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  1. #1
    Suspenso
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    O que é um jogo da série Final Fantasy para você?

    Todo FF para mim tem que possuir o clima medieval futurista, porém o futurista tem que ser mecânico e não highTech.

    O mapa mundi não pode ter proporções reais, ou tender ao realismo, ele deve ser icônico e caricato, pois assim se tem uma melhor noção da geografia dele, além de ser deveras mais interessante a exploração do mesmo, quando se tenta reproduzir o mundo do tamanho real ou de similar proporção, normalmente o que se tem são pedaços de mapas que geram uma vaga idéia do todo, sem dizer que este se torna desagradável para navegação, fazendo com que tarefas que exijam retroceder no mesmo desagradáveis e enjoadas.




    Sistemas evolutivos mais livres, que permitam que o jogador imprima no jogo suas características pessoais. Atualmente o sistema evolutivo da franquia FF está muito linear, amarrado a uma linha evolutiva restritiva deixando o jogador sempre a mercê das intenções do programador e da linha a qual ele imagina que deva ser seguida.
    Posso citar como bons exemplos já adotados na série que tornaram estes inesquecíveis, tal como FF7, em que todas as magias, habilidades, efeitos e comportamentos eram atrelados as famigeradas matérias (Esferas), estas que evoluíam com AP(ability points), a grande sacada deste sistema foi o combinar das matérias em conjunto com a arma ou armadura do personagens tornando as características do seu grupo distinta dos demais jogadores.



    O sistema de FF8 também é bom embora haja algumas falhas, nele você absorve magias das criaturas do jogo e pode equipá-las na arma ou armadura, há também o sistema de “criação” e/ou “desenvolvimento” de “sumons”(eidolons /Guardiões/etc) no qual você tem que delegar qual personagem carrega cada um destes, influindo diretamente nas características do personagem.



    O sistema de FF9 também é excelente, pois nele você tem que dominar as técnicas de cada arma, o que faz você ambicionar possuir todas as armas possíveis aumentando com isso a árvore de habilidade dos personagens.



    O sistema de batalhas aleatórias no meu ponto de vista, era muito melhor quando não havia representação dos inimigos na tela (exceto em ocasiões especiais tais como chefes ou batalhas importantes), pois a representação destes é sempre algo artificial, que não casa(faz par) com o ambiente / clima do jogo, fazendo com que o jogador fique lutando para não encostar nos inimigos, isso sem falar no corta clima que é quando você adentra numa batalha contra um destes.

    Personagens superDeformed, caricatos são sempre uma boa pedida, isso mesmo, sempre. Atualmente esta “caralhada” de personagens sem conteúdo, todos andrógenos, usuários de roupas das ultimas grifes além de não convencer, estes são totalmente dispensáveis, não conseguem despertar a empatia do jogador, sério, faça um exercício neste exato momento comigo, e diga pra você mesmo o nome de todos os personagens principais de algum FF depois da versão X(10) incluindo este. Se você for um ser humano normal, provavelmente não conseguiu, o que indica que o erro não está em você jogador honrado, e sim, na falta de criatividade e tendência duvidosa que esta franquia está seguindo.




    O ótimo clichê de personagens resolvendo seus dilemas pessoais, todo FF que se preze deve permitir você conhecer os membros do grupo, e em algum momento resolver a motivação do mesmo, esta que é o principal motivo da permanecia dele no grupo. O que venho notando nestas “novas versões” é que o roteiro gira em torno de 1 ou 2 personagens que são ligeiramente mais ricos em termos de história/profundidade e o resto da turminha simplesmente é um bando de boneco coadjuvante sem conteúdo ou razão de ser, normalmente empurrado para o grupo simplesmente para preencher lacunas, e o pior de tudo só pelo visual.

    A parte técnica(gráficos) pode melhorar sem ter que tentar reproduzir o mundo real, ou tentar fazer um “filme cheio de efeitos especiais”, provavelmente a série sofreria um “reboot” bem positivo se eles recriassem um FF antigo (o molde e não um remake) simplesmente turbinando os cenários e efeitos em vez de tentar alterar a mecânica do mesmo, buscando uma inovação que provavelmente não casa com a franquia.

    Explorar cidades nos FF não era simplesmente ficar andando de um lado para o outro com um personagem, normalmente você chegava em uma cidade e o grupo se dispersava nela, cada personagem do seu grupo rumava para alguma área de interesse dele, e coisas inesperadas aconteciam, e a sensação disso é sensacional, pois o jogo é permeado pelo acaso como uma aventura interessante deve ser, era como um RoadMovie (filme que acontece durante uma viagem/jornada). As cidades também possuem outras características mais ricas, elas são quase como personagens, possuem uma razão de ser, e de ser como de fato são (arquitetura, condições, tipo da população que habita, economia e etc..), outro fator interessante dos FF antigos são os “sideQuests discretos”, você tinha disponível inúmeros sideQuest que não eram explícitos, não aparecia escrito na tela com letras garrafais “SideQuest Blábláblá começou”, elas simplesmente acontecem com naturalidade, característica dos saudosos FF’s, coisas que não se vê mais, aliás quase nada disso existe mais.




    Trilha sonora marcante, é estranho discorrer sobre esse assunto, pois atualmente elas são algo tão inexistente que é surreal falar sobre isso. Uma trilha marcante não só fica impregnada na sua cabeça, como te induz a um estado de imersão de uma localidade, a uma sensação, um sentimento de algum personagem etc. A atual geração, agora não estou citando só a série FF, possuem pouquíssimos jogos que de fato possuem trilhas que casam com os jogos.

    Concluindo esta minha análise sobre a franquia FF, acredito que falte pessoas de talento por traz dos títulos, acredito também que a venda dos últimos jogos se tiveram algum sucesso ( não estou embasado com números) este foi única e exclusivamente por conta do nome da franquia, e pra concluir, estou com hype zero para essa nova versão que está para sair, tanto que nem mesmo me darei ao luxo de comprar uma versão JackSparrow de 10 reais.
    Quem sabe em um futuro próximo a Square/Enix não quebre e outra empresa com mais visão assuma a franquia como foi o que aconteceu com MK.
    Esperança é a ultima que morre não é verdade?

    E você caro leitor, discorra sobre o assunto.

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  3. #2
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    Pra mim o melhor FF, disparado, é esse:



    Eu acho que é meio difícil falar da franquia FF como uma coisa só. Tem muita coisa boa e muita coisa ruim. Os jogos são muito diferentes uns dos outros.

    Acabei de comprar o XIII, vamos ver se presta!

  4. #3
    Suspenso
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    Citação Citando Filipp0 Ver mensagem
    Pra mim o melhor FF, disparado, é esse:

    http://downloadgamesgratis.net/wp-co...ASTER.NET_.jpg

    Eu acho que é meio difícil falar da franquia FF como uma coisa só. Tem muita coisa boa e muita coisa ruim. Os jogos são muito diferentes uns dos outros.

    Acabei de comprar o XIII, vamos ver se presta!
    O tactics foi o FF que eu gastei mais tempo jogando disparado, só acho que deveria haver modo multiplayer nele, pois da orgulho desenvolver a equipe.
    Melhor sistema de evolução, melhor controle da batalha já feitos.

    O XIII foi a coisa mais artificial que eu tive a oportunidade de jogar, e digo mais, este foi minha fonte de inspiracao/indignacao para criar este topico.
    Última edição por ganondorfan : 27-07-2011 às 21:15

  5. #4
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    Pois é, eu ouço muita gente dizendo que não gostou, mas também tem gente que gosta... sei lá, vou tentar pra ver o que acho na prática, não tem jeito.

    Na real o que me deixa meio triste é que os clássicos RPGs estão morrendo. Sai muito pouca coisa nova nessa categoria... E os melhores com certeza são pros handhelds (aliás se você gostou de FF tactics e tem um PSP, jogue Jeann D'arc, muito legal)

  6. #5
    Suspenso
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    Citação Citando Filipp0 Ver mensagem
    Pois é, eu ouço muita gente dizendo que não gostou, mas também tem gente que gosta... sei lá, vou tentar pra ver o que acho na prática, não tem jeito.

    Na real o que me deixa meio triste é que os clássicos RPGs estão morrendo. Sai muito pouca coisa nova nessa categoria... E os melhores com certeza são pros handhelds (aliás se você gostou de FF tactics e tem um PSP, jogue Jeann D'arc, muito legal)
    Eu tenho o PSP e ja joguei Jeann D'arc

  7. #6
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    É algo que eu nunca joguei e nem tenho interesse!

  8. #7
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    Final Fantasy pra mim era até o 9, depois virou circo.

  9. #8
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    RPG clássico japoca que ainda realmente presta é Dragon Quest.

    Esse sim se mantem TRUE! Continua na mesma temática, no mesmo tipo de criação de histórias... Tanto que muita pouca coisa foi mudada em toda a série.

    O Dragon Quest 8 ocupou lugar com primazia dos FF na epoca do PS2, eu até que gostei dos FF10 e FF12 (Tidus e Vaan hauahuah ainda me lembro dos nomes dos principais, embora os personagens do FF12 são beeeem fracos....).

    Ps: Ainda tenho que raptar o DS dos meus irmãos e zerar o DQ9...

    Edit rapido: Dos ultimos FFs, gostei bastante do FF10, história boa, personagens bons e carismáticos, sistema de batalha bom... No FF12 a qualidade cai um pouco, a história ainda é boa e o sistema de batalha é competente mas os personagens são fracos.... Achei o FF13 muito ruim, história ruim, personagens ruins, sistema de batalha ruim, MUNDO LIXO (porra! n aceito o fato de vc só andar pra frente o jogo inteiro até aquela parte perto do final lá!)!
    Última edição por Reczar : 28-07-2011 às 0:40

  10. #9
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    Final Fantasy fez parte da minha vida
    Me lembra infancia, bons tempos, era mto bom jogar um FF, curtir a historia
    Mas hj em dia parece q eles foram decaindo, a partir do X +/- (na minha opiniao) eu acho q decairam um pouco, e agora o XIII foi mto linear, sem desafio nenhum
    EU nao gostei muito nessa parte, os graficos eram animais, mas nao é tudo
    Enfim.... saudades

  11. #10
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    Em relação à trilha sonora:



    Nostalgia total...

    Joguei somente FFVIII e gostei muito, também sou fã de RPG puro e não com tudo legendado dizendo o que fazer, seguindo o programador como você mesmo disse. Vendi o meu playstation 1 mas fiquei com o FFVIII, ainda emulo ele vez ou outra no PC pra matar a saudades!

  12. #11
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    Realmente faz falta um RPG que preste, os unicos FF's que eu joguei foram o VIII e o IX e tenho que dizer que foram os melhores RPGs que eu joguei, depois deles só veio porcaria, na minha opinião.

  13. #12
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    Eu acho que o mercado evolui e não estou certo se FFIX seria tão legal como foi na época em que foi lançado (não vou citar o VII pq epic is epic). Quero dizer, RE4 foi um grande game no cube, mas RE5 que seguiu rigorosamente a mesma receita já não foi tão bem, pq nossa referência na época do ps2 para esse tipo de game era muito fraca (eu nem me lembro de outros), enquanto no xbox já tinhamos Gears, entre outros...

    Em outras palavras, mudando está morrendo, mas se não tivesse mudado estaria morrendo tbm... A serie precisava de uma evolução, mas essa evolução não está sendo feita adequadamente, e nisso concordo 100%.

  14. #13
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    Sempre rola aquela questão nostalgia, mas FF continua a mesma coisa a nos, nós que estamos chatos demais.
    Um dia destes fui tentar rejogar FF7, e vou te falar, não dei conta mesmo, lento, chato, arrastado. Não é a toa que os novos são mais rápidos, rasteiros, etc.
    O jogador está mais inteligente e tem menos tempo que aquela época. Igual as vezes vejo pessoas metendo o pau no FF13 "Durrr, linear, hurrr", claro que é, que FF não é linear?
    O conceito de linearidade é muito ligado ao visual do cenário, este, no 13 muito fechado como um corredor, enquanto nos outros FF era aberto (a abertura do cenário no FF13 se dá perto do final).
    Não nego, FF13 me agradou principalmente pelo sistema de Paradigmas e também pela evolução de armas e equips de tais, muito similar a jogos como Monster Hunter...Quem jogou o superficialmente com certeza reclama do jogo, as este FF é muito bom em matéria de mecânica...a criação da ATB, que é baseada em Valkyrie Profile caiu como uma luva em FF.


    Há também a má adaptação, quando esta ocorre, ai o jogo fica chato um exemplo foi quando a Square trouxe o FF IV de volta, pra DS, o jogo era o mesmo em mecânica, o andar da carruagem era triste, o jogo teve uma adaptação extremamente falha. As batalhas lentas, cenários muito grandes cheios de pontos "cegos" ou inúteis, como salas vazias sem explicação.
    O maior problema era também o que chamo de vícios de geração, como alguns personagens extremamente inúteis que nem nesta versão foram reformulados, como Maria, a maga com pouco MP e que mal tirava 1 de hp dos inimigos isso quando não dava MISS em quase 70% dos ataques...infelizmente devido a storyline, você era obrigado a jogar com ela no seu grupo, muito diferente do quase que completo gerenciamento de personagens que existe nos FF de hoje.
    Isso ocorre hoje porque a Square visivelmente procura não dar os louros a um único personagem, não dá pra negar que os personagens são muito mais profundos que antigamente, e assim esvai aquele conceito de "personagem principal, personagem secundário". FF VI começou a fazer isso bem, dando total controle na criação de grupos depois de 15 horas de jogo.
    Voltando ao FFIV original, ou melhor, seus magos, na época, era uma visão da industria, de produzir os magos fracos, coisa que mudou bastante. Eram personagem apenas com peso na narrativa, mas um fardo, pesado no grupo.
    Joguei FF IV por 20 horas e encostei, não dava mais ver que o jogo seguia a risca aquela dificuldade de quando foi lançando pra Snes a mais de 10 anos atrás. Infelizmente este FF ainda bebia daquela dificuldade frustante dos jogos em 8bits, hoje isso não é legal, é ruim, ainda mais para um portátil, esta condição de sorte, tentativa e erro não engana mais ninguém hoje.


    Outro FF que gosto muito é o 12, que muitos o viram como ruim, o que é ao contrário. Gosto de compara-lo a um MMORPG offline com uma mecânica muito bem embalada.
    Pra mim aquele FF é perfeito, a história é boa, a longevidade do título é enorme, os cenários são maravilhosos e a quantidade de coisas a se fazer off-quest é incrível, como o sistema de hunts. Existem aqueles jogadores DERPS que ficam brigando sobre a masculindade de alguns personagens, pfff...
    Tenho um save de 500 horas sem dar final neste game, e até hoje acho incrível rejoga-lo, a quantidade de coisa escondida é muita, por exemplo, a algum tempo encontrei no jogo um local onde existe um mini game de pesca, coisa que jamais havia ouvido falar...ou algumas sidequests que surgem do nada quando se conversa a esmo em uma cidade.
    Este jeitão sandbox dele é o que mais me atrai, não existem limites em viajar pelos cenários, locações, você pode sempre voltar e encontrar algo novo, claro, porque o jogo tem um ciclo de itens no cenário, baús reaparecem em locais diferentes sempre com itens bons, e inimigos novos surgem em outros momentos...os tais "marks" que são inimigos mais forte e diferentes são um convite a uma batalhinha de uma ou duas horas.
    Ah, claro, as cidade, lotadas de pessoas, ambientes, lojas, tudo é muito vivo! Existem também em algumas áreas do jogo ciclos de estação, por exemplo, uma área originalmente seca, mais tarde com chuvas fica alagada.
    Em matéria de mecânica, a transição do FF11 que é online, se fez na forma dos gambits, que pra mim é um dos melhores sistemas de controle e "programação" de npcs...é tão completo, mas tão completo que se torna prazeroso tentar criar loops de ataques e magias...tanto que existe um ponto no jogo que se feito de maneira correta é possível conseguir XP infinito.
    Mais tarde saiu uma outra versão, esta chamada de FFXII Zodiac Job System, no qual os tabuleiros de habilidades são diferenciados de forma a criar personagens mais centrados em profissões, como acontecem com os Crysaliums do Final Fantasy 13.

    Ps: Este FF pra mim é um dos que tem as melhores músicas! A qualidade sonora é incrível, tudo orquestrado como não via a tempos.


    Ah, claro, tem também o famoso Gilgamesh neste FF! Com direito a remix da música tema!



    Ainda sim, acho que o melhor FF acima de todos, é o VI, o VII é bom, mas acho que foi mais hypado pela transição da série pro 3D...mas o VI pra mim me sorveu horas e mais horas de jogatina incessante noite a dentro no meu finado Snes. Foi um jogo que estava muito acima do seus antecessores, como o 4 e o 5 (este na época não havia sido regionalizado!), visualmente era um espetáculo, em mecânica, cada personagem tinha um "poder" especial que o fazia diferente dos demais, claro, alguns inúteis, como Setzer que apesar de ser um personagem muito poderoso, sua habilidade SLOT era uma afronta.
    É um FF que na minha opinião trás um dos MELHORES vilões de todos os tempos, no caso, Kefka...
    Kefka foi um dos vilões que quebrou aquela coisa nos RPGS em que o último chefe seria visto apenas no final...Kefka estava lá, sempre um passo a frente dos personagens e sua ascensão à enésima potência no final era vista na época como a reunião de toda raiva que você passou durante a jogatina vendo as atrocidades que ele fazia.
    Uma cena que na época me marcou, foi a história do personagem Cyan, que Kefka envenena o rio em Doma Castle e Cyan encontra o filho dele bebe morto na cama, uma cena forte, mesmo retratada na época em sprites 16X16.


    Ufa, depois escrevo mais, rs...passei dos limites!
    Vou falar de outros...principalmente as podres adaptações dos antigos pra consoles de hoje.
    Última edição por Móveis Coloniais de Acajú : 28-07-2011 às 12:07

  15. #14
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    Eu estou jogando FF13.

    eu gostei, só não tenho muita experiencia em FFs... tinha jogado o FF5 que tem os esquemas de profissão que ficaram otimos e aparece pela primeira vez o gilgamesh :P

    no ff13 tirando a falta de cidades... ele é legal, gostava muito de ir pelas cidades, me lembro no FF5 que eu achei a cidade natal de um dos personagens do jogo fui para la e contou um pouco da historia dele, depois a cidade foi destruida... se eu não tivesse ido la antes tinha perdito essa parte da historia.
    Última edição por Xi+Yj+Zk : 28-07-2011 às 12:21

  16. #15
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    FF6 é epic of epic epicness, oooh jogo bom de dar raiva...

    Uma das minhas maiores feridas nerds é nunta ter zerado esse jogo, sempre jogando quero fazer tudo, e lá pro final enquanto estou buscando matar os dragões, pegar todas as magicites, aprender todas as magias e tals acontece uma cagada e perco todos os meus saves... Jogo amaldiçoado da porra :sad:

  17. #16
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    Citação Citando Móveis Coloniais de Acajú Ver mensagem
    Ainda sim, acho que o melhor FF acima de todos, é o VI, o VII é bom, mas acho que foi mais hypado pela transição da série pro 3D
    Amén.


    FF VI foi o primeiro RPG que eu joguei.

    Imagina eu, garoto, tendo jogado apenas jogos de plataforma e corrida, jogando esse épico.

    A história, a trilha sonora, a possibilidade de personalizar seus personagens. Fui pego de surpresa, eu nunca imaginei que um jogo poderia fazer aflorar tantas emoções.

    Politica, intrigas, traição e morte. Nunca tinha visto isso em um jogo.

    Quando a família do cyan é envenenada, quando o imperador é morto, quando o mundo é destruído, quando celes canta ópera, são momentos simplesmente épicos.

  18. #17
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    Como já falaram, hoje em dia DQ > FF, to jogando o IX no NDS e tá muito bom. Roots mesmo.

  19. #18
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    Esse tópico chegou numa boa hora! Acabei de acabar o Final Fantasy VII não faz nem 1 dia!

    Respondendo ao tópico: Final Fantasy, pra mim, é boa história, bom design, gráficos dos melhores, músicas marcantes e, principalmente, inovação.
    Já fui fã a ponto de reclamar das constantes mudanças na série, nunca adotando o mesmo sistema de lutas ou mesmo a ambientação, MAS, agora, adulto, depois de enfim conseguir curtir outros estilos de jogos além dos rpgs e jogos de futebol, acabei mudando muito meu ponto de vista.
    Não tem como desejar uma coisa impossível, a adoção de um mesmo sistema de combate por dois FF's seguidos, assim como não há como desejar que seja sempre uma temática cyberpunk ou medieval: fato é que Final Fantasy sempre será a série carro chefe da SquareEnix e, principalmente, o carro chefe que apresenta (teoricamente) as maiores evoluções em todos os pontos de um bom j-rpg.
    No final das contas, passei a encarar de forma diferente a série depois que a Square comprou sua principal concorrente, a Enix: a divisão Squaresoft fica com o "timão" do barco, criando coisas novas, enquanto a divisão Enix faz jrpgs mais "old school". Logo, sempre quando há o nome Final Fantasy, espero por algum tipo de mudança radical em relação a normalidade do mercado, sendo mantido tão somente nomes de itens ou alguns personagens, uma forma de deixar o jogador mais familiarizado, do que simplesmente lançar um rpg com outros nomes, etc.
    A bem da verdade, a SquareEnix ainda é a única empresa que tenta se arriscar com coisas novas, pois geralmente as produtoras japonesas tendem a constância de fórmulas. isso já atraiu muito o público ocidental, mas é passado. Se as empresas querem vender na casa dos milhões, essas inovações malucas têm que continuar. É algo como: de um lado da balança temos a série FF tentandoganhar novamente o terreno perdido dos jrpgs, enquanto do outro lado, as outras séries são voltadas para aquele público que agora é apenas um nicho.
    Agora, claro, eu posso entender o motivo de tantas mudanças na série, mas não quer dizer que eu não tenha críticas aos jogos. Meu preferido é o VII e sempre meu ponto de partida será dele. O sistema de matérias ainda, pra mim, é um dos sistemas mais divertidos de qualquer rpg que já joguei, então é até apelação compará-lo com outros. Talvez, depois de tantos jogos "alto nível" que a Square lançou que é bem possível que estejamos um tanto mais críticos em relação a ela do que quanto a outras softhouses. Fato é que pra mim quase todo Final Fantasy é meio imperdível, porque sempre fico com aquela sensação de que um dia farão um sistema de luta como o VII, personagens carismáticos como o VI, um rival decente para o principal como o VIII (Seifert foi meio..."quase lá", na verdade), gráficos como os do XIII e se possível o mesmo nível de liberdade do XII, além do minigame do X, aquele futebol na água, que eu fiquei viciado).
    Acho só um ponto meio questionável o pessoal pedir um sistema de evolução de personagens como os de um rpg ocidentalm pq descaracterizaria completamente o FF de jrpg para um mero rpg. Não que eu não goste do sistema, mas acho que a pessoa que curte jrpg gosta realmente é de uma história mais linear, como se fosse a história de um livro.
    Talvez a praia da SquaseEnix seja mesmo dos rpgs lineares, pq o MMORPG que ela fez foi um fracasso retumbante!

  20. #19
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    Assino embaixo o post do Giba, falou tudo...

    FFVI >>>>>> FFXII >>> FF IX ... depois é resto e hype

  21. #20
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    só considero o v, vi, vii, ix, x e o xii.
    esse xiii ficou muito bonitinho mas ordinário.
    Última edição por *Slicer* : 01-08-2011 às 19:33

  22. #21
    alu
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    ff7 fftatics ff9 ff6
    chrono trigger >>>> ffs

  23. #22
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    outra coisa, que os jogos perdem apelo.
    final fantasy quando a gente tem 12~16 anos é uma coisa
    com 22~30 e outra coisa bem diferente...

  24. #23
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    802

    Cada um tem seus pontos fortes e fracos.
    Os melhores achei o VII, VIII, IX e Tactics, da era PS1. Só não sei avaliar qual o melhor deles, cada um tem seu destaque.

    O XII estou jogando, é MUITO BOM também, só peca nos personagens que são todos uns bostas, não cativam (Era PS2-PS3 tá muito ruim nesse sentido). Mas o esquema de batalha e evolução é muito loco, e tbm os hunts. Foda tá arrumar tempo p/ jogar.

    O IV e V tbm curti, mas não lembro direito deles.

    O X foi o mais porco de todos. Joguei umas 20, 30h e foi totalmente linear, com uma história chata demais e personagens ruins. Sistema de evolução massante. Aquele polo aquatico... q tosquera. Parei ali mesmo.

    O XIII pelo que vejo em reviews, nem dá vontade de jogar..


    Mas o que falta p/ a série Final Fantasy, p/ voltar ao que era nos tempos pré-X:

    - Personagens bons, que chamam atenção (Sephiroth, Cloud, Squall, Seifer, Vivi, Amarant, )
    O ganondorfan disse tudo, nos últimos FF eles colocam personagens p/ preencher lacuna

    - Trilha Sonora (Tem música do FF8 que qdo eu ouço, fico tocando ela na cabeça por dias)

    - A história do X e XII tavam muito chatas, podiam melhorar isso.


    Mais ou menos isso.
    Última edição por Out of Space : 02-08-2011 às 13:51

  25. #24
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    Algo inalcancavel para mim.

    Sempre que eu pegava algum jogo para jogar acontecia algo de ruim. Entao melhor deixar quieto.

  26. #25
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    Respeito totalmente quem gosta, e tenho amigos viciados que adoram, mas nunca gostei. Achoi que poderia ser um jogo muito melhor se as batalhas fossem mais dinamicas. No entanto o unico que saiu um pouco mais dinamico, q nao lembro qual foi, os fãs não gostaram, entao...

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