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  1. #1
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    Unreal Engine 4 a caminho...

    ...para a próxima geração de consoles e computadores? Confusão se abateu sobre quem leu a entrevista de Mike Capps (presidente da Epic) para a Edge Magazine publicada ontem. Segundo ele a próxima encarnação do Unreal Engine já esta em desenvolvimento desde 2003 e não se compara a nada que exista hoje no mercado em termos de ferramentas de desenvolvimento para jogos, tanto para consoles quanto computadores.

    Sobre a segurança de ter em mãos informações privilegiadas é difícil contrapor tal afirmação, mas o que causa curiosidade são as plataformas alvo do novo mecanismo, processadores que nem ainda estão no mercado e consoles que hoje não tem a mínima intenção de serem paridos. Não há dúvidas quanto a versatilidade das ferramentas da Epic ao livrar dos desenvolvedores o peso de trabalhar sobre um mecanismo de jogo e se dedicar melhor a aspectos criativos, no entanto por que falar sobre isso agora? Quando o horizonte da nova geração ainda esta longe da vista?

    Talvez a alfinetada sobre a Crytek deixe as coisas mais claras. Capps aproveitou a entrevista para criticar o posicionamento da CryEngine 3 como ferramenta de desenvolvimento para todas as plataformas "me causa surpresa que as pessoas os encarem com seriedade como um empresa de desenvolvimento multi-plataforma uma vez que não há nada deles para os consoles".

    Então tudo parece mesmo movimentos para garantir mercado entre desenvolvedores para ferramentas de desenvolvimento multi-plataforma. Seria ótima se fosse uma tremenda gafe insinuando a proximidade de novos consoles.


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  3. #2
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    ja li sobre alguns meses atrás.

  4. #3
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    ue rules.... mass effect, ut3, gow2, bioshok, ou seja soh jogaum,.

  5. #4
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    tem que ser pra proxima geracao. ela e a de doom 3.

    eu simplesmente nao consigo mais me empolgar com os atuais graficos da geracao.

    o proprio crysis eu ja acho feio.


    espero q na proxima geracao se liguem que memoria é um dos maiores gargalos de todas a geracoes passadas ( menos xbox 1)

  6. #5
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    Trine também, entre outros que não são FPS nem TPS, e alguns que são até Open World.

  7. #6
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    Eu me empolgo com os gráficos desta geração, que, ao meu ver, estão looonge do máximo ainda, usando como exemplo o Play2 que foi sugado até a última gota.

    Lançar um console agora me parece fora de timming, visto que MS e Sony, pelo que sei, só agora estão tirando algum lucro encima de seus hardwares...de outro modo, só gráfico não vende console, vide Wii....os próximos videogames terão que ser muito bem pensados.

  8. #7
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    Uia ^^

    É difícil achar alguma coisa que bata com o a UE3 na qualidade máxima (vide fotos do negão do UT, ui ).

    UE4 vai ser mais cabuloso ainda.

    Antigamente a galinha dos ovos 3d era a Id, a cada nova geração os gráficos estuprificavam de qualidade (quem aqui lembra dos videos do Doom3 alpha ? Porra era espetacular pra época), hoje temos a Id decepcionando com RAGE e outros jogos com qualidade deplorável (bem otimizados é verdade) mas levando um chute nos bagos-demoníacos de outras empresas com a Epic e a Crytek (essa última se focando completamente em consoles agora).

    A Valve era outra, quando saiu HL1 e HL2 não tinha nada mais bem feito no mercado,hoje em dia ela faz o mesmo que a Id, lança a engine e fica exploitando os IP´s até não aguentar mais. Apesar do Source Engine ser muito bom (o gráfico do Left4Dead eu acho muito bem feito) ele está obviamente ultrapassado e não há sinal de que vão investir nisso, o que é triste pois no mercado de jogos quem sempre impulsionou o gráfico foram os PC´s, usando a seguinte regra :

    - Nova engine lançada, extremamente pesada e mal otimizada, mas proporcionando um gráfico sem precedentes. Nenhum hardware roda direito e todo o mercado se volta para oferecer hardware compatível com a nova tecnologia.
    - As engines saiam de 2 em 2 anos e o hardware corria atrás de 6 em 6 meses(em média).
    - A cada 3 gerações os consoles pegavam o hardware disponível da 2º geração nos pc´s e otimizavam, o resultado eram gráficos absurdos nos consoles. Porém em 6 meses ou 1 ano eles já eram ultrapassados denovo.

    Atualmente o cenário está mudando para releases de 5 em 5 anos de engine (com hardware de 6 em 6 meses no PC´s), VG´s pegam o hardware de 2 anos atrás e lançam agora otimizados, com ciclo de vida de também 5 anos.

    O gráfico está deixando de ser prioridade para alguns

  9. #8
    izi
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    O gráfico está deixando de ser prioridade para alguns
    \o/, quem sabe agora começam a prioriza inovação e jogabilidade devez fika batento sempre nas msm tecla de FPS e ação em terceira pessoa.

  10. #9
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    É difícil achar alguma coisa que bata com o a UE3 na qualidade máxima (vide fotos do negão do UT, ui ).

    UE4 vai ser mais cabuloso ainda.

    Antigamente a galinha dos ovos 3d era a Id, a cada nova geração os gráficos estuprificavam de qualidade (quem aqui lembra dos videos do Doom3 alpha ? Porra era espetacular pra época), hoje temos a Id decepcionando com RAGE e outros jogos com qualidade deplorável (bem otimizados é verdade) mas levando um chute nos bagos-demoníacos de outras empresas com a Epic e a Crytek (essa última se focando completamente em consoles agora).

    A Valve era outra, quando saiu HL1 e HL2 não tinha nada mais bem feito no mercado,hoje em dia ela faz o mesmo que a Id, lança a engine e fica exploitando os IP´s até não aguentar mais. Apesar do Source Engine ser muito bom (o gráfico do Left4Dead eu acho muito bem feito) ele está obviamente ultrapassado e não há sinal de que vão investir nisso, o que é triste pois no mercado de jogos quem sempre impulsionou o gráfico foram os PC´s, usando a seguinte regra :

    - Nova engine lançada, extremamente pesada e mal otimizada, mas proporcionando um gráfico sem precedentes. Nenhum hardware roda direito e todo o mercado se volta para oferecer hardware compatível com a nova tecnologia.
    - As engines saiam de 2 em 2 anos e o hardware corria atrás de 6 em 6 meses(em média).
    - A cada 3 gerações os consoles pegavam o hardware disponível da 2º geração nos pc´s e otimizavam, o resultado eram gráficos absurdos nos consoles. Porém em 6 meses ou 1 ano eles já eram ultrapassados denovo.

    Atualmente o cenário está mudando para releases de 5 em 5 anos de engine (com hardware de 6 em 6 meses no PC´s), VG´s pegam o hardware de 2 anos atrás e lançam agora otimizados, com ciclo de vida de também 5 anos.

    O gráfico está deixando de ser prioridade para alguns
    Me corrija se eu estiver enganado, mas existe algo mais belo que Crysis?

    Eu relutei horrores em acreditar que a qualidade gráfica dele merecia toda a exaltação que sempre recebeu, mas no dia que vi o Crysis rodando em todo seu explendor, com absolutamente TUDO no máximo eu simplesmente não acreditei, é fora de serie.

    Posso ainda estar falando bobagem, e pode ser que esse seja um padrão hj em PC's, pois minha unica referencia nos ultimos 2 anos tem sido consoles, já que nem desktop eu tenho mais, e meu teto hj é Uncharted 2 (em consoles, obviamente).

  11. #10
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    Unreal engine puro whistrol, rs...é estranho como todo jogo fica "bombado" com ele.

  12. #11
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    So espero que a proxima UE venha com um UT decente (ao contrario do UT3).

  13. #12
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    Uia ^^

    Citação Citando BIGX333 Ver mensagem
    So espero que a proxima UE venha com um UT decente (ao contrario do UT3).
    Acho muito difícil, a EPIC perdeu o jeito de fazer FPS.

    O esquema dela agora é Gears Style

  14. #13
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    UTzinho remake ia bem...

  15. #14
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem
    Acho muito difícil, a EPIC perdeu o jeito de fazer FPS.

    O esquema dela agora é Gears Style
    eu achei mta cagada da epic esse gears. qdo o ut "morreu" ela aparece com uma franquia nova, meio arriscada e do nada a franquia nova dela explode e vira uma das maiores da geração, referencia no genero e tudo mais, tipo o unreal era no começo.

    e eu curti o ut3 até. só acho uma pena que não tem comunidade e nem servidor. eu tenho vontade de brincar de warfare online mas nem tem com quem. online só rola uns FFA e isso enjoa rapido :\

    e falta rocket arena igual do utzinho. meus melhores momentos jogando FPS na vida foram sem duvidas no rocket arena do utzinho

  16. #15
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    Ut morreu a muito tempo. UT99

    quem quer uma experiencia parecida e tão divertida contra deveria jogar halo online

  17. #16
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    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Ut morreu a muito tempo. UT99

    quem quer uma experiencia parecida e tão divertida contra deveria jogar halo online
    halo parece zero com ut. UT 1000x mais fast-paced.

  18. #17
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    halo parece zero com ut. UT 1000x mais fast-paced.
    Fato. É quase como comparar Tekken com Street Fighter...

    Pra quem conhece todos os detalhes da jogabilidade de um game como UT (ou Quake), a diferença entre outros títulos é imensa, mas pra quem não conhece a fundo eles acabam se parecendo mesmo.

    Posso estar ficando velho e já não ter mais tanto tempo pra jogar e ficar fuçando como fazia naquela época, mas acho que os fps atuais, tanto de pc quanto de console, já não possuem mais essas características tão marcantes na jogabilidade como era antes...
    Quake com strafe jumps, bunny hopping, circle strafe jumps, Ut com dodge, boost jump (ut2k3/4) e mais uma imensidão de trick jumps. Wolfenstein Enemy Territory tbm, mtos tricks fabulosos. Siwa Oasis e aquela primeira muralha que dava pra pular com um trick sem a dinamite, só no stealth, heoihaoiheoiha...
    Mapas que mais pareciam "playgrounds", que os players valsavam... Deus, que saudade.

    Joguei muitas horas de TF2 e, a menos que tenham descobrido muita coisa nova, o maximo que pode ser feito são rocket jumps e variações...Nada além disso. Não que eu não tenha me divertido absurdamente com Killzone 2, Bad Company 2, Halo 3 e outros, mas aquele estilo realmente faz falta.

    e viva os campers \o/

    perdoem o saudozismo quase off-topic.

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