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  1. #1
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    Nintendo 64DD

    Retirado do meu blog: SanroJoga.com

    SÉRIE COMPLETA: Acessórios que você NÃO deveria testar:

    Parte 1 - Power Glove (NES) e Intellivoice (Intellivision)
    Parte 2 - R.O.B. (NES)
    Parte 3 - Sega Activator (Mega Drive)
    Parte 4 - Overlays (Odyssey)
    Parte 5 - Minklink (Atari)
    Parte 6 - Roll & Rocker (NES)
    Parte 7 - Sega MegaDrive Modem

    ===================== 64DD =====================




    Poder customizar seu jogo, criando fases, personagens, músicas... Jogar online contra pessoas do país inteiro... Ouvir músicas antes delas serem lançadas... Ser beta tester de games... Ser barato o suficiente para que as empresas lancem seus rpg's e jogos de esporte no Nintendo 64... Muito bom para ser verdade? É BOM... É VERDADE... Mas não deu certo...

    O que é o Nintendo 64DD?


    Embora o Mega Drive tenha ganhado a fama de Frankstein devido aos inúmeros add-ons que você pode ligá-lo (vários ao mesmo tempo...), quase todos os consoles tem alguma forma de se brincar de Transformers. Com o Nintendo 64 não era diferente.
    O Nintendo 64DD estava programado para sair desde o lançamento do Nintendo 64 e adicionaria basicamente um zip-drive para o Nintendo 64.





    Nota para os perdidos: Zip Drive era um disquete com maior capacidade lançado na metade da década de 90. Na época todos os gênios e visionários chamaram como sucessor do antigo disquetinho de 3 1/4. Fato que o Zip Drive foi engolido pelos gravadores de cd's baratos e mais tarde pelos cartões de memória e pen drives.

    Embora não fosse oficialmente um Zip Drive o 64DD se comprtava como tal, abrindo a possibilidade para colocar discos de até 64 MB (a mesma capacidade de um cartucho de Nintendo 64), mas com áreas regraváveis, o que permitia muito mais do que Save Games que os cartuchos de Nintendo 64 proporcionavam. Assim seria possível no F-Zero a construção de pistas, além da prometida idéia de que o jogo mudaria conforme os seus atos, coisa que hoje ainda é raro de se ver em jogos, ainda mais da maneira complexa que se prometia.


    Disco de Nintendo 64DD - No caso o disco para se conectar a rede da Nintendo - a RandnetDD

    Além disso o 64DD abria espaço para um modem para se acessar uma rede da Nintendo onde se poderia baixar jogos betas, músicas e claro a jogatina online. Novamente um acessório que mostrava tudo aquilo que seria verdade anos mais tarde na indústria dos videogames, mas que na época não deu certo...

    E por que o Nintendo 64DD não deu certo?


    A Nintendo esperava com o anúncio do 64DD acalmar as softhouses que reclamavam da pouca capacidade - e cara - dos cartuchos do Nintendo 64. Os discos do 64DD seriam bem mais baratos e por adicionar maior capacidade de espaço seria o necessário para que os rpg's pudessem continuar nos consoles da Nintendo em vez de migrar para a concorrência.



    Mario Artist, um dos poucos jogos lançados para o 64DD

    Fato é que Enix e Square (na época duas empresas separadas) que possuiam os dois títulos mais importantes do RPG no Oriente - Dragon Quest (Warrior no ocidente) e Final Fantasy - não compraram a idéia e resolveram migrar seus projetos para a plataforma da Sony. A Nintendo que antes era a toda poderosa da indústria via seu reinado sendo tomado pela antiga parceira e o seu Playstation. O acessório foi adiado e jogos importantíssimos para o Nintendo 64DD, como um tal de The Legend of Zelda: Ocarine of Time acabaram migrando para o formato de cartuchos mesmo.



    Editor de pistas de F-Zero X, um add-on para o 64DD

    Quando finalmente o aparelho foi lançado no Japão, em 1999, a quinta geração (32/64 bits) já estava entrando na reta final de sua vida: o Dreamcast já havia sido lançado um ano antes mostrando gráficos superiores e muito mais espaço na mídia própria e os burburinhos para o Playstation 2 já começavam.



    SimCity 64DD. Permitia até a visão completa em 3D para conversar com as pessoas de sua cidade.

    Além de vir tarde o acessório não chegou a ser realmente vendido para o grande público, ficando restrito apenas a alguns usuários, que junto com o aparelho tinham que assinar o serviço online para usufruir dos benefícios, além de receber os jogos. Em 2001 o serviço foi descontinuado e no ocidente ninguém nem tomou conhecimento.

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  3. #2
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    Doido demais!! Muito bacana os outros posts tb!! Parabéns cara!.

  4. #3
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    Lembrei da porta EXIT do SNES. Tinha algum acessório que usava aquilo?

  5. #4
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    Lembrei de algumas "obscuridades", tipo aquela música do sound test do Streets of Rage 2 qu não tinha em nenhuma parte do jogo. Lembro que geral ficou que nem maluco procurando aquela musica no jogo hehe.

  6. #5
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    Valeu Tchelo... Saudades de dar uns headshot em ti no medal of honor


    Citação Citando FireMax Ver mensagem
    Lembrei da porta EXIT do SNES. Tinha algum acessório que usava aquilo?
    Então, eu não cheguei a pesquisar, mas provavelmente deve ser o Satellaview, que é o modem para super nes.

    Ou isto, ou seria a entrada para o "play station", o drive de cd pro snes.

  7. #6
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    eu queria muito ter um desses na epoca, mas isso ai foi um epic fail....


    de qualquer forma, a nintendo deu um jeito de manter o 64 um bom vg assim como o gc e o wii ( se bem que eu naum gosto do wii naum, soh de ssbb)

  8. #7
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    Citação Citando Mago_1982 Ver mensagem
    Valeu Tchelo... Saudades de dar uns headshot em ti no medal of honor




    Então, eu não cheguei a pesquisar, mas provavelmente deve ser o Satellaview, que é o modem para super nes.

    Ou isto, ou seria a entrada para o "play station", o drive de cd pro snes.
    bem lembrado... a sony se separou da nintendo e fez o psx...... heheh

  9. #8
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    Bah, zip drives...quando 100mb era espaço pra caralho! To ficando velho mesmo

  10. #9
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    Lembro também na época a SuperGamePower falando bem dele.
    Falavam que o Zelda OOT teria suporte na criação de dungeons:
    YouTube- Zelda 64 [Ocarina - 64DD Beta Version] Poe in Graveyard

    E que Conker, que na épora era chamado de Twelve Tales seria vendido diretamente para DD, sem versão em cartucho:
    YouTube- Conkers Bad Fur Day running on 64DD

    Muita coisa feita pro DD fora reciclada em outros jogos, por exemplo, o Mario Artist tinha uma parte chamada Pixel Studio, para criação de minigames, que mais tarde viria se tornar o WarioWare.
    YouTube- Mario Artist Polygon Studio

    Falaram também que os Fifas teriam suporte a novos jogadores atualizados, que praticamente todos os jogos teriam algum aspecto relacionado ao 64DD.
    Aqui um vídeo da apresentação dele, estranhamente existem uns aparatos estranhos, como uma fita que possuia saída RCA pra TV...quanta gambiarra, ahasuhusa.
    YouTube- Nintendo 64DD promotional video.

  11. #10
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    Citação Citando sling Ver mensagem
    bem lembrado... a sony se separou da nintendo e fez o psx...... heheh
    Bom, na prática foi meio que o contrário, foi a nintendo que apunhalou a sony pelas costas. Fizeram um acordo secreto com a philips e desistiram do projeto no meio. Não que a Sony fosse boazinha na história, queria ganhar % dos jogos que fossem vendidos para o Play Station (separado mesmo).

    Agora, imagine vocês a Nintendo que tinha a exclusividade de quase todas as empresas dos videogames na época do NES, já tava sofrendo o baque das grandes empresas lançarem jogos para o Sega Mega Drive e ter que aguentar uma "empresinha querendo levar % nos jogos dela"... Foi demais prá eles...

    Mal sabiam o monstro que tavam criando ehhuehueh

  12. #11
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    Citação Citando Mago_1982 Ver mensagem
    Bom, na prática foi meio que o contrário, foi a nintendo que apunhalou a sony pelas costas. Fizeram um acordo secreto com a philips e desistiram do projeto no meio. Não que a Sony fosse boazinha na história, queria ganhar % dos jogos que fossem vendidos para o Play Station (separado mesmo).

    Agora, imagine vocês a Nintendo que tinha a exclusividade de quase todas as empresas dos videogames na época do NES, já tava sofrendo o baque das grandes empresas lançarem jogos para o Sega Mega Drive e ter que aguentar uma "empresinha querendo levar % nos jogos dela"... Foi demais prá eles...

    Mal sabiam o monstro que tavam criando ehhuehueh
    Só pra complementar a expicação, uma foto do bixo pra quem ainda não viu ou acredita:

  13. #12
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    Fico pensando como seria o mercado hoje se o Playstation Sony + Nintendo tivesse saído realmente...

  14. #13
    Redação
    hardMOB
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    Citação Citando NullPointer Ver mensagem
    Só pra complementar a expicação, uma foto do bixo pra quem ainda não viu ou acredita:
    Isto eu nunca tinha visto, o play station que eu conheço era um drive de cd que ficava embaixo do SNES. Talvez fosse um standalone, este então...



  15. #14
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    Excelente tópico, bem nostálgico. Nintendo 64, pra minha fase de consoles, foi o melhor console. Olha que tive praticamente todos, desde Nintendo 8 bits.

    Colaborando com o tópico... nave mãe...


  16. #15
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    Será que o famoso Temple of Light, que supostamente ficaria atrás do Temple of Time, no OoT, seria resquício do 64DD?

  17. #16
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Será que o famoso Temple of Light, que supostamente ficaria atrás do Temple of Time, no OoT, seria resquício do 64DD?
    se ele aparece no magic quest (aquela versão prá cube), sim...

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