+ Responder Tópico
Página 2 de 2 Primeira 1 2
  1. #26
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.731
    Verdinhas
    1968

    comprarei.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #27
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Citação Citando Sanro Ver mensagem
    Ninguém está falando que a história, a soundtrack ou o ambiente do jogo são ruins. Só que não estamos em 2001, estamos em 2011. A Team ICO está cobrando por estes jogos hoje.

    E um jogo não é só história/soundtrack/ambientação. É também controle, afinal é desta forma que você interage com ele. Se isto não fosse importante voltemos a época dos filmes interativos do CDi.

    Não li/vi o review da IGN, mas se os inimigos tem AI fraca em 2001 este poderia não ser um problema, mas para um jogador de 2011 este pode ser (pode...) um problema sim. Não importa que o jogo realmente estava sendo trabalhado para o playstation original, ele está sendo vendido atualmente para o PS3. E vamos concordar, quanto de tempo a empresa iria perder para dar uma revitalizada na ai do inimigo transformando-o em um jogo um pouco mais moderno?

    Enfim, NINGUÉM está dizendo que o jogo é ruim. Apenas que alguns aspectos envelheceram MUITO mal. Uma coisa é você pegar o seu velho playstation 2 e uma cópia do jogo e ir para lá. Você sabe que o tempo passou e alguns problemas serão enfrentados. Outra coisa é a empresa lançar o jogo agora e esperar que eles sejam julgados como a 5, 10 anos atrás.

    Uma coisa é você pegar E o Vento levou e assisti-lo novamente, outra coisa é haver um remake e ele ser feito lento como o original.

    Por fim, mais imaturo do que julgar um review porque pensa TODOS os aspectos de um jogo é criticá-lo como infantil só porque este diz que um clássico tem suas falhas. Ainda mais que se tratando de um review de um jogo de 10 anos relançado o que mais vai importar é as mudanças que ocorreram da versão original para esta, afinal o jogo em si, todos já conhecem.
    Cara, muita coisa é por comparação.

    GTA IV, jogo com maior nota no metacritic (98), tem inúmeros defeitos, coisas que poderiam ser muito melhores e etc. Mas algum jogo conseguiu criar uma cidade tão grande como liberty city e dar tanta liberdade ao jogador na hora de fazer a sua vida correr por essa cidade? Já conseguiram criar uma cidade com tanta vida como Liberty City? Eu acredito que não. E é por isso que GTA IV se destaca: mesmo com seus inúmeros defeitos, é um jogo que ainda se distancia dos demais. Só não se distancia mais pq o hardware não permite.

    ICO e SotC são exemplos. São jogos que possuem sim, sem dúvida, defeitos. Poderiam ser melhores, ainda mais se comparados aos dias atuais. Mas se destacam na sua originalidade incomparável e com a sua proposta completamente ousada para os padrões de um game.

    Essa é uma HD collection apenas, eles não estão fazendo um reboot de ambos os jogos. É uma coleção para os fãs que querem jogar em HD, e para aqueles que querem curtir o clássico que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Assim, o jogo deve ser mantido em suas origens, não se deve violá-lo, para não o descaracterizar. Fazer outro jogo e colocá-lo sob o mesmo nome seria até uma falta de respeito com o seu criador e com a obra em si, que toma uma vida própria depois de sair da sua cabeça.

    Falar de defeitos oriundos das limitações de hardware é SIM muito ridículo. Seria a mesma coisa que dizer que Chrono Trigger é uma merda completa pq não tem voice-acting e cut-scenes. Vc tem que considerar o padrão da época na análise.

    Todavia, na hora de analisar um clássico, o mais importante é tentar buscar aquilo que fez dele um "clássico" propriamente. Às vezes, clássicos ficam obsoletos, pois geram tendências que ficam muito mais aperfeiçoadas e ousadas posteriormente. Porém, às vezes isso não acontece, e o clássico continua sendo único naquilo em que se destacava.

    No caso de ICO/SotC, como mostrei no outro post, são poucos os games que conseguem se comparar a ele no nível de inserir um jogador em uma experiência capaz de gerar emoções tão genuínas, com muita honestidade. É por isso que esses games ainda continuam muito acima da média. Se algum reviewer fizesse uma análise desse tipo, dizendo que esse diferencial dos jogos de fato tivesse se tornado obsoleto, tudo bem, estaria justificada uma nota mais baixa. Agora, simplesmente baixar as notas por limitações tecnológicas da época demonstra uma visão muito fraca e superficial do redator sobre a obra que lhe cabia analisar.
    Última edição por Gabriel Meireles : 11-09-2011 às 23:41

  4. #28
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Tem tantos filmes em bluray e em preto e branco. Eu concordo completamente com o kaputt, a sensação de jogar esses dois jogos foi algo quase que inalcançável. Achei que Caterine chegaria perto, mas o "jogo" em forma de minigame irritou. Parecia mais um RPG com "minigames".

    E concordo que Braid foi algo muito além de videogame também, mas por ser incrivelmente inacessível (só alcancei a história lendo teorias, consegui apenas arranhar a beleza do design do jogo na última fase, com aquele desfecho shitbrix total) e ter um gameplay tão inovador (o que acabou diminuindo a importância da história), acabou perdendo um pouco da beleza.

    Uma coisa interessante é que os efeitos sonoros e, principalmente, a música desses jogos, fazem TODA a diferença. Esses dias eu tava lendo um blog post sobre isso, sobre a nostalgia sobre os jogos antigos, e sobre a maestria com que os produtores utilizavam a música e efeitos sonoros para criar emoções e sensações, sem precisar utilizar de falas e textos explícitos. Outra coisa que o kaputt tocou MUITÍSSIMO bem, é a questão da expressão corporal.
    Valeu pelo elogio, Spider!

    E eu, como vc, tbm shitei brix ao zerar, e, principalmente, ler sobre o Braid haha! Caraleo, aquele final é sensacional demais, a idéia do Blow de conceber o jogo como uma crítica aos jogos em geral, foi sensacional mesmo. Sem base. Mas, como vc falou, é MUITO inacessível o jogo, depende de uma pesquisa maior do jogador pra poder entender o significado dele. Mas dá pra ver que foi um jogo muito bem concebido, um jogo com um conceito realmente.

    E o que mais me impressiona no ICO é mesmo a movimentação, a linguagem gestual dos personagens. Naquela cena em que a Yorda empurra o barco, eu literalmente arrepiei: cena simples, minimalista, mas muito sincera. Acho que foi a primeira vez que arrepiei mesmo jogando um game.

  5. #29
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    E é nos detalhes que percebemos a grandeza dos jogos. Afinal, BioShock não seria nada se não fosse tão bem pensado e executado. "Would you kindly" foi outra surpresa agradável, com certeza muita gente rejogou o jogo pra platinar (eu platinei de prima, =D) e reparou nessas nuances (eu reli todos os rádios pra entender 100% da história) posteriormente, com mais calma.
    Os jogos hoje em dia pecam em conceito, em design. Mas, como tudo, hoje em dia nego faz tudo pensando em vender pras massas, acaba que as pérolas jogadas aos porcos são deixadas de lado, e a indústria produz muito farelo e porcaria que vende.

  6. #30
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2010
    Mensagens
    117
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Sanro Ver mensagem
    Não me leve a mal, são jogões. O problema é que desde 2005 você já jogou diversos jogos modernos. Sair de um Uncharted 2, com toda a liberdade que você consegue de movimentos, em que o controle parece extensão da mão e partir para SotC é complicado.

    Lógico que você pode se acostumar, mas aí é que está. Jogamos videogames a mais de 10 anos, alguns 20 anos. Eu tô chegando a quase 25 anos jogando. A partir do momento que eu tenho que me acostumar com um controle, tem algo de errado com ele.

    Basicamente o que acontece é que toda hora que você vai desempenhar a ação você aperta o botão errado, pq você está condicionado a pensar de outra forma.

    É como se botassem o start para pular e o X para apertar pause.
    entendi, deve ser tenso pra jogar então
    pegar e não jogar é rasgar dinheiro

  7. #31
    Membro Avatar de Jimmy de Grasso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    4.442
    Verdinhas
    395

    SotC foi dos melhores jogos q jah joguei, vou rejogá-lo mas jah sabendo q nao vai ser nem perto do q foi a primeira vez, uma por conta da jogabilidade q de fato pra hj eh limitada e outra por conta da surpresa que antes era em descobrir como destruir cada colosso...

  8. #32
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Como passei raiva com aquele colosso da água, que tinha uns 6 templos na água e você tinha que ficar se escondendo pra depois ir pro segundo andar.

  9. #33
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Gabriel Meireles
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2010
    Mensagens
    1.791
    Verdinhas
    666

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Como passei raiva com aquele colosso da água, que tinha uns 6 templos na água e você tinha que ficar se escondendo pra depois ir pro segundo andar.
    Acho que demorei 1hora e meia mais ou menos nesse daí.

    E demorei umas 2 horas naquele penúltimo colosso, custei a sacar aonde tava o último ponto fraco dele.

  10. #34
    3RL
    3RL está offline
    Membro Avatar de 3RL
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2011
    Mensagens
    783
    Verdinhas
    395

    SOC = Obra de arte. Sem mais.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 2 de 2 Primeira 1 2

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões