+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Xbox

    Poucas empresas no mundo teriam o cacife de encarar a Sony e a Nintendo no mercado de videogames. Só uma teve a coragem. Em 2001 a Microsoft lança um videogame com um único objetivo: abrir caminho a força para entrar na indústria.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Xbox.png
Visualizações: 1998
Tamanho: 273,2 KB
ID:	6011


    Quatro anos depois, o Xbox já estava sendo substituído pelo seu sucessor, mas não sem mudar completamente a história dos videogames.

    Um pouco de História

    Um grupo interno da Microsoft começou a trabalhar num console ainda em 1998, o DirectX Box. Assim como ocorreu com o Dreamcast - o qual teve dedo da Microsoft - deveria ser compatível com o Windows NT, com uma arquitetura próxima a um computador.

    Com o nome reduzido para simplesmente Xbox o console foi mostrado pela primeira vez em 2000, pelo próprio Bill Gates. Melhor momento não havia, o Dreamcast já mostrava sinais de cansaço e o Playstation 2 não tinha chegado aos EUA. O GameCube ainda era apenas uma miragem no futuro.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 halo_combat_evolved.jpg
Visualizações: 1108
Tamanho: 140,5 KB
ID:	6012
    Halo, um dos motivos para as boas vendas iniciais do Xbox nos EUA


    No dia 15 de Novembro de 2001 o Xbox foi finalmente lançado nos EUA e logo de início teve boa aceitação, principalmente pelo - hoje clássico - Halo: Combat Evolved.

    Mas foi necessário exatamente um ano para a Microsoft finalmente mostrar a grande força da sua plataforma com o lançamento da Xbox Live. A rede online permitia jogos online em banda larga, numa rede bem mais estruturada que a do Dreamcast.

    O bônus aparecia devido ao hd interno, que existia em todos os consoles. Isto permitiu que jogos pudessem ser baixados pela internet até o seu videogame. Se isto não era novidade na indústria, a maneira elegante e funcional foram diferenciais para tornar o modelo a norma da próxima geração.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 xbox_original_ui.jpg
Visualizações: 1036
Tamanho: 193,8 KB
ID:	6013
    UI original do Xbox após o lançamento da Xbox Live

    Apesar da força que ganhou nos EUA, e um relativo sucesso na Europa, clássico domínio da Sega e da Sony, a Microsoft sofreu com baixas vendas no Japão, apesar de todos os esforços desprendidos para transformar o Xbox num sucesso no oriente.

    O Xbox foi, no final das contas, o primeiro console norte-americano de sucesso desde o Atari 2600. Mas assim como o seu antecessor da Atari, sem conseguir atingir o mercado oriental, dominado por produções locais.

    Hardware

    A Microsoft basicamente entregou um computador em forma de videogame. Grande, a caixa preta era muito maior do que qualquer coisa que um jogador tinha visto nas últimas décadas, comparável em tamanho apenas ao absurdamente enorme Atari 5200.

    Dentro dele um processador Pentium III rodando a 733MHz e uma placa de video da nVidia rodando a 233MHz. Isto deixava claramente um relativo abismo tecnológico ao Playstation 2, sendo mesmo superior tecnicamente ao GameCube na Nintendo, e segundo as más línguas, comparável ao Wii.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 black_comparar.jpg
Visualizações: 2135
Tamanho: 120,7 KB
ID:	6014
    Comparação entre Black de Xbox e Playstation 2


    Se isto serviu de vantagem em se tratando de jogos first parties, onde o Xbox brilhou, também foi um ponto negativo, pois o console recebeu ports diretos do Playstation 2 sem grandes melhorias, causando frustração nos consumidores que sempre esperavam um passo a mais.

    O console também vinha de fábrica com um modem de banda larga e um HD com espaço disponível de 8GB para gravar partidas e mesmo download de jogos. Desta forma o console foi definitivamente preparado para ir a internet. Embora Playstation 2 e Dreamcast também tivessem possibilidades parecidas, nenhum estava tão próximo de chegar ao nível de refinamento do Xbox.

    Acessórios

    O Xbox teve oficialmente dois controles, o primeiro, apelidado de fatty era uma monstruosidade digna de mãos de jogadores de basquete. Com o lançamento no Japão uma outra versão conhecida como Controller S foi lançada. Este acabou chegando ao ocidente e se tornou em 2002 o controle padrão no mundo todo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 controles.jpg
Visualizações: 1139
Tamanho: 59,2 KB
ID:	6015
    Comparação dos dois controles do Xbox, a esquerda o fatty a direita o S

    O controle S mais tarde serviria de inspiração para a criação do controle do Xbox 360, com a realocação de alguns botões e a retirada de encaixes para memory card, ainda disponíveis embora relativamente inúteis devido ao hd interno.

    Poucos foram os acessórios lançados na curta vida do Xbox. O mais famoso foi provavelmente o controle remoto para assistir a filmes em DVD pelo console.

    Jogos

    A força da Microsoft com o seu primeiro Xbox foram seus jogos ou de empresas ligadas diretamente a ela. O grande sucesso ficou na criação da franquia Halo, principalmente Halo 2 que vendeu 8 milhões de cópias e o dia do seu lançamento foi o primeiro em que a divisão de videogames da Microsoft vislumbrou lucro.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 halo2.jpg
Visualizações: 1230
Tamanho: 260,4 KB
ID:	6016
    Halo 2, jogo que marcou o início da geração online


    Outros jogos já tinham trazido o FPS para os consoles, inclusive o multiplayer para quatro pessoas no Nintendo 64 com GoldenEye 007 e Perfect Dark, mas foi no Xbox que o gênero ganhou a rede online e se tornou febre no mercado norte-americano, além de ditar a tendência para a geração atual de consoles.

    Além de Halo, o Xbox recebeu o nascimento de Forza Motorsport, até hoje concorrente direto a Gran Turismo como a melhor série de simulação de carros para consoles. Jogos de esportes também tiveram seu brilho no console da Microsoft, principalmente pela sua capacidade técnica superior aos adversários.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 forza-motorsport-4.jpg
Visualizações: 993
Tamanho: 49,0 KB
ID:	6017
    Forza Motorsport


    Fable, Ninja Gaiden Black e Jade Empire completam um relativo bom pacote, que se não está competindo em quantidade com os lançamentos do Playstation 2, são pelo menos de ótima qualidade. Somados a alguns bons ports o jogador de Xbox tinha como se virar muito bem, obrigado.

    Por fim

    A Microsoft lançou o Xbox com o objetivo de estudar o mercado. Ver aquilo que funcionava e aquilo que não funcionava. Tanto é que o primeiro console da empresa teve vida curtíssima, sendo substituído precocemente pelo Xbox 360.

    E com este objetivo, o Xbox foi um sucesso. Competiu de igual para igual com o Gamecube como o segundo console em vendas da geração. Serviu também para a empresa desenvolver um know-how para a parte online, largando anos luz a frente da Sony e Nintendo em matéria de rede online na atual geração.

    E para os jogadores, se não houve um mar gigantesco de clássicos, havia jogos suficientes para entreter, além de algumas gemas lapidadas que se não foram suficientes para alterar completamente a indústria, serviram para passar o início da década de 2000 de maneira mais emocionante.

    E claro, além disso, teve Halo.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    O chip gráfico do Xbox (NV2A) era uma Geforce 3 mais forte. O suporte ao Shader Model 1.1 fez toda a diferença.
    A Microsoft arquitetou e executou o plano uma perfeição incrível. Hoje a melhor rede online é a Live.
    Sobre os acessórios, para mim, quanto menos acessórios, melhor e mais honesto com o gamer é o console(lê-se empresa). Na história dos videogames, a maioria dos acessórios servem para um ou dois jogos e só. Depois o cara larga de mão e volta a usar somente o bom e velho controle.
    Gosto dos seus artigos Rodrigo
    Última edição por Darktag : 31-03-2012 às 16:24

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Xbox era foda... Eu tinha um PS2 na época, e um amigo Xbox... Eu ia na casa dele, babava nos jogos, Ninja Gaiden era muito lindo... Halo..

    Quando saiu o Conkers pra ele então...Era lindo demais aquele jogo...

    Microsoft foi foda... Entrou já na geração em segundo lugar... Vendendo mais que o Game Cube, e ainda por cima não tinha mercado no Japão...

  5. #4
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.673
    Verdinhas
    9161

    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    e ainda por cima não tinha mercado no Japão...
    Até hoje ela não tem, não adianta, japonês não compra console que não seja deles. Mas acho que a Microsoft não está muito preocupada com isso, hoje o mercado japonês não é tão relevante como de outrora e ela compensar tranquilamente na Europa e sobretudo nos E.U.A. (que é o maior, diga-se).

  6. #5
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    @Proper eu não me surpreenderia se tivesse vendido mais 360 no Brasil do que no Japão.

  7. #6
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.150
    Verdinhas
    3532

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Até hoje ela não tem, não adianta, japonês não compra console que não seja deles.
    Pois é, mas, mesmo assim, o Mega Drive, que é japonês, vendeu pouco no Japão e foi sucesso nos EUA.

    Xbox, o contrato que a MS e a Nvidia firmaram para a produção dos chips de video foi o que capitalizou a empresa (que, até então, era relativamente pequena) e a avalancou no mercado.

    E foi no Xbox onde as animosidades entre Microsoft e Nvidia começaram quando esta última, talvez por ganância, começou a não honrar o contrato nem baixou os preços dos chips e isso foi até o fim da produção do Xbox.

    Muitos devem lembrar que, outrora, o logo do DirectX era preto com verde, hoje é preto com vermelho, o Xbox 360 usa GPU ATI, o '720' também vai usar e provavelmente o 'Playstation 4' também. O que mostra que a Nvidia não é uma empresa muito 'confiável' para parcerias.

  8. #7
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    E eu torço pela ATI, não por ser polarizado, mas por querer/gostar de preços mais justos.
    Minhas ultimas 3 GPU's foram ATI.

    Agora, XBOX marcou epoca sim, quando saiu DOOM3 que a galera viu o que realmente um hardware de PC poderia fazer a um video game.
    Half life tb fez geral ficar de queixo caido, até pq muita gente que jogava somente CONSOLE não conhecia a serie.

    Doom3/HL2 do XBOX era simplesmente IMPENSAVEL no PS2.

    Todo mundo ficou "admirado" na época com a ambição do Tio Bill de encarar a GIGANTE SONY.
    Última edição por Diego - Evil : 08-04-2012 às 1:22

  9. #8
    Membro Avatar de Mr Fish
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.468
    Verdinhas
    5

    Gosto muito dessa série de matérias de consoles. Não deixo de ler nenhum. Espero ler sobre consoles menos famosos, como o Jaguar da Atari, por exemplo. Parabéns.

  10. #9
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Mr Fish Ver mensagem
    Gosto muito dessa série de matérias de consoles. Não deixo de ler nenhum. Espero ler sobre consoles menos famosos, como o Jaguar da Atari, por exemplo. Parabéns.
    É a minha intenção. Trazer consoles menos famosos também.
    Jaguar é um que está na mira próxima, já comecei a fazer uma pesquisa...

  11. #10
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.673
    Verdinhas
    9161

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    @Proper eu não me surpreenderia se tivesse vendido mais 360 no Brasil do que no Japão.
    Não duvido, o X360 não vende nada por lá.


    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Pois é, mas, mesmo assim, o Mega Drive, que é japonês, vendeu pouco no Japão e foi sucesso nos EUA.
    Mas aí tinha uma concorrência interna desleal, a Nintendo já tinha o NES como sucesso mundial e depois apareceu com o SNES. Quanto ao norte-americano consumir consoles japoneses nenhuma surpresa, veja o Wii por exemplo.

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Mas aí tinha uma concorrência interna desleal, a Nintendo já tinha o NES como sucesso mundial e depois apareceu com o SNES. Quanto ao norte-americano consumir consoles japoneses nenhuma surpresa, veja o Wii por exemplo.
    O PC Engine vendeu mais que o Mega Drive por lá tbém. Ironicamente, o primeiro console a fazer sucesso no Japão da Sega foi o Saturn.

  13. #12
    Membro Avatar de Bohannon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Independencia ou Morte!
    Registro
    May 2011
    Mensagens
    4.511
    Verdinhas
    2819

    Excelente matéria Rodrigo.

    Não fui muito vivenciado com o XBOX, mas ainda sim cheguei a ir na locadora de games mas de 15 vezes para jogar Halo ou Senhor dos Aneis: As duas Torres, enfim, era MUITO bom jogar um XBOX.

  14. #13
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    Muito legal o artigo! Confesso que nunca toquei num xbox, nem no 360. Atari -> Nes -> Snes -> PS -> PC pra nunca mais voltar aos consoles.
    Porem agora estou pensando em comprar um ps3, sera que vale a pena ainda?

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    É a minha intenção. Trazer consoles menos famosos também.
    Jaguar é um que está na mira próxima, já comecei a fazer uma pesquisa...
    Pensa no Phantom com carinho

  15. #14
    Membro Avatar de Wolfenstein
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    17

    Atari Jaguar foi a maior decepção da minha vida. Paguei o preço de 2 Snes nele na época e o único jogo decente foi o AvP. Mas guardo ele com muito carinho aqui ainda...

  16. #15
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando DeDz Ver mensagem
    Pensa no Phantom com carinho
    Como o Phantom era apenas um clone do NES eu citei ele na matéria do próprio NES.

    Mas nada impede um artigo só com os clones brasileiros... Só acho que será bem difícil achar material para trabalhar... Assim como pretend um artigo sobre a crise de 1983.

  17. #16
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Cadê o Master System (Game Gear)?

  18. #17
    Membro Avatar de Dabber
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    2.048
    Verdinhas
    18

    O meu ta na ativa até hoje


  19. #18
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Xbox era um console maravilhoso para emulação mesmo. Me arrependi muito de tê-lo vendido por isto.

  20. #19
    Membro Avatar de RockMarciano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    492
    Verdinhas
    60

    Parabéns pelo tópico ficou muito bom, na minha opinião o xbox foi injustiçado na geração passada, tenho um aqui e não vendo por nada. Literalmente o Rei da emulação.

  21. #20
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Citação Citando RockMarciano Ver mensagem
    Parabéns pelo tópico ficou muito bom, na minha opinião o xbox foi injustiçado na geração passada, tenho um aqui e não vendo por nada. Literalmente o Rei da emulação.
    Não dá para um console novo chegar chutando bundas de gigantes como Sony e Nintendo.

  22. #21
    Membro Avatar de RockMarciano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    492
    Verdinhas
    60

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Não dá para um console novo chegar chutando bundas de gigantes como Sony e Nintendo.
    Tem razão, a primeira versão do xbox pode ser considerada "o pilar" para sustentar o 360.

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Não dá para um console novo chegar chutando bundas de gigantes como Sony e Nintendo.

    Pelo menos da Nintendo chutou... Vendeu mais que o Game Cube...

  24. #23
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Me diverti muito com Halo.
    O que falta nos consoles da MS são mais jogos exclusivos.

  25. #24
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Pelo menos da Nintendo chutou... Vendeu mais que o Game Cube...
    Nintendo está no ramo há décadas. O Wii não é concorrente do Xbox 360 e Playstation 3. O foco é outro público.

  26. #25
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.482
    Verdinhas
    2400

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Nintendo está no ramo há décadas. O Wii não é concorrente do Xbox 360 e Playstation 3. O foco é outro público.
    Mas ele falou do Gamecube, que foi o último console 'hardcore' da Nintendo. Tanto que ele apresentava um hardware superior ao do PS2.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões