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  1. #1
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    [review] O sistema Online Pass da EA Games.

    A algum tempo, com certeza, você leu uma matéria sobre um sistema que a EA Games estava prestes a implantar em seus jogos afim de minar a venda de jogos usados. Pois bem, me ví diante de tal sistema, ou melhor dizendo, uma aberração.


    Ah, o "incrível" Online Pass
    Comprei o jogo Need For Speed HP na Shopto.net, como sempre, jogo europeu, como o PS3 não possui nenhum tipo de trava de região, não via a hora de jogar o tão falado modo online.
    Pra minha surpresa ao abrir a caixa do jogo me deparo com um número serial, entitulado como Online Pass…"use-o para desfrutar o seu jogo". Pois bem, deixei pra lá.
    A última vez que vi um serial na caixa de um jogo de vídeo game foi com o antigo Phantasy Star Online v2, de Dreamcast, no caso o serial era uma forma de impedir quem não havia comprado o jogo a entrar nele, claro, não havia uma "Dreamcast Network" pra validar usuários e consoles.


    Lá fui eu jogar online, não deu outra, pediu o tal do Online Pass, digitei e nada de aceitar…error. Bem, entrei em contato com a EA, a resposta foi simples, me mandaram uma outra numeração, detalhe, conjunto de 16 dígitos, enquanto o meu só tinha 12.
    Bem, entrei então em contato com o suporte online, chat ao vivo, depois de quase 1 hora tendo que provar que meu jogo era original (o atendente pediu foto da caixa com data e a NF) o sujeito falou que não tinha jeito de jogar online, porque o jogo fora comprado fora dos EUA. Detalhe, meu PS3 é americano, e por isso não poderia usar meu Online Pass.

    O atendente falou que eu poderia comprar um Online Pass americano por 9,99 doletas! Ah! Vá a merda.

    Pois bem, usei o trial, ele permite jogar por 3 dias, achando que não ia funcionar, FUNCIONOU! Ou seja, em 3 dias eu poderia jogar com o mundo todo sem medo de ser feliz! Mas como assim?
    Cheguei então a conclusão que este Online Pass era uma verdadeira aberração, um limitador do multiplayer e também ao direito do jogador.

    7 dias depois…
    Vários jogadores nacionais que tinham comprado o jogo na Shopto começaram a entrar no fórum oficial da EA reclamando do tal acontecido. Outros muitos jogadores de todas as partes do mundo começaram a entrar também no tópico, procurando soluções.
    O mais absurdo era ver as reclamações, se não bastava a "trava" de região que a EA impós no PS3, outros jogadores reclamavam que o tal Online Pass dava inválido ou até pior, que foi o que aconteceu com os jogadores do Xbox360, que mais a frente vou descrever.

    Coloquei o jogo pra vender no Mercado Livre, como várias pessoas fizeram. Até que um usuário descobriu, que eu ao fazer uma conta na PSN EU, poderia usar o Online Pass…ok, fiz, o código foi validado e um pequeno arquivo, de 108kb fora baixado.
    A grande sorte foi que o mesmo user disse que depois deste arquivo baixado, eu poderia voltar pra minha conta EUA e jogar sossegado. Ascendi uma vela pra este cara.

    Só que havia um pequeno porém.
    Se caso eu mudasse de PS3, o aparelho, mesmo usando o Online Pass, o jogo JAMAIS funcionaria online, a não se se eu comprasse por módicos 9,99 um no Online Pass pra atrelar a este novo console. Ou seja, em copiando o tal arquivo ou puxando meu profile na PSN

    Em outras palavras, a EA criou uma espécie de "dízimo", você pode até vender seu jogo, mas o novo jogador vai ter que bancar um novo.
    O mesmo serve pra você, caso seu PS3 pife, acabou, pague 9,99, já que o Online Pass que você adquiriu não serve pra porra nenhuma mais em outro console.

    Mas pra quem tem PS3 tá até bom
    Porque pra quem tem Xbox360, a choradeira tá maior, apesar do Xbox360 já ter trava de região, tem muita gente reclamando que por exemplo, duas pessoas tem contas no console diferentes e querem jogar o mesmo jogo online, e não podem. Online Pass só funciona com uma conta apenas por console.
    No PS3 as contas parecem não influenciar.

    Mas aonde a EA quer chegar com isso?
    Não é só quem tem Need For Speed HP que está sofrendo com isso, outros jogos da EA, como FIFA, Madden e demais também apresentam o Online Pass.
    A venda do tal passe pela EA capa de certa forma aquilo que fora adquirido junto com o jogo, a capacidade de jogar multiplayer sem limitação.

    Outra coisa que me deixa preocupado é que a EA vem criando redes dentro da PSN e da Live, como assim?
    No NFSHP existe o Autolog, é uma espécie de Facebook com outros jogadores, limitadíssimo, ele não busca amigos na PSN, e sim no próprio Autolog, ou seja, seria um "PSN" dentro da PSN.
    O que preocupa é se outras empresas começarem a usar as redes nativas, como PSN e Live apenas como uma ponte para outros serviços, cobrando um "pedágio a mais" para o jogador sorver de aspectos online.

    Me parece muito que a EA andou aprendendo com jogos "freemium", jogos que permitem que você jogue grátis, mas pague para obter mais coisas (como exemplo Farmville que é grátis até certo ponto).
    Onde quero chegar? Bem, dentro do Autolog existe um mercado, onde a EA vende aos preços que quiser expansões e novos carros a bel prazer.

    Pergunto-lhes então, o que você acha deste Online Pass, capar o jogador a um console e estas redes dentro das redes?

    []s

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  3. #2
    Membro Avatar de Zalinsky
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    Esse sistema é ridiculo e eu acabei sofrendo com ele quando o xbox atualizou sua dashboard, ficava aparecendo que minha online pass era invalida e eu fiquei praticamente uma semana sem poder jogar online, sendo que eu estava com 1º mes de live de graça.

    Ta ficando escroto demais esse mercado de jogos de video-game, é DLC, é online pass, é comprar coisas nos jogos, por um momento penso que era melhor antigamente quando nao tinha nada disso.

  4. #3
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    Citação Citando zav Ver mensagem
    Esse sistema é ridiculo e eu acabei sofrendo com ele quando o xbox atualizou sua dashboard, ficava aparecendo que minha online pass era invalida e eu fiquei praticamente uma semana sem poder jogar online, sendo que eu estava com 1º mes de live de graça.

    Ta ficando escroto demais esse mercado de jogos de video-game, é DLC, é online pass, é comprar coisas nos jogos, por um momento penso que era melhor antigamente quando nao tinha nada disso.
    DLC nada contra, tanto porque você pode ou não baixar.
    Agora impedir o multiplayer como este Online Pass da EA faz, é absurdo.

  5. #4
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Acho DLC palha sim, nego faz o jogo e o DLC, mas lança o jogo a 60 dólares e depois de 3 meses lança o DLC, como marketing do jogo (e claro, ganhando mais uma grana em cima das vendas do DLC).

    Porra, Rockstar é foda, faz DLC e talz, mas depois lança coletânia em disco. E os DLCs realmente são coisas novas, não são coisas pré-programadas. São totalmente fora do escopo do jogo. Igual o DLC do Red Dead Redemption.

    Alguns DLCs são ridículos. Street Fighter tem DLC desde o lançamento, como Tournament Mode. Nunca entendi. É de graça ainda por cima, não faz sentido nenhum ter aquilo como DLC. Ah, roupas coloridas como DLC? Imagina MvC2 vendendo as roupas por dinheiro real? Affe, isso é escroto demais.

    Quer vender em parcelas? Ok, faz igual a Telltale Games, vende os jogos em capítulos, a preços bem mais baixos. Os 5 capítulos do Back to the Future são 25 dólares, e você ainda pode comprar cada capítulo separadamente por um preço muito mais baixo. Mas se fosse as grandes indústrias, iam lançar 3 capítulos como um jogo retail, e depois lançariam dois DLCs.

    Prince of Persia foi outro, você compra o jogo no lançamento e já tem DLC, que complementa a história ainda. Putz, muito brochante.

    Ah, e os mapas multiplayer, músicas do guitar hero/rock band? Isso é o que me dá mais raiva. Ou você compra ou não joga com a galera. Igual WoW. As expansões todas deveriam ser de graça oras, pessoal já paga mensalidade, mas não, as indústrias sabem que vamos consumir de qualquer jeito então caem matando, cobrando preços absurdos.

    Os jogos já deixaram de custar o que valem há muito tempo, hoje eles fazem estatística, faz uma derivada primeira pra achar o ponto máximo e já era, o valor que der o maior lucro é o valor de retail.

  6. #5
    Membro Avatar de Reczar
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    Tá é sendo uma vergonha o que certas empresas estão fazendo sobre a desculpa de "impedir jogos piratas"...
    Lembro tempos atrás com a Ubisoft, se não me engano, de impedir jogadores de jogar jogos como Assassins Creed 2 no Xbox360 a não ser que eles estejam conectados com a internet...

    Isso o que estão fazendo nos consoles é ridículo, prender o pass em um console quando temos o jogo físico e profiles online como a Xbox Live e PSN...

    Agora a ideia que acredito ser a mais aceitável seria a ligação do pass com um profile específico, outros profiles poderiam jogar sem problemas, mas apenas aquele pode jogar na net... Mas vou te falar, to cansado do tanto de contas que tenho pela net... É conta na Battle.net, no Steam, Windows live, EA... (Battle.net e Steam n me incomodam nem um pouco, afinal compro jogos lá, mas puts comprei o Batman pela Steam e tive que fazer uma conta na Windows, e no BC2 tive que fazer na EA...)

    A respeito de DLC, eu não acho muito ruim não, entretanto certas empresas estão adotando a seguinte tática de deixar parte do jogo trancada para depois liberar pro povo que pagar o "DLC"... Na minha opinião DLC = Expansão e não besteirinhas de "adicione mais 4 mapas de multiplayer por apenas xx,xx!!!11!!1!"

    Edit: Ah droga o Spidey chegou antes de mim
    Concordo com tudo o que ele falou sobre DLC, com excessão do WOW. Tá certo que o povo paga e tals, mas as expansões de WOW são grandes demais! Custa um enorme tempo, dinheiro e planejamento para montar e lançar essas expansões funcionando tudo xuxu beleza.
    Última edição por Reczar : 23-12-2010 às 15:41

  7. #6
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    Na questão do WoW, as expansões são formas de fazer os jogadores continuarem jogando, então o custo de desenvolvimento é retornado na forma das mensalidades da galera que CONTINUA jogando. Ou você acha que algum MMORPG sem expansão nenhuma dura pra sempre? O jogo dura mais de ano, os caras pagando 15 dólares por mês. Lança uma expansão, ganha os 30-40 (nem sei os preços) dólares da expansão mais 15 por mês por outro ano. No final o investimento é MONSTRO, e o custo só vai diluindo pra Blizzard.

  8. #7
    Membro Avatar de IrmaoDoSasuke
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    Nossa vei, que ridículo. Talvez por ter só o Wii to meio "alienado" com essas coisas de hoje em dia.

    No Wii tudo que preciso fazer é entrar no jogo, cadastrar o Wii do meu amigo em questão, ele cadastra o meu Wii, e pronto, "viramos friends no jogo". Aí quando eu estiver jogando multiplayer e ele conectar, o jogo me avisa, e pergunta se quero iniciar uma partida com ele.

    Mas sobre isso, é ridiculo esse sistema, o ideal seria boicotar mesmo a EA e parar de comprar os jogos dela contra esse sistema... Massssss, vai falar isso pros gordinhos tetudos nerds da vida? Que vão ter que deixar de jogar o jogo X pra protestar por algo melhor. Simplesmente vão ficar de mimimi em fórum, mas vão lá comprar o jogo, registrar, e jogar. E se queimar o console? Vão fazer mais mimimi em fórum, mas vão pagar os 9,99 pra comprar uma nova "licença". E assim vamos seguindo, com empresas ganhando horrores sob essa falsa ótica de "pirataria".

  9. #8
    Membro Avatar de Hellwings
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    Um amigo meu viajou pros EUA, e passou perto la de Sillicon Valey. Ele encontrou com um cara q trabalhava na industria de games, e ele disse que essa industria é dividida em duas frentes:

    Uma que visa APENAS LUCRO, e a que visa ENTRETENIMENTO.

    A Valve acho que pode ser indicada como uma que visa entretenimento e a Id.
    Agora, a EA, pqp... é só LUCRO!!! Ela só quer vender, que se foda o usuario depois de comprar.

  10. #9
    Membro Avatar de agontijo
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    Cara, primeiramente parabéns pelo post, muito bacana e eu não tinha idéia que isso estava acontecendo.

    Comprei o Fifa 11 no lançamento e ativei com o meu online pass, mas nem fazia idéia que se for vendê-lo no ano que vem o comprador vai se f***er para jogar online.

    A EA é realmente o mal da indústria com esses lançamentos anuais, cobram por tudo, não fazem patches bem feitos porque o jogo do ano que vem já está no forno e que se dane o usuário. E outra que está indo para o mesmo caminho é a Codemasters, veja o fracasso do F1 2010 por conta de bugs nojentos e eles não arrumam nada porque já estão trabalhando no 2011...

    Depois de ter Mega Drive (até 1995), fiquei jogando somente em PCs até 2007 quando comprei meu PS3. Naquela época lembro que uma das coisas que pesou na minha decisão foi o fato da Live ser paga e a PSN ser gratuita, afinal se você já comprou o jogo tem todo direito de jogar o quanto quiser sem ter que pagar nada mais por isso.

    Tenho o NFS Shift e pretendia comprar o Shift2, mas ao saber dessa daí, já era... Esse HP eu joguei durante 3 minutos na FNAC e não gostei, afinal acabou de sair o GT5 e tá ruim pra concorrência.

    Mais uma vez aplausos para produtoras menores mas que ainda tem alguma ética, que soltam patches e inserem novidades nos games sem cobrar nada. DLC pra mim é só para conteúdo que interessa, como vídeos, expansões, sei lá. Os caras lançam um Call of Duty e já deixam 4 mapas na manga pra depois arrancar mais 15 dólares de uns trouxas... sinceramente né... E pior que dos 4 mapas eles ainda enfiam um mapa antigo tipo do MW1 para "reviver um clássico" hehehehe, os caras que compram tem problema mesmo.

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