+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.637
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1647

    Saturn

    O caso do Saturn deveria ser estudado em faculdades de propaganda e negócios no mundo inteiro. A Sega conseguiu fazer todos os erros já cometidos na indústria de videogames e ainda inventar alguns novos. Projeto modificado em cima da hora, concorrência com seus próprios produtos, lançamento antecipado, não criar um único jogo do seu maior ícone e claro, criar o melhor videogame 2D no momento em que o mercado tinha se mudado para o 3D.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Saturn.jpg
Visualizações: 1233
Tamanho: 37,3 KB
ID:	6198


    Apesar de tudo isto, apesar da Sega, o Saturn ainda é um dos melhores videogames da história. Imagine sem os erros...

    Um pouco de história

    Com o crescimento da força do Mega Drive (Genesis) nos EUA, a Sega criou uma divisão na companhia chamada Sega of America. Com o sucesso deste mercado a parte ocidental começou a ter suas próprias idéias para capitalizar em cima do 16bits. A mais famosa (e infame) foi o 32X.

    Com o lançamento e rápida descontinuação do aparelho, o anúncio do Neptune (um Mega Drive com 32x embutido) a Sega ganhou rapidamente a fama de vaporware no ocidente.No final das contas, estes dois aparelhos não teriam chance após o anúncio do Saturn pela Sega japonesa, o verdadeiro sucessor 32 bits da empresa.

    Enquanto isto no Japão o projeto do Saturn ia a todo vapor. O objetivo era ser superior ao 3DO, lançado em 1993 pela Panasonic. E nisto a Sega tinha feito um bom trabalho. O Saturno era vastamente superior.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Saturn_JAP.jpg
Visualizações: 2103
Tamanho: 35,5 KB
ID:	6199
    SEGA Saturn japonês


    Entretanto, uma outra gigante japonesa estava prestes a entrar no mercado. Após um acordo que deu muito errado para trazer um drive de cd para o Super Nintendo, a Sony apostou uma alta soma de dinheiro para criar o seu videogame: o PlayStation.

    Com números impressionantes em termos de hardware e capacidade 3D o console da Sony já estava ofuscando o console da Sega antes mesmo do lançamento. A solução encontrada pelos engenheiros do Saturn foi aumentar a força de seu console. Fizeram isto dando ao videogame um segundo processador principal, idêntico ao primeiro. Se o Playstation teria um processador rodando a 33,8 MHz, o Saturn seria carregado por não um, mas dois processadores Hitachi de 28,6 MHz. E isto causaria bastante dores de cabeça para a Sega no futuro.

    Mesmo assim, a Sega conseguiu lançar o seu console no arquipélago nipônico com relativo sucesso. No final das contas o Saturn foi o maior sucesso da Sega em território japonês, vendendo 6 milhões de unidades, 3 milhões a mais que o Mega Drive.

    No ocidente, porém, o sucesso não foi o mesmo. Temendo a força da Sony e o lançamento do Playstation, - a Sony tinha anunciado o lançamento ocidental do seu console para o dia 9 de setembro, uma semana após o "Saturnday", a Sega anunciou na E3 (11 de maio) que seu console estaria sendo vendido imediatamente.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 daytona-usa01.jpg
Visualizações: 1340
Tamanho: 70,6 KB
ID:	6200
    Primeira versão de Daytona USA, um dos jogos de lançamento do Saturn nos EUA


    O resultado foi catastrófico. Nenhuma third party tinha algo a ser lançado, fazendo com que as prateleiras tivessem apenas 6 jogos da própria Sega. Algumas lojas, como o Walmart, acabaram não recebendo nenhum console por antecipação. Isto gerou uma indisposição gigantesca de alguns vendedores para a Sega. É conhecido o caso da KB Toys que simplesmente retirou todo e qualquer produto da Sega de suas prateleiras. Soma-se a isto que enquanto o Saturn começou a ser vendido por US$ 399 a Sony anunciou - na própria E3 - que seu console iria custar cem dólares a menos.

    Sem jogos, com um concorrente de peso chegando e com a fama de vaporware da Sega, os consumidores norte-americanos fizeram o que era mais óbvio, esperaram para saber o que iria ocorrer. Quando o PlayStation foi finalmente lançado o Saturn tinha vendido apenas 80 mil unidades, nada mal, mas nada espetacular. No primeiro final de semana o console da Sony vendeu 100 mil unidades. A Sega of America, depois de ter vencido dois anos a gigante Nintendo no maior mercado do mundo jazia nocauteada.

    O Hardware

    Se uma coisa pode ser dita após observar o Saturn é que nem sempre aquilo que é mais, é melhor. Na falta de um, o console da Sega possuía além das duas CPU's identicas, mais 7 processadores. Todo este conjunto tinha dois resultados finais: uma dificuldade imensa para os programadores extrairem uma boa performance do console e o custo elevado da placa mãe.

    No final das contas, o console da Sega era tão complexo em programar, que vários jogos, principalmente de third parties utilizavam apenas um processador principal. Mesmo aqueles que conseguiam utilizar os dois em conjunto, raramente conseguiam extrair a máxima velocidade de ambos. Nas palavras de Yu Suzuki, criador de Virtua Fighter, "apenas um a cada cem programadores" conseguiria extrair aquilo que os dois processadores ofereciam.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 battle_chris_light_fr.jpg
Visualizações: 6087
Tamanho: 216,5 KB
ID:	6201
    Comparação entre gráficos de Playstation e Saturn. Enquanto o PSX (e o mundo) usam triângulos para criar imagens, o Saturn usava quadriláteros. Imagem retirada de Game Rave


    Além disto, enquanto o Playstation e Nintendo 64 foram criados com o mundo 3D em seu pensamento, o Saturn possuia um projeto mais antigo, era um console 2D que tinha condições de apresentar gráficos 3D. Isto fazia com que os ports para o console tivessem que ser completamente retrabalhados para funcionar de uma maneira aceitável. E mesmo assim, as vezes, com resultados sofríveis.

    Por outro lado, sua maior memória fazia com que o 2D do Saturn fosse muito bom, fazendo com que jogos de luta e nave tivessem relativo sucesso na plataforma. Até as empresas e consumidores de RPG's tinham visto no 32 bits da Sega uma boa escolha, uma evolução natural daquilo que tinha sido feito no 16 bits. Isto, é claro, até a Square lançar Final Fantasy VII e mudar completamente a forma como as pessoas enxergavam o gênero.

    O Saturn utilizava um drive de CD comum de dupla velocidade. Além disto havia uma entrada de cartucho com multipla funcionalidade. De "memory card" a expansor de memória RAM. Duas entradas para controle completavam a caixa preta (nos EUA) do Saturn.

    Acessórios

    O controle do Saturn foi uma evolução natural do controle de 6 botões do Mega Drive. Além dos botões já citados, mais dois foram colocados na parte superior do controle, como no Super Nintendo. Por fim, um único botão de menu no centro e o direcional a esquerda, como no já citado controle de Mega Drive.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Sega-Saturn-ControllerS.jpg
Visualizações: 7348
Tamanho: 45,1 KB
ID:	6203


    Assim como a Sony teve que lançar um controle para jogos 3D, a Sega criou o 3D Pad, um (horrendo) controle que adicionava um analógico. O controle chegou ao mercado junto com Nights into Dreams e foi compatível com vários outros jogos, incluindo Daytona USA, Quake e Doom.

    Além dos cartuchos de memória RAM extra e de memory card, havia o NetLink, um modem de 28,8kb que era inserido neste slot. Permitia que um jogador ligasse para outro para partidas online, além de um browser para a navegação na internet.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Sega-Saturn-3D-Controller.jpg
Visualizações: 1173
Tamanho: 75,4 KB
ID:	6202
    3D pad


    Jogos

    O mais famoso e importante jogo do Saturn é um que nunca existiu. A Sega não lançou um único jogo de plataforma de Sonic, seu mais famoso mascote. Para dizer que o ouriço azul não apareceu no console, além do seu rosto na curva 3 de Daytona USA a Sega lançou Sonic R, um fraco jogo de corrida com os personagens da franquia inspirado em Mario Kart, mas sem karts... e sem Mario.

    Isto não significa dizer que não houve jogos memoráveis na plataforma. O já citado Daytona USA (e suas várias versões), SEGA Rally Championship - quase - fizeram com que os donos da plataforma não percebessem Gran Turismo no console da Sony. Virtua Fighter 2 também está entre os melhores jogos de luta da geração.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 nightsintodreams.jpg
Visualizações: 1263
Tamanho: 41,8 KB
ID:	6204
    Night into Dreams, o jogo mais icônico do Saturn... Mas não era Sonic


    A série Panzer Dragoon não pode ser esquecida e talvez o título Saga seja o melhor que o Saturn tem a oferecer, junto com pérolas como Bomberman (com a possibilidade de DEZ jogadores ao mesmo tempo), Guardian Heroes, Astal, Nights into Dreams, Radiant Silvergun, The House of the Dead entre outros.

    E por fim...

    Com o seu principal mercado até então (os EUA) ignorando completamente o Saturn, a Sega resolveu anunciar a sua próxima geração, o Dreamcast, prematuramente em maio de 1998. Esta decisão acabou enfurecendo as third parties japonesas que olhavam como o Saturn como uma plataforma ainda viável, afinal os 6 milhões de unidades vendidas lá eram um mercado potencial.

    O Saturn acaba tendo um fim melancólico, com projetos cancelados ou passados para o Dreamcast ou PlayStation, além de abrir caminho para desconfianças por parte de empresas e consumidores sobre a capacidade da Sega em manter uma plataforma por um bom período de tempo.

    A Sega que vislumbrou a liderança do mercado norte-americano na geração 16 bits perdeu a passada e, em vez de conseguir assumir a ponta, cai para um distante terceiro lugar na geração, com apenas 10 milhões de unidades vendidas.

    Com alguns jogos, que embora bons, são absolutamente esquecidos pela grande maioria dos jogadores, talvez com exceção de Daytona USA, o Saturn hoje é um "patinho feio". Muito pouco para uma empresa que tinha peitado a Nintendo poucos anos antes.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.182
    Verdinhas
    3637

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    O mais famoso e importante jogo do Saturn é um que nunca existiu. A Sega não lançou um único jogo de plataforma de Sonic, seu mais famoso mascote. Para dizer que o ouriço azul não apareceu no console, além do seu rosto na curva 3 de Daytona USA a Sega lançou Sonic R, um fraco jogo de corrida com os personagens da franquia inspirado em Mario Kart, mas sem karts... e sem Mario.
    Não teve apenas o Sonic R, teve o Sonic 3D para o Saturn também.

    Os joypads que você postou: de longe, junto com os de mega drive, possuem os melhores D-pads já feitos. Se você não conseguisse soltar um hadouken ou um shoryuken com eles, sinto muito, a culpa era toda sua. E o 3d pad, apesar do formato, era surpreendentemente ergonômico. Espantei-me quando tive um em mãos pois pensava que seria uma porcaria seu manuseio.

    Para quem gostava de jogos de luta e queria ports perfeitos, era a melhor opção. Alguns jogos chegavam ao cúmulo de só possuir uma tela inicial de loading (Marvel vs Street) e pronto.
    Mas a tendência daquela época era o que o Playstation tinha trazido, as pessoas não tinham mais muito interesse no que o Saturn conseguia entregar. Era um videogame praticamente de nicho, para entusiastas de gêneros específicos.

    E, por fim, o Saturn tinha um hardware bem mais resistente e durável, em especial sua unidade óptica. Principalmente se comparado aos primeiros anos do PSX.

    Ainda terei outro saturn quando aparecer uma boa oportunidade.
    Última edição por Jon : 05-05-2012 às 13:33

  4. #3
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.637
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1647

    Citação Citando Jon Ver mensagem
    Não teve apenas o Sonic R, teve o Sonic 3D para o Saturn também.
    Um remake do jogo de Mega Drive (também lançado para PC se não me falha a memória). Deixemos assim: "não houve um jogo exclusivo de plataforma com Sonic para Saturn".

  5. #4
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.411
    Verdinhas
    536

    Na época que tava quente a briga Saturn x PS eu queria o saturn. Curtia mais... Eu ia nas lojas de VG e sempre jogava ele.

    Ai quando rolou meu aniversário de 12 ou 13 anos meu pai perguntou qual videogame eu queria (ambos tavam preço equivalente) acabaram me convencendo (amigos e até mesmo meu pai me influenciaram) a comprar o PS. Naquela época meu pai viajava muito pro exterior e trouxe pra mim um PS. Tirava a maior onda com meus amigos da rua que tinham N64 e tinham uns 4 ou 5 jogos no máximo enquanto os jogos de PS/Saturn eram 10 conto falsi. Acho que cheguei a ter uns 30 jogos. Hahaha Eles ficavam meses com o mesmo jogo (pq mesmo os jogos falsificados do N64 eram caros) enquanto eu podia economizar umas moedinhas e comprar um jogo novo a cada 2 semanas.

    Enfim... tb acho que se nao fosse os tropeços da SEGA o Saturn poderia ter ficado como segundo console a geração.

  6. #5
    Membro Avatar de Darktag
    Info
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.838
    Verdinhas
    3956

    Faltou falar da pistola associada ao Virtua COP.
    Última edição por Darktag : 06-05-2012 às 1:37

  7. #6
    Membro Avatar de Son of Satan
    Info
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    4.580
    Verdinhas
    195

    Eu não imaginava que a diferença gráfica do RE1 de PSX e Saturn fosse tão grande assim. Na época que saiu a versão Saturn eu joguei e fiquei maravilhado com os gráficos, e realmente pra época era top mesmo, apesar do cenário ser pre-render, alias no 2 e no 3 eh pre render tb.

  8. #7
    Membro Avatar de Chessus
    Info
    RATATATATATATA!!
    Registro
    Apr 2012
    Mensagens
    727
    Verdinhas
    902

    Porra, eu tive um Saturn e o controle para jogos de luta era MARAVILHOSO.
    Sério, o melhor controle que já usei. Ele é tão bom, que a SEGA Japonesa passou a vender um controle igualzinho USB para os entusiastas de jogos de luta. (ver Sega USB Joypad no Google)

    Sem falar que os ports para os jogos da SNK eram inifinitamente melhores aos do PSX. Diria que era IGUAL ao NEO GEO. Os jogos da Capcom também eram perfeitos. O Marvel VS Capcom era perfeito, sendo que no PSX era broxante (não se podia trocar de jogador no meio da luta).

    E além do Sonic R, jogaço com uma trilha sonora ótima, tinham ainda o Sonic 3d Blast e o Sonic Jam, uma espécie de "collection" onde você controlava o Sonic num mundo 3D e entrava nos jogos antigos. Era legal.

  9. #8
    Membro Avatar de k985
    Info
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Citação Citando Darktag Ver mensagem
    Faltou falar da pistola associada ao Virtual COP.
    Ia na casa de um amigo frequentemente pra jogar Virtual COP e Fifa (acho que era o 97).

    Boas recordações

  10. #9
    Membro Avatar de *=-Tênis AR-=*
    Info
    Rly?!
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    3.081
    Verdinhas
    285

    Eu ainda tenho o meu desbloqueado, to realizando um "sonho"... jogar toda a trilogia (mais o premium disc) do shining force 3 traduzido

  11. #10
    Membro Avatar de Xandao SCCP
    Info
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    7.852
    Verdinhas
    1637

    Poxa, esse foi o melhor video game que eu já tive.

    Adorava jogar Guardian Heroes, Herc's adventures, Sega Rally e outra.
    Era foda bicho, fica com meus amigos jogando Sega Rally e vendo que fazia o menor tempo.

    Tinha um joguinho que eu adorava que era um carro na perspectiva do Rock 'n Roll Racing, no qual voce ia andando pela cidade e completando missões do tipo ter que matar os outros veiculos e tals.
    Alguem conhece?

  12. #11
    Membro Avatar de manisnk
    Info
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.853
    Verdinhas
    6741

    Daytona ainda jogo quando vouno shopping, bom demais.

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.511
    Verdinhas
    320

    Sem contar tem a melhor versão de castlevania lançada até hoje...

  14. #13
    Membro Avatar de TakoBH
    Info
    Registro
    Nov 2008
    Mensagens
    384
    Verdinhas
    4

    Nights foi um jogo épico.

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    752
    Verdinhas
    40

    Ainda tenho o meu bem guardadinho, funcionando. Adoro e jogo muito:
    - Panzer Dragon
    - Sega Rally Championship
    - Albert Odissey
    - Iron Storm
    - D

  16. #15
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2012
    Mensagens
    13
    Verdinhas
    1

    Esse eu tive hein! Comprei por 20 conto de uma amigo meu que estava comprando o PSOne na época. Veio com uns 20 jogos "paralelos", fora os que eu comprei depois. Pena que eu comprei ele tarde, em 2002. Mas joguei muito. Jogava Die Hard Arcade fora os dois melhores jogos de luta que já joguei, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter e KoF 97. Passava horas jogando. Pena que para jogar alguns jogos, o Saturn precisa "esquentar" antes, ficar um tempo com outro jogo dentro, kkkkk. Tinha também o ótimo X-men: Children of Atom, que eu nunca consegui ganhar do Magneto (e eu era bom jogador na época hein), e meu pai ganhou dele na sorte, kkkk. Comprei esse 3D Pad, e achava ele ótimo! Achava melhor que o controle normal. Jogava muito NBA Action 98, ótimo jogo também.
    Pena que depois que começei a trabalhar, em 2006,comprei o PS2 e minha mãe fez o "favor" de vender o Saturn por uns 50 conto... Osso! Deu só pra comer uma pizza no dia e sobrar uma dinheirinho, rs.
    Ps.: Esse Bomberman era o Saturn Bomberman, o melhor que já joguei também! Saudades do meu Saturn...

  17. #16
    Membro Avatar de FireMax
    Info
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.903
    Verdinhas
    1916

    Pessoal aqui se livra de VG muito facil. O meu tá guardadinho e só vendo de estiver passando fome.

  18. #17
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    691
    Verdinhas
    201

    Todo mundo com o Saturn guardadinho... o meu ta aqui instaladinho na tv pra quando dá vontade de jogar
    Só vou deixar guardarem meus games o dia que eu morrer...

    Uma pena mesmo que aconteciam esses desentendimentos entre e Sega do Japão e dos EUA.
    A Sega tinha potencial pra competir de igual pra igual com a Nintendo e acabou do jeito que todo mundo sabe

    Citação Citando Badotti Ver mensagem
    Sem contar tem a melhor versão de castlevania lançada até hoje...
    Depende... tudo bem que o jogo tem algumas áreas a mais e dava pra jogar com a Maria mas ele como um todo é bem mais mal acabado que o do Playstation. Tem mais slowdown, não tem transparência, o mapa era uma burocracia pra entrar pelo que me lembro, sem contar o sistema de save nada seguro do saturn onde acabava a bateria e perdia tudo

    Até hoje não entendo pq a Sega teve essa ideia porca de colocar uma bateria CR2032 no Saturn em vez de usar a mesma bateria recarregável que usava no Sega CD... a minha do Sega CD funciona ate hoje e nunca perdi nenhum save.

  19. #18
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.182
    Verdinhas
    3637

    Citação Citando NullPointer Ver mensagem
    Até hoje não entendo pq a Sega teve essa ideia porca de colocar uma bateria CR2032 no Saturn em vez de usar a mesma bateria recarregável que usava no Sega CD...
    Talvez para 'incentivar' o pessoal a comprar aqueles cartuchos de backup de savegames.

  20. #19
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info
    AH SACOMÉ NÉ
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.661
    Verdinhas
    2252

    Aguardando o próximo.

  21. #20
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de wuemura
    Info
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    5.351
    Verdinhas
    5822

    O meu Saturn está guardadinho também, funcionando até hoje, o meu Saturn ainda tem aquele cartão de PhotoCD e VideoCD.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões