+ Responder Tópico
Like Tree4
  • 2 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por ROTTEN KID
  • 1 Por Bohannon
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Intellivision

    Nem Super Nintendo, nem Mega Drive. Na verdade, nem TurboGrafx 16. O primeiro console de 16-bits é um senhor de 33 anos, o Intellivision. Criado pela gigante Mattel (criadora de Barbie, He-Man, Hot Wheels e Ben 10, para citar alguns, apenas), o Intellivision foi a tentativa de surfar nos números crescentes que o Atari 2600 estava conseguindo. Se o videogame da Mattel não vendeu tanto quanto se esperava, foi palco de algumas das maiores inovações do mercado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Intellivision.png
Visualizações: 783
Tamanho: 299,5 KB
ID:	6130


    Afinal, só o Intellivision era a "Inteligência da Televisão".

    Um pouco de história

    O projeto do Intellivision começou em 1978, enquanto o Atari 2600 ainda estava engatinhando para se diferenciar dos inúmeros clones de 'pong' existentes na época. Em 1979 o console começa a ser vendido, mas só atinge todo o mercado norte-americano em 1980 por US$ 299, em bundle com Las Vegas Poker & Blackjack.

    A Mattel investiu pesado em marketing, principalmente comparando seus jogos com os do Atari. Pelo hardware superior, o Intellivision conseguia entregar gráficos e som superiores ao concorrente. Para a Mattel era "o mais próximo da vida real".

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 keyboard_component.jpg
Visualizações: 681
Tamanho: 15,5 KB
ID:	6131
    Intellivision plugado ao Keyboard Component


    Com o crescimento do mercado de computadores pessoais na década de 1980, a Mattel preparou o Intellivision para ser transformado em um computador com a adição de acessórios, tais como um teclado. Assim, o console poderia apelar para os dois públicos, aquele que queria um videogame e aquele que, apesar de querer um videogame, queria uma maior versatilidade com um computador pessoal.

    No final de 1982 o Intellivision já tinha vendido mais de 2 milhões de unidades (chegará a 3 no final de sua vida), rendendo a Mattel mais de 100 milhões de dólares de lucro. Apesar disto, o console conseguiu ser apenas um longínquo segundo colocado na luta pela geração, já que o Atari 2600 vendeu por volta de 30 milhões de unidades.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Intellivision_II.jpg
Visualizações: 653
Tamanho: 55,3 KB
ID:	6132
    Intellivision II, lançado em 1983 com o objetivo de diminuir os custos da produção


    Seu alto custo, e proibitivo quando pensamos nos acessórios, seu controle bastante diferente daquele que as pessoas estavam acostumadas e o fato da popularização do Atari foram grandes forças que nem a Mattel conseguiu enfrentar.

    Com o lançamento de inúmeros concorrentes em 1982 (Colecovision, Atari 5200, Vectrex e outros), além do subsequente crash de 1983 a Mattel enfrenta um prejuizo enorme e acaba vendendo os direitos do Intellivision para uma empresa que futuramente se tornará a INTV Corp. A Mattel deixa o mercado para sempre, enquanto a INTV Corp sobrevive da venda de coletâneas para videogames atuais.

    Hardware

    O Intellivision tem o título de ser o primeiro console com um processador de 16 bits. Obviamente, isto nem de longe equiparava seus jogos aos da futura 4ª geração de consoles, como o Mega Drive ou Super Nintendo.

    Seu processador que funcionava a impressionantes 0,89MHz e a memória de 1456 bytes de RAM permitiam que 16 cores fossem mostradas ao mesmo tempo na tela, numa resolução de 159x192.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 burgertime_intxat.jpg
Visualizações: 673
Tamanho: 83,2 KB
ID:	6133
    Comparação de BurgerTime para Intellivision (esq) e Atari 2600 (dir).

    Apesar disto, o Intellivision era técnicamente bastante superior ao Atari 2600, permitindo gráficos muito mais limpos e personagens mais elaborados.

    Os controles eram presos ao console, fazendo impossível a troca no caso de defeito, problema que se tornaria comum. Este ponto negativo só foi solucionado com o lançamento do Intellivision II, em 1983, que permitia a troca dos controles.

    Acessórios

    É possível transformar o controle do Intellivision em alvo de gozações a qualquer momento que ele é apresentado pela primeira vez a alguém. Apesar disto, seu disco de direcional contava com 16 posições diferentes e poderia ser jogado apenas com o seu dedão, algo que se tornará comum e óbvio na indústria e não o era até então.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Intellivision_Controle.jpg
Visualizações: 819
Tamanho: 65,8 KB
ID:	6134
    O icônico, horroroso e destruidor de dedões. O controle do Intellivision


    Apesar disto seus botões de ação, colocados ao lado do controle eram duros e nem um pouco ergonômicos, fazendo com que dores fossem absolutamente comuns para qualquer partida de 10 minutos de Pitfall!.

    Além disso o controle contava com 10 botões de ação numéricos (além do clear e enter). Estes serviam tanto para selecionar as opções do jogo, quanto para a ação propriamente dita. Pequenos layers eram colocados em cima dos números para ajudar o jogador a saber o que cada um dos números realizava.

    Mesmo sem números não tão expressivos de venda e o fato de seu controle ser impossível de ser substituído por outras opções, o Intellivision teve uma boa coleção de acessórios.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Intellivoice.jpg
Visualizações: 725
Tamanho: 46,2 KB
ID:	6135
    O Intellivoice, adicionando não só inteligência, mas "voz" na sua televisão.


    O System Changer permitia que fitas de Atari 2600 funcionassem no Intellivision. Já o Intellivoice era um sintetizador de voz para o Intellivision permitindo que, pela primeira vez na história do videogame, o console emitisse uma voz (mecanizada, é claro), para o jogador.

    O Keyboard Component e o Entertainment Computer System (ou ECS), foram duas tentativas de transformar o Intellivision em um computador pessoal, mas acabaram tendo vendas mínimas, devido ao preço e por não cumprir exatamente com aquilo que tinha sido prometido, de transformar o videogame num perfeito computador pessoal.

    Jogos

    O Intellivision foi um grande beneficiário da criação da Activision, empresa formada por grandes programadores que deixaram a Atari em busca de maior reconhecimento pelo seu trabalho. Jogos como Pitfall!, BeamRider e River Raid apareceram também no Intellivision.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 shark_shark.png
Visualizações: 1162
Tamanho: 3,2 KB
ID:	6137
    [center][i]Shark! Shark!, um dos maiores sucessos para o Intellivision

    Assim como o console da Mattel foi palco de ótimos ports do arcade, como BurgerTime, Lock 'N' Chase e até PacMan, que se não chegava aos pés da versão original, era um banho de superioridade em relação a versão de Atari 2600.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 night_stalker.png
Visualizações: 684
Tamanho: 4,8 KB
ID:	6136
    O fantástico Night Stalker


    A Mattel também foi responsável pela criação de alguns clássicos, talvez o mais importante Night Stalker. Mas seguidos de perto pelos da série TRON, Snafu, Shark! Shark!, além das duas aventuras de Advanced Dungeons & Dragons: Cloudly Mountain e Treasure of Tarmin.

    Por fim...

    O Intellivision não teve nem de perto as vendas do Atari 2600. Porém isto não impediu que a Mattel trouxesse inúmeras inovações ao seu console, como o direcional de 16 posições, o pause no controle - com o pressionar das teclas 1 e 9 ao mesmo tempo, o sintetizador de voz e até a opção de transformar o console em um computador.

    Além de tudo isto, o Intellivision foi palco de inúmeros clássicos, algumas vezes em versões superiores ao Atari 2600. Por ter tido vendas bem mais modestas que seu principal concorrente, não acabou sendo alvo tão pesado dos inúmeros jogos de baixa qualidade, embora, é claro, eles existam.

    Por seu controle ruim, hoje não é exatamente uma boa opção de criar uma coleção, mas vários de seus jogos podem ser encontrados em coletâneas lançadas pela INTV Corp, tanto em Playstation 2, Xbox e GameCube, como recentemente no Game Room do Xbox 360, no Nintendo DS, além de alguns jogos no iPhone e iPad.

    Se jogos como BurgerTime de Intellivision, por razões legais, talvez nunca mais apareçam nestas coletâneas, as batidas do coração de Night Stalker podem lhe assombrar facilmente em qualquer uma das plataformas citadas acima. E sim, elas fazem você soar frio até hoje.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de kurt74
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    \o/ geliebtes Vaterland
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    4.631
    Verdinhas
    283

    paguei um pau para a versão com teclado o que na época era uma inovação, fora o processador CP1610 CPU e seu barramento, o que pesava era o preço 1000 doláres para o público final não era grande vantagem

    mais detalhes: http://wiki.intellivision.us/index.php?title=CP1610

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    471
    Verdinhas
    39

    Eu tive um Intellivision II quando criança...caraca, Shark Shark, Burguertime, Frog, etc. Maior flashback...
    Parabéns pelo tópico.

  5. #4
    Membro Avatar de Rubonov
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Zeh Ruela
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    3.010
    Verdinhas
    847

    Um amigo meu tinha esse videogame em 1984, era sensacional mesmo, ainda hoje vez em quando jogo algo no emulador
    Jogos como The Dreadnaught Factor, BeamRider, Advanced Dungeons And Dragons, Tripple Action, Utopia, nunca vou esquecer
    Última edição por Rubonov : 21-04-2012 às 17:30

  6. #5
    Membro Avatar de Pega§us
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    4.196
    Verdinhas
    3739

    Eu tenho um! Aquele primeiro ali. Era da minha irmã.

    Eu gostava muito de um jogo chamado Shark Shark!


  7. #6
    Membro Avatar de Bohannon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Independencia ou Morte!
    Registro
    May 2011
    Mensagens
    4.504
    Verdinhas
    2815

    Excelente!

    O Shark! Shark! depois foi adaptado para o Mega Drive, não foi?

  8. #7
    Membro Avatar de Hazard
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    1.505
    Verdinhas
    411

    Tive o primeiro, muita nostalgia.

    Meus preferidos:






  9. #8
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Nem tive e nem joguei.

    Realmente o controle é estranho!

  10. #9
    Membro Avatar de ]D.H[
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Membro Honorario da Elite Hardmobiana!
    Registro
    Nov 2011
    Mensagens
    852
    Verdinhas
    326

    podia ter falado um pouco mais sobre as funções do muleke como computador.

  11. #10
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Nunca vi nenhum ao vivo

  12. #11
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Bohannon Ver mensagem
    Excelente!

    O Shark! Shark! depois foi adaptado para o Mega Drive, não foi?
    Se você está pensando em Eco the Dolphin, não... O estilo é diferente. Este Shark! Shark! está mais parecido com um jogo relativamente atual, Feeding Frenzy.

    Citação Citando ]D.H[ Ver mensagem
    podia ter falado um pouco mais sobre as funções do muleke como computador.
    Valeu a crítica, mas fiquei com medo de desvirtuar muito do propósito original dos artigos.

  13. #12
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Nunca vi nenhum ao vivo
    O meu tá aqui, vivo e forte, embora com um controle meio zoado :|

  14. #13
    Membro Avatar de Bohannon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Independencia ou Morte!
    Registro
    May 2011
    Mensagens
    4.504
    Verdinhas
    2815

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Se você está pensando em Eco the Dolphin, não... O estilo é diferente. Este Shark! Shark! está mais parecido com um jogo relativamente atual, Feeding Frenzy.
    Era Eco the Dolphin mesmo, não lembrava o nome hahaha

  15. #14
    Membro Avatar de RockMarciano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    491
    Verdinhas
    60

    Dungeons and Dragons *-* lembro que vi uma vez, mas não pode jogá-lo, pq o mlk não passava o controle xD
    Esse primeiro Intellivision de madeira eh coisa mais linda a lá 8º maravilha do mundo

  16. #15
    Membro Avatar de Kornii
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2010
    Mensagens
    1.755
    Verdinhas
    3172

    Putz que nostalgia... primeiro game que tive foi um Intellivision II com esse controle macabro.

    Lembro de um jogo que vc tinha q defender a terra destruindo naves gigantes ( e vc era pequeno). Burguer time e Pitfall tb era foda.

  17. #16
    Membro Avatar de B.Pipes
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    2.769
    Blogs
    1
    Verdinhas
    1049

    Esse console pra mim foi meio "Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar..."
    Nunca vi, nunca joguei, felizmente não fez falta, apesar de respeitar o pioneirismo dele em certos aspectos.

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2009
    Mensagens
    27
    Verdinhas
    0

    eu tinha um intelivision ii igual ao branco e meu colega tinha aquele 1ª eu pegava jogos emprestado com ele o videogame era um pouco superior ao atari 2600 os jogos ja eram mas detalhados e o controle apesar de ser estranho respodia bem eu nao tinha dificudades de joga muito boa essa epoca.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões