+ Responder Tópico
Like Tree4
  • 2 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por V1P3R_BR4Z1L14N
  • 1 Por Rodrigo Guerini
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Virtual Boy

    A Nintendo. Inquestionável líder do mercado por anos. Tanto no mercado de consoles domésticos, quanto no mercado de portáteis. Cansada do "mais do mesmo" a empresa resolve revolucionar o mercado e criar uma máquina capaz de gráficos 3D saltando aos seus olhos.


    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Virtual-Boy1.jpg
Visualizações: 1242
Tamanho: 123,9 KB
ID:	6170



    Não, não é 2011 e o lançamento do Nintendo 3DS. Mas sim, 1995 e o lançamento do Virtual Boy.

    Um pouco de História

    Gunpei Yokoi, o pai de Game & Watch e Game Boy (e Metroid!) ainda trabalhava na Nintendo na metade da década de 1990. Seu trabalho era criar protótipos que algum dia poderiam se tornar novas tecnologias lançadas pela empresa.

    Um destes protótipos era o Virtual Boy. Tudo indica que o videogame foi retirado do status 'em teste' para ser lançado de maneira apressada com o único objetivo de suprir o lapso de lançamento entre o fim da geração 16 bits e o lançamento da nova geração pela Nintendo.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 800px-Virtual-Boy-Eyes.jpg
Visualizações: 839
Tamanho: 45,1 KB
ID:	6171
    Os dois visores do Virtual Boy


    Enquanto Sony, Sega, Philips, Atari (e mais qualquer empresa de videogames da época) lançaram sua nova geração entre final de 1993 e início de 1995, o Nintendo 64 só foi aparecer no mercado no segundo semestre 1996.

    Então, até a chegada do seu console, a Nintendo resolveu criar um novo segmento de mercado, não um console de mesa, e não um portátil, mas um hibrido, com gráficos 3D e com nome daquilo que 11 a cada 10 pessoas da década de 1990 consideravam ser o futuro: a realidade virtual. Nasce o Virtual Boy.

    Hardware

    Quem vê um jogo de Virtual Boy acredita que o hardware do console é fraco. Ledo engano. O Virtual Boy estava montado num relativamente poderoso processador de 32 bits, o NEC V810, o mesmo utilizado no PC-FX, sucessor do Turbografx 16.

    Dois grandes calcanhares de aquiles, porém, afastaram os potenciais jogadores da plataforma, em termos de hardware e qualidade gráfica. Primeiro que, por simular 3d, o Virtual boy na verdade contava com dois monitores (um em cada olho), assim, o jogo precisava ser renderizado duas vezes.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 800px-Virtual-Boy-Underside.jpg
Visualizações: 838
Tamanho: 45,1 KB
ID:	6172
    A parte debaixo do Virtual Boy


    Não é preciso ser um gênio da matemática para entender que um console que exibe imagens 3D precisa ser duas vezes mais poderoso do que um mesmo console exibindo a mesma imagem em 2D, pelo menos sem a queda de performance. Assim, embora o Virtual Boy fosse um console relativamente poderoso, parte deste poder estava voltado apenas para mostrar a imagem duas vezes.

    O segundo grande problema estava nas cores, ou no caso, na falta dela. A tecnologia não permitia naquele momento visores coloridos. A Nintendo teve que escolher entre um console exibindo cores azuis ou vermelhas. Como o azul não dava a idéia de profundidade pretendida pelos criadores, o vermelho foi escolhido. É por este motivo que os jogos de Virtual Boy são caracterizados pelo vermelho e preto.

    Além dos dois monitores onde o jogador encostava os olhos para enxergar a ação, o Virtual Boy contava com "pezinhos" para ser montado em uma mesa por exemplo. Deste goggles que também servia como local de encaixe da fita, saia o cabo para o controle.

