+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    TurboGrafx 16

    Se no Ocidente a luta para decidir qual seria o melhor 16bits foi polarizada por Sega e Nintendo, no Japão este conflito estava entre o Super Nintendo e o console da NEC, o PC Engine, rebatizado nestas bandas para TurboGrafx 16. Se não houve vendas expressivas por aqui, o TurboGrafx 16, pelo menos, foi o primeiro console a ter e popularizar um acessório de cd-rom, algo que Sega e Nintendo eventualmente iriam correr atrás.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 TurboGrafx16.png
Visualizações: 858
Tamanho: 289,4 KB
ID:	6046


    Além disto, é conhecido por ter uma enormidade de maravilhosos shooters de nave, ter conhecido o nascimento da maior saga de jogos de luta, além de ter o (segundo?) melhor Castlevania de todos. Nada mal.

    Um pouco de História

    Lançado no Japão em 1987, o PC Engine foi um console que nasceu da união da NEC, gigante japonesa de hardware, com a Hudson Soft (conhecida principalmente por BomberMan e mais tarde pelos Mario Party).

    No seu lançamento japonês, as vendas foram relativamente altas, batendo o já velho Famicom (NES) mês após mês. Nos EUA, pelo contrário, além do NES continuar com suas vendas altas, o console da NEC foi lançado poucos dias depois do novo console da Sega, o Genesis (Mega Drive), em agosto de 1989.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PCEngine.png
Visualizações: 1276
Tamanho: 167,9 KB
ID:	6047
    A versão japonesa: PC Engine. O menor videogame já feito


    Em 1991, o Mega Drive já tinha se tornado líder do mercado (graças a Sonic), sendo seguido pelos dois consoles da Nintendo (SNES e NES) e o TurboGrapfx 16 num quarto e embaraçoso lugar.

    O principal motivo estava provavelmente na falta de suporte das chamadas third-parties. A Nintendo que controlava estas empresas forçando-as a escolher entre desenvolver jogos para o imensamente popular NES ou um console com uma mais limitada base instalada.

    Desta forma, a gigantesca maioria dos jogos do Turbografx 16 eram da Hudson/NEC, problema também sofrido pelo Master System. As empresas não desenvolviam jogos pela falta de base instalada. Não havia grande base instalada, pois faltavam jogos. Se isto foi um problema relativamente remediado no Japão, nos EUA custou o sucesso do console.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PC_Engine_Duo-RX.jpg
Visualizações: 933
Tamanho: 17,9 KB
ID:	6048
    PC Engine Duo-RX, última versão lançada no Japão, com leitor de HU-Card e Cd-Rom.


    Mesmo assim, a NEC conseguiu vender 10 milhões de unidades no mundo, a gigantesca maioria no Japão, assegurando o segundo lugar naquele mercado.

    Hardware

    Apesar de ter recebido o nome de TurboGrafx 16 no Ocidente, o PC Engine não possuía uma CPU de 16 bits, e sim de 8. Apenas suas GPUs (sim, duas) eram de 16 bits. Por este motivo, o TurboGrafx 16 é um exemplo bem claro da passagem da geração 8 para 16 bits.

    A grande maioria dos jogos são superiores graficamente a qualquer jogo do NES ou Master System, mas relativamente inferiores aos melhores gráficos de Mega Drive e Super Nintendo (principalmente).

    Seus jogos eram, geralmente, exibidos em 256×239, embora fosse possível, pelo menos em teoria, jogos com 512×480 pixels. Tudo isto numa paleta de 512 cores, com no máximo 482 disponíveis ao mesmo tempo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Vigilante_HU_Card.jpg
Visualizações: 838
Tamanho: 95,8 KB
ID:	6049
    Exemplo de HU-Card, os "cartuchos" do TurboGrafx 16 (Frente e Verso)


    O Turbografx 16 tinha uma característica única em relação aos seus cartuchos, ou melhor, no seu HU Card ou TurboChip. Eram cartões, parecidos com cartões de crédito (ou do SG-1000, da Sega, o qual o Master System também tinha capacidade de lê-los). Estes cartões vinham em capas, idênticas as de CD, e eram inseridos como numa máquina de banco, inclusive com uma trava, como nos antigos disquetes de 5 1/4.

    Outra característica que diferenciava o videogame da NEC era uma única abertura para controle no seu console, forçando a compra de um adaptador, mesmo quando haviam apenas dois jogadores.

    Acessórios

    O controle do TurboGrafx 16 tinha uma disposição de botões e formato parecidíssimo ao do NES. Dois botões de ação, dois de menu e um direcional digital. A única diferença ficava por conta da opção de turbo para cada um dos botões. Para um console que ficou conhecido pelos jogos de nave, uma brilhante idéia.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 TurboGrafx-16-Controller.jpg
Visualizações: 742
Tamanho: 73,9 KB
ID:	6050
    Controle do TurboGrafx 16


    Por ter uma única porta para controle, o "multi-pad" era um acessório absolutamente necessário. Ele permitia até cinco jogadores simultaneamente.

    Agora a jóia da coroa ficava para o Cd-Rom. A NEC foi a primeira a apostar no acessório e logo ele se tornou fundamental para a empresa. O espaço superior do cd-rom permitia músicas de melhor qualidade, além de pequenos filmes. Algo absolutamente revolucionário na época.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 TurboGrafx-16-+-drive-de-cd.png
Visualizações: 1283
Tamanho: 113,2 KB
ID:	6051
    Drive de CD acoplado ao TurboGrafx 16


    Mas este acessório foi um dos motivos para a falta de popularidade nos EUA, já que o cd-rom foi mal divulgado no mercado norte-americano, sendo um objeto de nicho, apenas nos grandes centros comerciais. Em uma época pré-internet, um erro fatal.

    Jogos

    Como já dito, a maioria dos jogos do TurboGraphx 16 que tiveram algum destaque eram da própria NEC/Hudson, como o próprio Bomberman.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Bonk's Adventure.jpg
Visualizações: 723
Tamanho: 24,1 KB
ID:	6052
    Bonk's Adventure, bom humor e ótimos controles neste jogo que queria rivalizar com Mario e Sonic


    O console realmente brilhava em termos de shooters. São dezenas de jogos de nave para o console, vários com trilhas sonoras maravilhosas devido ao uso do acessório de cd. Jogos como Blazing Lazers, Space Harrier, Lords of Thunder, Gate of Thunder e R-Type são até hoje referências do mercado.

    Mas não só isto, jogos como os da série Bronk's Adventure (e vários outros de action-plataform), Military Madness (fãs de Advance Wars, dêem uma olhada), Dungeon Explorer, Neutopia I e II, além do originais Splatterhouse e Fighting Street, ou melhor, Street Fighter, completam um pacote absolutamente interessante. Sem esquecer que Street Fighter II também apareceu no console.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Rondo of Blood.png
Visualizações: 741
Tamanho: 6,7 KB
ID:	6053
    Rondo of Blood, o antecessor de Symphony of the Night

    E como se isto não fosse o bastante, Castlevania: Rondo of Blood, exclusivo no Japão (com o nome diretamente traduzido para Devil's Castle Dracula X: Rondo of Blood), teve como sequência Castlevania: Symphony of the Night, para PlayStation e Saturn.

    E por fim...

    Apesar de não ter sido um sucesso no Ocidente, o TurboGrafx 16 foi um senhor videogame, digno de fazer parte da tríade com Mega Drive e Super Nintendo durante o final da década de 1980 e início da década de 1990. Afinal, não se vence comercialmente o Mega Drive sendo um console ruim.

    Muitos de seus jogos, principalmente os shooters e jogos de plataforma envelheceram de maneira absolutamente fantástica. Se infelizmente colecionar um TurboGrafx 16 não é um dos hobbies mais baratos - embora nem chegue perto da loucura de colecionar um Neo Geo -, é possível encontrar gemas preciosas, principalmente pela falta de trava regional.

    Para os que não necessitam do hardware original (e suas várias versões posteriores), o Wii tem uma belissima coleção de jogos do console, incluindo o absolutamente fantástico Dracula X. Se viver no Ocidente fez com que a ignorássemos este console, hoje é possível revivê-lo das mais variadas formas, incluindo o 3DS.

    Com uma enormidade de jogos exclusivos, e muitas vezes desconhecidos, entrar em contato com o Turbografx 16 hoje é como conhecer o Mega Drive ou Super Nintendo 20 anos atrás. É (re)descobrir o porque gostamos de videogame.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Nunca vi um ao vivo .

  4. #3
    Membro Avatar de mabittar
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2007
    Mensagens
    314
    Verdinhas
    112

    Pô eu tive um desses.... nem me lembava mais.... ganhei do meu tio, acho que eu tinha uns 3 jogos... um de aventura, um de corrida e outro qualquer.....



    não sei o que foi dele... deve ter se perdido em alguma das mudanças que minha família fez quando era muleque!

  5. #4
    Membro Avatar de Fabdall
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    2.025
    Verdinhas
    101

    Na época ele e o Neo Geo eram sonho de consumo

  6. #5
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.825
    Verdinhas
    6657

    Nem fazia idéia dessa "aventura" da NEC.

  7. #6
    Membro Avatar de *Constantine
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Eita
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    897
    Verdinhas
    145

    É um console que eu gosto muito, principalmente por ter uma biblioteca enorme de shooters de nave - aliás, ouso dizer que neste gênero ele é melhor inclusive que Mega Drive e Super Nintendo. Graficamente ele só perdia para o Super Nintendo - era ligeiramente superior ao MegaDrive em muitos jogos por conta da paleta de cores on-screen, oferecendo mais cores que a do Mega. Foi um console muito bem sucedido no Japão - inclusive o lançamento do Mega CD foi nada mais que uma resposta ao PC-Engine CD, e não para concorrer com o SNES, como muitos pensam.

    Outra curiosidade sobre o PC-Engine é o portátil que a NEC lançou com a mesma especificação do console de mesa: o PC-Engine GT/TurboExpress, que aceitavam os hu-cards dos consoles. Fracassou ao concorrer com o Gameboy por conta do preço altíssimo e do consumo exagerado de pilhas, mas era um senhor portátil.

    Eu sou o feliz dono de um PC Engine Duo (aliás, dois, em breve vou vender um deles) e de um Turbografx16, além de um Turboexpress infelizmente quebrado. Pra quem quiser colecionar, apenas jogos mais raros ou muito badalados (como o Dracula X) são caros, fora isso os jogos são acessíveis, assim como as versões dos consoles sem CD-Rom.

  8. #7
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    Nunca tinha visto.
    Mas, PAGUEI UM PAU pra qualidade GRAFICA da screen do CASTLEVANIA.

    Lindo mesmo, me lembrou Simphony of the Night no mesmo instante!

  9. #8
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando *Constantine Ver mensagem
    É um console que eu gosto muito, principalmente por ter uma biblioteca enorme de shooters de nave - aliás, ouso dizer que neste gênero ele é melhor inclusive que Mega Drive e Super Nintendo. Graficamente ele só perdia para o Super Nintendo - era ligeiramente superior ao MegaDrive em muitos jogos por conta da paleta de cores on-screen, oferecendo mais cores que a do Mega. Foi um console muito bem sucedido no Japão - inclusive o lançamento do Mega CD foi nada mais que uma resposta ao PC-Engine CD, e não para concorrer com o SNES, como muitos pensam.

    Outra curiosidade sobre o PC-Engine é o portátil que a NEC lançou com a mesma especificação do console de mesa: o PC-Engine GT/TurboExpress, que aceitavam os hu-cards dos consoles. Fracassou ao concorrer com o Gameboy por conta do preço altíssimo e do consumo exagerado de pilhas, mas era um senhor portátil.

    Eu sou o feliz dono de um PC Engine Duo (aliás, dois, em breve vou vender um deles) e de um Turbografx16, além de um Turboexpress infelizmente quebrado. Pra quem quiser colecionar, apenas jogos mais raros ou muito badalados (como o Dracula X) são caros, fora isso os jogos são acessíveis, assim como as versões dos consoles sem CD-Rom.
    De fato, o TurboGrafx tinha condições de mostrar uma paleta maiores de cores na tela que o Mega Drive, mas, eu particularmente acho que os jogos de Mega Drive são mais bonitos. Principalmente se não compararmos jogos em cd's.

    Mas talvez seja pelo fato do meu conhecimento relativamente limitado dos jogos, mas se pegarmos o próprio Bronk's, ouso dizer que o Master System conseguiria rodá-lo. Por outro lado, o "badalado" Castlevania, acredito que o Mega Drive não teria problemas em fazê-lo funcionar, com exceção é claro da música, absolutamente fantástica.

    Como você, com certeza, tem conhecimento muito maior do sistema, se quiser indicar algumas jóias além daquelas que foram citadas no texto, sou todo ouvidos.

    Como eu disse no artigo e você comentou... Para jogos de nave, acredito que não há como errar com este sistema.

    Ainda pretendo adicionar um para minha coleção. Enquanto isto, vou me divertindo com o Virtual Console do Wii

  10. #9
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Diego - Evil Ver mensagem
    Nunca tinha visto.
    Mas, PAGUEI UM PAU pra qualidade GRAFICA da screen do CASTLEVANIA.

    Lindo mesmo, me lembrou Simphony of the Night no mesmo instante!
    900 Wii Points. Vale cada centavo

  11. #10
    Membro Avatar de Wolfenstein
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    17

    Eu tinha um... Bons tempos de Strider, R-Type e Raiden...


    Pena que a gente só dá valor ao que já teve quando não tem mais. E pensar que eu dei ele pro filho da empregada da minha mãe porque simplesmente não queria mais...

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Wolfenstein Ver mensagem
    E pensar que eu dei ele pro filho da empregada da minha mãe porque simplesmente não queria mais...
    Não tem um tópico que eu escrevo que não tem alguém falando algo parecido.. É triste saber quantas preciosidades acabaram nas mãos de alguém que não deu a importância necessária...

    Pelo menos não vi nenhum tópico do tipo: "nossa, ganhei do filho da mulher onde minha mãe era empregada" até agora, ahuuhahua

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    1.763
    Verdinhas
    33

    Conheci esse maravilhoso console faz 2 anos no maximo...e digo que revolução para a época....sem sombra de duvidas tem um charme proprio e cativante...É diferente em tudo que se ve no Mega Drive ou Snes....é muito pequeno se comparado ao meguinha...cartuchos (ops,hu-cards) finos,controle bacaninha....enfim na minha lista de "best consoles"saltou do anonimato para o terceiro lugar colado no meguinha....

    Comprei a maioria dos Hu-cards que gostei....qdo sobrar tempo literalmente e eu voltar pra SP começo a comprar os CD-roms....

    Adcionando informação ao topico (hehee...pics)....






    Alguns Hu-cards....





    PS:Rodrigão...se pesar o topico coloca em thumbs

    PS2: Todos os consoles e jogos que comprei relacionados ao PC-Engine valeu cada centavo !!!

    []'Macck

  14. #13
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando [email protected]® Ver mensagem
    Conheci esse maravilhoso console faz 2 anos no maximo...e digo que revolução para a época....sem sombra de duvidas tem um charme proprio e cativante...É diferente em tudo que se ve no Mega Drive ou Snes....é muito pequeno se comparado ao meguinha...cartuchos (ops,hu-cards) finos,controle bacaninha....enfim na minha lista de "best consoles"saltou do anonimato para o terceiro lugar colado no meguinha....

    Comprei a maioria dos Hu-cards que gostei....qdo sobrar tempo literalmente e eu voltar pra SP começo a comprar os CD-roms....

    Adcionando informação ao topico (hehee...pics)....
    http://i237.photobucket.com/albums/f...coregrafix.jpg

    http://i237.photobucket.com/albums/f...perGrafx_1.jpg

    http://i237.photobucket.com/albums/f...007/Duo-rX.jpg

    Alguns Hu-cards....
    http://i237.photobucket.com/albums/f...007/varios.jpg
    http://i237.photobucket.com/albums/f...akaimura_1.jpg
    http://i237.photobucket.com/albums/f...nja_Gaiden.jpg
    http://i237.photobucket.com/albums/f...ghter_2_CE.jpg

    PS:Rodrigão...se pesar o topico coloca em thumbs

    PS2: Todos os consoles e jogos que comprei relacionados ao PC-Engine valeu cada centavo !!!

    []'Macck
    Bom, como já elogiei em vários tópicos, nem preciso dizer que sou fã da sua coleção, né Macck?

    Eu acho o design do japonês absolutamente fantástico. Fiquei muito feliz com o seu tópico quando você diz que é uma experiência diferente da do Mega e Snes... Pq é justamente o sentimento que ele me passa e o que eu tentei transmitir no meu artigo.

    Agora, certeza que vou repetir o mesmo pedido que eu fiz acima... Fala aí os jogos que tu mais curte, para a gente dar uma caçada neles.

    PS: Gratz pelo DUO-RX.. Parece perfeito.

    PS2: Pena que só dá para dar uma verdinha, se eu tivesse um fake, logaria só para fazer de novo...

  15. #14
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    nem sabia que existia isso ai eheheh

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    Citação Citando DeDz Ver mensagem
    nem sabia que existia isso ai eheheh

    Nem eu...

  17. #16
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    1.763
    Verdinhas
    33

    Obrigado pela verdinha Mago !!!

    Bom acho que quem aqui tiver interesse em conheçer melhor os jogos pode começar pelo melhor lugar do mundo pra isso...

    http://www.pcengine.co.uk/index.htm

    Os jogos que considero "must have" em Hu-cards são:
    Ninja Spirit
    Vigilante
    Ninja Gaiden
    DaimakaiMura
    Tiger Heli
    Shinobi
    Daisempu
    Raiden
    Street Fighter 2
    Out Run

    Tem mais...mas pra começo esses já detonam horas de jogatina.

    Muitos definem o Pc-engine como um "12Bits" ou seja é diferente de tudo....8 ou 16bits.

    []'Macck

  18. #17
    Membro Avatar de _Kira
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2005
    Mensagens
    3.365
    Blogs
    1
    Verdinhas
    830

    Eu joguei uma versão adaptada do Castlevania dele (Rondo of Blood) pra PC, pena que era todo em japonês, apesar de já ter disponível o remake dele pra PSP em inglês (não que isso influencie muito, na verdade). E esse joystick é feinho hein? Acho que não se tinha muita noção de ergonomia na época

  19. #18
    Membro Avatar de Calconha
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Posso botar o que quiser aqui? (frase de duplo sentido...)
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    20.397
    Verdinhas
    4594

    Só pra ilustrar, Fighting Street do início ao fim.



  20. #19
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando _Kira Ver mensagem
    Eu joguei uma versão adaptada do Castlevania dele (Rondo of Blood) pra PC, pena que era todo em japonês, apesar de já ter disponível o remake dele pra PSP em inglês (não que isso influencie muito, na verdade). E esse joystick é feinho hein? Acho que não se tinha muita noção de ergonomia na época
    Se você comparar com aquilo que se tinha na época (NES e Master System), até que melhorou, ahuuhahua

  21. #20
    Membro Avatar de dreadful
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2000
    Mensagens
    5.092
    Verdinhas
    362

    Eu morava numa cidade onde era comum as pessoas irem pro japão e voltarem cheio de coisas tecnológicas de lá.
    Lembro que um desses caras abriu uma locadora de videogame - o que não era incomum - e eu fui lá dar uma conferida.
    Numa das tvs tinha um cara jogando batman e em outra "fighting street" (street fighter).
    Eu com aquela cara de "mother of god".
    Joguei o que pude.

  22. #21
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.145
    Verdinhas
    3510

    Citação Citando [email protected]® Ver mensagem
    Muitos definem o Pc-engine como um "12Bits" ou seja é diferente de tudo....8 ou 16bits.
    É uma definição errônea. Tentaram fazer o mesmo com o Neo Geo tentando defini-lo como 24bits (só porque ele tem um processador de som de 8bits, o Zilog Z80). Mas tanto ele como o videogame do artigo são provas materiais que 'quantidade de bits' era mais marketing do que qualquer outra coisa, o conjunto da obra era mais importante. (afinal, Intellivision já era um videogame de 16bits)

  23. #22
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.145
    Verdinhas
    3510

    Duplicou
    Última edição por Jon : 10-04-2012 às 14:17 Motivo: Duplicou

  24. #23
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    É uma definição errônea. Tentaram fazer o mesmo com o Neo Geo tentando defini-lo como 24bits (só porque ele tem um processador de som de 8bits, o Zilog Z80). Mas tanto ele como o videogame do artigo são provas materiais que 'quantidade de bits' era mais marketing do que qualquer outra coisa, o conjunto da obra era mais importante. (afinal, Intellivision já era um videogame de 16bits).

    Talvez o maior contra do TurboGrafix-16 fora publicidade ruim + Third Parties presas ao contrato draconiano do Nintendo 8bits.
    Quem espalhava a história de 24 bits era a própria SNK.

    Acho que o que o Macck quis dizer (não que ele precise de advogado), é que, pelo ano de lançamento, e pela capacidade do videogame, ele está entre os consoles 8 bits (NES e Master System) e os de 16 bits (Mega e, principalmente SNES).

    Como você mesmo disse, "bit" era mais uma jogada de marketing, do que qquer outra coisa. Mas estas 3 gerações (8bits, 16bits e 32/64 bits) acabaram ficando conhecidas com esta alcunha... E no caso do Turbografx, ele está justamente no meio das duas primeiras gerações citadas.

    Em tempo, isto não é, em nenhum momento, algo ruim. Pelo contrário, tem muito jogo que você encontra apenas no NES, que no TG-16 é melhor, por exemplo.

  25. #24
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.281
    Verdinhas
    4446

    que porra de aviso que diz que jogar o game fora do japao é crime ?

  26. #25
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    Retificando, eu só havia lido/ouvido falar do TurboGrafx mas não sabia nem que cor era.

    Tb acabei de ver pelo video (pela primeira vez ) o Street Fighter 1.
    Como eram as coisas hahaha.

    Fiquei de cara de ver Gen, Adon e Birdie.
    Última edição por Diego - Evil : 09-04-2012 às 1:39

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões