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  1. #176
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    Citação Citando hirano Ver mensagem
    Bom, aprece que o novo Xbox terá 16 threads e não 16 cores.

    Não sei como um core de 4 threads consegue ter bom rendimento, com as threads nº 2, 3 e 4. Nos x86 da Intel, a segunda thread só dá um rendimento máximo de 30% (em certas aplicações) e depende muito de otimizações de software (do SO e da aplicação) pra conseguir isso.

    Uma das raras aplicações que tira bom proveito da 2ª thread dos x86 com SMT é o Apache.
    Última edição por Garth Algar : 12-04-2012 às 1:59

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  3. #177
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    Citação Citando Garth Algar Ver mensagem
    Não sei como um core de 4 threads consegue ter bom rendimento, com as threads 2, 3 e 4. Nos x86 da Intel, a segunda thread só dá um rendimento máximo de 30% (em certas aplicações) e depende muito de otimizações de software (do SO e da aplicação) pra conseguir isso.

    Uma das raras aplicações que tira bom proveito da 2ª thread dos x86 com SMT é o Apache.
    São arquiteturas diferentes, conceitos diferentes. Não dá pra ficar pensando somente no SMT da intel, pois SMT é um termo bem genérico em computação. No caso da Intel, o SMT dela ocupa 5% a mais em um core, e tem rendimentos entre 10~30%. Temos outros exemplos de SMT, a própria IBM com o Xenon (processador do 360), que tem SMT (3 cores, 6 threads), o ultimo processador AMD, o Bulldozer, que também tem SMT (4 cores e 8 threads pro modelo "octacore", e o rendimento é 50% em média em cima de um núcleo, mas se não me engano custa 20~30% a mais de espaço).

  4. #178
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    Citação Citando akm666 Ver mensagem
    o ultimo processador AMD, o Bulldozer, que também tem SMT (4 cores e 8 threads pro modelo "octacore", e o rendimento é 50% em média em cima de um núcleo, mas se não me engano custa 20~30% a mais de espaço).

    x86 AMD nunca teve SMT.

    Os Bulldozer têm 2 cores por módulo, e cada core com apenas 1 thread.

  5. #179
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    kiyoshi
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    Citação Citando Garth Algar Ver mensagem
    x86 AMD nunca teve SMT.

    Os Bulldozer têm 2 cores por módulo, e cada core com apenas 1 thread.
    Isso é o que a AMD quer que acreditemos. A Intel duplicou todos os registradores. A AMD duplicou todos os registradores e a ALU. O resto em ambas as arquiteturas é compartilhado, no conjunto não há distinção de core. Tanto é que predições de branch, L2, Data-L1, FPU, decodificadores, sets de instruções, barramentos, tudo é compartilhado, a AMD só ganha vantagem em calculos simples, mas se por exemplo, rodar um aplicativo que faça uso massivo de instrução AVX, ele vai rodar com pouco menos de 50% de desempenho real de um core.

    A própria AMD falou antes de lançar que teria um sistema SMT no Bulldozer, mas depois voltou atrás e chamou de "CMT". A microsoft também chama isso de SMT naquele patch que lançaram final do ano passado (patch que aliás só muda a prioridade de uso de 0/1/2/3 para 0/2/1/3, justamente porque o CPU1 é compartilhado com CPU0 e o CPU3 também com o CPU2).

  6. #180
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    Nem precisa se aprofundar muito só assunto para perceber o blefe da AMD, é só verificar o desempenho de um FX-4100 diante de um Phenom II X4.

  7. #181
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    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Nem precisa se aprofundar muito só assunto para perceber o blefe da AMD, é só verificar o desempenho de um FX-4100 diante de um Phenom II X4.

    É que ele foi projetado para ser um CPU de servidores, que processam, pelo menos, 80% de dados inteiros; ou seja, servidores processam muito pouco PF..

    Por isso que a AMD multiplicou mais as partes que trabalham com inteiros que as partes que trabalham com PF.

    Os Xeon da Intel, quando usados em servers, ficam com muita ociosidade nas suas partes que processam PF.

  8. #182
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    Bem, sobre multicore, creio que dependa mais de otimizações de software do que de hardware. O windows, por exemplo, é algo genérico que roda e dá suporte, sei lá, de 1 core até 16 cores (chutando valores). O que eu fazia muito no XP era quando sabia que ia rodar alguma tarefa no desktop que usaria muita CPU, e ao mesmo tempo gostaria de usar o pc pra outras coisas, era dedicar o segundo core pra essa tarefa, justamente pq muitos aplicativos não são otimizados pra multi core, então usam somente o primeiro.

    Creio que hoje em dia o uso de multi cores é algo "nativo" no desenvolvimento de jogos e aplicativos, então se levar isso pra um console, onde é tudo "padrão", temos uma excelente utilização de multi cores.

    Será que vai vir então final do ano que vem? Seria melhor 2014, mas ta dentro do aceitável (opinião pessoal). Tomara mesmo que já esteja pronto desde esse ano, mas só vão lançar final do ano que vem pra testar resistência e durabilidade dos consoles.

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