+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    NES - Nintendo Entertainment System

    Em 2012 os consoles de videogame comemoram 40 anos e não há talvez maior sinônimo para começar esta comemoração do que o NES. Entre suas façanhas foi o console com mais vendas durante uma década, retirou o entretenimento eletrônico da crise de 1983, seu controle é a origem de todos os controles modernos, além de ser pai de algumas das franquias mais importantes até os dias de hoje, quase 30 anos depois, como Super Mario, The Legend of Zelda, Dragon Quest e Final Fantasy.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 NES.jpg
Visualizações: 1525
Tamanho: 100,3 KB
ID:	5542


    Por estas e outras o NES é o primeiro grande console a receber uma homenagem no 40º aniversário dos videogames.

    Um pouco da história

    No final da década de 1970 e início de 1980, jogos de arcade e os videogames estavam ganhando importância. A Nintendo era uma das empresas que criava jogos para estes hardwares. O processo de criação de software para a criação de hardware foi um passo natural e em 1983 a Nintendo lançou o Famicom no Japão (de Family Computer) com ports dos clássicos Popeye, Donkey Kong e Donkey Kong Jr.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 donkey_kong Arcade.jpg
Visualizações: 1284
Tamanho: 36,2 KB
ID:	5544

    Donkey Kong - Arcade, o sucesso na criação de jogos levou a Nintendo a criar o seu próprio hardware

    Apesar de um chip defeituoso que fez a Nintendo ter que realizar um recall dos primeiros produtos, o Famicom se tornou o líder de vendas em 1984 no Japão. As coisas iam tão bem que a empresa japonesa começa a ter olhos cobiçosos para um mercado super saturado e com consumidores descrentes: os Estados Unidos.

    Com a queda do mercado norte-americano de videogames e o crescimento do mercado de computadores pessoais a Nintendo procura a ainda gigante Atari para o lançamento do então chamado Nintendo Advanced Video Gaming System. O pacote iria oferecer um teclado, um gravador cassete, um controle sem fio e um cartucho de BASIC. Devido a desentendimento entre as empresas o projeto não foi para frente.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Famicom.jpg
Visualizações: 1292
Tamanho: 80,8 KB
ID:	5543

    Famicom, o "NES japonês"

    Só em junho de 1985, dois anos depois do lançamento japonês que a Nintendo demonstra na CES (feira de tecnologia nos EUA) a versão ocidental do Famicom, o NES. O lançamento começa em novembro na cidade de Nova Iorque e só chega a todo o país no começo de 1986. Entre os 17 jogos do lançamento estavam clássicos como: Duck Hunt, Donkey Kong Jr., Excitebike e Ice Climber.

    Como o mercado norte-americano estava desconfiado de um novo videogame, a Nintendo cria uma série de ações para tentar recuperar este apoio. Os cartuchos, por exemplo, apresentavam cenas próximas daquilo que iria ser encontrado no jogo. Eles também recebiam o selo oficial de qualidade da Nintendo, originalmente: "This seal is your assurance that Nintendo has approved and guaranteed the quality of this product".

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Official_Nintendo_Seal_of_Quality_(Original).jpg
Visualizações: 1188
Tamanho: 20,7 KB
ID:	5545

    Selo original de "qualidade Nintendo"

    Foi questão de pouco tempo até o NES se tornar sinônimo de videogame nos EUA. Com um pulso firme a Nintendo conseguiu manter as grandes produtoras presas ao seu console e estas tinham como aproveitar as enormes vendas do console, que ao todo vendeu pelo menos 2x mais do que o Atari, por volta de 62 milhões de unidades.

    Hardware

    Fisicamente o Famicom e o NES são muito diferentes, enquanto o primeiro não nega que é um brinquedo, o NES tem o design sóbrio e até sem graça. O objetivo era claramente tirar da mente do norte-americano a idéia de que o NES era um videogame. Tanto que ele vai ser vendido como "sistema de entretenimento" e seus jogos (chamados de game pak) não eram inseridos por cima - como era comum num videogame -, mas se escondiam, como num video cassete.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 nes_action set.jpg
Visualizações: 1301
Tamanho: 22,0 KB
ID:	5546


    O NES possui um processador e 8 bits que rodava a 1.79 MHz, menos que o Colecovision (3.58 MHz), com 2KB de RAM e tinha jogos desde 4kb de tamanho (Space Invaders) até 1MB (Dragon Warrior IV), chegando a produzir uma resolução de 256x240, apesar de que boa parte dos jogos era programado para mostrar 256x224 devido ao fato das televisões não mostrarem as primeiras linhas.

    Para evitar que jogos orientais fossem jogados no ocidente a Nintendo lançou os dois consoles com diferente quantidade de pinos. O problema poderia ser facilmente superado com um pequeno adaptador. Anos mais tarde, em 1993 uma nova versão, conhecida como NES 2 foi lançada, e recebeu uma entrada para jogos na parte superior.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 nes 2.jpg
Visualizações: 1510
Tamanho: 16,4 KB
ID:	5547

    NES 2

    Acessórios

    Seu controle com dois botões de ação, mais dois botões de menu e o direcional serve até hoje de base na criação de controles modernos. Além disso a pistola Zapper, o R.O.B., o Power Pad e a inesquecível Power Glove completam a lista dos principais acessórios oficiais lançados. A lista dos acessórios de terceiros já ocuparia um único artigo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 r.o.b..JPG
Visualizações: 1280
Tamanho: 37,9 KB
ID:	5548

    R.O.B.

    Os Clones

    É possível que você tenha jogado os maiores clássicos do 8 bits sem nunca ter tocado ou estado perto em um console oficial da Nintendo. No Brasil, o NES só foi lançado em 1993, mas isto não significa que diversas empresas não tiveram sua oportunidade de lançar as suas versões no país.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Phantom System.jpg
Visualizações: 1777
Tamanho: 95,2 KB
ID:	5549

    Phantom System, um dos clones brasileiros de NES

    Entre as mais famosas estão o Top Game VG-8000 e VG 9000 (pela CCE), o Dynavision (pela Dynacom), o Phantom System (pela Gradiente), Hi-Top Game (pela Milmar) e o BIT System (pela Dismac), que pelo menos tinha a "carinha" de um NES. Isto, claro, na época, afinal hoje ainda é possível encontrar diversos clones em qualquer camelô como o famigerado Polystation.

    Os Jogos

    Apesar de um início simples, em que os jogos pouco eram diferentes em relação ao Atari 7800 ou Colecovision, o NES acabou tendo uma vida bem duradoura e apresentando clássicos com uma qualidade absoluta. Fazer uma lista de jogos importantes do NES é pedir para esquecer uma montueira.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Mario Bros.jpg
Visualizações: 1408
Tamanho: 25,2 KB
ID:	5550

    Super Mario Bros, o jogo que simboliza todo e qualquer jogo

    Mas não se pode terminar um texto sobre o console sem citar pelo menos alguns mais notáveis como: Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, The Legend of Zelda, Final Fantasy I e II, Punch-Out, Contra, DuckTales, Dragon Warrior, Metroid, além das sagas MegaMan, Castlevania, Ninja Gaiden,... E poderíamos continuar aqui por horas.

    É estimada a venda total de 500 milhões de cartuchos de NES, o que se desconsiderarmos clones e jogos piratas, teríamos pelo menos 8 jogos para cada console vendido. Nada mal. Nada mal mesmo, para quem salvou a indústria de jogos e criou o controle japonês nos videogames até os dias de hoje.

    Rodrigo S. Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e apesar de ter vivido cercado de Phanton's e Top's só viu o primeiro NES de verdade em 2009.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 28-01-2012 às 20:42

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.481
    Verdinhas
    2400

    Uma coisa interessante desta época é que enquanto a Atari repugnava games de terceiros, a Nintendo via isso como uma possibilidade para dominar o mercado. (não existiam games que não fossem da própria fabricante do console)

    Na década de 80 alguns carinhas fundaram a Activision e começaram a lançar games para o Atari (que até o momento, só tinha jogos da própria Atari), era o começo da ruína da Atari (que tentava proibir seus lançamentos) e a ascensão da Nintendo, que deixava que fizessem jogos para o seu consoles desde que comprassem um chip da Nintendo (necessário para os cartuchos rodarem no console da mesma). Bom, o resto é história.

    Alguns detalhes interessantes são os fatos da Atari exigir que os games fossem feitos em períodos absurdos (poucas semanas), proibir qualquer tipo de crédito nos games, e claro, pagar muito mal seus funcionários.

  4. #3
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.285
    Verdinhas
    4453

    topico errado
    Última edição por Matheusoc : 28-01-2012 às 22:02

  5. #4
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.825
    Verdinhas
    6657

    Melhor console da história para mim, PS foi um marco enorme, mas esse ai tinha algo "especial".

  6. #5
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.481
    Verdinhas
    2400

    Considero o NES a maior revolução de todas. Mas acho que nada supera o SNES.

    PSX é só mais um ao lado desses 2 monstros.

  7. #6
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Estão soltando spoilers das próximas semanas... hehehhe

  8. #7
    Membro Avatar de KeyserSoze
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    21.247
    Verdinhas
    8406

    Jogar hoje em dia o super mario bros 3 me faz perceber como tem muito jogo atual feito nas coxas. Um jogo tao antigo e com recursos limitados mas com jogabilidade e diversao excelentes

  9. #8
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando KeyserSoze Ver mensagem
    Jogar hoje em dia o super mario bros 3 me faz perceber como tem muito jogo atual feito nas coxas. Um jogo tao antigo e com recursos limitados mas com jogabilidade e diversao excelentes
    um dos "problemas" dos jogos atuais é que eles demandam um número muito grande de pessoas, e por isso a possibilidade de ter defeitos é maior.

    Você pega um jogo de atari e a gigantesca maioria era programada por um único cara, já na 3ª geração, estamos falando de um pequeno grupo. Ou seja, as chances de dar merda eram menores.

    Mas da mesma forma que tinha Super Mario Bros 3 que era extremamente bem feito, tinha MUITA coisa cavernosa no NES. Bom, AVGN tá aí para não me deixar mentir.

  10. #9
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.825
    Verdinhas
    6657

    O problema dos jogos hoje em dia que eles estão ficando com qualidade de filmes, parece que só o gráfico importa diante de uma história fraca.

  11. #10
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BROOKLIN 1985...
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.563
    Verdinhas
    1836

    É um console épico sem duvida.
    Última edição por Chris Rock : 29-01-2012 às 13:56

  12. #11
    Jon
    Jon está online agora
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.146
    Verdinhas
    3516

    Citação Citando Guns Ver mensagem
    Na década de 80 alguns carinhas fundaram a Activision e começaram a lançar games para o Atari (que até o momento, só tinha jogos da própria Atari), era o começo da ruína da Atari (que tentava proibir seus lançamentos)
    Esse ponto ficou ambíguo. Dá a entender que a culpa da ruína do atari foi culpa da Activision e não da avalanche de jogos péssimos lançados para o Atari por várias empresas de fundo de quintal. Ah sim, não esquecendo, as porcarias E.T. e Pacman foram feitas pela Atari. Os jogos da Activision para o Atari 2600 entram naquela categoria 'must have' do console (River Raid, Enduro, H.E.R.O., Keystone Kapers, Demon Attack, Frostbite, Pitfall...).

    Citação Citando Guns Ver mensagem
    e a ascensão da Nintendo, que deixava que fizessem jogos para o seu consoles desde que comprassem um chip da Nintendo (necessário para os cartuchos rodarem no console da mesma).
    E fechassem acordo de não lançar o jogo lançado para o NES em nenhuma outra plataforma por 2 anos e, ainda assim, as empresas só podiam lançar 2 jogos por ano. (A Konami, para driblar isso, criou uma marca menor, a Ultra Games).

    Mas, mesmo com os jogos horríveis que o NES possuia, os bons marcaram época e o Master System, mesmo com hardware superior, nem arranhou a liderança do NES nos EUA e no Japão.

  13. #12
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.670
    Verdinhas
    9157

    Eu tenho um Phantom System até hoje, foi efetivamente meu segundo videogame (o primeiro foi um Odyssey).

  14. #13
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.481
    Verdinhas
    2400

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Esse ponto ficou ambíguo. Dá a entender que a culpa da ruína do atari foi culpa da Activision e não da avalanche de jogos péssimos lançados para o Atari por várias empresas de fundo de quintal. Ah sim, não esquecendo, as porcarias E.T. e Pacman foram feitas pela Atari. Os jogos da Activision para o Atari 2600 entram naquela categoria 'must have' do console (River Raid, Enduro, H.E.R.O., Keystone Kapers, Demon Attack, Frostbite, Pitfall...).


    E fechassem acordo de não lançar o jogo lançado para o NES em nenhuma outra plataforma por 2 anos e, ainda assim, as empresas só podiam lançar 2 jogos por ano. (A Konami, para driblar isso, criou uma marca menor, a Ultra Games).

    Mas, mesmo com os jogos horríveis que o NES possuia, os bons marcaram época e o Master System, mesmo com hardware superior, nem arranhou a liderança do NES nos EUA e no Japão.
    Também. Mas ficou meio ambíguo mesmo. O que eu quis dizer é que junto da Activision começaram a surgir 1001 games de terceiros. E a Atari além de lançar poucos jogos, só lançava porcarias.

    Quanto a segunda parte, eu não sabia disso.

  15. #14
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Guns Ver mensagem
    Também. Mas ficou meio ambíguo mesmo. O que eu quis dizer é que junto da Activision começaram a surgir 1001 games de terceiros. E a Atari além de lançar poucos jogos, só lançava porcarias.

    Quanto a segunda parte, eu não sabia disso.
    O controle da Nintendo a outras empresas foi rigoroso. Não é a toa que mesmo no Mega Drive, boa parte dos jogos third-party não são idênticos nas duas plataformas, ao contrário do que vemos hoje entre ps3 e 360. Pegue como exemplo os Castlevania.

    Mas isto pq na época dos 16bits as empresas já estavam com as asinhas abertas. Durante o final da década de 1980 a coisa era mais dura ainda. Um dos motivos pelo qual o Master System não teve chances.

  16. #15
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    eu tinha pavor desse controle, era menos ergonomico do que o atari q eu tinha na epoca... mas msm assim ia joga toda hora duck hunt na casa do meu amigo

  17. #16
    Membro Avatar de FireMax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.874
    Verdinhas
    1866

    Qual o jogo que extraiu o máximo do NES? Super Mario Bros 3?

  18. #17
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando FireMax Ver mensagem
    Qual o jogo que extraiu o máximo do NES? Super Mario Bros 3?
    Acho que o do Kirby





    Dá para confundir com jogos early Mega e SNES.

  19. #18
    Membro Avatar de Beringela2
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2011
    Mensagens
    405
    Verdinhas
    3

    Esse fez historia....

  20. #19
    Membro Avatar de EL DIEZ
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2010
    Mensagens
    4.828
    Verdinhas
    962

    Citação Citando FireMax Ver mensagem
    Qual o jogo que extraiu o máximo do NES? Super Mario Bros 3?
    Eu não sei qual foi que tirou o máximo, mas lembro dos mais belos gráficos nos jogos das Tartarugas Ninja, Double Dragon 3, Mario 3, Mega Man 3 ou 4.

  21. #20
    Membro Avatar de Hasgul
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Derp
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    4.894
    Verdinhas
    156

    Foi em um desse que eu comecei a jogar o jogo que mais gosto e ainda não vi melhor: Megaman, comecei pelo 2, uma pena que não amadureceram a franquia na mesma frequencia que seu publico crescia

  22. #21
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Nossa tive um phantom system. Mas meus primos tinham o nes mesmo. Bons tempos

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2007
    Mensagens
    4.771
    Blogs
    2
    Verdinhas
    338

    Eu tinha um Master System, herdado do meu irmão. Era fantástico. Tinha dois jogos, apenas. Vigilante e aquele de matar patos com a pistola.

    O controle era bem parecido com o NES.

  24. #23
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.472
    Verdinhas
    1925

    Eu tive um NES clone, um joguinho massa que eu lembro era um do Tico & Teco. Eu tinha o Rainbow Island também, era viciado naquela merda, dificil pra caralho.

  25. #24
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Tive um Hi Top Game (clone do nes).

  26. #25
    Membro Avatar de IrmaoDoSasuke
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    7.302
    Verdinhas
    1487

    Tive o Master System 3 Compact (Alex Kidd in Miracle World)...

    Columns, Spy vs Spy, Sonic 2, Danan, Mortal Kombat, Moonwalker.

    Tive um Atari, mas era muito criança na época, só lembro de Pitfall.

    Bons tempos sim, depois tive o SNES. Esse durou anos!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões