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    PlayStation

    Filho bastardo da Nintendo, o PlayStation chegou como um patinho feio ao mercado dominado pela Nintendo e Sega. Enfrentou uma gigantesca quantidade de concorrentes (vista apenas no pré-crash de 1983). Nove anos depois já tinha conquistado o mundo, sendo o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades, marca inferior nos consoles de mesa apenas ao seu sucessor.

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ID:	5712


    A Sony entrou no jogo, e o domínio da próxima década será dela e de ninguém mais.

    Um pouco de história

    Com o aumento de importância que os cd's estavam ganhando no final da década de 1980 e início da década de 1990 a Nintendo (como diversas outras companhias) resolveu investir na tecnologia como um acessório ao seu Super Nintendo. A escolha da Sony como parceira foi óbvia. A Sony já tinha criado o chip de som que acompanhava o 16bits da Nintendo, superior a qualquer coisa já vista em videogames, além de ter sido participante (junto à Philips) do consórcio que criou a tecnologia do cd-rom.

    Anos de pesquisas e desenvolvimento, no dia em que a Nintendo iria apresentar o (então) Play Station (sim, separado mesmo), a Nintendo recua devido aos termos assinados no contrato (3 anos antes), que basicamente dava a Sony o direito de ganhar muito dinheiro em cima dela.

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Nome:	 playstation_conceito.jpg
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ID:	5713
    Imagem conceito do aparelho que a Sony pretendia lançar. Incluia no topo uma entrada para cartuchos de Super Nintendo

    Acordo encerrado, ressentimentos por parte da Sony e um futuro acordo, também cancelado, que permitiria a Sony lançar o Play Station como uma central multimedia e que teria um slot de cartuchos de Super NES. A Sony quase engavetou o projeto.

    Mas não o fez. Três anos e meio após o fiasco do (primeiro) acordo com a Nintendo, a Sony lança o PlayStation (agora junto, por questões legais). Tem como principal rival o SEGA Saturn, que começou vendendo muito bem no Japão e a sombra do Ultra 64 (futuro Nintendo 64), que todos concordavam naquela época seria o grande vencedor da geração.

    Mas, não foi...

    Hardware

    Em teoria, o PlayStation tinha o hardware mais fraco entre os concorrentes que sobreviveram a enxurrada de lançamentos da metade da década de 1990. Os dois processadores do Saturn, se somados, teriam a capacidade de processamento muito maior que o RISC (a 33.8688 MHz) do console da Sony.

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Nome:	 PSone_combo.jpg
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ID:	5714
    PSone Combo - Vinha com a tela LCD para ser jogado "em qualquer lugar"

    Entretanto, este segundo processador - que muitos acreditam ter sido inserido no projeto pela Sega de maneira apressada, após o anúncio das especificações do PlayStation -, quase não foi utilizado por nenhum jogo em sua plena capacidade. Além disto, enquanto o Saturn era muito bom em mostrar gráficos 2D, o mundo já tinha se rendido aos gráficos 3D, e nisto o PlayStation se mostrava bem superior, principalmente pela facilidade na programação.

    O grande mérito do PlayStation em relação ao seu outro concorrente, o Nintendo 64, foi o uso do CD-Rom. Existem muitas causas pelo fato do novo console "do Mario" não ter conseguido dominar o mercado (como seus dois antecessores o fizeram), mas sem dúvidas a mídia usada por cada console foi um dos fatores determinantes.

    Jogos maiores, videos em CG e músicas orquestradas só eram possíveis com muito espaço. Algo que era possível no PlayStation e não no Nintendo 64. O fato de um cd ser muito mais barato que um cartucho (10% do preço), e sua produção muito mais rápida permitiu que os desenvolvedores pudessem aumentar a quantidade conforme as vendas estavam ocorrendo, ao contrário do Nintendo 64 em que estas decisões deveriam ser feitos semanas antes do lançamento, correndo o risco de sobrar estoques ou, no extremo oposto, não ter jogos para suprir a demanda.

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Nome:	 FF7_video_início.jpg
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ID:	5715
    Video inicial de Final Fantasy VII, impossível de se colocar em um cartucho com a tecnologia da época.

    Além disto, os jogos de Playstation eram sempre mais baratos que o de Nintendo 64 para o consumidor final. Um grande jogo de PlayStation nunca era vendido por mais do que US$ 49.90. Já os jogos do console da Nintendo eram vendidos por US$ 59.90, chegando ao extremo de US$ 79.90, em Ocarina of Time.

    Próximo ao lançamento de seu sucessor, o PlayStation 2, o PSX (ou PS1) recebeu uma versão menor, chamada de PSone. Suas principais mudanças eram estéticas, o console é muito menor do que a versão original. Apesar de ter sido lançado em 2000 (6 anos após o original) e no mesmo ano de seu sucessor, o PSone foi o console mais vendido do ano. Ao todo, apenas esta versão vendeu mais de 28 milhões de unidades. Quase 3x mais que o Saturn e pouco menos que o Nintendo 64.

    Acessórios

    O PlayStation teve três controles oficialmente. O primeiro, chamado simplesmente de PlayStation Control Pad, tinha diversas semelhanças com o controle do Super Nintendo. De fato, a única mudança estava na inserção de 2 botões de gatilho, o L2 e R2. Mais tarde, com o lançamento do Nintendo 64 (e seu controle analógico) e o crescimento da biblioteca de jogos em 3D, a Sony lançou o Dual Analog Controller e finalmente o DualShock. Foram acrescidas a vibração e os dois controles analógicos, que acabaram virando padrão na indústria.

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Nome:	 playstation_control_pad.jpg
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ID:	5716
    PlayStation Control Pad, primeira encarnação do controle de PlayStation

    Outra novidade que o PlayStation tornou popular foi o 'memory card'. Como os jogos não podiam ser salvos na própria mídia (como acontecia nos cartuchos) e para evitar o tedioso processo de inserção de passwords, ainda mais em jogos cada vez maiores, este acessório criava a possibilidade do jogador salvar o seu progresso e continuá-lo mais tarde. Mesmo num diferente console.

    O PocketStation (uma espécie de VMU para o PlayStation), o COMBO pack (um PSone com uma tela de LCD de 5" que ligava ao acendedor de cigarros de um carro) se uniram a diversos outros acessórios, desde tapetes de dança a controles arcade e formaram uma quantidade imensa de tralhas para nenhum jogador botar defeito.

    Os Jogos

    Se são os softwares que fazem um videogame, o PlayStation é sem dúvidas um dos melhores consoles de todos os tempos. Gran Turismo, que somado ao seu sucessor venderam mais de 20 milhões de unidades. Tanto quanto todas as vendas de GameCube, por exemplo.

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Nome:	 Gran Turismo.jpg
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    Gran Turismo, quase 11 milhões de unidades vendidas

    Se os RPG's orientais estavam crescendo em popularidade no ocidente com o Super Nintendo, foi na geração 32/64 bits que o estilo explodiu. Final Fantasy VII, VIII e IX venderam juntos 23,5 milhões de unidades. Isto sem contar jogos como Dragon Quest (importantíssimo no Japão), Chrono Cross, Final Fantasy Tactics e diversos outros.

    A lista dos mais vendidos (e melhores jogos) continua com as séries Tomb Raider, Crash Bandicoot, Tony Hawk, Spyro, Resident Evil e mais outras. Metal Gear Solid também surge para criar um novo gênero que será exaustivamente usado na próxima geração, o action-stealth-3D.

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Nome:	 Resident_Evil.jpg
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    Resident Evil, embora não tenha criado o gênero survival-horror, foi aquele que o tornou mais popular do que nunca

    Por fim...

    Com seu hardware de mais fácil programação, com sua mídia mais barata e focando em um público mais jovem e - pela primeira vez na história da indústria - nos adultos, a Sony conseguiu dominar o mercado de maneira arrebatadora.

    Aliás, o PlayStation representa exatamente isto para a indústria de videogames. É a saída da infância para a adolescência. Deixamos os mascotes bonitinhos para trás (não que estes ainda não tenham sua importância), para encarar o mundo adulto da guerra, velocidade, espionagem e claro, os peitos de Lara Croft.


    Rodrigo Guerini é redator da hardMOB, dono do blog SanroJoga e gritou igual uma menininha quando os malditos cachorros estouraram a vidraça em Resident Evil

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  3. #2
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    Belo artigo.

