+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de hirano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    RE5: Xbox360 vs PS3 por Eurogamer

    Encontrei um artigo no site Eurogamer que faz uma comparação entre as versões do RE5 para Xbox360 e PS3. O artigo não tem nada de parcialidade, e explica direitinho as razões técnicas e porquês de cada versão rodar melhor ou pior. Tudo isso acompanhado de vídeos de altíssima qualidade.

    http://www.eurogamer.net/articles/fa...evil-5-article

    Não vou contar qual versão é melhor.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Hot Since 82
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Don't stop the beat.
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    7.352
    Verdinhas
    127

    X360 wins.

    Bom, a diferença é mínima, só olhando como eles fizeram nos vídeos, em slowmotion e com gráficos de fds.

  4. #3
    Membro Avatar de igoro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    811
    Verdinhas
    62

    Droga, já não vou mais comprar por conta desse port mal feito!!!

  5. #4
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Com4nche
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Avatar redondo!
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.727
    Blogs
    1
    Verdinhas
    4427

    Versão do Xbox tá melhor mesmo, com anti aliasing, com efeitos melhor implementados e fps mais estável. Agora, o porquê da Capcom simplesmente não implementar efeitos presentes no OpenGl na versão do PS3 é uma incógnita, é só reparar na água do jogo, visivelmente tosca no PS3. Eu li um relato de que a Versão do PS3 teve menor tempo de desenvolvimento, mas não sei se é real.

  6. #5
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Com4nche Ver mensagem
    Versão do Xbox tá melhor mesmo, com anti aliasing, com efeitos melhor implementados e fps mais estável. Agora, o porquê da Capcom simplesmente não implementar efeitos presentes no OpenGl na versão do PS3 é uma incógnita, é só reparar na água do jogo, visivelmente tosca no PS3. Eu li um relato de que a Versão do PS3 teve menor tempo de desenvolvimento, mas não sei se é real.
    Acho que caparam alguns efeitos pra performance do jogo no PS3 ficar mais proxima da versão do Xbox360.

  7. #6
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2009
    Mensagens
    22
    Verdinhas
    0

    Xbox 360 é melhor que PS3.

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2004
    Mensagens
    454
    Verdinhas
    0

    Eu sempre achei que o PS3 era melhor que o Xbox 360... é o contrário?

    (Não estou fazendo flame, realmente achava isso...tanto que tenho um X360)

  9. #8
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Xuasneguer Ver mensagem
    Xbox 360 é melhor que PS3.
    Não é melhor, é equivalente, e nem é esse o tema do tópico.

    O tema é: como ficaram as duas versões de um mesmo jogo em videogames da mesma geração, comaprando os gráficos e performance através de videos de alta definição.

    O máximo que você poderia dizer é "RE5 do Xbox360 é mhlor que a versão do PS3".

  10. #9
    [email protected] Team Avatar de Gnidaol
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    1.967
    Verdinhas
    10

    Citação Citando Miguel_Akira Ver mensagem
    Eu sempre achei que o PS3 era melhor que o Xbox 360... é o contrário?

    (Não estou fazendo flame, realmente achava isso...tanto que tenho um X360)
    akira, soh pra encerrar e num te deixar totalmente no vácuo... digamos que eles se equivalem, mas cada um tem um ponto forte em específico... no caso o 360 tem um chip gráfico relativamente melhor e leva alguma vantagem no tratamento de shaders.


    Sobre o tópico: não sei se o tempo de desenvolvimento do ps3 foi menor não, se não me engano primeiramente o jogo tinha sido anunciado só pra ps3, num foi?

  11. #10
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Gnidaol Ver mensagem
    akira, soh pra encerrar e num te deixar totalmente no vácuo... digamos que eles se equivalem, mas cada um tem um ponto forte em específico... no caso o 360 tem um chip gráfico relativamente melhor e leva alguma vantagem no tratamento de shaders.


    Sobre o tópico: não sei se o tempo de desenvolvimento do ps3 foi menor não, se não me engano primeiramente o jogo tinha sido anunciado só pra ps3, num foi?
    Segundo o artigo do Eurogamer os jogos da Capcom são desenvolvidos no PC. Depois para portar pro X360 é um pulo. Já a versão da engine (MT Framework) pra PS3 é menos madura, foi desenvolvida um ano depois e ainda precisa de otimizações.

  12. #11
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Cara, pára de interpretar as coisas do jeito que você quer...
    TODOS os jogos são desenvolvidos no PC, isso é ÓBVIO. Você acha que o cara vai ficar compilando e testando toda hora no xbox do devkit? Claro que não, ele faz o jogo todo rodando no PC (mas já otimizado pro xbox, ou seja, é uma versão pra pc mas otimizada pro xbox já) e depois só manda no xbox pros testes finais. Isso é mais que óbvio.

    Mas no PS3 é a mesma coisa. A engine atual já gera os 2 ao mesmo tempo, só que são feitos tweaks depois dos testes finais pra gerar a experiência desejada, tal como a ativação/desativação automática do AA para melhorar o framerate.

  13. #12
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Cara, pára de interpretar as coisas do jeito que você quer...
    TODOS os jogos são desenvolvidos no PC, isso é ÓBVIO. Você acha que o cara vai ficar compilando e testando toda hora no xbox do devkit? Claro que não, ele faz o jogo todo rodando no PC (mas já otimizado pro xbox, ou seja, é uma versão pra pc mas otimizada pro xbox já) e depois só manda no xbox pros testes finais. Isso é mais que óbvio.

    Mas no PS3 é a mesma coisa. A engine atual já gera os 2 ao mesmo tempo, só que são feitos tweaks depois dos testes finais pra gerar a experiência desejada, tal como a ativação/desativação automática do AA para melhorar o framerate.
    Talvez pareça óbvio pra você, mas não é assim que a mídia especializada trata. Sempre que falam dos jogos da Capcom com a engine MT Framework eles citam ela ser desenvolvida primariamente no PC.

    E faça o favor de ler o artigo todo. O que falei ai foi tudo embasado no artigo. Se vc tem preguiça de ler todo o artigo, te dou uma ajudinha:

    "Game development work starts on PC, and from there the code is easily ported to either the Xbox 360 or PlayStation 3, where platform-specific optimisations are coded in. The advantage of Framework MT is that although the focus is on console, Capcom also gets a PC version effectively for 'free'. This is a barebones version though, used for reference, and requires quite a lot of additional work before being ready for release as a commercial product - which may explain, in part, why we have to wait a while yet until Resident Evil 5 hits PC."

    "It's also worthwhile noting that the PS3 version of the engine only began development around a year after the 360 version was up and running.

    Its cross-platform performance has been somewhat variable. Devil May Cry 4 scaled back a lot of Framework MT's effects in order to make 60fps viable (the technology is designed primarily for 30fps games) and it's one of the closest conversions we've seen. However, Lost Planet suffered pretty badly on PS3, exhibiting poorer visual quality and a decidedly lower frame-rate - despite arriving a year after its 360 sibling."

    "None of these make the Sony platform look that much inferior in the heat of the action, but it's a clear indication that Capcom still has some work to do on the Framework engine to bring its performance up to the 360 counterpart."
    Bjosmeliga

  14. #13
    Membro Avatar de Hellwings
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Autor do tópico
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    9.740
    Blogs
    6
    Verdinhas
    2828

    Nego nao falava que programar pro ps3 eh bem mais dificil? Entao, nao foi bem feito, ta ae a resposta!

  15. #14
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2009
    Mensagens
    22
    Verdinhas
    0

    Programar pro PS3 não é difícil. Ocorre que os programadores fazem corpo mole porque preferem o Xbox 360.

  16. #15
    Membro Avatar de Hellwings
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Autor do tópico
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    9.740
    Blogs
    6
    Verdinhas
    2828

    Citação Citando Xuasneguer Ver mensagem
    Programar pro PS3 não é difícil. Ocorre que os programadores fazem corpo mole porque preferem o Xbox 360.
    Bom, eu penso assim:

    Qto mais dificil programar, mais tempo gasta.

    Tempo é dinheiro.

    Digamos que o pessoal nao tenha mesmo é "corpo mole" pra programar algo, mas sim uma data prevista de lancamento do jogo!

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.456
    Verdinhas
    102

    Citação Citando Xuasneguer Ver mensagem
    Programar pro PS3 não é difícil. Ocorre que os programadores fazem corpo mole porque preferem o Xbox 360.
    sabemos que a base instalada do Xbox é maior que a do PS3, e que ele é relativamente mais facil de programar que o Ps3. Daí a preferir, sei não.

    Eu costumo não ver as diferenças nessas comparações, mesmo depois de olhar por algum tempo, mas esse RE5 ta gritante a diferença, o PS3 parece que tem um blur, as texturas são borradas...

  18. #17
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Neo Hunter Ver mensagem
    sabemos que a base instalada do Xbox é maior que a do PS3, e que ele é relativamente mais facil de programar que o Ps3. Daí a preferir, sei não.

    Eu costumo não ver as diferenças nessas comparações, mesmo depois de olhar por algum tempo, mas esse RE5 ta gritante a diferença, o PS3 parece que tem um blur, as texturas são borradas...
    É isso ai, concordo com tudo.

    E sobre o blur o artigo diz que é por causa do método de antialiasing (no PS3 é 2x Quincunx) que borra as texturas.

  19. #18
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Citação Citando hirano Ver mensagem
    Talvez pareça óbvio pra você, mas não é assim que a mídia especializada trata. Sempre que falam dos jogos da Capcom com a engine MT Framework eles citam ela ser desenvolvida primariamente no PC.

    E faça o favor de ler o artigo todo. O que falei ai foi tudo embasado no artigo. Se vc tem preguiça de ler todo o artigo, te dou uma ajudinha:

    Bjosmeliga
    Vou te dar um desconto pq o texto tá meio confuso, mas vou te explicar o porque de eu dizer que não é assim que as coisas funcionam.

    Game development work starts on PC, and from there the code is easily ported to either the Xbox 360 or PlayStation 3, where platform-specific optimisations are coded in. The advantage of Framework MT is that although the focus is on console, Capcom also gets a PC version effectively for 'free'. This is a barebones version though, used for reference, and requires quite a lot of additional work before being ready for release as a commercial product - which may explain, in part, why we have to wait a while yet until Resident Evil 5 hits PC.
    O que tá sendo falado (a minha interpretação, mas acredito que seja verdade) ae é que o desenvolvimento começa no PC (óbvio, não sei como não começaria), com código otimizado para o Xbox360 (otimização de estruturas de dados, cache, etc, a otimização por parte da engine (otimização gráfica e de áudio) é feita na engine, essa otimização de baixo nível já tem que estar pronta, ou então a Framework MT engine não pode ser chamada de engine)). Depois da versão de x360 ser feita (pelo menos o grosso, gerando um jogo já funcional, faltando os tweaks para melhorar a performance) eles partem para mudar a otimização pro PS3 (novamente, otimização de estruturas de dados, cache - principalmente por causa da instalação no HD que muda tudo em relação a tempos de carregamento das coisas), compilam, testam e pronto.

    O lance é que a versão inicial, mesmo no PC é bem voltada para consoles. O próprio artigo fala isso. Que a versão de PC gerada é bem pelada. Isso pq a engine deve ser beeem otimizada para usar os processadores gráficos e geral (CPU e GPU) do x360, daí capenga pra rodar no PC. Eles devem usar um PC cavalar pra roda o jogo sem otimização mesmo (na versão PC, inicial). Depois de lançar nos consoles, daí dedicam um tempo ao PC.

    É isso que eu vejo. No caso de mini-games, como o Braid, aí é outra história. Jogos simples não precisam de muita otimização, as vezes nem precisam de nenhuma. Daí o atraso do lançamento no PC é meramente uma questão de marketing.

  20. #19
    0ni
    0ni está offline
    Membro Avatar de 0ni
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    1.379
    Verdinhas
    0

    definitivamente a versão do 360 eh melhor.

    realmente , provavelmente a questao de port + a capacidade grafica superior do 360 ajudam mt nisso.

    n diria q a diferença eh GRITANTE , mas tem mt diferença

    isso q me deixa meio triste, com jogos saindo de melhor qualidade no 360 e infelizmente n tenho confiança na MS...

    qm sabe qnd ficar bem mais barato, uns 800 conto e eu estiver trampando eu tento ele, mas ainda assim o PS3 me chama mais atenção.. whatever , n eh disso q trata o topico

    props pra MS realmente essa corrida acho dificil a sony recuperar.

    e no aguardo da ver. pc, quero ver se até la eu ja troco de Placa de video pra poder aproveitar melhor.

  21. #20
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Spoiler:
    O que tá sendo falado (a minha interpretação, mas acredito que seja verdade) ae é que o desenvolvimento começa no PC (óbvio, não sei como não começaria), com código otimizado para o Xbox360 (otimização de estruturas de dados, cache, etc, a otimização por parte da engine (otimização gráfica e de áudio) é feita na engine, essa otimização de baixo nível já tem que estar pronta, ou então a Framework MT engine não pode ser chamada de engine)). Depois da versão de x360 ser feita (pelo menos o grosso, gerando um jogo já funcional, faltando os tweaks para melhorar a performance) eles partem para mudar a otimização pro PS3 (novamente, otimização de estruturas de dados, cache - principalmente por causa da instalação no HD que muda tudo em relação a tempos de carregamento das coisas), compilam, testam e pronto.

    O lance é que a versão inicial, mesmo no PC é bem voltada para consoles. O próprio artigo fala isso. Que a versão de PC gerada é bem pelada. Isso pq a engine deve ser beeem otimizada para usar os processadores gráficos e geral (CPU e GPU) do x360, daí capenga pra rodar no PC. Eles devem usar um PC cavalar pra roda o jogo sem otimização mesmo (na versão PC, inicial). Depois de lançar nos consoles, daí dedicam um tempo ao PC.

    É isso que eu vejo. No caso de mini-games, como o Braid, aí é outra história. Jogos simples não precisam de muita otimização, as vezes nem precisam de nenhuma. Daí o atraso do lançamento no PC é meramente uma questão de marketing.
    Na verdade só quotei o artigo original por causa desse post:

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Cara, pára de interpretar as coisas do jeito que você quer...
    Spoiler:
    TODOS os jogos são desenvolvidos no PC, isso é ÓBVIO. Você acha que o cara vai ficar compilando e testando toda hora no xbox do devkit? Claro que não, ele faz o jogo todo rodando no PC (mas já otimizado pro xbox, ou seja, é uma versão pra pc mas otimizada pro xbox já) e depois só manda no xbox pros testes finais. Isso é mais que óbvio.

    Mas no PS3 é a mesma coisa. A engine atual já gera os 2 ao mesmo tempo, só que são feitos tweaks depois dos testes finais pra gerar a experiência desejada, tal como a ativação/desativação automática do AA para melhorar o framerate.
    Mas pelo seu ultimo post vc mostrou que interpretou o artigo exatamente como eu havia interpretado, então não há nem o que discutir. Já estamos de acordo.

    [editado] Data de lançamento da versão do RE5 para PC, será?
    Está no amazon.co.uk
    "This item will be released on June 30, 2009."

    Resident Evil 5 (PC): Amazon.co.uk: PC & Video Games
    Última edição por hirano : 14-03-2009 às 23:30

  22. #21
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2005
    Mensagens
    1.462
    Verdinhas
    1

    claro que programar no xbox é mais fácil...

    DirectX!!!!

    por isso os jogos pro xbox são lindos...todas softhouses já destroçam directx ateh de tras pra frente.

  23. #22
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    @hirano: Ops, foi mal, esqueci de comentar a parte mais importante (que eu achei que você "inventou").
    Você deixou claro no seu post que a versão de PS3 da engine foi desenvolvida 1 ano depois, e o artigo fala isso, mas dá pra perceber, pelo próprio artigo, que isso tá ERRADO. A engine já existe desde muito tempo atrás, e já conta com o Devil May Cry 4 como jogo multiplataforma rodando em cima dela. Ou seja, a versão de PS3 do RE5 começou a ser desenvolvida 1 ano depois do começo do desenvolvimento da versão de x360, ok, mas a base do jogo já tava toda feita, até porque é a mesma da versão de x360, o que muda é a parte de otimização.

    O artigo não deixa isso muito claro, até parece que a versão de PS3 teve um ano a menos de trabalho. Isso não é verdade. O processo de desenvolvimento funciona assim:

    1- Começo do desenvolvimento para PC, sem otimizações.
    2- Port inicial para o Xbox360 (não é um port propriamente dito) para finalização do jogo.
    3- Fase de testes da base.
    4- Otimização do jogo para as plataformas a serem lançadas.
    5- Fase de testes específicos de cada plataforma. Testes finais a procura de glitches por conta das otimizações (o glitch no PS3 da textura ficar "mexendo" por conta do AA ligando/desligando é o tipo de bug que deveria ser encontrado aqui).
    6- Marketing + Publishing (transformar o jogo em uma parada física, com disco, manual, capinha, etc)

    A parte do PS3 começa no passo 4, por isso o 1 ano depois.


    OK, ok, é tudo especulação, mas o processo é basicamente esse. Se não for assim, o PS3 é INFINITAMENTE mais fácil de programar do que o Xbox360, pois teria um jogo quase igual com 1 ano a menos de desenvolvimento. E isso não é verdade.

  24. #23
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    15.216
    Verdinhas
    6

    Não li o artigo, ainda, mas vi um video no Gametrailers comparando ambas versões (lado a lado) e me parece que a versão do X360 emprega maior contraste nas cores.

  25. #24
    0ni
    0ni está offline
    Membro Avatar de 0ni
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    1.379
    Verdinhas
    0

    Citação Citando 3rdMillhouse Ver mensagem
    Não li o artigo, ainda, mas vi um video no Gametrailers comparando ambas versões (lado a lado) e me parece que a versão do X360 emprega maior contraste nas cores.
    n eh soh questao de cor, isso eu n consgui perceber, mas tudo no 360 ta melhor, mais detalhado, tem uma hr q mostra um caminhao capotando e no PS3 nem poeira ele faz, no 360 tem

    enfim.

  26. #25
    Membro Avatar de hirano
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.020
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    @hirano: Ops, foi mal, esqueci de comentar a parte mais importante (que eu achei que você "inventou").
    Você deixou claro no seu post que a versão de PS3 da engine foi desenvolvida 1 ano depois, e o artigo fala isso, mas dá pra perceber, pelo próprio artigo, que isso tá ERRADO. A engine já existe desde muito tempo atrás, e já conta com o Devil May Cry 4 como jogo multiplataforma rodando em cima dela. Ou seja, a versão de PS3 do RE5 começou a ser desenvolvida 1 ano depois do começo do desenvolvimento da versão de x360, ok, mas a base do jogo já tava toda feita, até porque é a mesma da versão de x360, o que muda é a parte de otimização.
    O artigo diz que a versão da MT framework pra PS3 é um ano mais nova que a do Xbox360 (no sentido de que foi criada depois). O primeiro jogo a usar a engine foi o Dead Rising, exclusivo pra X360 e lançado em 2006.
    O segundo foi o Lost Planet, lançado em 2006 pra X360 e um ano depois pro PS3. O artigo cita explicitamente o Lost Planet e portanto está correto, vc é que está extrapolando o que não está escrito lá.
    Quanto ao resto do seu post concordo com tudo, acredito que o processo de desenvolvimento de uma game seja mesmo muito próximo disso. E concordo que as etapas "4" e "5" precisam de melhoras nos ports pra PS3.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões