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    Batter Up - Controle com sensor de movimento para SNES, Mega Drive e PC.

    Artigo original do blog SanroJoga

    Se você é um retrogamer de verdade sabe que controles com sensores de movimento não são novidades do Wii. Na verdade, outros consoles como o Sega Dreamcast e o Mega Drive já tinham trazido algumas destas inovações bem antes. Mas você sabia que existia um taco de baseball criado tanto para o Super Nintendo, quanto para o 16 bit da Sega?


    O que é Batter Up?

    É um controle de Super Nintendo, Mega Drive e PC (existia uma versão para cada um) em formato de taco de baseball com sensor de movimento. Ele não tinha condições de interpretar a direção ou a força que você fazia com o controle, simplesmente interpretava a mudança de posição.


    Além disso, no meio do taco existia todos os botões do videogame, podendo ser utilizado também para acessar menus ou eventualmente, servir de controle "normal" para outros jogos.

    Sem esquecer desta continuação azul que possivelmente foi inspiração para os engenheiros da Sony na criação do Ps Move e poderia trazer a alegria para determinado tipo de jogadores, mesmo após ter desligado o videogame.

    E por que o Batter Up não deu certo?

    O Batter Up é um acessório bastante obscuro. A versão de Mega Drive foi lançado em apenas dois países: EUA e Brasil. Considerando que o Baseball tem mais popularidade em outros países (Japão?) é de se estranhar este lançamento em terras tupiniquins.

    Outro problema é que a compatibilidade com os jogos de Baseball não é completa. De fato, existem mais jogos em que o acessório não funciona, do que naqueles que ele funciona. Portanto, não era simplesmente plugar e jogar.

    E sim verificar se o controle funcionaria naquele jogo. Aliás, até hoje, o site SegaRetro só confirma a compatibilidade do acessório com o jogo World Series Baseball, embora o produto diga que era compatível com quase todos os jogos.


    Somando tudo isto, a tecnologia ainda era bastante falha. Se até hoje Wii's, Move's e Kinect's não conseguem entregar uma solução perfeita, sempre existe uma diferença entre sua ação real e o movimento na tela, não seria na geração 16 bits que este problema tinha sido resolvido. Fato é que, se o objetivo era jogar de verdade, o botão ainda era o melhor companheiro.

    Outros Artigos que você pode ter interesse:

    * Power Glove - NES
    * 32X - A história - Os Jogos.
    * VirtualBoy - Nintendo
    * Official Sega Dreamcast Fishing Rod Controller - Dreamcast
    * Nintendo 64DD - Nintendo 64
    * SEGA Mega Drive Modem - Mega Drive
    * Roll & Rocker - NES
    * Mindlink - Atari 2600
    * Overlay - Odissey
    * SEGA Activator - Mega Drive
    * R.O.B. - NES
    * Intellivoice - Intellivision


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    Quem usou o Activator sabe...
    Spoiler:

    A porcaria que era e como a SEGA vendeu como algo preciso que beirava o fantástico...lembro quando um primo ganhou um de natal e fomos jogar Eternal Champions (um MK wannabe), ficamos por meia hora tentando aplicar golpes e "placebando" o funcionamento...até que voltamos pros controles.

  4. #3
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    Citação Citando Móveis Coloniais de Acajú Ver mensagem
    http://1.bp.blogspot.com/-7CZKdiBthd...activator.jpeg
    Quem usou o Activator sabe...
    Spoiler:

    A porcaria que era e como a SEGA vendeu como algo preciso que beirava o fantástico...lembro quando um primo ganhou um de natal e fomos jogar Eternal Champions (um MK wannabe), ficamos por meia hora tentando aplicar golpes e "placebando" o funcionamento...até que voltamos pros controles.
    O Activator foi um dos textos que mais fizeram sucesso no meu blog, rs... Mas na comparação, o batter up ainda funciona melhor, pq é mais simples, não tem a idéia de cortar infra-vermelho...

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