    Acessórios

    Devido a sua curtíssima vida útil, o console não teve nenhum acessório. Embora uma porta para ligar dois consoles e permitir partidas com dois jogadores estivesse presente, o cabo, propriamente dito, nunca chegou a ser lançado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 709px-Virtual-Boy-Controller.jpg
Visualizações: 903
Tamanho: 40,8 KB
ID:	6173
    Controle do Virtual Boy


    Quanto ao controle, ele guarda grande semelhança com o controle do NES, porém espelhado. Dois direcionais digitais, com dois botões cada. Atrás existiam mais dois botões, que embora não se pareciam com gatilhos, estavam posicionados como se fossem eles.

    Era no controle também que se encaixava as 6 pilhas AA para fazer o videogame funcionar. Estas pilhas davam autonomia por cerca de 6 a 7 horas. Em vez das pilhas poderia ser colocado também um adaptador AC, permitindo jogatinas initerruptas. Ou pelo menos até o seu cérebro e olhos derreterem.

    Jogos

    Ao contrário da crença popular nem todo jogo de Virtual Boy é ruim. Aliás, bem pelo contrário. Jogos como Mario Tennis e Wario Land são tão bons que até hoje fazem parte da line-up da Nintendo em seus consoles modernos.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Virtual-Boy-Wario-Land.jpg
Visualizações: 1096
Tamanho: 50,3 KB
ID:	6174
    Wario Land, um jogo de plataforma fantástico, que com certeza seria ainda melhor no Super Nintendo


    Mesmo assim foram apenas 22 jogos lançados (entre Japão e EUA, o console nunca viu a cor do velho continente). E se algo pode ser dito, mesmo com alguns títulos de qualidade, todos eles poderiam ser facilmente portados para consoles de mesa ou para o próprio Game Boy.

    Outra reclamação constante é que nenhum dos jogos de fato dava a sensação de realidade virtual. Mesmo os jogos que melhor utilizavam a tecnologia do console, usavam diversos efeitos 3D, com até uma competente sensação de profundidade, mas nunca de teleportar o jogador para dentro da cena.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Virtual-Boy-Mario-Tennis.jpg
Visualizações: 1779
Tamanho: 64,3 KB
ID:	6175
    Mario Tennis. Boa sensação de profundidade, nenhuma sensação de realidade virtual


    Por Fim...

    Seu design falho (que obrigava o jogador a usar uma estranha posição para se jogar), gráficos muito abaixo do esperado, uma limitadíssima quantidade de jogos, uma falta de suporte dos melhores times da Nintendo, que estavam preocupados com o lançamento do Nintendo 64 e na criação de jogos como: Super Mario 64.

    Todos estes fatores fizeram com que o Virtual Boy fosse um senhor fracasso. O maior da história da Nintendo. Menos de 800 mil unidades foram vendidas a preços cada vez mais reduzidos, com o único objetivo de diminuir o prejuizo com o projeto.

    Assim como a Nintendo parece ter esquecido completamente deste console, o mundo parece ter deixado para trás a idéia de realidade virtual. Se durante a década de 1990 aquele parecia o futuro, hoje a tecnologia parece ter ido a um rumo diferente.

    A coragem (ou arrogância?) da Nintendo no controle do mercado de videogames estava prestes a acabar, seriam necessários mais 10 anos para a empresa retomar o controle no mercado de consoles domésticos. O Virtual Boy parece ter sido um ótimo exemplo de presságio para a mudança que estava para ocorrer no mundo dos jogos eletrônicos.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 30-04-2012 às 11:26

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Eu voto pela arrogância. Coragem não enfraquece e nem cega como a arrogância. Lia sobre esse Virtual Boy nas revistas mas nunca vi um ao vivo. Agora sei o porquê.

  4. #3
    Membro Avatar de Trapt
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    6.476
    Verdinhas
    2295

    Joguei nos EUA num stand quando passei um tempo por lá. Era a época do lançamento, o design chamava a atenção mais do que os jogos em sí. Sim, dava dor de cabeça e tinha títulos enjoativos e repetitivos.

  5. #4
    Membro Avatar de Mr Fish
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.468
    Verdinhas
    5

    A Nintendo é uma empresa que eu tiro o chapéu por aparentemente não temer o fracasso dos seus projetos. Todo mundo pensava que ela estava com o mesmo destino que a Sega e fracassar com o Wii e surpreendeu por ter vendido o console como água. Mais uma vez a empresa encontra-se nessa situação, já que o Wii U é outra incógnita.
    Na verdade o mercado de videogames é algo extremamente arriscado por lidar com números astronômicos. Mas o que me deixa mesmo encantado com essa empresa é o fato de ela ter identidade própria. Enquanto A Sony e a Microsoft têm consoles e estratégias praticamente iguais, incluindo os mesmos jogos nas duas plataformas (salvo sob algumas exceções), a Nintendo lida com conteúdo próprio de qualidade.
    Na verdade, eu acho que ela poderia ser menos radical. Acredito que seria mais bem sucedida se desenvolvesse um console poderoso como os concorrentes e com mesmos jogos que eles têm em comum e ao mesmo tempo continuar desenvolvendo os seus jogos de nicho. Vai lidar com todos os públicos. Mas eles insistem na estratégia de produzir hardware barato.
    Mas quem sou pra questionar uma empresa centenária? Eles sabem mais do que todos nós o que fazem e pagam o preço alto quando não acertam. Tá aí o Virtual Boy pra não deixar eu mentir...

  6. #5
    Membro Avatar de V1P3R_BR4Z1L14N
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    The cake is a lie
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.301
    Verdinhas
    228

    Otima reportagem como sempre

    Pena que dessa leva toda eu so tive um master system e o Snes

    PS: na primeira pagina vc fala em googles, na verdade são goggles

    tem até o google goggles (tente falar rapido 3 vezes )
    http://www.google.com/mobile/goggles/#text

  7. #6
    Membro Avatar de FireMax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.862
    Verdinhas
    1861

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    A coragem (ou arrogância?) da Nintendo no controle do mercado de videogames estava prestes a acabar, seriam necessários mais 10 anos para a empresa retomar o controle no mercado de consoles domésticos. O Virtual Boy parece ter sido um ótimo exemplo de presságio para a mudança que estava para ocorrer no mundo dos jogos eletrônicos.
    Foi uma aposta muito corajosa, só quem jogou sabe como era revolucionário. Infelizmente a idéia era muito boa para a tecnologia da época.

    Um amigo tem, a tia trouxe dos EUA. Ele não vende nem a pau.

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Citação Citando Mr Fish Ver mensagem
    Na verdade, eu acho que ela poderia ser menos radical. Acredito que seria mais bem sucedida se desenvolvesse um console poderoso como os concorrentes e com mesmos jogos que eles têm em comum e ao mesmo tempo continuar desenvolvendo os seus jogos de nicho. Vai lidar com todos os públicos. Mas eles insistem na estratégia de produzir hardware barato.
    O WiiU virá justamente com essa proposta, hardware DESSA geração (ao invés de next-gen) mas que já ficando possível aceitar ports capados dos multis.

  9. #8
    Membro Avatar de Mr Fish
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.468
    Verdinhas
    5

    Deu pau nos comentários?

  10. #9
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.476
    Verdinhas
    2395

    Já eu acho que a Nintendo só foi pelo caminho que foi com o Wii por que não tinha poder de fogo para brigar com a Sony e a MS. Sega x Nintendo é quase igual a Sony x Microsoft. Enfim, se deu bem, mas agora perdeu o sinônimo de empresa hardcore.

  11. #10
    Membro Avatar de H4rdn00b
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2012
    Mensagens
    1.230
    Verdinhas
    293

    Citação Citando Guns Ver mensagem
    Já eu acho que a Nintendo só foi pelo caminho que foi com o Wii por que não tinha poder de fogo para brigar com a Sony e a MS. Sega x Nintendo é quase igual a Sony x Microsoft. Enfim, se deu bem, mas agora perdeu o sinônimo de empresa hardcore.
    A nintendo sempre foi meio enganadora, apresentava dados de hardware do gamecube antes do lançamento do N64,o nes teria 16 bits tb falavam isso, mas a nintendo tem qualidade seus jogos tem qualidade, seus jogos tem alma.

    Me preocupa no mercado geral de VG é que os consoles não ficam baratos,mesmo o ps2 mesmo totalmente desafado ainda é R$400 pra comprar, enquanto o N64 em seu lançamento paguei R$300[eu sei que houve desvalorização da moeda mas mesmo assim], se ver os valores em dolares o negocio está muito caro, antes tinha VG de 150 dolares da geração e mais pro fim ia pra 99 dolares,agora o negocio começa em $400 e não deve baixar de $200, o neo geo que era o top era $400 e ninguem tinha bala pra comprar, parece que a moeda americana desvalorizou muito,e acabamos tendo de pagar caro aqui por isso.

  12. #11
    Membro Avatar de Pega§us
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    4.196
    Verdinhas
    3739

    Mas hoje o video-game é uma estação de entretenimento. É normal que o valor agregado seja maior. Pelo menos ao meu ver.

  13. #12
    Membro Avatar de H4rdn00b
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2012
    Mensagens
    1.230
    Verdinhas
    293

    Citação Citando Pega§us Ver mensagem
    Mas hoje o video-game é uma estação de entretenimento. É normal que o valor agregado seja maior. Pelo menos ao meu ver.
    Pode até ter um valor agregado, mas se olhar os preços dos consoles aqui é a margem é sempre o preço do imposto de importação pra cima.

    Pega um ps3 ou xbox 360, mesmo com 60% de imposto ainda sai mais barato importar que comprar em loja,mesmo com os chineses que trazem o console na base do contrabando,ninguem vende console no brasil com menos de 60% de margem.

    Mesmo pagando frete prioritario dos usa pra cá,e todos impostos ainda é mais barato, é um absurdo, mas só vendem pq tem trouxa que aceita pagar não é mesmo?

    E esses mesmo trouxas que compram carros, então não adianta reclamar do lucro brasil, pq são os "trouxas brasil" que mantem tudo isso, as empresas tem mais que buscar o lucro maximo mesmo.

  14. #13
    Membro Avatar de Pega§us
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    4.196
    Verdinhas
    3739

    Nesse ponto eu concordo totalmente.

  15. #14
    Membro Avatar de Wolfenstein
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    17

    A única lembrança que eu guardo do meu VB além da dor nos olhos é que era impossível jogar mais de 20 minutos seguidos nele... =/

  16. #15
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando V1P3R_BR4Z1L14N Ver mensagem
    Otima reportagem como sempre

    Pena que dessa leva toda eu so tive um master system e o Snes

    PS: na primeira pagina vc fala em googles, na verdade são goggles

    tem até o google goggles (tente falar rapido 3 vezes )
    http://www.google.com/mobile/goggles/#text
    Valeu.. E arrumei huauahua... Maldito google que me faz não saber escrever goggle

  17. #16
    Membro Avatar de Leo Lima
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2005
    Mensagens
    1.597
    Verdinhas
    1206

    Passou no trato feito essa semana o cara vendendo um.
    Pagaram $50,00.
    O dono da loja disse que acharam um container cheio de caixas desse console ainda lacradas

  18. #17
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    só de ver as imagens já doí os olhos !!

    Será que inventaram um suporte para jogar deitado?

  19. #18
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BROOKLIN 1985...
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.532
    Verdinhas
    1727

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Valeu.. E arrumei huauahua... Maldito google que me faz não saber escrever goggle
    Acabou?
    Não tem mais nenhum console pra vc postar pra gente?

  20. #19
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Chris Rock Ver mensagem
    Acabou?
    Não tem mais nenhum console pra vc postar pra gente?
    Todo sábado, meu amigo. Tô terminando o artigo de hoje.

    Se preocupa não... Só tô falando do primeiro e segundo escalão até agora.. Já já começarei a falar de consoles famosíssimos como Pippin e Amiga CD32. Só paro se o king me mandar embora, ahuhuahu...

  21. #20
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.129
    Verdinhas
    3475

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Se preocupa não... Só tô falando do primeiro e segundo escalão até agora.. Já já começarei a falar de consoles famosíssimos como Pippin e Amiga CD32. Só paro se o king me mandar embora, ahuhuahu...
    Falar desses 'troços' aí sem antes falar dos clones de Nintendo 8bits que fizeram a alegria da turma que nasceu nos anos 1980 é sacanagem. Afinal de contas, por mais famoso que os jogos NES foram aqui, uns 95% dos jogadores os conheceram através dos clones fabricados aqui (Phantom System, Top Game, Turbo Game, etc.) e dos que vinham do Paraguai via descaminho (sim, Micro Genius, é você mesmo).

  22. #21
    Membro Avatar de FireMax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.862
    Verdinhas
    1861

    Só está faltando o vg com a melhor biblioteca até hoje: SNES.

  23. #22
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Argh, escrevi uma bíblia e o fórum travou...

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Falar desses 'troços' aí sem antes falar dos clones de Nintendo 8bits que fizeram a alegria da turma que nasceu nos anos 1980 é sacanagem. Afinal de contas, por mais famoso que os jogos NES foram aqui, uns 95% dos jogadores os conheceram através dos clones fabricados aqui (Phantom System, Top Game, Turbo Game, etc.) e dos que vinham do Paraguai via descaminho (sim, Micro Genius, é você mesmo).
    Simplificando o que eu escrevi antes (e já escrevi em algum lugar). Um texto sobre o NES já foi feito. Considero que falar sobre os clones do NES (assim como os clones de Atari 2600) seja um assunto interessante também, mas temo que seja mais fácil achar informações sobre um Amiga 32CD do que sobre um Phantom System (que considero o mais famoso entre os clones br).

    Desta forma, não quero me comprometer em escrever um texto que talvez eu não consiga achar informações suficientes para um artigo de qualidade. E sou da idéia que se eu não consigo fazer bem feito, é melhor não entregar algo mal feito.

    Embora sim, textos que não foquem apenas em um console, mas em um assunto, como o óbvio "Crise de 1983" e "Ascensão e Queda da Sega" estão na 'pauta'. E se eu sentir que terei o que falar sobre os clones br (ou quem sabe sobre o mercado brasileiro?) farei, senão... :|


    Citação Citando FireMax Ver mensagem
    Só está faltando o vg com a melhor biblioteca até hoje: SNES.
    E você quer que eu entregue assim, tudo de bandeija?

  24. #23
    Membro Avatar de Out of Space
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2006
    Mensagens
    854
    Verdinhas
    801

    joguei esse Virtual Boy qdo tinha uns 10 anos, na ProGames da Mooca
    na época, mesmo sendo criança, já achei uma bosta o game
    ele é todo bizarro, desde o controle, a posição de jogar, os graficos, tudo..
    Aí terminei de ver o VB, fui alugar minhas fitas de Snes e fui pra casa. Que saudade.......

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2007
    Mensagens
    1.628
    Verdinhas
    115

    Normal. li que o plano original era fazer este VG em colorido e obrigaram o criador da Geringonça lançar o produto mesmo sabendo que causava dor de cabeça e nao poderia ser usado por crianças. De fato era para ser o que o 3DS é hoje.

    No fundo a nintendo nunca desistiu do projeto.

    Sobre a nintendo ser Hardcore, é quase impossível. Pois a Sony e a Microsoft amargaram anos de prejuízo subsidiando o Xbox e o PS3.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões