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  1. #1
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    Trine 2

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Nome:	 trine2_theo_20111229.jpg
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    Não há escapatória. A primeira parte do que tenho que falar quando começo a escrever sobre Trine 2 são sobre seus gráficos. Eu sei, eu sei. Como uma pessoa que se diz old-gamer pode, antes de qualquer coisa, considerar os gráficos de um jogo? A resposta é simples. Trine 2 não tem os melhores gráficos de um videogame. Trine 2 está bem longe disto.

    Trine 2 tem algumas das imagens mais belas que você vai ter visto na sua vida. Ele ultrapassa qualquer limite de um videogame e se torna, com letra maiúscula, uma Obra de Arte.

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Nome:	 Trine_2_-1.jpg
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    As cores, os cenários, a luz, os efeitos, a água e até os gigantescos monstros. Se sua imaginação fosse em HD, seus sonhos se pareceriam com Trine 2. E o melhor de tudo? É um sonho interativo. E a interação é muito boa, não perfeita, mas muito boa.

    Para os que não conheceram o original Trine, o jogo se passa num ambiente fantasioso em que você controla três personagens: um guerreiro, uma ladra e um mago. Já fiz esta comparação uma vez quando analisei o primeiro jogo, a idéia é inspirada no clássico da Blizzard, Lost Vikings, onde cada personagem tendo a sua habilidade deve ajudar o grupo a terminar a fase.

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Nome:	 Trine_2_-4.jpg
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    Mas ao contrário de Lost Vikings que cada personagem era controlado um de cada vez, os três heróis estão num corpo só (culpa da tal Trine) e é possível trocá-los a hora que for necessário, da maneira que o jogador quiser.

    Esta transição entre os heróis que já era perfeita no primeiro jogo não foi alterada (para que mexer no que funciona, não é verdade)? Desta forma, você deve carregar os seus heróis por uma série de plataformas e quebra-cabeças até o final de cada uma das fases (são 13 ao todo).

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Nome:	 Trine_2_-2.jpg
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    Os quebra-cabeças são desafiadores até certo ponto, não é nada que vá fazer você largar o controle para nunca mais voltar, ainda mais que o jogo conta com uma opção de dica caso você trave por muito tempo no mesmo lugar. São desafios geralmente muito bem pensados que utilizam tanto plataformas e as habilidades dos heróis, mas também física da água, canos, fogo e outros objetos do cenário.

    Basicamente cada um destes momentos tem uma resposta "correta" e perfeita, mas é possível utilizar as habilidades dos heróis, principalmente o mago, para subverter esta resposta. É uma faca de dois gumes, por um lado você está utilizando de elementos do jogo para resolver um problema, por outro, você não está dando a resposta ao quebra-cabeça. Tudo isto, é claro, é opção do jogador, mas quando a resposta incorreta é mais rápida e fácil, acaba sendo tentador demais esquecer aquilo que o jogo propôs.

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Nome:	 Trine_2_-7.jpg
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    A física, como já dito, é parte primordial nestes quebra-cabeças, e funciona na grande maioria das vezes de maneira perfeita. Mas em uma jogada até o fim é provável que você encontre alguns erros, principalmente se algum adversário ficar preso em parte do cenário.

    Falando em inimigos, a variedade deles não é tão grande assim, e geralmente o guerreiro acabará com o problema sem muito estresse. Ficar apertando o botão de ataque é mais do que o suficiente para destruir qualquer inimigo. Acaba dando aos encontros - que até são relativamente frequentes - um certo aspecto de "enrolação". Pelo menos no nível normal de dificuldade. No final das contas é bem óbvio que Trine 2 é um jogo de plataforma e quebra-cabeças e não um jogo de ação.

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Nome:	 Trine_2_-3.jpg
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ID:	5102


    Conforme os inimigos vão sendo mortos ou os heróis acessam áreas mais difíceis, os personagens vão ganhando pontos de experiência. Com 50 pontos é possível comprar uma habilidade. Estas habilidades não são necessárias, e tenho certeza que o jogo é terminável sem que se compre uma única delas.

    Basicamente elas irão melhorar aquilo que os seus personagens já fazem (como transformar a flecha da ladra em flecha de gelo ou aumentar o número de objetos criados pelo mago). São interessantes, mas a menos que o jogador queira fechar o jogo em 100% não há absolutamente nenhuma necessidade em se desdobrar para pegar cada um dos globos de experiência.

    Há outros colecionáveis, como poemas, que novamente só irão gerar interesse para aqueles que tiverem a necessidade de buscar todos os achievements do jogo.

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Nome:	 Trine_2_-6.jpg
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ID:	5107


    Além de tudo isto, ainda há, pela primeira vez na série, multiplayer cooperativo online - ao contrário do offline presente também no primeiro da série. O jogo acaba se facilitando bastante desta forma, se houver uma boa comunicação, com a habilidade do mago em fazer um objeto voar com o parceiro em cima deste, por exemplo.

    Trine 2 acaba sendo uma ótima experiência, mas no final das contas é um pouco repetitivo também. Suas 6 a 7 horas (se você não se importar em capturar todos os itens), embora entreguem um visual absolutamente maravilhoso, acabam esbarrando em quebra-cabeças parecidos, ou melhor dizendo, soluções parecidas. Ainda mais com uma história que é completamente esquecível e não lhe incentivará para buscar o final.

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Nome:	 Trine_2_-5.jpg
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ID:	5106


    Ainda assim, pelo seu preço (1200 MS Points na Xbox Live e US$ 14.99 na PSN e Steam), Trine 2 é uma boa experiência e deve ser encarada por qualquer amante de jogos de plataforma e quebra-cabeças. Mas após terminar o jogo e talvez uma segunda partida em multiplayer, não haverá muito o que fazer. Na minha cabeça, nada mais do que justo.

    Rodrigo Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e diz que mago que não solta fireball não é mago...

    Ilustração: Theo Szczepanski.

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  3. #2
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    Joguei o 1, realmente foi um show de nostalgia...Esse é compra certa

  4. #3
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    Também joguei o 1 com 2 amigos, jogar com 3 pessoas é garantia de zoação e risadas

  5. #4
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    eu tava pensando o que jogar depois de limbo.... eis a resposta

  6. #5
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    vo "compra" pra ve qual eh
    me parece aqueles jogos tipo Full Trothle

  7. #6
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    Peguei aqui e realmente está tao bom quanto o primeiro.

  8. #7
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    NUNCA ví uma PALETA DE CORES tão bem aplicada.
    Simplesmente fantástico!
    é de encher os olhos.
    me lembrou até meus bons tempos de Donkey Kong do Snes ( que foi imprecionante para o console, na época ).

  9. #8
    Redação
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    @diego -Evil de fato, é impressionante o que fizeram. Se utilizassem os backgrounds em telas daria para fazer uma exposição.

  10. #9
    Membro Avatar de Matheusoc
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    realmete é um dos jogos mais bonitos q eu ja vi nos ultimos tempos, junto com mass effect 2

  11. #10
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    BOMsolmito 2018!
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    Um dos jogos mais bonitos de todos os tempos !

    Não são só as cores não, são os detalhes, contraste e objetos que compoe o cenário !

    Joguem com tudo no talo + 4xMSAA e FXAA no talo e o jogo ficou espetacular, pena q foi bem curto.

    Ah sim, esse jogo foi um STEP no uso de física e líquidos.

  12. #11
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    o contraste é foda, as vezes tem umas cores meio saturadas....

    o ruim desses jogos é que sao curtos mesmo

  13. #12
    Redação
    hardMOB
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    Citação Citando DouglasteR Ver mensagem

    Ah sim, esse jogo foi um STEP no uso de física e líquidos.
    A hora que eu fiz isto com o escudo e eu vi a beleza que era a água desviando no escudo... Deixei cair o queixo.


  14. #13
    Redação
    hardMOB
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    Trine 1 teve uma física bacana, mas os gráficos eram mais ou menos?

    Melhorou tanto assim nesse 2?

    Pra ser sincero, nem vi muita coisa.

    Os jogos que mais espero em termos de arte gráfica é o Journey e o The Last Guardian, ambos de Ps3.

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