+ Responder Tópico
  1. #1
    Administrador Avatar de kingMOB
    Info
    hardMOB
    Registro
    Jan 1999
    Mensagens
    9.834
    Blogs
    12
    Verdinhas
    3586

    O que a Sony quer com o Move?



    Muito embora a chamada para o controle não explicite:

    "Através de avançados sensores de movimento e o Eye Camera, cada movimento seu é reproduzido na tela em maravilhosa alta definição movida a Blu-ray (?). Leve os jogos a novos níveis ou chame toda sua família para a aventura com uma linha de jogos que exitará todos os jogadores".

    ... o alvo é sim o jogador casual. O anúncio na verdade é confuso, misturando a qualidade não interativa de resolução de um Blu-ray com a premissa de que a realidade na frente do televisor será transportado para a tela, esse é o mote do Kinect da Microsoft, não do Move. O Move é um aprimoramento dos controles do Wii, e quer chegar através dele ao público enorme que a Nintendo conquistou.

    Teoricamente o novo controle da Sony é melhor e terá mais possibilidades que o da Nintendo, além do feijão com arroz dos sensores de movimento o Move terá o Eye Camera rastreando a posição do controle num espaço tridimensional, o que abre um leque de possibilidade interessantes a serem exploradas pelo controle muito além da resposta chapada do Wii.

    YouTube- Introducing the PlayStation®Move

    O uso em si do Eye Camera é uma grande jogada, pois ao mesmo tempo em que desencalha um acessório moribundo do Playstation, poderá trazer algumas das funcionalidades básicas do Kinect para o Playstation 3. O Eye Camera é uma versão levemente melhorada do Eye Toy que foi lançado em 2003 para o Playstation 2 com a mesma proposta que a Microsoft traz agora com o Kinect, captar os movimentos do jogador sem a necessidade de controles. No entanto como o próprio projeto do Eye Toy era muito simplista, assim como as limitação técnicas do Playstation 2 em interpretar movimentos pelas lentes da câmera, a premissa básica ficou de lado e apenas funções periféricas cosméticas da câmera são hoje usadas em poquíssimos títulos. Como não houve a exploração das possibilidade da câmera, nem a identidade dos jogadores com o acessório, ele ficou as traças, até agora.

    Com o Move você vai precisar comprar também o Eye Camera, ele não é opcional. A bola brilhante do controle é o ponto de foco e rastreamento da câmera para o movimento do controle tridimensionalmente, principalmente em ambientes de pouca luminosidade. Tá certo, a Sony não explicita tanto isso, mas esse condicionamento de garantir a funcionalidade de um controle através da compra compulsória de um acessório em desuso não é algo necessariamente ruim. O Eye Camera tem um espaço muito interessante para a proposta de integração online da Sony. O vídeo e som captados pela câmera, mesmo em sua forma mais simplista, tem um potencial muito interessante para partidas online, papo furado na Home ou comandos de voz para qualquer aplicativo ou jogo do console. Potencial este não totalmente explorado pela maioria dos jogos e pelo próprio sistema operacional do PS3 devido justamente a pouca adesão da câmera no mercado.

    Se o Move conseguir penetrar nos consumidores do Playstation 3, o Eye Camera irá junto, o uso por parte dos desenvolvedores será maior e a experiência geral com os jogos para o console ficará muito mais rica. O que nos leva ao ponto crucial do novo controle, que é sua adoção tanto dentro do universo consolidado de consumidores da Sony, quanto principalmente, fora dele.

    A proposta do Move ainda esta nebulosa, ficar em cima do muro entre a simpatia do jogador mais afinco e o jogador casual não me parece a melhor estratégia. Parte crucial do público da Sony é composta de consumidores fiéis a marca, fidelidade esta que muitas vezes é sustentada por uma atitude agressiva de superioridade técnica em relação a concorrência. Este sentimento xenofóbico, estimulado sem meios termos pela própria Sony, funciona muito bem no sentido de manter o consumidor arraigado, mas gera antipatia em quem esta fora desse território estúpido de conflito dos consoles.

    E o jogador casual não esta nem um pouco interessado nessa briga, esta pra lá dessas fronteiras e não se importa nem um pouco com alguma funcionalidade técnica que não reverta naquilo que ele esta atrás: diversão descompromissada... e barata. O jogador casual enxerga a proporcionalidade de diversão do que sai de seus braços, é reproduzido na tela e revertido em diversão imediata, só isso.



    Se a intenção é atrair o volume gigantesco de jogadores casuais do Wii, o tiro da fidelidade pode agora sair pela culatra. Pois ao tentar abocanhar o jogador casual, a Sony vai levar junto sua horda mais fanática de simpatizantes que começará a enxergar o console da Nintendo como concorrência (o que não acontecia antes), que deve ser combatida nos mais insignificantes aspectos técnicos e esmagada com clavas de uma suposta superioridade, mesmo que apenas teórica. Uma atitude dessas pode gerar desconforto e rejeição do console entre o público casual, que foi conquistado pela Nintendo não com alta definição e zilhões de polígonos, mas com simpatia e simplicidade, e fazer com que o Move não consiga romper, e fique isolado dentro da membrana espinhosa do universo de jogadores mais fanáticos.



    Dessa forma, sem o volume de vendas de jogos e controles do público casual, o Move corre o risco de ter o mesmo destino do Playstation Eye, um acessório muito interessante, mas que não pode ser totalmente explorado para a jogatina devido a baixa penetração de mercado.

    O Move é claro tem uma grande vantagem neste aspecto em relação as funcionalidades do Eye, segundo a Sony sua implementação básica de captação de movimento nos jogos é simples e não compromete em nada os valiosos recursos técnicos disponíveis para os desenvolvedores. No entanto a tecnologia pode ser totalmente ignorada quando o que importa ao jogador é a forma como os desenvolvedores se aproveitarão dela em seus jogos, e se as soluções não saírem do básico, que pode ser de outra forma tão bem feito pelo controle comum, sem o incentivo criativo pelo uso do Move, não existirá também interesse suficiente para adquirir o controle.

    Outra barreira é o preço, um Wii mais um Wii Remote sai pela média de R$950,00 oficialmente no Brasil, um Playstation 3, mais um Eye Camera, mais dois Moves (a mesma configuração do Wii) deverá custar em torno de R$2000,00, o que não é exatamente o que o público casual chamaria de bagatela, independente de seus atributos técnicos.



    Enfim, se a intenção da Sony é adentrar o mercado de jogadores casuais com o Move, ela não estará tão bem equipada para a briga em um território muito bem dominado pela Nintendo. No entanto dentro de seu próprio mercado a Sony tem espaço e consumidores para alavancar e manter o Move, injetando um número suficiente de controles no mercado haverá incentivo a exploração de suas possibilidades pelos desenvolvedores e o novo controle poderá ser algo mais que um acessório dispensável. O que a Sony precisa, dentro desta sua entrada no contexto do jogador casual, é repensar sua estratégia publicitária, uma vez que corre o risco de transformar os milhões de usuários do Wii em ariscos potenciais rejeitadores da marca.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.637
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1647

    Ok, não li, vou ler, mas eu preciso ser o primeiro a responder...



    GANHAR DINHEIRO...


    Ok,mais tarde eu volto e leio :P

  4. #3
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    2.910
    Verdinhas
    3

    Por mim essa moda dos controles motion-based podia acabar pra sempre.

    Fica cansativo pq eles (nintendo no caso do wii por ex) insistem em usar o máximo possível o wiimote, muitas vezes em jogos nos quais seria muito melhor jogar só com botões.

    Além de usado em excesso, é um sistema impreciso pra cacete. Um tênis de mesa não tem absolutamente NADA a ver com a realidade, não importa a posição sua ou do wiimote, quase qualquer movimento acerta a bola, e muitas vezes a raquete na tela nem está na mesma posição que deveria (de acordo com a posição do wiimote).

    E pra piorar tem muitos jogos que poderiam aproveitar de maneira excelente o controle motion, mas não saem!! Um ótimo exemplo de jogo pra Wii seria a série Penumbra, jogo de terror pra PC. Seria ótimo pra jogar usando o wiimote pra manusear os itens ou servir como lanterna.

    Obviamente que eles fazem esse tipo de coisa pra agradar os jogadores casuais e que não entendem nada nem do esporte e nem de videogames. Claramente não é um produto voltado pro mercado nerd master punheteiro hardcore gamer. Por isso continuo com meu PC e X360 (sem Kinect, por favor)

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    891
    Verdinhas
    33

  6. #5
    Membro Avatar de [SA]D2
    Info
    deboanalagoa
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.161
    Verdinhas
    1825

    Ela quer movimentar o mercado


    PS: Odeio controles desse nipe.

  7. #6
    Membro Avatar de CaDu.:D
    Info
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    1.875
    Verdinhas
    156

    Citação Citando [SA]D2 Ver mensagem
    Ela quer movimentar o mercado


    PS: Odeio controles desse nipe.
    Também nao curti muito essa idéia, prefiro o controle normal. Bem que poderiam tentar aprimorar um mouse e teclado para que ficasse parecido ao jeito de jogar em um PC por exemplo ao invés de ficarem tentando inventar moda com essas coisas. Essa é MINHA opniao.

  8. #7
    Colaborador
    hardMOB
    Avatar de Com4nche
    Info
    Avatar redondo!
    Registro
    Feb 2000
    Mensagens
    2.727
    Blogs
    1
    Verdinhas
    4427

    Acho que no geral a implementação do Move é a mais realista, uma evolução pros casuais, pq eu não pretendo pegar um tão cedo


  9. #8
    Membro Avatar de Føxy
    Info
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    3.330
    Verdinhas
    108

    Eu acho estranho... Isso é uma das coisas que sempre sonhei quando criança (tenho 33 agora, jogo desde os 7 anos). Será que só eu estou ansioso com isso? lol

    Vou adquirir um Wii, futuramente o PS3 e gostaria muito que fossem lançados hardcore games usando Kinect e o Move

    @

    Acho que o promissor dos 3 é o Kinect... Pois a M$ está visionando não só o mercado de games. Mas o modo de interação com o vídeo...

    Acho que já viram esse vídeo mas vou colocar aqui...

    YouTube- Microsoft E3 Kinect Video Kinect Demo

    Acho muito massa o controle do vídeo e afins

  10. #9
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    2.910
    Verdinhas
    3

    Citação Citando Føxy Ver mensagem
    Vou adquirir um Wii, futuramente o PS3 e gostaria muito que fossem lançados hardcore games usando Kinect e o Move
    A idéia pode até ser boa, mas não vejo nem daqui 10 anos esses controles motion based tendo uma precisão comparável a um bom controle que se usa em jogos hardcore.

    O dia em que isso tiver a precisão de um bom mouse, pra mirar, aí sim pode ser que comecem a fazer jogos hardcore. Conforme o vídeo mostrou, pode até ser prático pra usar a interface do sistema do xbox, mas convenhamos q não é nem de perto tão prático quanto simplesmente usar bom e velho controle.

    Típico de novidade que é legal no começo por ser diferente, mas depois de um tempo que vc comprou, quando vc percebe não sabe nem dizer quando foi a última vez que usou.

  11. #10
    Membro Avatar de CASABLANCA
    Info
    pagador de apostas
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    8.575
    Verdinhas
    1697

    Sony quer fazer o mesmo que a Nintendo faz: Vender videogame para quem não joga videogame

    Pra mim todos estes leitores de movimento são um grande FAIL. Sem excessão.

  12. #11
    DiE
    DiE está offline
    Membro Avatar de DiE
    Info
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    4.647
    Verdinhas
    695

    O move não é para o jogador casual, o casual não vai comprar o ps3 + equip só pra ter joguinhos de movimento, ele pode levar tudo de uma vez no wii, e por um preço muito mais em conta.



    Eu nunca fui fã do wii, nem do natal, e muito menos do move. O conceito é interessante, mas a tecnologia ainda é muito nova, e se tem algo que me irrita são controles que não respondem ao meu comando(se eu aperto pra direita é pra ir pra direita imediatamente).



    É por esse motivo que achei o novo Zelda mass fail, nem o criador do jogo tava conseguindo controlar o Link, senti vergonha alheia naquela hora.



    No mais, não sei se vou entrar na onda da sony/microsoft, em cada um dos sistemas só teve um jogo que me interessou (o do feiticeiro e aquele de dança), o negócio é esperar pra ver, mas o kinect já fica pra trás, não vejo como podem existir outros games para ele, a não ser de dança/corrida/pescaria/etc. Não adianta inventar, jogo de verdade precisa de no mínimo um d-pad. Claro, nada impede a Microsoft de lancar um controle, mas ae já fugiu da proposta do produto.
    Última edição por DiE : 03-07-2010 às 5:02

  13. #12
    Membro Avatar de Føxy
    Info
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    3.330
    Verdinhas
    108

    Citação Citando F-kid Ver mensagem
    A idéia pode até ser boa, mas não vejo nem daqui 10 anos esses controles motion based tendo uma precisão comparável a um bom controle que se usa em jogos hardcore.

    O dia em que isso tiver a precisão de um bom mouse, pra mirar, aí sim pode ser que comecem a fazer jogos hardcore. Conforme o vídeo mostrou, pode até ser prático pra usar a interface do sistema do xbox, mas convenhamos q não é nem de perto tão prático quanto simplesmente usar bom e velho controle.

    Típico de novidade que é legal no começo por ser diferente, mas depois de um tempo que vc comprou, quando vc percebe não sabe nem dizer quando foi a última vez que usou.
    Sim, concordo com você. Além do mais que vos fala ainda nem testou algum aparelho desses, como disse estou ansioso com isso e espero que dê certo

  14. #13
    Membro Avatar de D.O.G.
    Info
    ?
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    8.355
    Verdinhas
    1608

    Citação Citando F-kid Ver mensagem
    A idéia pode até ser boa, mas não vejo nem daqui 10 anos esses controles motion based tendo uma precisão comparável a um bom controle que se usa em jogos hardcore.

    O dia em que isso tiver a precisão de um bom mouse, pra mirar, aí sim pode ser que comecem a fazer jogos hardcore. Conforme o vídeo mostrou, pode até ser prático pra usar a interface do sistema do xbox, mas convenhamos q não é nem de perto tão prático quanto simplesmente usar bom e velho controle.

    Típico de novidade que é legal no começo por ser diferente, mas depois de um tempo que vc comprou, quando vc percebe não sabe nem dizer quando foi a última vez que usou.
    O próprio Wii se encaixa nisso.

    Minha ex encheu o saco pra comprar um, ela e meus filhos.

    Agora fica lá encostado, cheio de poeira.

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    3.529
    Verdinhas
    143

    A Sony tem uma única alternativa: fazer direito.

    De nada adianta tentar abocanhar uma parcela do Wii se este custa pouco e nativamente possui sensor de movimento.

    O consumidor precisa comprar o PS3, camera, controles do move (e controle normal p outros jogos), JOGOS, ...

    Se sou um americano casual e vejo a marca Nintendo na prateleira por 199 com wii sports e Mario's (novos e com notas 10 por ai), só vou escolher o pacotão do move se as críticas forem muito (!!!) positivas.

    A verdade é que quem ganha com isso somos nós Se a Sony ate errar dessa vez, vem babando querendo acertar na prox.

  16. #15
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2003
    Mensagens
    3.529
    Verdinhas
    143

    Citação Citando SweetDick Ver mensagem
    O próprio Wii se encaixa nisso.

    Minha ex encheu o saco pra comprar um, ela e meus filhos.

    Agora fica lá encostado, cheio de poeira.
    Isso vai sempre acontecer, com qualquer eletronico. Ha quanto tempo nao uso meu DVD? Quem é casual nao ta pensando em jogar sem parar, quer é poder jogar aquilo que lhe atrai quando der na telha. E pra familia, fazer isso com o Wii diverte mais que o PS3.

  17. #16
    Membro Avatar de Mirage
    Info
    Gold member
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    5.003
    Verdinhas
    720

    antes encostar 700 reais do q 2000 =(
    minha mae comprou o wii, com board do japão, antes ela vivia pendurada no supernintendo jogando super mario, ficou muito tempo sem jogar e nem se anima mais com o super mario wii
    quem joga mais e busca mais jogos sou eu mesmo, sempre aparece um legal e to jogando

    quanto a sensibilidade do wiimote, q era desejado q fosse bom desde o inicio, com o motion plus ficou beeem melhor, da para ver no tenis de mesa do wii sports plus e outros jogos...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões