilhados, e nao é improvavel que ele veja mais serrilhados no PS2,

    é uma comparação idiota, ja que depende da qualidade do software, mas em PCs para emular um DC qualquer single core de 2ghz faz um trabalho razoavel, para emular PS2 bem é bom ter um core 2 duo (dual core) de uns 3.5ghz, e ver o uso de CPU cravar em 100%
    Última edição por Spectrobozo : 01-01-2009 às 11:46

  7. #31
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    quanta viagem li aqui vish

    que eu saiba, DC nao tem AA em nenhum jogo.
    soh que os jogos dele sao padronizados em 640x480, enquanto no ps2 tem varios (como GTA san adreas) que rodam em 512x386 ou até resolucoes menores.

    e eu acho bem dificil achar uma imagem de jogo de ps2 usando componente, mesmo que em resolucao baixa, pior que dc no RCA. RCA eh incrivelmente tosco. esse cabo tem um problema agudo com cores (sao lavadas, saturadas e tem pouco contraste) e um problema abismal de de definicao da imagem (natural, afinal usa apenas um cabo pras 3 cores. fica um lixo).

    se voce liga tanto pra aliasing a ponto de achar que rca dexa mais bonito que componente, sugiro que desfoque seu monitor ou algo assim, pq rca nao eh "lisinho", eh embacado mesmo.



    ah sim, ps2 sequer tem gpu

  8. #32
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    quanta viagem li aqui vish

    que eu saiba, DC nao tem AA em nenhum jogo.
    soh que os jogos dele sao padronizados em 640x480, enquanto no ps2 tem varios (como GTA san adreas) que rodam em 512x386 ou até resolucoes menores.

    e eu acho bem dificil achar uma imagem de jogo de ps2 usando componente, mesmo que em resolucao baixa, pior que dc no RCA. RCA eh incrivelmente tosco. esse cabo tem um problema agudo com cores (sao lavadas, saturadas e tem pouco contraste) e um problema abismal de de definicao da imagem (natural, afinal usa apenas um cabo pras 3 cores. fica um lixo).

    se voce liga tanto pra aliasing a ponto de achar que rca dexa mais bonito que componente, sugiro que desfoque seu monitor ou algo assim, pq rca nao eh "lisinho", eh embacado mesmo.



    ah sim, ps2 sequer tem gpu
    é CPU, mas no fim é usado para se ter o mesmo tipo de resultado,
    ele é bem mais programavel e com bem menos hw dedicado e funçao fixa,
    RCA ajuda a borrar a imagem, dependendo do caso pode dar uma falsa impressao de que esta melhor, inclusive escondendo serrilhado

  9. #33
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    Rly?!
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    DC Tem AA sim, se não me engano, na maioria dos jogos... inclusive eu lembro na época as comparações do Dead or Alive 2 do DC com o do PS2 o do DC ganhava por ter menos serrilhado e cores mais vivas. PS2 são poucos os jogos que fazem uso do AA. Acho q só o GT4 e o Tekken 4 que têm AA no PS2, o resto, neca.
    Dá pra fazer sim, uma comparação entre as duas plataformas, principalamente até 2001 qndo o DC morreu de vez. Claro que o PS2 é mais potente, mas tinha jogos pras 2 plataformas que a versão DC era melhor.

  10. #34
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    quanta viagem li aqui vish


    ah sim, ps2 sequer tem gpu
    os termos CPU, GPU, SPU, etc... referem-se a função de tal processador em um hardware e não a suas capacidades

    logo, c tem um processador dedicado a processar gráficos então ele eh uma GPU

  11. #35
    0ni
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    Citação Citando 6r0u Ver mensagem
    lol456...

    mesmo nas "gamers" da vida tinha informaçoes desse tipo



    ps2 eh do inicio de 2000... dream eh do finzinho de 98
    eh , mas ter a informação e saber interpretar ela sabendo o q faz exatamaente eh outra coisa.

    eu n lia as revistas comparando esse tipo de coisa, portanto nem vou me recordar.

    se foi uma copia autentica nem deconfio,

  12. #36
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    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    é uma comparação idiota, ja que depende da qualidade do software, mas em PCs para emular um DC qualquer single core de 2ghz faz um trabalho razoavel, para emular PS2 bem é bom ter um core 2 duo (dual core) de uns 3.5ghz, e ver o uso de CPU cravar em 100%
    mas isso eu acho q tem mais a ver com a arquitetura de ambos os consoles doq com o hardware em si... (dc tem uma cpu, uma gpu definidinha... o ps2 tem uma arquitetura bem bizarra pra epoca...) tanto q ateh hj agente nao tem emulador decente de saturn

  13. #37
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    Os jogos do Dreamcast rodam em resolução maior em relação ao ps2. E alguns acessórios como o vga-box ajudam muito o Dreamcast, pois garantem uma definição de imagem melhor, além dos jogos rodarem em 480p com tal acessório. De modo geral o Dreamcast é um console que se sai melhor nas lcds por esses motivos.

    Em relação ao hardware, o DC obviamente é bem inferior ao ps2.

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