    Na época do lançamento do PlayStation eu tinha um Super Nintendo e estava muito satisfeito, interessante que este console da Sony em particular nunca me encheu os olhos, meu sonho de consumo (e só sonho mesmo) durante a segunda metade da década de 90 era um Neo Geo. A primeira vez que quis de verdade um PlayStation foi no PS2 (principalmente um Slim que acho um luxo com aquele tamaninho), mas só fui ter um agora com o PS3.
    Última edição por Proper : 18-02-2012 às 16:27

  4. #3
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    Muito bom Rodrigo. Playstation foi um divisor de águas e não existia um moleque que não o desejasse nos anos 90. Como era impossível ter um Neo Geo, era melhor ficar com o Playstation e os ports de luta vindos dos arcades (KOFs, Crossovers da Capcom) e jogos de esportes (Winning Eleven e FIFA), RPG ( Final Fantasy VII, Grandia).

  5. #4
    Jon
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    O único 'mal' deste videogame foi a unidade óptica usada nos primeiros anos, muito frágil, dava problema prematuramente (pelo menos por aqui eu via o pessoal usando o videogame até de cabeça para baixo quando ela começava a apresentar problemas).

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Como era impossível ter um Neo Geo, era melhor ficar com o Playstation e os ports de luta vindos dos arcades (KOFs, Crossovers da Capcom)
    Hum, você citou justamente o que não prestava no Playstation 1. Tivesse a Sony colocado um pouco mais de RAM no console, os ports seriam perfeitos ao invés de versões toscas faltando trocentos quadros de animação. Pior, na minha humilde opinião, jogos tipo Marvel vs. Street jamais deveriam ter sido lançados para o PSX. O atrativo principal do jogo eram as partidas onde você poderia trocar de personagem a qualquer momento (duplas) e isso não era possível na versão do Playstation.

    Tirando esses detalhes, foi um senhor videogame, sem dúvidas.
    Última edição por Jon : 18-02-2012 às 22:06

  6. #5
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    mas esses problemas na unidade optica era só com quem usava pirata ou também afetava quem tinha tudo original? (alguém? ps1 tudo original?)

  7. #6
    Redação
    hardMOB
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    Obrigado as críticas

    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    mas esses problemas na unidade optica era só com quem usava pirata ou também afetava quem tinha tudo original? (alguém? ps1 tudo original?)
    Na pesquisa que fiz parece que este problema era "generalizado" nas primeiras versões. Tinha a ver com aquecimento. Virar o console fazia a gravidade ajudar.

  8. #7
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    Citação Citando Xi+Yj+Zk Ver mensagem
    mas esses problemas na unidade optica era só com quem usava pirata ou também afetava quem tinha tudo original? (alguém? ps1 tudo original?)
    Afetava todos. Os primeiros canhões eram feitos de um material que empenava com o tempo. Um tipo de plástico fajuto ou resina fajuta, algo assim. Não lembro ao certo.

  9. #8
    Jon
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    Citação Citando Føxy Ver mensagem
    Afetava todos. Os primeiros canhões eram feitos de um material que empenava com o tempo. Um tipo de plástico fajuto ou resina fajuta, algo assim. Não lembro ao certo.
    Sim. E se não me falha a memória, demorou um bom tempo até a sony resolver o problema. Creio que os psx de 1998 em diante não davam mais este problema.

    Eu jogava direto o Castlevania SOTN numa locadora perto de casa. Foi o jogo de psx que mais joguei até hoje. Como na época o povo estava mais encantado com os gráficos poligonais do que com a qualidade dos jogos em si, não entendiam porque eu gastava tanto tempo em um jogo que parecia ser de super nintendo para eles.

  10. #9
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Hum, você citou justamente o que não prestava no Playstation 1. Tivesse a Sony colocado um pouco mais de RAM no console, os ports seriam perfeitos ao invés de versões toscas faltando trocentos quadros de animação. Pior, na minha humilde opinião, jogos tipo Marvel vs. Street jamais deveriam ter sido lançados para o PSX. O atrativo principal do jogo eram as partidas onde você poderia trocar de personagem a qualquer momento (duplas) e isso não era possível na versão do Playstation.

    Tirando esses detalhes, foi um senhor videogame, sem dúvidas.
    Coloquei como vantagem, pois para jogar um KOF ou um dos crossovers em casa, ou você tinha um Arcade (impossível), ou você tinha um Neo Geo (caríssimo) ou você tinha um Playstation. Sem falar dos Street Fighters série Alpha e III, Darkstalkers, Fatal Furys.

  11. #10
    Jon
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    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Coloquei como vantagem, pois para jogar um KOF ou um dos crossovers em casa, ou você tinha um Arcade (impossível), ou você tinha um Neo Geo (caríssimo) ou você tinha um Playstation. Sem falar dos Street Fighters série Alpha e III, Darkstalkers, Fatal Furys.
    Ou você tinha um Saturn, cujos ports da snk e capcom eram perfeitos e os crossovers da capcom tinham tempos de loading baixíssimos.

  12. #11
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Eu jogava direto o Castlevania SOTN numa locadora perto de casa. Foi o jogo de psx que mais joguei até hoje. Como na época o povo estava mais encantado com os gráficos poligonais do que com a qualidade dos jogos em si, não entendiam porque eu gastava tanto tempo em um jogo que parecia ser de super nintendo para eles.
    Comprei esse jogo na XBLA. Saudade do PSX.

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Coloquei como vantagem, pois para jogar um KOF ou um dos crossovers em casa, ou você tinha um Arcade (impossível), ou você tinha um Neo Geo (caríssimo) ou você tinha um Playstation. Sem falar dos Street Fighters série Alpha e III, Darkstalkers, Fatal Furys.
    Na época cheguei a ter praticamente todos os consoles. Porém eu ia vendendo e comprando outro... Se eu tivesse guardado, hoje teria uma coleção e tanto.

    Cheguei a ter o saturno com aquela memória ram de expansão. Acho que eram 4MB a mais. Rodava SF Alpha lisinho
    Última edição por Føxy : 19-02-2012 às 0:20

  13. #12
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Ou você tinha um Saturn, cujos ports da snk e capcom eram perfeitos e os crossovers da capcom tinham tempos de loading baixíssimos.
    Saturn não era fácil de encontrar, difícil de consertar, caro para comprar. Bom console mas a própria Sega o matou.

    Citação Citando Føxy Ver mensagem
    Na época cheguei a ter praticamente todos os consoles. Porém eu ia vendendo e comprando outro... Se eu tivesse guardado, hoje teria uma coleção e tanto.

    Cheguei a ter o saturno com aquela memória ram de expansão. Acho que eram 4MB a mais. Rodava SF Alpha lisinho
    KOF 96 tinha um load rapidão

  14. #13
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    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Obrigado as críticas



    Na pesquisa que fiz parece que este problema era "generalizado" nas primeiras versões. Tinha a ver com aquecimento. Virar o console fazia a gravidade ajudar.
    Citação Citando Føxy Ver mensagem
    Afetava todos. Os primeiros canhões eram feitos de um material que empenava com o tempo. Um tipo de plástico fajuto ou resina fajuta, algo assim. Não lembro ao certo.

    Se Bem me Lembro, o problema era no canhão optico ( aquela peça que fazia a leitura do cd por meiode um raio lazer ).
    Alguma parte do canhão que eu nunca descobri qual era, era feito de platina ou algo do Gênero.
    Dai ao longo do tempo de uso ( fadiga ) somado ao calor gerado pelo console o material "empenava" e zuava totalmente a distancia/angulo de leitura do canhão.

    Depois a partir da série 6001 acho ou 7001 o canhão ja vinha com essa "Falha" consertada.

    Tinha um amigo que tinha um PSX da versão do canhão ruim... dependendo do jogo você tinha que alterar o ângulo de inclinação do console, as vezes deixando-o até em pé! ( PS2 te diz algo?! )

    Curiosamente o dele não funcionava bem de cabeça para baixo, mas alguns funcionavam somente assim.

    Mesmo o meu sendo da série 7001, alguns jogos que "travavam" as vezes ou que a leitura demorava, eu o virava de cabeça para baixo mas era raro.

    O game do meu amigo chegamos a abrir e mexer em uma regulagem do canhão...chegou a melhorar, depois cagamos totalmente, depois de um tempo ele conseguiu deixar "como era antes da cagada".



    PS: NÃO GOOGLEEI nada, foi de cabeça mesmo, se algo estiver errado me corrijam.

    -----------------
    PSX = EPICO.
    sem comentário.
    -----------------


    FORA que foi nele onde se INICIOU um ESTILO DE JOGO que é um dos MAIS JOGADOS HOJE : MOH
    nunca gostei de FPS, mas MOH (medal of honor ) e sua temática, gráficos, sons, música orquestrada e todo o esmero em cima do jogo me conquistaram. Futuramente o estudio se dividiu e alguns dissidentes resolveram criar uma franquia chamada Call of Duty, seguindo a mesma linha de jogo.
    o resto ja sabemos.


    PS 2 : JOGUEI MUITO jogo de Luta no PSX, era realmente o console mais em conta para Tal, mesmo deixando a desejar em alguns jogos.

    Parabens Rodrigo Guerini pelo artigo.
    Última edição por Diego - Evil : 19-02-2012 às 2:05

  15. #14
    Jon
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    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Saturn não era fácil de encontrar, difícil de consertar, caro para comprar. Bom console mas a própria Sega o matou.

    KOF 96 tinha um load rapidão
    Rapaz, aqui em Recife era facinho de encontrar o saturn, jogos e acessórios. E tinha quem consertasse também, o que era raro de se precisar pois era um videogame muito mais robusto que o psx. E quem consertava também sabia instalar o modchip e a chave seletora de região pois o modchip permitia o uso de backups mas se a região do jogo não fosse a mesma do console o jogo não rodava, por isso a necessidade da chave seletora . Eu tinha um Saturn americano e, diferente do que se dizia, ele nao era igual ao da tectoy pois este último usava um modchip diferente e bem mais caro.

    Lembro que final fantasy 8 saiu com uma proteção que detectava se o psx tinha modchip, o que fazia com que os backups não funcionassem logo no começo. Ah sim, naquela época quem consertava vgs ganhava dinheiro consertando psx. Se fossem depender do saturn para isso, morreriam de fome. Não que o saturn não desse defeito mas ele era muito mais robusto que o psx e os preços de ambos eram parecidos no começo. Depois que o psx dominou foi que o saturn virou mico.
    Última edição por Jon : 19-02-2012 às 2:22

  16. #15
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Rapaz, aqui em Recife era facinho de encontrar o saturn, jogos e acessórios. E tinha quem consertasse também, o que era raro de se precisar pois era um videogame muito mais robusto que o psx. E quem consertava também sabia instalar o modchip e a chave seletora de região pois o modchip permitia o uso de backups mas se a região do jogo não fosse a mesma do console o jogo não rodava, por isso a necessidade da chave seletora . Eu tinha um Saturn americano e, diferente do que se dizia, ele nao era igual ao da tectoy pois este último usava um modchip diferente e bem mais caro.

    Lembro que final fantasy 8 saiu com uma proteção que detectava se o psx tinha modchip, o que fazia com que os backups não funcionassem logo no começo. Ah sim, naquela época quem consertava vgs ganhava dinheiro consertando psx. Se fossem depender do saturn para isso, morreriam de fome. Não que o saturn não desse defeito mas ele era muito mais robusto que o psx e os preços de ambos eram parecidos no começo. Depois que o psx dominou foi que o saturn virou mico.
    PS1 dominou por causa do hardware complexo do Saturn. Bom mesmo era o controle do Saturn. Fazer o especial do Fuuma ( meia lua pra trás levando até a diagonal superior) no World Heroes Perfect era fácil.
    Última edição por Darktag : 19-02-2012 às 3:21

  17. #16
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    Excelente artigo.

    Só fui adquirir meu PSone em meados de 2002~2003, lembro que na época fiquei puto porque minha mãe trouxe um PS1, eu queria mesmo era um Megadrive .. depois que comecei a jogar não me arrependi da escolha dela por motivos óbvios.

    Uma curiosidade, quanto de espaço um cartucho de N64 armazena?

  18. #17
    Suspenso
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    Tanto o playstation original, slim , ps2 e ps2slim tiveram problemas serios com unidades oticas.
    Lembro dos primeiros lotes de ps2slim que o console queimava com ou sem modchip. Foi um terror de prejuio pras lojas no paraguai na epoca. muitos pararam de vender o console e so voltaram a vender quando saiu revisao.

  19. #18
    Suspenso
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    Hehe.. pra mim a magia acabou no PSX.

    Talvez por conta da enchurrada de jogos piratas, ou do excesso de jogos poligonais que pouco existiam nos 16 bits.
    Ou talvez porque eu simplesmente cresci nessa época (mais provável)

  20. #19
    Suspenso
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    Eu nunca fui muito fã da geraçào psx. Essa epoca eu olhava os jogos multis (pc/psx) e sempre achava os ports mediocres.
    Fora que nessa epoca ouve o boom de emulacao de consoles / arcade.

    Entao eu dividia meu tempo caindo na porra em jogos de luta no arcade, ia pra casa rodava emuladores ou jogava games de pc.
    Geracao ps1 teve poucos jogos memoraveis em minha opniao.

    Colocaria a seria panzer dragon, tekken 3, mgs , resident evil e uns outros gatos pingados.

  21. #20
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    Quando meu pai comprou o ps tijolão eu queria o n64.
    E não é que o tijolão forneceu anos de diversão!
    bons tempos de ps.
    Aliás falam do leitor de cd dele ser ruim, passsssssmem o meu tijolão funfa bem até hoje. Companheiro desde 1999.

  22. #21
    Redação
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    Citação Citando Diego - Evil Ver mensagem

    FORA que foi nele onde se INICIOU um ESTILO DE JOGO que é um dos MAIS JOGADOS HOJE : MOH
    nunca gostei de FPS, mas MOH (medal of honor ) e sua temática, gráficos, sons, música orquestrada e todo o esmero em cima do jogo me conquistaram. Futuramente o estudio se dividiu e alguns dissidentes resolveram criar uma franquia chamada Call of Duty, seguindo a mesma linha de jogo.
    o resto ja sabemos.
    Vlw cara.

    Então, bem lembrado. A saga Medal of Honor nasceu mesmo no PSX e hoje seu estilo são os maiores sellers da indústria (battlefield e call of duty). Se formos pensar, os third person shooters (aka Gears of War e Uncharted 3), também tem seu "pézinho" na plataforma, com Metal Gear Solid.


    Citação Citando Leonardo Dias F. Ver mensagem
    Excelente artigo.

    Só fui adquirir meu PSone em meados de 2002~2003, lembro que na época fiquei puto porque minha mãe trouxe um PS1, eu queria mesmo era um Megadrive .. depois que comecei a jogar não me arrependi da escolha dela por motivos óbvios.

    Uma curiosidade, quanto de espaço um cartucho de N64 armazena?
    Vlw

    Então, um cartucho de Nintendo 64 poderia ir de 4 MB a 64 MB (512 Megabit) - como Resident Evil 2. Aquele add-on, o Nintendo 64DD (se me permite um link ao meu blog) que deveria ser a 'salvação' da Nintendo pelo espaço pequeno, também só tinha disponível 64MB.

  23. #22
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    a sony fez o possivel com a tecnologia daquela época, e foi sim um divisor de águas com a presença dos jogos em cd´s e jogos em 3d.
    na epoca do lançamento, eu jogava tekken e ridge racer nas locadoras de games.. ficava impressionado.

  24. #23
    Jon
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    Citação Citando k985 Ver mensagem
    Aliás falam do leitor de cd dele ser ruim, passsssssmem o meu tijolão funfa bem até hoje. Companheiro desde 1999.
    Ah, po, mas os psx tijolôes 1999 já não sofriam desse mal

  25. #24
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    Ótimo videogame sem sombra de dúvidas, o primeiro contato que tive com ele foi justamente com os jogos 2d (série versus e king of fighters) e achei simplesmente sensacional porque o único jogo 2d que eu estava habituado era do SNes com aqueles microSprites.

    De todos os videogames que tive, foi sem dúvida o que mais joguei tanto em quantidade de tempo quanto de jogos.
    Uma crítica minha quanto a videogames de uma forma geral é que eles estão cada vez mais caros, antigamente ter um videogame era como ter um video-cassete em termos de preço, hoje em dia video-game costuma ter preço de computador e está pra piorar com a vindoura nova geração.

  26. #25
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    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Ah, po, mas os psx tijolôes 1999 já não sofriam desse mal
    Alguns amigos meus compraram depois e tiveram que trocar o leitor. De cabeça me vem uns 5. Então estou bem orgulhoso dele =P.

    Tava jogando um pouco ele aqui, acabei de guardar =D

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