+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Game Boy

    O Game Boy não foi o primeiro portátil do mundo, não foi nem o primeiro a usar cartuchos (Microvision em 1979), muito menos era o mais poderoso na sua categoria durante sua vida útil. De fato, era o que tinha pior hardware. Entretanto, vendeu 65 milhões (sem contar 53 milhões da versão Color) e se tornou símbolo máximo do que é jogo portátil pelos 20 anos após o seu lançamento.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Game-Boy.jpg
Visualizações: 933
Tamanho: 47,8 KB
ID:	5985


    Em um momento em que PS Vita e Nintendo 3DS de um lado e iPhone e Android do outro brigam para saber qual será o futuro do mercado de portáteis, o Game Boy foi aquele que "colocou as peças nos lugares certos".

    Um pouco de história

    No final da década de 1980 a Nintendo já era senhora toda poderosa da indústria com o sucesso de seu 8bits. Ela também tinha grande participação no mercado de portáteis com sua série Game & Watch, aparelhos que possuiam um único título de jogabilidade bastante simples e copiado a exaustão por outras empresas.

    Surgiu a idéia então de unir estes dois aparelhos em um, reunir as melhores qualidades do NES e do Game & Watch em um único aparelho. Nasce assim o Game Boy.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Game_and_watch_Ball.jpg
Visualizações: 838
Tamanho: 53,9 KB
ID:	5986
    Game & Watch - Série de portáteis da Nintendo anteriores ao Game Boy


    Por muito pouco a Nintendo não perdeu o posto de criar uma nova geração de portáteis, já que o Lynx (portátil colorido da Atari) foi lançado em Setembro de 1989, apenas 5 meses após o lançamento japonês do Game Boy e um único mês do lançamento norte-americano.

    Logo foi a vez da Sega entrar no mercado com o seu (também colorido) Game Gear e sua capacidade de rodar jogos de Master System através de um adaptador. A Nintendo parecia perdida com o seu portátil já com hardware atrasado, mas não foi o que se viu.

    Com um preço bem menor que os seus concorrentes (US$ 90 para o Game Boy, 180 para o Lynx e 150 do Game Gear, isso sem contar os 250 dólares do TurboExpress), e diversas outras características - que serão mostradas no decorrer do artigo -, o portátil da Nintendo definiu (e controlou) o mercado.

    Hardware

    O Game Boy já não era um senhor todo poderoso quando foi lançado. Sua capacidade de mostrar apenas gráficos em preto e branco, com resolução de 160x144 pixels e a tela esverdeada dava uma característica bem peculiar aos jogos. Por outro lado, por ser bem menos poderoso e não possuir cores conseguia fazer com que as pilhas durassem muito mais.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 super_mario_land.png
Visualizações: 1100
Tamanho: 2,5 KB
ID:	5987
    Super Mario Land, foto mostrando os marcantes gráficos verdes e preto.


    Enquanto um Game Gear ou Atari Lynx se desdobravam para sobreviver com 6 pilhas por 4 horas de jogo, o Game Boy era senhor auto-suficiente por pelo menos 10 horas com apenas 4 pilhas. Uma diferença considerável, ainda mais se considerarmos que não eram pilhas recarregáveis.

    Seu controle imitava o já conhecido padrão do NES, criando uma familiaridade rápida com o novo console. Dois botões de ação, dois de menu e um controle digital. Atrás o espaço para colocar um cartucho, o que, novamente, o aproximava ao seu irmão mais velho.

    Ainda na sua carcaça era encontrado uma conexão que fazia a ligação de um Game Boy a outro, permitindo disputas entre amigos.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 game+boy+light.png
Visualizações: 1120
Tamanho: 176,1 KB
ID:	5988
    Game Boy Light, versão do Game Boy com luz interna

    Firme e forte, mesmo com algumas atualizações como o Pocket e Light, o Game Boy sobreviveu até 1998, quando foi substituído pelo Game Boy Color. Seus jogos, entretanto, continuaram compatíveis tanto com esta versão, quanto com a de seu sucessor, o Game Boy Advance de 2001.

    Acessórios

    Se houve um videogame que teve acessórios em excessso, este foi o Game Boy. Cameras para tirar fotos e uma impressora não são nem de longe os mais pitorescos dos aparelhos que foram criados para o console.

    O Game Boy possui, por exemplo, um acessório que o transforma em um sonar para encontrar peixes, o Game Boy Pocket Sonar. Caso não encontrar nada, ainda havia um mini-game de pesca nele, para passar o tempo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 411px-Game-Boy-Camera.jpg
Visualizações: 1960
Tamanho: 51,1 KB
ID:	5989
    Camera para o Game Boy

    Lentes de aumento e "lustres" também eram comuns para facilitar (?) a vida daquele que se debruçava na pequena tela do portátil que não possuia iluminação traseira.

    Também havia acessórios para ligar o videogame nos consoles de mesa. O Super Game Boy permitia jogar os clássicos portáteis no Super Nintendo, enquanto o Transfer Pak permitia levar seus pokémons para as disputas de Pokémon Stadium no Nintendo 64, além de permitir a ligação entre outros jogos, como Mario Tennis e Perfect Dark.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 556px-Game_Boy_Printer.jpg
Visualizações: 949
Tamanho: 52,0 KB
ID:	5990
    E a impressora para imprimir seu rostinho feio depois de tirar uma foto com a câmera.


    O Game Link Cable que permitia disputas entre dois consoles recebeu também uma versão melhorada, o Game Boy Four Player Adapter, para quatro pessoas e ainda o Mobile Adaptor que permitia ligar o seu Game Boy num celular para disputas online, este lançado apenas no Japão.

    Os Jogos

    O Game Boy recebeu versões das principais franquias da Nintendo (e de third parties). Clássicos como Mario, Zelda, Metroid, Mega Man, Castlevania, jogos da Disney, e qualquer outro grande título da década de 1990 apareceu no console preto e branco da Nintendo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 tetrisgb1.jpg
Visualizações: 908
Tamanho: 91,6 KB
ID:	5991
    Tetris - Música que não deixará o seu cérebro por algumas centenas de anos


    Mas são 'apenas' dois jogos que definiram o que o Game Boy foi. O primeiro deles foi Tetris. Trazido pela Nintendo diretamente da ainda existente União Soviética, o quebra-cabeças foi vendido junto ao videogame em seu lançamento.

    Sua jogabilidade fácil, sua música absolutamente infernal em se instalar nos neurônios e seu desafio progressivo fizeram com que o Game Boy não fosse apenas alvo do desejo de crianças, mas também o de adultos (e mulheres!) do mundo inteiro.

    Se Tetris definiu o Game Boy em seus primeiros anos, foi em 1996 que outro jogo (ou dois jogos no caso) fez o Game Boy ser, mesmo depois de 7 anos após o seu lançamento, o objeto de adoração de qualquer criança no mundo. Os jogos? Pocket Monsters Aka e Midori. Ou para simplificar, os primeiros jogos Pokémon.



    Enquanto Tetris foi responsável por vender 30 milhões de cartuchos (entre as vendas casadas ou separadamente), Pokémon original vendeu 23 milhões de unidades.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Pok%C3%A9mon+Red.JPG
Visualizações: 898
Tamanho: 28,7 KB
ID:	5992


    Por fim

    Baixo custo, hardware simples e jogos que mais do que serem diversões passageiras eram verdadeiras conversões do hábito de jogar na televisão para uma tela pequena. O Game Boy foi um videogame! Com todas as letras maiúsculas.

    Abriu caminho para seus sucessores, o Color e o Advance, que juntos venderam mais de 200 milhões de unidades. Foi, quase exclusivamente, a casa de Pokémon, uma das séries mais rentáveis da história da indústria, além de ser o primeiro passo para aproximar um público mais velho ao hábito de jogar videogames.

    Com ele, a Nintendo conseguiu assegurar o controle do mercado pelos próximos - vários - anos. Se ela sofreu problemas no meio do caminho com o Nintendo 64 - e principalmente o GameCube -, nos portáteis só conhece o primeiro lugar, desde 1989.

    E isto tudo, apenas com gráficos preto e branco com uma tela esverdeada.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 24-03-2012 às 17:00

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Pega§us
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    4.199
    Verdinhas
    3744

    Pokemon foi um fenômeno absurdo. As pessoas compravam só por causa desse jogo e só jogavam ele.

  4. #3
    Membro Avatar de FireMax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.874
    Verdinhas
    1866

    Perfeito o artigo, a Nintendo sempre comandou os portateis e pelo visto vai continuar assim por um bom tempo.

    PS: Aguardando o artigo do SNES.

  5. #4
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Ótimo artigo .

  6. #5
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Puts saudades do meu GB.

    Tive dois GBs um normal e o outro transparente.

    Eu joguei muito.

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    kiyoshi
    Registro
    Nov 2004
    Mensagens
    1.436
    Verdinhas
    283

    Tá ai um console que sempre quis ter. Passei parte da minha infância jogando pokemon no computador na falta de um gb/gbc.

  8. #7
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.736
    Verdinhas
    1970

    eu tinha um game boy preto, do modelo grande com tela mono.

    troquei com um amigo meu e tal, não tenho muita saudade

  9. #8
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.825
    Verdinhas
    6658

    Gameboy = Pokemon

    Não tem como não associar, sucesso total em toda as atualizações do portátil.

  10. #9
    Membro Avatar de corvonegro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2008
    Mensagens
    633
    Verdinhas
    12

    eu tenho um ainda, um pocket preto e branco, uma vez ia vende ele hoje em dia não vendo mais

  11. #10
    Membro Avatar de kamisaki
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Alouw
    Registro
    Mar 2008
    Mensagens
    4.807
    Verdinhas
    679

    sempre quis um GB, até quero ainda, mas não acho pra comprar.
    o NDS roda cartuchos de GB?

    sim, quero só pra jogar pokemon =/

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando kamisaki Ver mensagem
    sempre quis um GB, até quero ainda, mas não acho pra comprar.
    o NDS roda cartuchos de GB?

    sim, quero só pra jogar pokemon =/
    Não, apenas o Game Boy Advance e o Game Boy Advance SP rodam jogos de Game Boy Original e Color.

    Acho que a melhor opção hoje para jogar Game Boy é, ou via aquele aparelho no GameCube ou Super Nintendo, ou pelo Game Boy Advance SP.

  13. #12
    Membro Avatar de _Kira
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2005
    Mensagens
    3.365
    Blogs
    1
    Verdinhas
    830

    Já sou fã dos seu artigos, mago Parabéns!

  14. #13
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    muito bom artigo, mas como disseram, gameboy = pokemon, digo mais, pokemon yellow

  15. #14
    Membro Avatar de ChusCky
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2009
    Mensagens
    1.697
    Verdinhas
    213

    Joguei mto na tela preto e branco o Pokemon Red alem de várias disputas contra meu primo que tinha o Pokemon Blue hehehe.

  16. #15
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    No meu caso GB = Zelda!!

    Só fui ter pokemon r/b/g/s/c (não tive o yellow =() quando peguei um GBC

  17. #16
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.146
    Verdinhas
    3516

    Nunca vi, nem comi, só ouço falar xD

    Infelizmente só conheci a família gameboy através da emulação.

    Excelente artigo (um pouco mais detalhado que a média). [grammarnazi]Nenhum erro ortográfico, excelente xD, uma ou outra construção de frases um tanto confusa e algumas vírgulas que deveriam estar presentes em alguns momentos. Nada grave. Seu revisor de texto está de parabens [/grammarnazi]

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    2.737
    Verdinhas
    712

    Nostalgia total ver essa tela do pokemon red.

    Também acho que a nintendo deve mto a pokemon nessa época, com certeza ter exclusividade dessa franquia ajudou demais no sucesso dos portáteis e até do próprio n64.

  19. #18
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BROOKLIN 1985...
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.568
    Verdinhas
    1847

    O Game Boy foi responsável por popularizar a categoria de video games portáteis.

  20. #19
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Nunca vi, nem comi, só ouço falar xD

    Infelizmente só conheci a família gameboy através da emulação.

    Excelente artigo (um pouco mais detalhado que a média). [grammarnazi]Nenhum erro ortográfico, excelente xD, uma ou outra construção de frases um tanto confusa e algumas vírgulas que deveriam estar presentes em alguns momentos. Nada grave. Seu revisor de texto está de parabens [/grammarnazi]
    E escrevi direto no forum, nem passou pelo word.. :P

  21. #20
    Membro Avatar de Tortinhas10
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    294
    Verdinhas
    74

    Meu segundo console.
    Quando eu peguei emprestado de uma amiga e joguei pokemon red, eu fui a loucura.

  22. #21
    Membro Avatar de Aragn Ramone
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2008
    Mensagens
    662
    Verdinhas
    0

    Excelente artigo, parabéns!

    Ainda tenho um GBC e, como não tenho nenhum outro portátil, sempre levo ele quando vou viajar. Tetris e Pokémon >>>> vidas.

  23. #22
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2011
    Mensagens
    3.612
    Verdinhas
    1719



    Relembrar é viver!
    O meu esta com a tela afundada pois em um das viagens para a escola dentro da mala amassou de algum jeito
    E com a tintura manchada em uma parte porque resolvi limpar com alcool AWEHAUHUIAWEHIaieuiwei
    Ainda tenho o meu, só não sei aonde esta. Só tinha a versão Gold do pokemon que veio com o gameboy e a red que comprei pirata numa banca.



    E o esquema de emparelhar os aparelhos para trocar dados que NUNCA funcionou ahahhaahha.

    E o pior era os Saves que eram na propria fita, eu lembro que na versão gold um amigo meu pegou o Mew seguindo o detonado de uma revista, minha fita tava foda pra caralho, ai fiquei uns meses sem jogar. Quando voltei tinha dado reset em geral FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUU

  24. #23
    Membro Avatar de RockMarciano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    492
    Verdinhas
    60

    Tenho um gameboy light até hj foi um dos primeiros consoles que tive e o primeiro portatil.

  25. #24
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Citação Citando hhenri Ver mensagem
    E o pior era os Saves que eram na propria fita, eu lembro que na versão gold um amigo meu pegou o Mew seguindo o detonado de uma revista, minha fita tava foda pra caralho, ai fiquei uns meses sem jogar. Quando voltei tinha dado reset em geral FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUU
    a fita era genérica?

    Porque joguei pkm crystal agora e o save de 2004 estava normal.

  26. #25
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.736
    Verdinhas
    1970

    Citação Citando k985 Ver mensagem
    a fita era genérica?

    Porque joguei pkm crystal agora e o save de 2004 estava normal.
    o zelda ocarina of time que eu tinha era a edição nacional, em alguns anos fudeu a pilha e não salvou mais.
    os do "paraguai" originais que eu tinha funcionam até hoje o save.

    talvez o dele seja um nacional mega fudido.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões