+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    As Aventuras de Tintin: O Segredo do Lincorne

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Tintin_logo001.png
Visualizações: 13054
Tamanho: 207,4 KB
ID:	4264


    Antes de qualquer coisa, para deixar bem claro, você não irá ler aqui nesta análise que o jogo foi (ou não) fiel aos quadrinhos, afinal só conheci Tintin pelas série animada que passou na Cultura na década de 90. Se serve de consolo adorava a série.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-11.jpg
Visualizações: 4264
Tamanho: 226,6 KB
ID:	4275


    Em outras palavras, o objetivo deste artigo é saber se como JOGO, "As aventuras de Tintin", é realmente uma “aventura”?

    O Segredo de Lincorne é basicamente um jogo de plataforma 2D, muito próximo a Trine em sua ideia geral. Mas em vez de habilidades dos personagens, você utiliza elementos da tela tanto para derrubar inimigos ou sobrepor pequenos puzzles em cada tela.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-14.jpg
Visualizações: 2661
Tamanho: 299,0 KB
ID:	4278


    O uso destes elementos é bastante criativo. Você não poderá, por exemplo, derrubar um adversário com uma armadura de cavaleiro apenas utilizando seus punhos, mas no entanto você pode jogar uma casca de banana aos seus pés para fazê-lo escorregar, perder a armadura e aí sim estar livre para você descer seus punhos.

    A animação destas ações é muito bem trabalhada e tira um sorriso mesmo no coração mais amargo, embora o jogo tenha claramente como público-alvo as crianças. Os adversários, por exemplo, quando derrotados não são mortos, apenas ficam desmaiados com estrelinhas dando voltas em sua cabeça. É uma ótima estratégia e agrada até aos mais velhos.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-9.jpg
Visualizações: 1949
Tamanho: 276,2 KB
ID:	4273


    Por outro lado, por ter o público infantil como objetivo o Tintin acabou sendo fácil demais. Apenas na última fase os quebra-cabeças começaram a se tornar interessantes, mas ainda assim permaneceram óbvios. E no caso de uma morte (geralmente acidental, pois não há grandes desafios), o jogador volta alguns poucos momentos de onde tinha parado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-3.jpg
Visualizações: 1818
Tamanho: 156,5 KB
ID:	4265


    A inteligência artificial dos inimigos é muito pobre. Mesmo com um quebra-cabeças mais elaborado na fase para ultrapassar os inimigos isto pouco acaba importando, pois basta você utilizar certas passagens na tela que os inimigos simplesmente lhe perdem e ficam como tontos esperando você voltar por lá. Um nível difícil em que a AI não fosse tão burra adicionaria muito ao jogo para adultos ou crianças que tem mais de dois neurônios.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-12.jpg
Visualizações: 2089
Tamanho: 273,1 KB
ID:	4276


    Além do combate, existe também uma boa parcela de plataforma, muito próxima aos clássicos dos 16-bits, mas também com menor dificuldade. Foi a parte mais interessante do jogo, já que o combate acaba sendo pueril mesmo com o uso dos artifícios dos objetos na tela.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-10.jpg
Visualizações: 2139
Tamanho: 211,1 KB
ID:	4274


    Não tão belo quanto o já citado Trine, os gráficos agradam bastante, são bem desenhados e limpos. Como um bom jogo de plataforma 2D deve ser atualmente. A música embora não sendo majestosa, se encaixa muito bem no clima do jogo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-5.jpg
Visualizações: 2327
Tamanho: 242,2 KB
ID:	4269


    A história segue o filme (ao qual o jogo é baseado), Tintin encontra um pergaminho que ele acredita ser um pedaço de um mapa de tesouro. O enredo se desenvolve a partir daí com algumas piadas próprias do desenho. Nada que fará você rolar da cadeira, mas com certeza adiciona ao carisma dos personagens.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-8.jpg
Visualizações: 2501
Tamanho: 167,8 KB
ID:	4272


    O jogo é recheado também de mini-games, enquanto o da moto e do avião adicionam algo a jogatina, a parte da batalha das espadas é quase um insulto a inteligência do jogador. Parece uma tentativa de colocar Infinity Blade (de iOS) no videogame. Infelizmente este é o mini-game mais usado durante o jogo.

    Irritam também as partes em 3D. Parece que os designers desenvolveram a tecnologia e gostariam de mostrá-la. Toda parte interessante do jogo se passa em 2D, mas, virava e mexia lá estava as chatíssimas partes em 3D que além de não adicionam absolutamente nada a história, também não o faziam a jogabilidade. Apenas irritam. Ainda mais que o jogo começa com elas.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-7.jpg
Visualizações: 1663
Tamanho: 147,8 KB
ID:	4271


    Quanto voltamos ao 2D a jogabilidade é bastante competente, dificilmente você errará um pulo ou um golpe devido a problemas no controle, por outro lado, uma determinada passagem em que Tintin está com uma máquina que o faz nadar mais rápido tem controles confusos – mudam de significado conforme a posição do seu corpo. É estranho explicar, é estranho jogar. Pelo menos é um momento curto e que não apresenta grande dificuldade.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-13.jpg
Visualizações: 1656
Tamanho: 115,0 KB
ID:	4277


    A história é relativamente curta, você não gastará mais do que 4 ou 5 horas para completá-la. Além do modo campanha que está relacionada diretamente ao filme, há ainda fases extras que por vezes são mais interessantes que a própria campanha.

    Funciona como Mario 64, quanto mais itens você consegue em cada fase, novas fases são abertas. Alguns locais nestas fases só podem ser atingidos com determinados personagens que serão desbloqueados conforme você avança. Este modo também possui multiplayer cooperativo para duas pessoas, mas apenas em modo off-line.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-15.jpg
Visualizações: 1669
Tamanho: 123,4 KB
ID:	4279


    Soma-se a isso uma série de desafios relacionados aos mini-games, além de uma série de itens que você pode comprar para modificar seu personagem assim como uma galeria com imagens e vídeos relacionados ao desenho.

    O jogo ainda conta com objetos colecionáveis durante a fase, com o objetivo de fazer você voltar para conseguir todos. Uma tentativa artificial de aumentar o tempo gasto com a campanha principal. Algo que só os loucos por achievments irão gastar seu tempo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-1.jpg
Visualizações: 1667
Tamanho: 219,8 KB
ID:	4266


    Por fim, o jogo está completamente legendado em português do Brasil, mas possui alguns erros incompreensíveis de tradução. Eu entendo que algumas piadas, principalmente as de marujos tiveram que passar por uma adaptação, mas porque Charles II virou Luis XIV na legenda está além da minha compreenção.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-2.jpg
Visualizações: 1876
Tamanho: 147,1 KB
ID:	4267


    Outro problema na tradução vem do próprio filme: The Secret of Unicorn foi traduzido para o Brasil como o Segredo do Lincorne (a palavra francesa para, adivinha, unicórnio). Na pior das hipóteses ainda existia a palavra Licórnio na língua portuguesa. Mais a mais, eles estão se referindo ao nome do navio, embora, eu, em todo momento, pensava no maldito presidente norte-americano.

    Apesar de tudo isso, a facilidade, alguns bugs ocasionais, uma legenda um pouco subjetiva, As Aventuras de Tintin agrada, principalmente aos pequenos. Considerando a imensa maioria de filmes horrorosos inspirados em filmes, Tintin consegue ser bom, mesmo para aqueles que não são fãs nem do filme, nem dos desenhos ou dos quadrinhos. É um jogo fácil de recomendar não fosse por um único problema, seu preço.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-4.jpg
Visualizações: 1759
Tamanho: 165,0 KB
ID:	4268


    Se fosse lançado por distribuição via rede por 10, 15 dólares seria uma compra a ser considerada, mas quando ele é lançado por US$ 29 para versão PC (download) e US$ 39 a versão para consoles, talvez seja melhor olhar outras opções, como o Rayman Origins, da própria Ubisoft para ficar no terreno 2D.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Aventuras-de-Tintin_-6.jpg
Visualizações: 1823
Tamanho: 286,4 KB
ID:	4270


    As Aventuras de Tintin: O Segredo do Lincorne será lançado nos EUA em Dezembro, não tem previsão para o Brasil e já foi lançado na Europa no início do mês de outubro acompanhando o lançamento do filme no cinema. O jogo está disponível tanto para PC, quanto para Xbox 360, Playstation 3, Wii e Nintendo 3DS.

    Você pode realizar a pré-compra de As Aventuras de Tintin: O Segredo do Lincorne via download no site da Ubisoft.

    Rodrigo Guerini é redator da hardMOB, além de possuir um blog, o SanroJoga.
    Imagem logo por kingMOB sobre arte original de Hergé.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 30-10-2011 às 23:33

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de DouglasteR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BOMsolmito 2018!
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    15.985
    Verdinhas
    15231

    E parece bem feito tb

    A minhas lembrancas de infancia !

  4. #3
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Bem feitinho sim. Não fosse tão caro e não estivéssemos na boca de novembro (com a enormidade de jogos que tem para lançar) recomendaria fortemente.

  5. #4
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Faltou um maior polimento nessas screens. Não acharam não? AA passou longe.

  6. #5
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    O jeito é esperar pelo filme mesmo

  7. #6
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Considerando que é um jogo de PC talvez tenha faltado um maior polimento mesmo, mas garanto que durante o jogo não faz muita falta não. Na verdade, o jogo é bem agradável aos olhos.

    Claro, guardadas as devidas proporções.

  8. #7
    Membro Avatar de Fast//Forward
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    1.593
    Verdinhas
    22

    Eu joguei e fui atras do desenho dos anos 90 que conta a mesma historia do filme. Eu achei que envolvia o sobrenatural e misticismo, ceitas. Mas eh somente uma historia de investigacao, bem simples e cliche. Eu nao sei o que o Spielberg viu nessa serie pra revive-la. O jogo tbm eh muito basio, simples e bobinho. Criancas com certeza irao gostar.

  9. #8
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Tin Tin, para quem assistiu na época, era um excelente desenho. Lógico que tem de ser simples, é um desenho para crianças.

  10. #9
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Achei que era Live Arcade pelos gráficos, mas é retail. Aí não vale. Isso é jogo pra 15 dólares no máximo, na onda do filme.

  11. #10
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Tô por fora, mas quanto tá esse jogo Spidey?

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Tô por fora, mas quanto tá esse jogo Spidey?
    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Se fosse lançado por distribuição via rede por 10, 15 dólares seria uma compra a ser considerada, mas quando ele é lançado por US$ 29 para versão PC (download) e US$ 39 a versão para consoles,
    Também acho que 15 dólares estariam bem pagos. Talvez com algumas missões extras sendo via DLC.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 30-10-2011 às 19:57

  13. #12
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    enviada duas vezes :|
    Última edição por Rodrigo Guerini : 30-10-2011 às 14:19

  14. #13
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Tô por fora, mas quanto tá esse jogo Spidey?
    Sendo retail provavelmente tá 60 dólares. Só a Capcom que lançou uns jogos a 40 (SSF4 e o SSF4AE e futuramente o UMvC3), mas porque eram expansões que efetivamente matavam a utilidade do jogo anterior.

  15. #14
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Sendo retail provavelmente tá 60 dólares. Só a Capcom que lançou uns jogos a 40 (SSF4 e o SSF4AE e futuramente o UMvC3), mas porque eram expansões que efetivamente matavam a utilidade do jogo anterior.
    er... US$ 29 a versão de download de PC, US$ 39 a versão física de videogame.

  16. #15
    Membro Avatar de Stephan Ringo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    637
    Verdinhas
    35

    Belo preview, belo jogo.
    Mas creio que falta um 'e' em Licorne. Sem querer ser pedante ou chato.

    Abraços.

  17. #16
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Cauchy Ver mensagem
    Belo preview, belo jogo.
    Mas creio que falta um 'e' em Licorne. Sem querer ser pedante ou chato.

    Abraços.
    Valeu, e arrumei... Credo, odiei tanto a tradução do jogo que acabei ignorando um "e" hehe...
    Fico me perguntando até agora o porque não o "Segredo do Unicórnio"... Será que é medo das pessoas acharem que tem haver com o animal e não com um navio?

  18. #17
    Membro Avatar de Netossauro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    4.016
    Verdinhas
    2917

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Valeu, e arrumei... Credo, odiei tanto a tradução do jogo que acabei ignorando um "e" hehe...
    Fico me perguntando até agora o porque não o "Segredo do Unicórnio"... Será que é medo das pessoas acharem que tem haver com o animal e não com um navio?
    desculpa ser meio off-topic, mas vc era o mago_1982? hhehehe

  19. #18
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Brutto Netto Ver mensagem
    desculpa ser meio off-topic, mas vc era o mago_1982? hhehehe
    Sim

    É que ninguém mais me conhece por Mago_1982... Eu usava isso antes de jogar Ragnarok (2004?), depois disso só usei 'Sanro'

  20. #19
    Membro Avatar de tomsa2
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    12.100
    Verdinhas
    12611

    Idade é uma [email protected] Eu li La Licorne

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões