+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Dreamcast

    Com exceção talvez do Mega Drive, o Dreamcast foi o melhor console que a Sega criou. Foi o primeiro console a vir de fábrica com um modem para a jogatina online, o primeiro a possibilitar conversa entre jogadores online e o primeiro a permitir download de fases. Palco de alguns dos melhores jogos da geração, o Dreamcast é conhecido também por uma outra marca. Foi o console que enterrou a Sega.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Dreamcast.jpg
Visualizações: 1256
Tamanho: 49,7 KB
ID:	5887


    Ou seria o contrário?

    História

    Por incrível que pareça a história do Dreamcast começa com o Mega Drive. O único momento em que a Sega vislumbrou o primeiro lugar no mercado ocidental. Talvez empolgada em prolongar o sucesso de seu 16-bits, a sega norte-americana lançou o 32X, um acessório que, na teoria, colocaria o seu console em pé de igualdade com os futuros lançamentos da próxima geração.

    Por não cumprir o prometido, além de já sofrer com as informações do lançamento do Sega Saturn, o 32X nunca vendeu muito bem. Além disto, a Sega norte-americana já tinha anunciado o Neptune, um hibrido entre o Mega Drive o 32x. Console este que nunca foi lançado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 sega-neptune.jpg
Visualizações: 1151
Tamanho: 10,1 KB
ID:	5888
    Neptune - console hibrido entre Mega Drive e 32x que nunca chegou a ser lançado


    Isto significa que entre 1993 e 1994, a Sega estava anunciando ou mesmo vendendo 4 consoles diferentes, o Mega Drive, o 32x, o Neptune e o Saturn. Desta forma a empresa acabou ganhando a fama de enterrar seus projetos muito cedo. Fama perigosa num mercado onde outras empresas precisam acreditar na sua força para investir dinheiro na criação de jogos.

    O Sega Saturn acabou tendo vendas muito abaixo do esperado nos EUA, devido a confusão de anúncios e a falta de credibilidade da empresa no mercado. Por outro lado suas vendas no Japão foram relativamente altas. O Saturn vendeu quase o dobro de unidades que o Mega Drive tinha vendido no Japão.

    Ansiosa em retomar a importância que tinha tido nos EUA, a Sega resolveu matar o Saturn e investir num novo console. Em Maio de 1998, menos de dois anos após o lançamento do Nintendo 64, o Dreamcast é anunciado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 9.9.991.jpg
Visualizações: 1142
Tamanho: 100,9 KB
ID:	5889
    Uma intensa ação de marketing da Sega para o lançamento do Dreamcast nos EUA no dia 9.9.99


    Isto fez com que os produtores de jogos simplesmente abandonassem a Sega, pois não poderiam confiar em quanto tempo o console seria mantido vivo. Mesmo assim, em Novembro de 1998, o Dreamcast chegou as lojas japonesas e vendeu 450 mil unidades. Só não vendeu mais devido a falta de um chip produzido pela NEC. Analistas da Sega na época informaram que mais 250 a 300 mil unidades poderiam ter sido vendidas.

    No dia 9 de setembro de 1999 (9/9/99), o Dreamcast chegou as lojas norte-americanas com força. Meio milhão de unidades foram vendidas em apenas duas semanas, devido aos bons jogos que chegaram no lançamento - Soul Calibur e Sonic Adventure, por exemplo -, além da capacidade online.

    Parecia que a Sega estava de volta ao jogo, parecia...

    Hardware

    O Dreamcast possui um corpo sólido capaz de mostrar gráficos em 480p com até 16 milhões de cores simultâneas. Era, em todos os sentidos, superior a qualquer outro console da época. Com uma mídia proprietária, o GD-rom, os jogos tinham capacidade de até 1,2gb, o dobro dos cds do Playstation e Saturn, e 20x mais espaço que um cartucho de Nintendo 64.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 DreamcastModem.png
Visualizações: 1251
Tamanho: 338,6 KB
ID:	5890
    Modem para o Dreamcast


    Suas quatro entradas para controles permitia partidas entre amigos da mesma forma que o Nintendo 64, sem a necessidade de acessórios extras. Mas se o objetivo era o multiplayer, o Dreamcast também permitia confrontos online. Primeiro com um modem de linha telefonica com capacidade de 33,6kbit/s (no Japão e Europa) ou 56 kbit/s (nos EUA) - no Brasil, o console foi lançado sem o acessório -, mais tarde seria possível comprar o adaptador para banda larga. Ação que acabou tornando popular a idéia de jogos online, principalmente com o Xbox e finalmente na atual geração de consoles.

    Entretanto, por ter sido lançado pelo menos 2 anos antes do término da geração anterior, o Dreamcast teve que enfrentar uma concorrência pesada em termos de hardware. Se por um lado era muito superior aos consoles já lançados, com o anúncio do Playstation 2, ficou claro que o console da Sega não teria condições de enfrentá-lo de igual para igual.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 GD-rom.jpg
Visualizações: 1167
Tamanho: 44,3 KB
ID:	5891
    Detalhe de um GD-rom. Capacidade de 2x mais que um cd, mas 7x menos que um DVD de dupla camada


    O PlayStation 2 da Sony prometia um hardware capaz de mostrar 60 milhões de polígonos, enquanto o Dreamcast era capaz de mostrar apenas 3 milhões. Isto e a capacidade de ler DVD's, fazendo com que os jogos pudessem chegar a 8.5 gb de tamanho fez com que a um sinal amarelho fosse ligado na Sega.

    Seria necessário ter uma imensa base instalada até o lançamento do Playstation 2, ou a Sega nunca iria conseguir enfrentar o novo "rei do pedaço".

    Acessórios

    Imagine algum, objeto. Qualquer objeto. Possivelmente existe algum acessório para Dreamcast neste formato ou com a função que você imaginou. De microfones a teclados, de mouses a varas de pescar. O Dreamcast foi um paraíso para acessórios diferentes ou de uso relativamente específico.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 controle+vmu.jpg
Visualizações: 3487
Tamanho: 77,5 KB
ID:	5892
    VMU e Controle de Dreamcast. Repare que há espaço para dois acessórios conectados ao controle.


    Levemente inspirado no de Playstation, o controle do Dreamcast possuia um único analógico, assim como um direcional digital no canto esquerdo. Quatro botões de ação a direita, um botão start no centro e dois gatilhos que se tornariam futuro padrão na indústria.

    Mas o que mais chamava a atenção era o pequeno buraco no centro do controle, onde se encaixava a VMU, uma espécie de hibrido entre memory card e mini-game. Lá, pequenas animações passavam enquanto você jogava. Depois você poderia retirará-lo e jogar com o VMU longe do console.

    Jogos

    Devido as ações da Sega, principalmente no mercado norte-americano, não houve grande suporte de third-parties para o console. A grande maioria dos jogos vinham de empresas de alguma forma ligada a Sega. Se por um lado isto impediu que grandes franquias da época aparecessem no console, acabou fazendo com que novas franquias nascessem no console, como o caso de Crazy Taxi ou Shenmue.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 CrazyTaxi.jpg
Visualizações: 1326
Tamanho: 112,2 KB
ID:	5893
    Crazy Taxi. Uma das melhores trilhas sonoras já colocadas em um jogo de corrida.


    De longe, o jogo mais vendido para a plataforma foi Sonic Adventure, com 2,5 milhões de unidades vendidas. Mas outros jogos conseguiram ultrapassar a marca de um milhão como SoulCalibur, os já citados Crazy Taxi e Shenmue, além de Resident Evil Code: Veronica e NFL 2k e NFL 2k1.

    O Dreamcast acabou ficando famoso por suas conversões de jogos arcade para o console, como os da série The House of the Dead, ou inúmeros jogos shoot 'em up, como Ikaruga, ou de luta, como Marvel Vs. Capcom 2. Impossível também não mencionar Phantasy Star Online, que apesar de não ter sido o primeiro MMO, foi um grande impulsionador no gênero.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Resident-Evil-Code-Veronica.jpg
Visualizações: 1215
Tamanho: 15,0 KB
ID:	5894
    Resident Evil Code: Veronica. Embora os jogos third parties serem raros, Code: Veronica e SoulCalibur estão entre os melhores jogos já feitos.


    E para concluir houve uma boa cota de jogos estranhos para o Dreamcast, com jogos como Seaman, Space Channel 5, ChuChu Rocket!, Samba de Amigo e Jet Grind Radio.

    Por fim...

    Apesar de um lançamento relativamente forte nos EUA, os números da Sega foram pulverizados com o lançamento do PlayStation 2 no Japão. Foram vendidas rapidamente 600 mil unidades. O Dreamcast só tinha vendido 1 milhão no oriente. Assim, a Sega basicamente abandona o mercado oriental e coloca todas suas forças nos EUA, onde já tinha vendido 2 milhões de unidades, em bem menos tempo.

    Com a SegaNET, uma rede online para os jogadores norte-americanos, o fraco lançamento do PlayStation 2 nos EUA (2x mais caro, poucos jogos e poucas unidades), fez com que o Dreamcast tivesse uma sobrevida.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Sega-Fishing-Rod-Controller.jpg
Visualizações: 1584
Tamanho: 16,5 KB
ID:	5895
    Vara de pescar para Dreamcast


    Mas com os anúncios do GameCube pela Nintendo e a entrada da Microsoft, com o Xbox, com hardwares ainda mais superiores, ficou claro que a Sega já não teria condições de continuar remando contra o óbvio. Em Março de 2001 a Sega anuncia que não iria mais produzir seu console e iria focar na produção de jogos para seus concorrentes.

    Até então tinham sido 6,5 milhões de unidades vendidas (contra 10 milhões do PlayStation 2), terminando com apenas 10,6 milhões de unidades vendidas. Ficando em último lugar na geração.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 seaman.jpg
Visualizações: 2052
Tamanho: 17,4 KB
ID:	5896
    Seaman, jogo de animal de estimação, com cara de gente, em um peixe. Controlado por um microfone. Se isto não é único, eu não sei mais o que é.


    Inúmeros motivos estão relacionados ao fim prematuro do Dreamcast, seu lançamento antecipado, o hardware (e a força do nome) do PlayStation 2, a chegada da Microsoft no mercado, a falta de suporte de empresas como a EA e a pirataria (o lançamento do DC coincidiu com a popularização dos gravadores de cd nos computadores, mas o console não possuia qualquer trava para a leitura destes cds) são os principais causas.

    Mesmo assim, o Dreamcast ainda hoje levanta uma legião de fãs. Em uma indústria cada vez mais parecida, sem grandes diferenças entre um concorrente e outro, o Dreamcast foi único. E talvez por ser único, que encontrou seu fim.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Tortinhas10
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    294
    Verdinhas
    74

    Opinião é opinião, certo? sempre achei o dreamcast overhypado, tanto que quase ninguem teve.

    Parece aquelas pedras raras, todo mundo fala que é foda, mas ninguem teve.

    E claro que teve bons jogos, resident evil, o clássico shemmue e talz, mas é um console que nasceu morto.

  4. #3
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.724
    Verdinhas
    1966

    mas aja cagada da sega mesmo heim?
    nunca vi alguém cagar tanto, canabalizaram todos os consoles que lançaram...

  5. #4
    Membro Avatar de Son of Satan
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    4.576
    Verdinhas
    193

    A SEGA que matou o Dreamcast com suas cagadas. O console era bom, fácil de programar pra ele, mas acho que a Sega agiu precipitadamente lançando ele muito cedo. No começo da geração o DC fazia gráficos melhores que o PS2, basta notar o Crazy Taxi de ambos e notar que a versão do console da Sony tinha gráficos cheio de serrilhados e texturas em baixa resolução, enquanto a versão do DC apresentava gráficos bem melhores.

  6. #5
    Membro Avatar de Fabdall
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    2.025
    Verdinhas
    101

    Eu tive um Dreamcast a milhões de anos atras e acabei vendendo, mas vou comprar outro para minha coleção. Saudades...

  7. #6
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Bom artigo Rodrigo . Ver as animações do Sonic nas Lojas Americanas era lindo! Pena que a SEGA matou todos os consoles.

  8. #7
    Membro Avatar de Fabdall
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    2.025
    Verdinhas
    101

    Comprei meu Dreamcast com Resident Evil Code: Veronica original junto. Bons tempos!!!

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.993
    Verdinhas
    1200

    E quando fala de Dreamcast a unica coisa que me vem a mente é o cara gozando nele haha

  10. #9
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    O que impressionava no DreamCast eram os gráficos extremamente LIMPOS e SEM SERRILHADO.

    PS2 fazia mais efeitos só que tinha serrilhado em tudo.
    Sony tb soube vender o poder do PS2, que não era "tudo isso".
    Coisa pouco veiculada na época é que os 60 milhoes de poligonos por segundo do PS2 é um nu´me "teórico", só alcansado caso não houvesse nenhum efeito ligado na tela.

    ( ou seja, a capacidade do processador voltada 100% só para poligonos e mais nada ).
    Na prática eu acho CHUTO que isso caia pra menos de 15 milhões.
    Mas na real, a esperta da Sony nunca divulgou os números em situações reais .




    Muita Gente Gostou da Sega ter virado Softhouse pois TERIAMOS A POSSIBILIDADE de ter os JOGOS DA SEGA sendo multi plataforma.

    Um OTIMO EXEMPLO da capacidade do Dreamcast em realizar possiveis partidas on line com bons jogos:
    ( capacidade desconhecida por mim na época )


    Unreal Tournament ( meu prefeiro inclusive no PC - video com bots, que tb era inovador para epoca )

    http://www.youtube.com/watch?v=FJWNWA1GaXc
    ( com com comentários em legenda apenas para nao atrapalhar o som do jogo )


    Half Life
    http://www.youtube.com/watch?v=tt3pg...eature=related


    PS : Tokyo Xtreme Racer era um jogo que mostrava a capacidade grafica do Dream.
    Pena foi que a Maioria percebeu isso muito tarde, pois a Sega estava desistindo do Dream e a Sony com um Marketing fodido em cima do Ps2. Dai a atenção dos players foi pra sony mesmo.

    Desculpem Pelo Wall of Text.
    Última edição por Diego - Evil : 11-03-2012 às 0:02

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    1.060
    Verdinhas
    1

    Faltou na reportagem o "detalhe" da sega ter quebrado o contrato com a 3dfx, que iria fabricar a vga do Dreamcast, causando um prejuízo de milhões mesmo antes do lançamento do Dreamcast. Ao meu ver a Sega o fez por orgulho, pois aparentemente existe uma corrente que diz que a 3dfx deixou essa informação vazar para alavancar suas ações.

  12. #11
    Membro Avatar de kakaroto(dbz)
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    O mais forte do universo!
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    14.767
    Verdinhas
    444

    Mal quem gosta, mas odiei o DreamCast, fui jogar Street Fighter com akele controle ridiculo e quase infartei.... lixo

    alias, o controle bizonho é uma das piores coisas deste console.

    botoes pequenos, analogico laaaaaaa em cima, R e L ruim de apertar, tem q afundar 1 metro pra clicar, fio bizarro q sai por baixo e dobra pra cima....

    nao é possivel q vcs tenham gostado desse controle!!!!!!

  13. #12
    Membro Avatar de Occy_
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    2.045
    Verdinhas
    148

    Citação Citando Diego - Evil Ver mensagem
    O que impressionava no DreamCast eram os gráficos extremamente LIMPOS e SEM SERRILHADO.

    PS2 fazia mais efeitos só que tinha serrilhado em tudo.
    Sony tb soube vender o poder do PS2, que não era "tudo isso".
    Coisa pouco veiculada na época é que os 60 milhoes de poligonos por segundo do PS2 é um nu´me "teórico", só alcansado caso não houvesse nenhum efeito ligado na tela.

    ( ou seja, a capacidade do processador voltada 100% só para poligonos e mais nada ).
    Na prática eu acho CHUTO que isso caia pra menos de 15 milhões.
    Mas na real, a esperta da Sony nunca divulgou os números em situações reais .




    Muita Gente Gostou da Sega ter virado Softhouse pois TERIAMOS A POSSIBILIDADE de ter os JOGOS DA SEGA sendo multi plataforma.

    Um OTIMO EXEMPLO da capacidade do Dreamcast em realizar possiveis partidas on line com bons jogos:
    ( capacidade desconhecida por mim na época )


    Unreal Tournament ( meu prefeiro inclusive no PC - video com bots, que tb era inovador para epoca )

    http://www.youtube.com/watch?v=FJWNWA1GaXc
    ( com com comentários em legenda apenas para nao atrapalhar o som do jogo )


    Half Life
    http://www.youtube.com/watch?v=tt3pg...eature=related


    PS : Tokyo Xtreme Racer era um jogo que mostrava a capacidade grafica do Dream.
    Pena foi que a Maioria percebeu isso muito tarde, pois a Sega estava desistindo do Dream e a Sony com um Marketing fodido em cima do Ps2. Dai a atenção dos players foi pra sony mesmo.

    Desculpem Pelo Wall of Text.
    aiaiai, oq vc me diz sobre o PS2 ter esmagado o fraco dreamcast? somente marketing? disserte

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Nossa foi meu console favorito antes do Xbox 360. Na época eu tinha ele, e um amigo tinha um PS2... Resident Evil Code Veronica é bem melhor no Dreamcast, graficamente falando. Ai não entendia nada, e falava que o DC era superior ao PS2

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    1.060
    Verdinhas
    1

    Tudo que vi no DC parece ser mais bonito, com mais contraste do que no PS2. Mais é opinião pessoal.

  16. #15
    Membro Avatar de Elrond
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    10.136
    Verdinhas
    72

    Shen Mue

  17. #16
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de eduhunter
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    test automation
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    10.690
    Verdinhas
    4720

    Sinceramente? Só quem teve pode dar uma opinião sensata.. não adianta dizer que "jogou 15 minutos".. nessa época eu me ESBALDEI de tanto jogar online, era o ÚNICO vg com possibilidade REAL de fazer isso.. jogava Q3 e Daytona Usa, ambos online, com gráficos de PC e, naquela época era uma FORTUNA comprar um PC para games..

    Um dos melhores vgs que eu já tive.. junto com o N64..

    Se a SEGA não tivesse f... com o vg e investido fortemente no mkt, provável que vivesse bens ainda por mais uns bons anos..

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    1.537
    Verdinhas
    287

    Nunca tive, mas sempre lembro da história do moleque que gozou no Dreamcast

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    4.456
    Verdinhas
    102

    Bom console o DC. Shenmue foi uma das experiências mais singulares que já tive em um console. Estava de férias na ocasião, com 15 anos de idade e p* nenhuma pra se preocupar. Terminei o jogo em 3 dias praticamente parando só pra dormir (comer eu comia jogando ehioahoieh)... Fenomenal.

    Foi tbm o auge da jogatina com a galera... Juntávamos 5-8 kras praticamente toda sexta-feira e passávamos a noite toda jogando Soul Calibur (o melhor da série, incrivelmente balanceado e era LINDO de morrer), MvsC2, Quake 3 (PQP, bom d+) e UT.

    Puta console bom, não tinha um milhão de jogos diferentes, mas o que tinha valiam muito... só AAA.

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Quake 3, Unreal, Marvel vs Capcom 2, Soul Calibur, Jet Grind Radio, Shenmue, Sonic Adventure, Power Stone, Skies of Arcadia, Crazy Taxi... E por ai vai...

    Como foi falado, era em sua maioria AAA...

  21. #20
    Membro Avatar de Rinite
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    485
    Verdinhas
    342

    Belo tópico!

    Quando peguei o Dream joguei shenmue até cair os dedos. Imaginem Shenmue 3 no xbox360 ou no ps3.
    Ia vender horrores.

  22. #21
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BROOKLIN 1985...
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.546
    Verdinhas
    1765

    Um console épico e sem dúvida estava a frente do seu tempo.

  23. #22
    Membro Avatar de kurt74
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    \o/ geliebtes Vaterland
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    4.631
    Verdinhas
    283

    podiam lançar uma versão remake deste belo console

  24. #23
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Eu tô doido pra Microsoft abraçar o Dreamcast e relançar os jogos como Live Arcade. Alguns já lançaram né. Comprei esses dias o Dreamcast Collection com Sonic Adventure, Space Channel 5 Part 2, Crazy Taxi e Sega Bass Fishing.

    Crazy Taxi é muito foda, tenho ele no Dreamcast também. Aliás, tenho um Dreamcast que comprei recentemente (um pouco mais de 1 ano) e comprei ShenMue e Code Veronica originais pra jogar 100%. Joguei RE3 nele também, nunca tinha jogado.

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    2.737
    Verdinhas
    711

    Era um PUTA console, e quem não teve não pode opinar.

    E pra quem teve só 1 palavra: Shenmue.

  26. #25
    Membro Avatar de kakaroto(dbz)
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    O mais forte do universo!
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    14.767
    Verdinhas
    444

    *Ui, quem nao teve nao pode opinar!*

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões