+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Administrador Avatar de kingMOB
    Info
    hardMOB
    Registro
    Jan 1999
    Mensagens
    9.994
    Blogs
    12
    Verdinhas
    3683

    Kinect Move: Microsoft e Sony atrás da Nintendo

    Que ninguém se engane, Microsoft e Sony estão é tentando abocanhar uma fatia do público do Wii, o Kinect e o Move são as ferramentas apresentadas para tanto, mas elas serão suficientes?

    O sucesso do Wii não venho apenas por causa de um controle engraçadinho. Controles com sensores de movimento não são novidade, existem há muito tempo. A grande jogada da Nintendo foi conseguir construir uma identidade totalmente integrada entre os controles e a proposta de seus jogos, e nesse meio termo arrebanhar um público que não estava interessado de fato em consoles, mas procurando apenas diversão rápida e descompromissada.

    Com o tempo o Wii se transfigurou um pouco para absorver um público, que acredito nem a Nintendo esperava, para se tornar um híbrido console-eletrodoméstico. Ele virou uma interface nova e interessante para se fazer o que se fazia antes com outros acessórios, como queimar calorias ou preencher lacunas de tédio em frente ao televisor. A Nintendo conseguiu incluir dentro de sua proposta inicial de diversão social casual, hordas de donas de casa que identificaram nele os mesmos traços milagreiros de transformação estética fácil vendidos a torto e à direita em formatos ferrosos menos interessantes.

    A terra prometida, de gráficos perfeitos, de curvas suaves, de baixíssimos quadros por segundo em altíssimas resoluções estava sendo invadido por gente que na verdade, não estava nem aí com a tecnologia, mas sim o que ela poderia trazer em termos de diversão, ou futilidade. São essas centenas de milhares de pessoas que compram o Wii todos os meses, que Microsoft e Sony estão atrás.

    A Sony achou que apenas colocar um sistema precário de detecção de movimento, na última hora do lançamento, em seu Playstation 3 seria suficiente. Mas além da precariedade técnica da solução, o mais importante, o suporte e incentivo aos desenvolvedores ficou às traças. A intenção mercadológica do controle nunca vingou e mesmo sua utilidade prática é questionável.

    Microsoft à época ainda andava de mãos dadas com a Nintendo num relacionamento de simpatia a fim de unir esforços para desbancar a gigante japonesa e apostou numa estranha parceria informal de complementação de propostas entre o XBO360 e o Wii. No entanto a Nintendo disparou no mercado, e a Microsoft ficou para trás sem uma solução própria, e sem mais a tal parceria.

    Já se passaram quase 4 anos desde o lançamento do Wii, desde então a Nintendo vem galopando praticamente no mesmo passo as estatísticas de vendas, Microsoft e Sony já começam a visualizar a saturação de seu mercado e o que seria a solução anterior, avançar uma geração tecnológica e reaquecer seu mercado, já não é uma opção tão atraente levando-se em consideração os traumas do investimento e reorganização de um novo console.



    Microsoft e Sony querem estender a janela lucrativa de seus consoles, e pretendem fazer isso tentando bebericar na fonte da Nintendo. Ambas já apresentaram suas propostas técnicas para tanto, o Kinect da Microsoft e o Move da Sony, mas são apenas acessórios, e o sucesso do Wii não se deu apenas pelos seus acessórios.



    Se elas vão conseguir flertar com sucesso o potencial público do Wii é algo que acredito não dependa apenas delas. Além do investimento em publicidade, do suporte pesado no desenvolvimento de aplicativos e jogos, e da barreira monetária (o Kinect estimasse vai custar a metade do preço de um XBOX360S e o Move pode passar do preço do próprio Playstation 3 para um pacote funcional completo para dois jogadores).

    As duas ainda tem pela frente uma barreira cultural muito forte que foi construída pelo tempo ao redor do Wii. Um fronteira confortável de proteção ao jogador casual, que ainda é atacada pelos mais extremistas jogadores... será interessante observar para onde esta tendência nos levará e qual será o reflexo dos reajustes e investimentos dentro destas empresas nesta nova perspectiva de mercado.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.420
    Verdinhas
    102

    Eu, honestamente, tenho medo de tudo isso. Gosto de sentar no meu sofá e simplesmente curtir meus games com um controle "comum", como sempre foi. Mas já estou começando a acreditar que as coisas deverão mudar, pois, quem diria, novamente a nintendo voltou a dar as cartas. A principio entendi que Sony e Microsoft batalhavam um mercado, enquanto a nintendo tomou outro rumo e embarcou em um oceano azul, e ainda acredito nisso e partilho da idéia de que por agora a Sony e a Microsoft queiram uma parcela desse mercado, mas isso já está virando uma tendência...

    Até simpatizei com o Move depois de ver alguns videos do SOCOM, um game que tenho aguardado até com certa ansiedade, porém, no final das contar estou contando que tudo isso passe sem fazer muito barulho e as coisas continuem como estão.

    Não é questão de ser conservador, hardcore or whatever, mas um game onde o jogador precisa ficar igual um palhaço fazendo macaquices na frente da TV não da pra ser levado a serio...

  4. #3
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.643
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1675

    Seu texto? Boa análise.

    Pelo que eu percebi do Move e o Kinect, me parece que a Microsoft apostou muito mais pesado no público casual que a Sony.

    Enquanto a MS remodelou o seu videogame e ao que parece até a caixa dos jogos para atender a esse casual que nem sabia que o 360 existia o que fatalmente será vendido ao cara como 'um wii melhor', a Sony ainda tenta flertar com o seu Move com o jogador hardcore. Socom é uma prova disso. A "dona de casa" não quer jogar Socom, mas é possível que ela queira balançar as cadeiras em um jogo de dança.

    Acredito que a Microsoft esteja querendo desvincular o Kinect do 360, como se fosse um novo "Wii". O hardcore já comprou o 360, ou pelo menos conhece e sabe que o suporte de games hardcore irá continuar seja pela microsoft, seja pelas third-parties.

    Quanto a nova geração, a primeira a fazer esse movimento provavelmente será a Sony, foi a que mais perdeu nesta geração (embora isso não significa que esteja mal, mas para quem era líder absoluto em duas gerações...). Mas acredito que ela fez o certo em nada mostrar na E3 agora. Ela primeiro precisa ter certeza que o 3D vai decolar, que o Move irá decolar. Quando ela tiver essas respostas ela saberá para aonde precisa mirar.

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    2.949
    Verdinhas
    973

    A Nintendo se arriscou e deu certo, mto certo ($$$$$$$). Criou, ou ampliou o nicho de gamers bem casuais, o videogame virou um tipo de entretenimento social e não isolamento social como é tratado por alguns gamers harcore. Basta colocar o wii no meio de um encontro de amigos ou festa e observar. Como ninguem é burro as outras empresas agora vao tentar abocanhar parte desse novo nicho criado, sempre foi assim e sempre vai ser. Vide portateis que no inicio era praticamente só gameboy e a sony que não é burra nem nada criou o PSP pra abocanhar uma grana.

  6. #5
    DiE
    DiE está offline
    Membro Avatar de DiE
    Info
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    4.639
    Verdinhas
    695

    Da onde vc tirou que o preço do move (pra 2 jogadores) vai passar o preço do ps3? O bundle com o eye + jogo + wand vai custar $100, wand avulsa + complemento $80.



    No mais, não acho que nem a sony nem a microsoft estejam de olho no mercado do wii. O casual não iria comprar o console + o acessório se ele pode ter tudo no wii, por um preço bem mais acessível, é mais uma alternativa para as pessoas que já tem um ps3/xbox.

  7. #6
    Membro Avatar de Escamosao
    Info
    Registro
    Jun 2007
    Mensagens
    1.472
    Verdinhas
    236

    Pelo wii eu já percebi qua nao gosto muito desse tipo de maneira de jogar, acho divertido jogar com a galera um bloom box ou wii esports, mas pra jogar sozinho eu acho um saco ficar balancando o controle, como no mario galaxy.


    Prefiro o tradicional, acho que tem mais precisao.

  8. #7
    Membro Avatar de Reczar
    Info
    Registro
    Nov 2009
    Mensagens
    639
    Verdinhas
    5

    Citação Citando DiE Ver mensagem
    No mais, não acho que nem a sony nem a microsoft estejam de olho no mercado do wii. O casual não iria comprar o console + o acessório se ele pode ter tudo no wii, por um preço bem mais acessível, é mais uma alternativa para as pessoas que já tem um ps3/xbox.

    Velho, concordo com o que você disse apenas a respeito da Sony, a MS no entanto demonstrou claramente na E3 que o seu objetivo é justamente o mercado do wii... Vide a quantidade de jogos do tipo "wii party" "wii dance" "Wii animals" que a MS mostrou... Não teve 1 jogo mais hardcore que utilizada o kinnect ao contrario da Sony...

    Posso ser sincero? Eu tinha grandes expectativas com o kinnect, mas esperava ver ele sendo utilizado em jogos mais hardcore junto ao controle tradicional, tipo imagina vc jogando um fps e apenas inclinar a cabeça pra baixo e a tela inclina tb? Isso eu ia achar muito foda... (Mas tb tem que ser muito bem bolado)

    Atualmente? Kinnect só decepção

  9. #8
    Membro Avatar de Pizanis
    Info
    Em busca de verdinhas!
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    2.439
    Blogs
    1
    Verdinhas
    508

    Microsoft vacilou feio, bem feio com esse Kinect ou Natal, o que seja.

    Antes, parecia que aquele trambolhão pelo menos fazia todo o processamento necessário e já jogava as informações mastigadas pro console. A demonstração que apareceu de um cara pilotando um jogo de corrida apenas com as mãos e os pés foi bem legal.

    Agora lançam uma camera vagabunda mais esticadinha, deixa pro console processar os movimentos além do jogo que já tem que processar, faz a conferência mais fail da história, mostra um monte de demonstrações ridiculas, lag ridiculo, e ainda quer lançar pela barganha de $150.

    Parece que regrediram ao invés de avançar no projeto.

    Tinha grande chance de comprar um XBOX360 pelo projeto. Agora tenho certeza que meu próximo console vai ser o PS3.

  10. #9
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.616
    Verdinhas
    4709

    pra mim o futuro dos FPS no console sera com o sistema do wii

    serio, mouse > >>wii remote >>>>>>>>>>>>> 2 analogicos

    e as gestures para algumas coisas também sao muito mais evoluidas do que um botao

    sem contar um monte de penca de outras coisas.....

    eu jogo todos os meus jogos de wii sentando em frente a TV, nao precisa ficar de pé ou pular...

  11. #10
    Membro Avatar de hirano
    Info
    hiranosan
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    4.019
    Verdinhas
    251

    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    pra mim o futuro dos FPS no console sera com o sistema do wii

    serio, mouse > >>wii remote >>>>>>>>>>>>> 2 analogicos

    e as gestures para algumas coisas também sao muito mais evoluidas do que um botao

    sem contar um monte de penca de outras coisas.....

    eu jogo todos os meus jogos de wii sentando em frente a TV, nao precisa ficar de pé ou pular...
    Joga Wii Fit Plus sentado então!

  12. #11
    Membro Avatar de Vacalactica
    Info
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.022
    Verdinhas
    5

    Citação Citando Matheusoc Ver mensagem
    pra mim o futuro dos FPS no console sera com o sistema do wii

    serio, mouse > >>wii remote >>>>>>>>>>>>> 2 analogicos

    e as gestures para algumas coisas também sao muito mais evoluidas do que um botao

    sem contar um monte de penca de outras coisas.....

    eu jogo todos os meus jogos de wii sentando em frente a TV, nao precisa ficar de pé ou pular...
    o Wii pode ser mais real e acessível, mas, na minha opinião, o esquema de 2 analógicos é mais eficiente

  13. #12
    Membro Avatar de Rain Duacelera
    Info
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    9.861
    Verdinhas
    1561

    Quando lançarem um console com detecção de movimentos com a rapidez necessária em um Quake da vida...eu compro..

    Já existe?


    Lá no trabalho foram comprados no ultimo mes nada menos que 10 console wii, inclusive pra colegas que nao jogam games a mais de 10 anos.

    Nintendo como falaram ae está em um blue ocean

  14. #13
    Membro Avatar de PUTZIG
    Info
    16 anos de hMOB!
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    5.077
    Verdinhas
    764

    o que vai ter de casual gamer comprando o Natal sem saber que precisa do Xbox para funcionar :lol:

  15. #14
    Membro Avatar de TM99
    Info
    Registro
    Oct 1999
    Mensagens
    5.983
    Blogs
    1
    Verdinhas
    322

    Meh. Eh legal a variedade.

    O preço eh ruim.

    Achei o natal muito lagado, e o move muito igual o wii mote.
    Os jogos é quem vão dizer se essas porcarias vão valer a pena.

    Porem acho q ambos tem potencial

  16. #15
    Membro Avatar de Reczar
    Info
    Registro
    Nov 2009
    Mensagens
    639
    Verdinhas
    5

    A nintendo que abriu esse mercado com sensores de movimento teve um lucro absurdo, obvio que foi focado para o jogador casual e com poucos jogos voltados para os gamers... Mas esse conceito está mudando estes dias, estão sendo anunciados cada vez mais jogos para gamers utilizando tais sensores e eles vem prometendo bastante (vide jogos para o Wii e Ps3 nessa E3)

    Mas existe uma nova plataforma que merece um destaque especial, o Nintendo 3Ds, pois todos os jogos anunciados para ele são voltados para os gamers, não existe nenhum jogo bobinho, só Zelda, Star Fox, Metal Gear... Eles vão utilizar o touchscreem? Acredito que sim, mas de uma maneira engenhosa e discreta para não atrapalhar a jogabilidade.

  17. #16
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    888
    Verdinhas
    33

    Soa estranho ver essa comoção de istas sobre a volta da Nintendo ao hardcore gamer com o 3DS. Lá em 2005 quando o PSP saiu a Sony estava enganada e o DS era o rei por priorizar jogabilidade a gráficos?

    O mesmo se aplica ao Move e Kinect, então ficamos elas por elas. Essa é a primeira leva de games, custa espera um pouco antes de concretizar a idéia?

    Chill out.

  18. #17
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.616
    Verdinhas
    4709

    mas uma coisa é certa : se realmente custar mais de 150 dolares, faz muito mais sentido pro consumidor comprar um wii de uma vez

  19. #18
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.498
    Verdinhas
    1961

    Tudo depende dos JOGOS. Esse da Ubosift, Your Shape: Fitness Evolved, por exemplo, tem tudo pra dar MUITO certo, o Dance Central também. Vai ser a evolução dos motion gestures.

  20. #19
    Membro Avatar de Quetzacoalt
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    5.714
    Verdinhas
    0

    O kinnect é, utilizando a palavra do KIng, um eletrodomestico, nao um console.

    Na minha opinião vai vender como agua, todo mundo (ou pelo menos os americanos couch potato) vai querer mudar de filme com um gesto da mão. Acredito que vao conquistar o publico casual com essa proposta e depois ir evoluindo a proposta, igual fez o wii (primeiro casual, depois wii fit, e bla bla bla)

  21. #20
    Administrador Avatar de kingMOB
    Autor do tópico
    Info
    hardMOB
    Registro
    Jan 1999
    Mensagens
    9.994
    Blogs
    12
    Verdinhas
    3683

    É... US$150,00: Microsoft Store

    É preço de lançamento, vai baixar, mas deu uma fisgada dolorida aqui no bolso =(

  22. #21
    Membro Avatar de [D] . n . L
    Info
    Agora tem isso aqui.
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    2.945
    Verdinhas
    1

    Citação Citando kingMOB Ver mensagem
    É... US$150,00: Microsoft Store

    É preço de lançamento, vai baixar, mas deu uma fisgada dolorida aqui no bolso =(
    Até que se fosse realmente R$ 350,00 - 380,00 taria otimo né... mas vai chegar aqui uns 1000 e cacetada.

  23. #22
    Membro Avatar de Bio_Hazard
    Info
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    2.395
    Verdinhas
    5



    Começou a zueira

  24. #23
    Membro Avatar de Occy_
    Info
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    2.046
    Verdinhas
    150

    Citação Citando Bio_Hazard Ver mensagem


    Começou a zueira
    é o msm forum lol, vc nao muda.

  25. #24
    Membro Avatar de Bio_Hazard
    Info
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    2.395
    Verdinhas
    5

    Citação Citando occy Ver mensagem
    é o msm forum lol, vc nao muda.
    Forum lol? Nunca ouvi falar...

  26. #25
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Pedrinhu
    Info
    Serious Business
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    33.684
    Verdinhas
    13794

    Opa.. desculpem upar mas nao queria criar um tópico novo pra isso.

    Alguém aqui do fórum comprou o move? tem algo pra dizer sobre?

    Já rola uns videos no youtube de brasileiros que compraram, testando.. e me animei de comprar.

    Nas comunidades do ps3 do orkut tem muita gente que comprou também e disse ser muito bom e bem mais preciso que o wii no caso.

    Mas o que eu não entendi é que o pacote na shopto não vem com os dois controles, vem só com um, isso eu achei bizarro

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Compartilhar

Permissões