+ Responder Tópico
Like Tree4
  • 3 Por Rodrigo Guerini
  • 1 Por .Cthulhu.
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Jaguar

    32 ou 64 bits? É triste, mas a grande discussão que gira em torno do Jaguar não é sobre seus jogos ou sobre a nostalgia que os envolve. Mas sim, se o console realmente tinha 64 bits ou era apenas um 32 bits disfarçado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 800px-Atari-Jaguar-Console-Set.png
Visualizações: 594
Tamanho: 198,4 KB
ID:	6228


    Infelizmente, além disto, não há muito o que falar do triste fim da Atari e do Jaguar.

    Um pouco de história

    Lançado no novembro de 1993 em Nova Iorque e São Francisco e no começo de 1994 em todo os EUA pela bagatela de US$ 250, a Atari pretendia voltar ao mercado depois do não tão grande sucesso do Atari 7200 anos antes.

    A criação do "primeiro console 64 bits", como a empresa não deixava você esquecer, foi antes de qualquer coisa uma gigantesca jogada de marketing para desviar a atenção da guerra dos 16 bits (Mega Drive e Super Nintendo, no ocidente) e tentar tirar o foco dos futuros 32 bits que seriam lançados.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 JaguarCD.jpg
Visualizações: 506
Tamanho: 25,0 KB
ID:	6230
    O acessório Jaguar CD chamado "carinhosamente" pelo apelido de privada por alguns 'jogadores nervosos'.

    Mas foi nesta época também que as pessoas descobriram (algumas 250 dólares mais pobre) que bits não era sinônimo de qualidade gráfica e sonora. O videogame vendeu muito mal, levando todo o ano de 1994 para vender apenas 100 mil unidades (o mesmo que a Sony venderia no primeiro final de semana do PlayStation).

    Com o anúncio dos concorrentes 32 bits da Sega e Sony e a imensa falta de suporte das third-parties devido a dificuldade de programação fizeram com que o Jaguar tivesse uma morte lenta e dolorosa vendo os seus principais adversários chegando a casa de milhões.

    Um acessório para ler cd-roms foi lançado, mas se o console originalmente não tinha sido vendido, não seria este acessório que faria qualquer diferença no mercado. Desta forma o Jaguar puxa a Atari para a sua falência.

    Hardware

    Tirando logo o grande assunto da frente, o Jaguar é um mix de console 32 e 64 bits. Ele possui dois processadores de 32 bits. Um deles tem a arquitetura 64 bits. Numa tentativa de explicar o inexplicável um trecho da Wikipedia, falando sobre os dois chips (em inglês):

    • "Tom" Chip, 26.59 MHz
      • Graphics processing unit (GPU) – 32-bit RISC architecture, 4 KB internal cache, provides wide array of graphic effects
      • Object Processor – 64-bit RISC architecture; programmable; can behave as a variety of graphic architectures
      • Blitter – 64-bit RISC architecture; high speed logic operations, z-buffering and Gouraud shading, with 64-bit internal registers.
      • DRAM controller, 8, 16, 32 and 64-bit memory management
    • "Jerry" Chip, 26.59 MHz
      • Digital Signal Processor – 32-bit RISC architecture, 8 KB internal cache
        • Same RISC core as the GPU, but not limited to graphic production
    Entendeu? Pois é. Nem você, nem eu, nem quase nenhum programador. A Atari chegou a anunciar que seu Jaguar era superior em termos de hardware que o Saturn e um pouco inferior ao PlayStation. Se isto é verdade é dificil dizer, mas em termos de qualidade gráfica não há dúvidas que os jogos para o Jaguar são bem inferiores a aquilo que de bom foi feito nos outros consoles.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 s_Tempest2000_13.jpg
Visualizações: 492
Tamanho: 20,2 KB
ID:	6231
    Tempest 2000, apesar de um bom jogo, não era exatamente o que se tinha em mente para um videogame que deveria ser 4x mais poderoso que um Mega Drive ou Super Nintendo


    Apostando nos cartuchos, pelo menos num primeiro momento, o design do console é relativamente sóbrio, com uma entrada para as fitas na parte de cima (sem nenhuma tampa para esconder os contatos) e duas entradas de controle a frente. Não havia saída RCA ou S-Video, deixando o console preso a saída RF, algo que o Mega Drive de 1988 já tinha resolvido.

    Na parte traseira ainda havia dois contatos de placa, um servindo para ligar um console no outro (com um acessório nunca lançado) e o outro para ligações em sistemas de vídeo europeu.

    Acessórios

    O controle do Jaguar é muitas vezes considerado um dos motivos para o fracasso do sistema, como se um motivo só fosse o bastante. Com uma péssima pegada o controle na parte de cima era inspirado no controle do Mega Drive, com um direcional, 2 botões de menu e três botões de ação. A aberração ficava na parte de baixo com 12 botões númericos (0 a 9, # e *), inspirados diretamente no Intellivision de 1979!

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 JaguarController.jpg
Visualizações: 561
Tamanho: 35,0 KB
ID:	6229
    Havia overlays para serem colocados na frente dos números para que o jogador soubessem a finalidade de cada botão, assim como no Intellivision

    Como o sucesso comercial foi baixo (menos de 300 mil unidades foram vendidas, mesmo com sucessivas reduções de preço) esperava-se que nenhum acessório importante fosse lançado. Não foi o que ocorreu. A Atari criou um acessório de cd para o Jaguar por US$ 150 dólares. A data? 11 de setembro de 1995. Seria cômico se não fosse trágico.

    Vinte mil unidades foram criadas e pouco mais de 10 jogos foram criados, inclusive um port para o super popular, na época, Myst.

    Jogos

    O mais famoso e importante jogo para o Jaguar é Alien Vs Predator, jogo em primeira pessoa que você pode controlar um alien, um predador ou um marine. Seguindo a linha de FPS, Doom e Wolfenstein 3D fecham uma coletânea de relativo respeito. Doom de Jaguar, possivelmente é a melhor versão para consoles já lançada.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 s_AlienVsPredator_5.jpg
Visualizações: 879
Tamanho: 42,5 KB
ID:	6232
    O FPS Alien Vs Predator, talvez o melhor jogo do console


    Tempest 2000, jogo de arcade em um ambiente tridimensional é outro que costuma aparecer na lista dos mais queridos entre os que tiveram a coragem de comprar um Jaguar na época. O ótimo Rayman e regular Pitfall também fizeram sua aparição no console.

    Atari Karts é lembrado como uma das pérolas para o console, seja pela sua qualidade como jogo ou seja pela sua cópia descaradas de Mario Kart.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 s_AtariKarts_2.jpg
Visualizações: 566
Tamanho: 39,0 KB
ID:	6233
    Owwww YEAH!


    Por fim...

    É triste,... Ver uma empresa que basicamente criou o mercado de videogames como nós entendemos hoje tenha tido uma morte tão deprimente e com um console tão obtuso (por falta de palavra melhor) como o Jaguar. Fosse simplesmente uma tentativa infrutívera como a da Phillips ou Panasonic, ainda seria possível entender, mas quando isto ocorre com a empresa que outrora tinha controlado o mercado é... triste.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Bans: 0
    Registro
    Mar 2009
    Mensagens
    1.686
    Blogs
    3
    Verdinhas
    1041

    Doom 1 saiu pra jaguar não é ??? LOL, e os kra ainda tem coragem de chamar de 64bits..... pior q essa bosta tinha uns joguinhos muito nostalgicos...porém, era um snes "naquelas" né =/


  4. #3
    Membro Avatar de Shell
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    127.0.0.1
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    920
    Verdinhas
    327

    Putz, tava vendo esse Atari Karts e foi lançado 3 ANOS após o Mario Kart do SNES e mesmo assim consegue ser MUUUUUIIITO ruim

    Tem um review aqui (ingles):

  5. #4
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.718
    Verdinhas
    1965

    os graficos desse "mario kart" parecem ser melhores que do snes... mas acho que é só isso mesmo

  6. #5
    Membro Avatar de Genetically Mod. Towel
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    worst character ever
    Registro
    Oct 2007
    Mensagens
    5.890
    Verdinhas
    7985

    Citação Citando .Cthulhu. Ver mensagem
    Doom 1 saiu pra jaguar não é ??? LOL, e os kra ainda tem coragem de chamar de 64bits..... pior q essa bosta tinha uns joguinhos muito nostalgicos...porém, era um snes "naquelas" né =/

    Quem me falar o nome do jogo aos 2:58 ganhara infinitas verdinhas! Eu jogava em um "arcade" e sinto uma puta saudade!

    edit: tinha na descricao do video, ja achei

  7. #6
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Lendo esses artigos, noto que os consoles não fizeram sucesso por burradas ou tolices dos fabricantes. Não por falta de mercado.

    Bom artigo Rodrigo

  8. #7
    Membro Avatar de Wolfenstein
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    431
    Verdinhas
    17

    Esse aí eu tenho até hoje guardadinho, completinho, com caixa e tudo. Foi o maior arrependimento que eu tive na minha vida de gamer, porque meu pai ia me dar um SNES e uns 10 jogos, que daria mais ou menos o preço do Jaguar, mas como já tava fissurado nesse vg acabei optando por ele mesmo. No final das contas só o AvP que prestou.

    Dureza foi o tal do Kazumi Ninja, consegue ser pior que o Way of the Warrior do 3DO... lol

  9. #8
    Membro Avatar de Chris Rock
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BROOKLIN 1985...
    Registro
    Oct 2010
    Mensagens
    1.533
    Verdinhas
    1728

    Acabei de ler esse e já estou aguardando o próximo.

  10. #9
    Membro Avatar de eyamamoto
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2007
    Mensagens
    6.184
    Verdinhas
    2642

    LOOOL 1:50 do vídeo.

    é jogo de snes ahueHUAEhuA

  11. #10
    Membro Avatar de Soufly3xtr3m3
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    7.762
    Verdinhas
    5208

    Olhando os gráficos... da para dizer que era algo entre 16 e 32 bits pra época...kkkk

    Um colega teve um, a gente jogava Primal nele.

    PS: Nada barra os jogos de basquete de antigamente....

  12. #11
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.619
    Verdinhas
    9141

    Do Jaguar eu só lembro de Alien vs Predator, que fiquei maravilhado quando vi pela primeira vez numa Supergame.

  13. #12
    Membro Avatar de Matheusoc
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BR BR HUEHUEHUE
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    21.248
    Verdinhas
    4382

    realmente, se tivessem lancado em 92, mesmo mais caro, e com um controle nao-idiota, seria foda

    tem varios classicos ali no meio

  14. #13
    Membro Avatar de Netto-19
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    PRENDAM O NINE FINGERS!!!
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    4.700
    Verdinhas
    413

    na boa os jogos eram muito ruins... cada coisa bizarra que saiu pra esse treco.

  15. #14
    Membro Avatar de Mr Fish
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    1.468
    Verdinhas
    5

    Não vai mais ter matérias sobre consoles?

  16. #15
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Citação Citando Mr Fish Ver mensagem
    Não vai mais ter matérias sobre consoles?
    Sim, sim, toda semana, hehe... Só não teve semana passada por causa do Diablo 3

    Entre comer, dormir e escrever sobre consoles.. eu tive que escolher... "jogar diablo 3" huahuahu... Mas saiu até que uma análise razoável

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões