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  1. #1
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    G27 Vs Fanatec Porsche Wheel

    Com a chegada do GT5 muitos de nós queremos tirar o máximo que o jogo pode oferecer. E para isso nada melhor que um volante. Abaixo tentarei mostrar a vantagens de dois dos melhores volantes do mercado, o Fanatec Porsche Wheel S e o Logitech G27.
    O G27 é conhecido de muitos brasileiros pela facilidade de compra-lo pois se encontra em vários sites na internet e lojas de equipamentos. Já o Fanatec normalmente é comprado pelo site do fabricante alemão(www.fanatec.com) e o Brasil é fora dos destino de postagens, ou seja, para comprar um desses só na mala ou por um valor muito alto.
    A comparação tem com objetivo postar os pontos positivos de cada um bem como os pontos negativos.

    Embalagem: Ambas caixas são bem grandes, o G27 vem numa caixa pesando 9kg.. enquanto o Fanatec 12kg e numa caixa monstro com 2 pequenas. Isso quer dizer que importar para o Brasil pelos correios(Fedex e etc) vai pagar muito frete e com certeza será taxado. No caso do Fanatec, eles não entregam no Brasil.

    O Conteudo:

    G27:
    *Volante
    *Pedais
    *Cambio H
    *Fonte
    *Manuais
    *Demo do RFactor

    Fanatec:
    *Volante
    *Pedais
    *Cambio H
    *Cambio Sequencial(Frente/Traz)
    *Chave Wireless para conexão com PC/PS3(No formato de uma chave porsche)
    *Fonte Externa
    *Manuais
    *CD's
    *Chave de Fenda para montagem

    Acabamento:
    Ambos os volantes são cobertos com couro sintético(igual dos volantes dos carros atuais). O centro do G27 é de aluminio com os paddle shift grandes, também de alumínio e ainda possui 6 botoes centrais programáveis.
    Já o Fanatec possui um acabamento melhor, com o volante sendo uma replica do modelo utilizado nos automóveis Porsche. Por ser um volante de 3 pontas, nas 2 laterais ficam os botões equivalentes aos joystick's do PS3/Xbox(Dependendo da configuração). Na ponta da base, fica o D-PAD e ainda os botões de Back + Start.
    No quesito cambio.. o G27 leva vantagem por ter alguns apliques de couro e botoes(8 no total + direcional).. enquanto o cambio do Fanatec é feito de plastico duro e sem botão nenhum. Isso se aplica aos 2 modelos que acompanham o volante ( H e Sequencial).
    Os pedais são mais bem feitos também no G27, pintados com detalhes vermelhos e uma base que possui garras para não deslizar. Os pedais do G27 são feitos em alumínio, também com aparência de automóveis esportivos.
    O Fanatec possui os pedais em plástico com detalhes cromados, bem simples. Acompanha uma base de aço para deixa os pedais mais peso e assim não deslizar.


    Compatibilidade:
    Ambos funcionam nativamente no PS3. Todas os recursos de ambos funcionam sem nenhum tipo de configuração extra. Mas o Fanatec tem com ponto favorável poder se conectar ao console via Wireless, isso é feito através de um conector em formato de chave(Também replica da usada nos automóveis da marca). Basta liga-lo no PS3 para começar a jogar.
    O cabo USB do G27 é muito pequeno também. Se quiser jogar afastado por exemplo em tela grande + cockpit isso pode ser um problema no G27.

    Pilotando no GT5:
    Aqui que é o interesse dos jogadores e aonde o volante justifica seu maior preço. A simulação de pilotar um carro e ter reação mais próximas a realidade. O teste foi realizado o FFB setado em 10. Ao entrar na corrida embora os dois volantes tenham vários efeitos durante o evento, o Fanatec é o que mais se aproxima ao pilotar um carro. Soma-se a isso as configurações que podem ser acessados diretamente pelo volante. Quer alterar a sensibilidade do volante de 270 graus para 540. Basta configurar diretamente por ele. Ainda possuem configurações para ABS, Force Feedback, Shock Vibration(Como os motores vao atuar de acordo com a pressão no pedal do Acelerado) e Drift Mode( Facilitando para aqueles que curtem drift). Importante lembrar que somente no Xbox360 que o volante suporta 900 graus. E por fim, é possível criar 5 pré-configurações e acessados rapidamente.
    O G27 embora não tenha configurações como o concorrente, oferece um Shift Light na parte de cima do miolo do volante. Funciona perfeitamente no GT5.
    Quando passamos ao cambio o Logitech tem encaixes suaves mas isso pode gerar uma imprecisão durante o uso mais rápido. O cambio Fanatec H é bem duro e faz estalos quando se muda a marcha. Isso vai depender muito da preferencia individual. No teste fiquei com a opção do Fanatec pelos trilhos do mesmo.
    No quesito padre Shift o Logitech dá um show no Fanatec, principalmente por causa do tamanho. Ambos volantes poderiam ser melhor se tivessem o cambio fixo na base. Para titulo de comparação seria o Paddle Shift do G27 de um Evo X(G27) contra um Paddle pequeno e simples de um Civic EXS(Fanatec).
    O cambio sequencial somente é oferecido no Fanatec.
    Outro ponto importante é a fixação, o G27 vem separado e pode ser acomodado conforme o gosto ou o cockpit utilizado. O Fanatec força que o jogador coloque o cambio sempre bem próximo volante. Possui sua fixação depende do volante.
    Os pedais são muito parecidos, oferecem precisão, pressão diferente por pedal e resposta imedita. Mas o Logitech oferece configurações de altura.


    Conclusão:
    Embora possua um acabamento melhor, O G27 não consegue ser melhor que o Fanatec. Seja pelo conteudo oferecido pelos alemãos, seja pelo realismo.
    Outro diferencial do Fanatec é a possibilidade de funcionar no Xbox/PS3/PC. Ao trocar de PS3 para Xbox por exemplo os botões mudam os simbolos.. o X vira A por exemplo, com a mesma cor e disposição dos botões utilizado no console.
    Seu preço maior(Quase 2 vezes o preço do G27) justifica pela diversão, mas pode não compensar para um jogador casual.


    Fotos:
    Fanatec:



    G27:

    Última edição por TurboXan : 07-12-2010 às 22:54

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  3. #2
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    Engraçado você achar tanta vantagem mais força no FFB, porque eu nunca uso no máximo o do g27, acho que fica irreal. Também faltou comentar os pedais, que os do G27 são muuuito melhores do que o do Fanatec(os originais).

  4. #3
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    Bom comparativo... Fanatec tem como inverter os pedais?

    E uma dúvida que sempre tive com volantes com câmbio H, como fica pra ativar a sétima marcha?

    Não sei porque, a Logitech tirou o sequencial no G27... no G25 tinha os 3...

  5. #4
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    Discordei do FFB maior representar mais realismo... WTF?

    eu tb sou um que não joga com o FFB no talo, jogo com FFB no 5.

    Na minha opinião as unicas vantagens reais do Fanatec são os atalhos de configuração no proprio volante e o Cambio.
    De resto é irrelevante.

    E concordo q o cambio do G27 é uma [email protected] E os LEDs de RPM são inuteis pq ninguem fica olhando pro volante enquanto esta jogando.

  6. #5
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    O FFB que estou dizendo.. por exemplo quando passa em imperfeições da pista.. vc sente no Fanatec e não do G27... as batidas no fanatec são mais reais.. se é que me entendem.. os motores do Fanatec trabalham melhor..

    Os pedais.. embora mais bem acabados no G27.. pra mim.. são equivalentes entre os 2. Uma vantagem do Logitech.. são os conectores... o Fanatec sua conectores PS2 e são muito fraquinhos.. e de entortar... o G27 usa conectores melhores.

    Cara.. setima marcha.. só no paddle.. ou configura a Ré como 7...

  7. #6
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    Tem carro manual com 7 marchas?
    Que eu saiba só semi-automatico/automatico (automatizado de dupla embreagem, etc).

  8. #7
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    A única coisa que sei é que ninguém precisa de um G25/27 ou de um Fanatec para jogar GT5.
    Isso ai é coisa para simulador.

    GT5 tem um pezinho firme no arcade, qualquer volantezinho honesto já resolve.

  9. #8
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    o que eu achei bem foda foi o Mod que postaram no outro topico do G27 eu acho...

  10. #9
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    Será q compensa em ir pro paraguai comprá-lo (nao soh o volante, eh claro)?? To mto afim de comprar o g27, mas pagar mais de 1k num volante eh osso.


    Citação Citando Elrond Ver mensagem
    A única coisa que sei é que ninguém precisa de um G25/27 ou de um Fanatec para jogar GT5.
    Isso ai é coisa para simulador.

    GT5 tem um pezinho firme no arcade, qualquer volantezinho honesto já resolve.
    Vc ja testou o GT5? Tao falando q teve uma melhora significativa pro prologue, mas mesmo assim vc acha q deve mto pra outros simuladores?
    Quais sao os jogos q vc considera mais proximo da realidade?

  11. #10
    Membro Avatar de Peleyer
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    Eu não achei tão interessante assim jogar o GT5 com volante, é legal e tal, mas no fim vc consegue jogar muito bem de gamepad, GT5 é superficial demais como simulador. Outra coisa, o fato do G27 não ser compatível com Xbox é uma "puta falta de sacanagem" se é que vocês me entendem...

  12. #11
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    Citação Citando Peleyer Ver mensagem
    Eu não achei tão interessante assim jogar o GT5 com volante, é legal e tal, mas no fim vc consegue jogar muito bem de gamepad, GT5 é superficial demais como simulador. Outra coisa, o fato do G27 não ser compatível com Xbox é uma "puta falta de sacanagem" se é que vocês me entendem...
    Se o Xbox tivesse esse suporte.... o G27 seria muito mais custo beneficio.. com certeza.
    Eu acredito que num futuro proximo.. a Turn10 faça pressão por isso. Pois é um volante excelente e cairia muito bem no Forza.

  13. #12
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    e com relacao aos pedais? os 2 tem pressoes diferentes, altura diferente, a precisao dos dois qual é melhor? qual se assemelha mais a um carro? pq tipo a experiencia que tenho em volantes e simuladores, é que oq pode realmente diferenciar um do outro seria isso. tipo o MOMO , em termos de direcao acho aceitavel ja, mas os pedais deixam a desejar.

  14. #13
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    Citação Citando WilsoNeto Ver mensagem
    e com relacao aos pedais? os 2 tem pressoes diferentes, altura diferente, a precisao dos dois qual é melhor? qual se assemelha mais a um carro? pq tipo a experiencia que tenho em volantes e simuladores, é que oq pode realmente diferenciar um do outro seria isso. tipo o MOMO , em termos de direcao acho aceitavel ja, mas os pedais deixam a desejar.
    Os pedais do Fanatec sao mais pesados para pressionar. Mas no jogo em Si.. para mim são equivalentes. Ambos são muito precisos...

  15. #14
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    não entendi. se o fanatec funciona no ps3 pra que voce comprou o g27?
    ainda mais sendo o fanatec melhor (claro q vc nao poderia saber isso antes, mas tudo bem)

  16. #15
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    não entendi. se o fanatec funciona no ps3 pra que voce comprou o g27?
    ainda mais sendo o fanatec melhor (claro q vc nao poderia saber isso antes, mas tudo bem)

    Justamente por nao saber... e pelo preço que paguei no G27... rs rs.. quando vir alguem na minha casa.. e for jogar GT5.. vai jogar no G27.. e nao no Fanatec rs rs..

  17. #16
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    To querendo pegar o g27. Problema que a grana vai dá só pro g27 ieahiohieaoh
    O suporte só pego se pegar o gt :S

    alguém ai sabe algum suporte bom pro g27 ou pro gt mesmo?

  18. #17
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    Citação Citando insanit1 Ver mensagem
    To querendo pegar o g27. Problema que a grana vai dá só pro g27 ieahiohieaoh
    O suporte só pego se pegar o gt :S

    alguém ai sabe algum suporte bom pro g27 ou pro gt mesmo?
    Cara.. se vc jogar com TV.. com certeza vai precisar de um suporte.. ou fabrica um pra vc rs rs rs..

    Eu uso aquele EXR.. o mais simples... dá pro gasto.. quando mudar.. vou comprar um cockpit...

    flw

  19. #18
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    O suporte vou ter que comprar hehehe.

    Uma dúvida, como tá a questão de compatibilidade dos jogos do ps3 do g27 e do gt?

    Funcionam bem, sem precisar fazer muita configuração?

    A embreagem dá pra usar em quais jogos?

    Vou fds pro paraguai e vou pegar ou o gt ou o g27. Provavelmente o g27 hehehe

  20. #19
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    T-Xan,
    vc nao sente vontade de trocar o pedal do seu fanatec por um modelo Clubsport??
    Acho que esse é o grande diferencial dos conjuntos Fanatec

  21. #20
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    Citação Citando Kotty Ver mensagem
    T-Xan,
    vc nao sente vontade de trocar o pedal do seu fanatec por um modelo Clubsport??
    Acho que esse é o grande diferencial dos conjuntos Fanatec

    Eu tenho um clubsports.. mas falei sobre o pedal default.. pois é esse que vem...

    flw

  22. #21
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    O g27 dá pra inverter os pedais né? Dependendo do suporte q pegar vou inverter eles,
    pelo que vi na net fica mais parecido com carro de verdade heheh

  23. #22
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    Citação Citando insanit1 Ver mensagem
    O g27 dá pra inverter os pedais né? Dependendo do suporte q pegar vou inverter eles,
    pelo que vi na net fica mais parecido com carro de verdade heheh
    Vc diz colocar a base dele pra cima ne..

  24. #23
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    Isso daqui:

    hehehe =)

  25. #24
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    Quando eu tava dando uma olhada nos suportes no ML eu vi um vendedor falando que essa alteração prejudica a performance dos pedais... não sei se á balela pq o suporte dele não era compatível com pedais invertidos...mas tinha vários gráficos explicando... não to achando agora.

    Alguns argumentos eram que o ângulo do curso dos pedais fica alterado (ou algo assim) e que a distância dos pedais ficaria diferente, no G27 o acelerador fica mais deslocado pra facilitar o punta taco, e quanto se inverte os pedais tu troca o acelerador com a embreagem..... enfim...

  26. #25
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    Peguei meu g27.

    No gt5 fica foda de dirigir, tem que acostumar agora ohieaoihoeih
    Começar tudo de novo pra ir aprendendo a dirigir com o volante ohiaeohoioiea

    Agora, F1 2010 fico tezão de jogar. O volante é muito massa.

    Começo do ano pego meu suporte, aí sim fica bom

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