+ Responder Tópico
Like Tree2
  • 2 Por MR.ROBOT
  1. #1
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Análise: Halo: Combat Evolved Anniversary

    Uma crítica totalmente parcial e tendenciosa sobre Halo.. hehehhee

    Análise: Halo: Combat Evolved Anniversary
    Por: Alex NetCoder

    Quando me dispus a escrever sobre Halo:CE Anniversary (Halo:CEA) bateu um pensamento: "Será que eu, fã incondicional da franquia, serei imparcial?" a resposta é.. "Provavelmente não!".


    Do começo

    Várias pessoas que me conhecem sabem que a razão de eu ter comprado meu XBOX foi o jogo Halo. E não satisfeito em apenas ser fã, sempre que encontro alguem que diz que não gostou da franquia eu faço um resumo da história para tentar conquistar mais um fã (acho que a Microsoft devia me pagar uns MSPs por isso não acham? rsrs).

    Eu havia fechado o Halo:CE (originalmente lançado em 2001, mas que joguei tardiamente pois só me interessei por ele alguns anos depois) e o Halo 2 pra pc. E esperava ansiosamente pelo lançamento do Halo 3 -- a maravilhosa conclusão da saga -- quando anunciaram que sairia apenas para.. XBOX360!

    Ahh! Como eu ficaria sem "presenciar" o destino da humanidade, ou melhor, do universo? Será que os Forerunners farão uma aparição? Será que o Arbiter vai mesmo lutar lado a lado com o Chief? Eu não ia me contentar em ler nos fóruns e pegar cenas isoladas no youtube. Eu queria a experiência completa!

    Aí, juntei meus trocados, e fui comprar o bendito console (idéia que até então eu rejeitava veementemente pois para mim, jogo era coisa pra PC!).

    Joguei Halo 3 e halo 3 : ODST, ambos maravilhosos (sou fã, não esqueçam). Depois, por pura falta do que jogar, passei a outros como Gears of War, Forza, etc. E acabei mergulhando de vez no universo de consoles.


    E então chega 2011

    Anunciaram: "A primeira parte da saga de Halo está de volta!!". “Claro!” Pensei. Pura jogada pra ganhar dinheiro, arrebanhar novos fãs (aqueles que na época do Halo:CE original não tinham idade pra ver sangue na tela) e consagrar a transição do Estúdio Bungie (criador e mantenedor da série até então) para a 343 Industries (nova detentora dos direitos da franquia).

    Mesmo assim; por se tratar de um remake com audio remasterizado, uma engine gráfica atualizada (Saber3d) e por incluir co-op e multiplayer já seria compra garantida! (sou fã né?). E comprei com o pensamento de que, mesmo se for ruim, pelo menos teria a coleção completa. Mas não me decepcionei, muito pelo contrário!


    O jogo

    Antes de mais nada: não é apenas um jogo!

    Não jogue Halo às pressas pulando os diálogos e os terminais escondidos nas fases que você irá concluir e dizer "ah! mais um FPS" e colocar a caixinha na prateleira!

    Halo não é apenas um jogo de tiroteio com monstrinhos de outros planetas raivosos e com de vozes engraçadas. Halo tem por trás uma história interessante que merece ser explorada, não apenas através dos jogos mas também no filme que foi lançado ha alguns anos narrando eventos anteriores à guerra dos Covenant contra a Humanidade, a criação dos Spartans (o nome do projeto que criou o Master Chief), etc. O filme se chama "Halo Chronicals" e vale a pena ser assistido mais de uma vez.

    Depois que você começa a entender tudo que está realmente acontecendo por trás do tiroteio o jogo inteiro muda de sentido; você deixa de ser apenas um super soldado blindado com uma arma e passa a se sentir como parte de uma saga. Você quer mais! Você quer saber porque o Halo foi criado e por quem, porque os Covenants acham tão importante controlá-lo, porque o Flood surgiu e como diabos você vai se livrar dele e, no fim das contas, como você vai acabar com a guerra e salvar a raça humana.

    Existem tantas viradas no meio da história com inimigos mortais se tornando seus aliados e depois inimigos de novo e é tanta informação acontecendo por trás do tiroteio que você é impelido a continuar seguindo e lendo e pesquisando mais. Você acaba desejando jogar o Halo 2 (que, todos esperamos e torcemos, também seja feito o remake para XBOX360) e depois Halo 3, encerrando assim a história envolvendo Humanos, Covenants, Flood e Forerunners (será? Halo 4 já foi anunciado para 2012).


    Trilha sonora e efeitos

    A música emociona! Ponto!

    Eu lembro que quando joguei o primeiro Halo as músicas não saíam da minha cabeça, esta versão nova tem as músicas remasterizadas e completam o ambiente dando imersão ao jogo.

    Detalhe interessante: a trilha sonora foi regravada para Halo:CEA em surround 5.1 usando a Skywalker Symphony Orchestra (que dispensa apresentações, o nome já diz tudo).

    Já os diálogos são um espetáculo à parte, como por exemplo as vozes dos pequenos Grunts dizendo coisas engraçadas tipo “você matou meu melhor amigo!” ou “oh não! eu vi o demônio” (em Halo 3, quando dá de cara com o Master Chief) ou melhor ainda, quando gruda uma granada em um deles e ele grita “oh no!! not again!! aaaaaahhhhh”


    Gráficos

    Muita gente torceu o nariz quando jogou Halo:CEA porque a engine grafica usada (Saber3d) não é a mesma usada em Halo:Reach (estamos tratando do Single Player, não do Multi Player - este sim usa a engine de Reach). Mas isso dá um charme especial ao jogo, colocando-o como um "vintage". Um clássico.

    Além disso tem a opção interessante de apertar o botão “back” do controle e ver uma versão da mesma tela nos gráficos de uma década atrás. Sacada legal da 343 e mostra como as coisas mudaram nos ultimos 10 anos.


    Jogabilidade

    A jogabilidade é a mesma do HaloCE original. Bem fluida, mesmo para um estilo de jogo bolado há 10 anos atrás.

    O que me decepciona, ainda, não é o fato do Halo:CEA manter a jogabilidade do antigo (afinal é um remake) mas o fato do XBOX360 ainda ser bem limitado na customização dos seus controles. Eu queria muito deixar o meu controle no Halo:CEA com o mesmo layout de teclas do Halo:Reach, mas infelizmente ainda não foi dessa vez.


    I.A.

    A I.A. da franquia Halo é tão acima da média que merece um artigo à parte dedicado apenas a esse assunto. É simplesmente espantoso ver um inimigo reagir rolando para o lado fugindo de uma granada que você acabou de jogar nele como se fosse uma pessoa de verdade controlando o personagem.

    Mas claro que ela não é perfeita, vemos inimigos que insistem em permanecer onde estão mesmo sob fogo, mas se a I.A. não tivesse falhas estaríamos em maus lençóis, porque ia ser praticamente impossível concluir o jogo. Eu disse “falhas”? Provavelmente programaram essa I.A. para pegar mais leve com nós, pobres jogadores de carne e osso.

    Isso me força a mencionar que Halo: CEA é um dos jogos mais difíceis da franquia. Acredito que só é superado (ou igualado) por Halo: Reach.

    Existe também um claro desbalanceamento entre o poder de fogo das armas e a resistência dos adversários que foi mantida em Halo: CEA (por se tratar de um remake) apesar de ter sido corrigida nos títulos seguintes. Alguns inimigos que só morrem com tiros de canhão de plasma em Halo 3, você mata facilmente com o fuzil de assalto em Halo:CEA.


    Conclusão

    Lançado em comemoração dos 10 anos do lançamento de Halo: Combat Evolved; Halo: Combat Evolved Anniversary é um “must have” na coleção de qualquer fã de XBOX e jogos de tiro em primeira pessoa. Além de ser um clássico revisitado e melhorado ele reacende a chama de uma história interessantíssima que merecia virar filme (já circularam rumores de que isso se tornaria realidade, mas é assunto para outro dia).


    Ficha Técnica

    Título: Halo: Combat Evolved Anniversary
    Lançamento: 15 de Novembro de 2011 (exatamente 10 anos após Halo:CE ser lançado para XBOX)
    Engine: Saber3d (Single Player); Halo:Reach (Multi Player)
    Produtora: 343 Industries


    Pontuação

    Gráficos: 9
    Jogabilidade: 8
    Trilha Sonora: 10
    Áudio: 10
    Campanha: 10
    Multi-Player: 8

    Geral: 9

    Fonte: https://www.facebook.com/GameCornerBr

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de IrmaoDoSasuke
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    7.290
    Verdinhas
    1481

    Muito bom o artigo!

    Eu comprei o Xbox graças a uma promoção, já queria mudar pros consoles pelo alto custo que seria pra mim pra atualizar o PC. Quando li a respeito da retrocompatibilidade, foi quando comprei Halo1 e Halo2 de Xbox, afinal, os jogos são épicos, joguei muito Halo1 com mais 15 amigos em locadora (a gente fechava 4 consoles/TVs e jogava 8x8).

    Sobre a IA, o interessante é que existe o modo fácil, o normal, o heroico e o legendário. Mas os próprios desenvolvedores afirmaram que o modo "ideal" pra se sentir na história. Você é poderoso? Sim. Mas 5 grunts podem te mandar pra vala. Basta uma granada e tchau. Zerei no Heroico, mas vários dias eu simplesmente não conseguia avançar, tendo em vista a dificuldade.

    Então não faria sentido agora comprar e jogar o Halo:CE, pois zerei o Halo2 e agora to fechando o Halo3 (ODST e Reach já estão na estante, e o 1 e o 2 já foram vendidos). Mas é uma obra prima, acho que quem tem um Xbox e curte FPS DEVE jogar Halo.

    Um jogo que possui história, enredo, universo, motivação, seus inimigos estão ao seu nível (até mais, as vezes).
    Na minha opinião, o melhor FPS de Xbox (não gosto de jogo que tenta simular a realidade nos mínimos detalhes)

  4. #3
    Membro Avatar de Netossauro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    4.016
    Verdinhas
    2917

    adorei o jogo, nao posso escrever muito agora. Hj a noite faço comentarios mais incisivos!!

    belo post

  5. #4
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.628
    Verdinhas
    9146

    Desculpe reviver o tópico, mas ótimo review, li tantas coisas positivas sobre o CEA que vou comprar no Brasil mesmo assim que o Ponto Frio fazer outra promo de R$ 69,90. Só joguei o Reach, e puta merda, passei uma semana para terminar o jogo sozinho no lendário, não serei sadomasoquista de novo... hehehe... jogarei no heroico desta vez.
    Última edição por Proper : 26-04-2012 às 14:11

  6. #5
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    [Too Long]
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    5.667
    Verdinhas
    635

    Um outro jogo que tem AI acima da media é turok 2 de pc...

    Na epoca eu nao acreditava naquilo

  7. #6
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.628
    Verdinhas
    9146

    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Um outro jogo que tem AI acima da media é turok 2 de pc...

    Na epoca eu nao acreditava naquilo
    Turok é aquele dos Dinos?

  8. #7
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    [Too Long]
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    5.667
    Verdinhas
    635

    Esse mesmo

  9. #8
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.628
    Verdinhas
    9146

    Citação Citando MaçãEtílica Ver mensagem
    Esse mesmo
    Vou dar uma conferida. Dizem também que Call of Duty no veteran é difícil pacas.

  10. #9
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Desculpe reviver o tópico, mas ótimo review, li tantas coisas positivas sobre o CEA que vou comprar no Brasil mesmo assim que o Ponto Frio fazer outra promo de R$ 69,90. Só joguei o Reach, e puta merda, passei uma semana para terminar o jogo sozinho no lendário, não serei sadomasoquista de novo... hehehe... jogarei no heroico desta vez.
    hehehe.. valeu!

    Cara.. o CEA é tão mais dificil que os demais que eu e um amigo estamos tentando zerar no lendário ja tem algumas semanas e não conseguimos ainda.

    Tem um momento que tu entra numa sala na nave Covenant e começa a entrar Elites invisíveis + um exercito de Grunts que é praticamente impossivel sobreviver. E o foda é que se tu nao fechar aquele capítulo (por exemplo se quiser dar um tempo pra tentar outro dia) ele recomeça a fase do ZERO!

    Já fechamos os outros titulos pra XBOX da série no lendário mas esse ta foda viu..
    Última edição por MR.ROBOT : 28-04-2012 às 16:32

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Citação Citando n3tc0d3r Ver mensagem
    hehehe.. valeu!

    Cara.. o CEA é tão mais dificil que os demais que eu e um amigo estamos tentando zerar no lendário ja tem algumas semanas e não conseguimos ainda.

    Tem um momento que tu entra numa sala na nave Covenant e começa a entrar Elites invisíveis + um exercito de Grunts que é praticamente impossivel sobreviver. E o foda é que se tu nao fechar aquele capítulo (por exemplo se quiser dar um tempo pra tentar outro dia) ele recomeça a fase do ZERO!

    Já fechamos os outros titulos pra XBOX da série no lendário mas esse ta foda viu..
    Essa parte é foda ate no heroic... O negocio e nunca ficar parado...

  12. #11
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.628
    Verdinhas
    9146

    Citação Citando n3tc0d3r Ver mensagem
    hehehe.. valeu!

    Cara.. o CEA é tão mais dificil que os demais que eu e um amigo estamos tentando zerar no lendário ja tem algumas semanas e não conseguimos ainda.

    Tem um momento que tu entra numa sala na nave Covenant e começa a entrar Elites invisíveis + um exercito de Grunts que é praticamente impossivel sobreviver. E o foda é que se tu nao fechar aquele capítulo (por exemplo se quiser dar um tempo pra tentar outro dia) ele recomeça a fase do ZERO!

    Já fechamos os outros titulos pra XBOX da série no lendário mas esse ta foda viu..
    Porra, quando der um tempo aí vamos jogar o MP ou um cooperativo no Reach (enquanto ainda não tenho o CEA), te adicionei na Live eu acho, minha gamertag é Esfeju.

    PS: Badotti, qual tua gamertag, postaste lá no tópico da Live?

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Badotti, qual tua gamertag, postaste lá no tópico da Live?

    To sem Live por enquanto... Meu console ta la na sala pq ta reforma aqui, e não chega o cabo lá... So semana que vem eu acho...

  14. #13
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Porra, quando der um tempo aí vamos jogar o MP ou um cooperativo no Reach (enquanto ainda não tenho o CEA), te adicionei na Live eu acho, minha gamertag é Esfeju.
    Ja adicionei voce. Mas tenho jogado mto BF3, ta sobrando pouco tempo pra outros jogos.. hauihaiua. Mas vamos combinar o MP sim. Quando vc estiver online te chamo (estou quase todas as noites depois das 22)

  15. #14
    Membro Avatar de alex666
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Alex666
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    6
    Verdinhas
    0

    Boa análise. Na minha opinião é o melhor jogo da série até o momento.

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Citação Citando n3tc0d3r Ver mensagem
    Tem um momento que tu entra numa sala na nave Covenant e começa a entrar Elites invisíveis + um exercito de Grunts que é praticamente impossivel sobreviver. E o foda é que se tu nao fechar aquele capítulo (por exemplo se quiser dar um tempo pra tentar outro dia) ele recomeça a fase do ZERO!
    Agora lembrei como fiz pra passar dessa parte... Muda pra interface antiga... Fica mais fácil ver os bichos invisíveis...

  17. #16
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Agora lembrei como fiz pra passar dessa parte... Muda pra interface antiga... Fica mais fácil ver os bichos invisíveis...
    Pqp.. sério? Nem tinha passado pela minha cabeça fazer isso! Vou tentar! ahuahuahuaa


  18. #17
    Membro Avatar de Muambator
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2011
    Mensagens
    511
    Verdinhas
    101

    Citação Citando n3tc0d3r Ver mensagem
    Pqp.. sério? Nem tinha passado pela minha cabeça fazer isso! Vou tentar! ahuahuahuaa
    tu é um PAIAÇO! kkkkkkkkkkkkk

  19. #18
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.628
    Verdinhas
    9146

    n3tc0d3r, sai do Battlefield 3 e vamos jogar um co-op do Reach... hehehe...

  20. #19
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Citação Citando Muambator Ver mensagem
    tu é um PAIAÇO! kkkkkkkkkkkkk
    Cala tua boca seu doublê de bunda em filme pornô! ahuiahiuhaiuhauia

  21. #20
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    n3tc0d3r, sai do Battlefield 3 e vamos jogar um co-op do Reach... hehehe...
    hahuahua... pow, ta foda mesmo largar o vício de BF3. Mas vamos marcar um dia pra jogar Reach!

    Me add no fb, porque é lá que o povo combina as partidas: https://www.facebook.com/netcoder

    Abcs.

    Edit: esse "paiaço" do @Muambator é um deles.. ahuiahiuaa
    Última edição por MR.ROBOT : 07-05-2012 às 13:27

  22. #21
    Membro Avatar de Muambator
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2011
    Mensagens
    511
    Verdinhas
    101

    [quote=n3tc0d3r;9288233]hahuahua... pow, ta foda mesmo largar o vício de BF3. Mas vamos marcar um dia pra jogar Reach!

    Me add no fb, porque é lá que o povo combina as partidas: https://www.facebook.com/netcoder

    Abcs.

    vc é o caça talentos ainda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bala de praaaaaaaaataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  23. #22
    Membro Avatar de MR.ROBOT
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    who is mr robot?
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    5.300
    Verdinhas
    396

    [QUOTE=Muambator;9288757]
    Citação Citando n3tc0d3r Ver mensagem
    hahuahua... pow, ta foda mesmo largar o vício de BF3. Mas vamos marcar um dia pra jogar Reach!

    Me add no fb, porque é lá que o povo combina as partidas: https://www.facebook.com/netcoder

    Abcs.

    vc é o caça talentos ainda! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bala de praaaaaaaaataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    hauahuahuaa.. sou um fracasso como caça-talentos!
    Afinal levei voce pro nosso grupo XBOX no face e tu nao faz nada que preste! ahauihaiuhauihaiahiuaiiau

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões