+ Responder Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 Última
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Super Nintendo

    Como substituir o mais importante videogame da história? Seriam estas as palavras que passavam na cabeça de Masayuki Uemura? Anos antes este mesmo designer tinha não só criado o NES, mas resgatado o mercado de videogames de um fim prematuro. Anos mais tarde, com uma concorrência cada vez mais próxima, estava na hora da Nintendo dar um novo passo em direção ao futuro.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Nintendo.jpg
Visualizações: 3419
Tamanho: 48,7 KB
ID:	6337


    O Resultado? "Apenas" o Super Nintendo.

    Um pouco de história

    Com o lançamento do NES no Japão (Famicon) em 1983 e seu sucesso absoluto, assim como sua entrada triunfal no mercado ocidental com o videogame remodelado em 1985 a Nintendo tinha controle não só do mercado, mas da própria idéia de videogame.

    Claro que tamanho sucesso foi criando concorrentes, mas estes pareciam pequenos diante da enormidade dos números da Nintendo. As coisas só começam a ficar um pouco diferentes em 1987, com o lançamento do PC Engine, no Japão, seguido em 1988 pelo Mega Drive.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Famicon.png
Visualizações: 1870
Tamanho: 241,9 KB
ID:	6338
    Super Famicon, a versão japonesa


    Se antes o NES mesmo com hardware mais simples conseguiu manter-se na posição confortável de líder, a diferença de capacidade entre o 8bit para os adversários já era monstruosa. Foi então que a Nintendo, a passos lentos, começa a pensar no seu sucessor. Assim, no final de 1990 é lançado o Super Famicon.

    O sucesso foi instantâneo, 300 mil unidades desapareceram em questão de horas e a Nintendo parecia ter mostrado quem é que mandava no mercado novamente.

    Porém, a demora em lançar no Ocidente (o SNES só seria lançado em agosto de 1991), permitiu que a Sega criasse uma imensa base instalada no Ocidente, principalmente nos EUA. Apesar de vender bem, a Nintendo teve que enfrentar numa tacada só, Sonic e Joe Montana.

    Foi em 1991 também que a Acclaim conseguiu se libertar das amarras contratuais da Nintendo, que lhe obrigava a lançar jogos apenas para a Nintendo, seguida rapidamente por várias outras empresas. Ao contrário do NES que basicamente era o único ponto de venda para as principais empresas, o SNES teve que conviver com jogos lançados de maneira simultânea com o Mega Drive.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Nintendo Jr..jpg
Visualizações: 2478
Tamanho: 26,7 KB
ID:	6339
    A nova versão do Super Nintendo, conhecida como "Jr." lançada no final da década de 1990


    Foi apenas com Street Fighter II e finalmente com Donkey Kong que o Super Nintendo conseguiu fincar o pé no mercado norte-americano, não que a Sega não tivesse contribuído para isto com o lançamento fracassado do 32X.

    No final das contas, apesar de ter assegurado o mercado Ocidental a partir de 1993 o Super Nintendo acabou nunca batendo o número de vendas do Mega Drive nos EUA. Entretanto, seu imenso mercado japonês assegurou uma vitória e a liderança de vendas da geração. 49 milhões para o 16bits da Nintendo, contra 41 milhões do console da Sega.

    Hardware

    Remodelado para o Ocidente, mas sem mudanças profundas como o seu antecessor, o Super Nintendo é um console relativamente sóbrio com cinza e roxo.

    A estrela definitivamente não estava no seu processador principal, que muitos acusavam (principalmente as propagandas da Sega) de ser lento. Entretanto, sua GPU permitia 32.768 cores, com um número máximo de 256 cores na tela ao mesmo tempo, bastante superior ao principal concorrente.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 SuperFX_GSU-2-SP1_chip.jpg
Visualizações: 1161
Tamanho: 54,3 KB
ID:	6340
    Segunda versão do Super FX, versão usada em Super Mario World: Yoshi Island


    Mas aquilo que realmente diferenciou o console da Nintendo foi o seu maravilhoso chip de som, o SPC700, criado pela (ironia-ironia) Sony. Este processador permitia não só vozes muito mais claras, mas como uma música de mais alta qualidade do que os tons do Mega Drive.

    Alguns jogos ainda recebiam a "ajudinha" extra de chips colocados no próprio cartucho. Existem uma infinidade deles, mas sem dúvidas o mais conhecido é o Super FX, que trouxeram os gráficos poligonais de Star Fox, além do lindo Super Mario World: Yoshi Island.

    Acessórios

    Seu controle foi uma evolução natural do NES. Com ângulos curvos permitia o jogador segurá-lo de maneira muito mais confortável que o antecessor. Quatro botões frontais de ação, mais dois shoulders, permitiram que os programadores de jogos pudessem criar vários atalhos de acessos a itens.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Controles.jpg
Visualizações: 1920
Tamanho: 70,1 KB
ID:	6341
    Controles em suas versões japonesa e norte-americana


    Somados aos já conhecidos dois botões de menu e o direcional também mais confortável que o do NES e se tem a base daquilo que será todo e qualquer controle (normal) nos próximos 20 anos de videogames.

    Alguns acessórios do Super Nintendo acabaram sendo bastante conhecidos como o Super Scope, uma arma sem fio no estilo da Zapper, mas em forma de lança-rojão para o NES, e o Super NES Mouse. O Super Game Boy fecha esta lista permitindo que cartuchos de Game Boy fossem jogados na televisão, alguns até com acréssimo de cores.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Super Scope.jpg
Visualizações: 1930
Tamanho: 14,4 KB
ID:	6342
    Super Scope, o "pequeno" lança-rojão para o Super Nintendo


    Ao contrário dos adversários a Nintendo não chegou a lançar um acessório em cd, apesar de ter negociado tanto com a Sony, quanto com a Philips sobre produção de tal item.

    Jogos

    Não será o objetivo destes próximos parágrafos falar sobre os jogos que definiram o console, pois, caso o leitor ainda não tenha percebido, não foram alguns jogos que definiram o que o Super Nintendo foi e é, mas a gigantesca quantidade de jogos acima da média, entre eles incontáveis clássicos absolutos.

    Já sabendo que vários deveriam ser citados também, é importante lembrar de jogos como Super Mario World 1 & 2, além de All-Star, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Super Castlevania IV, os Donkey Kong Country, Super Mario Kart, Street Fighter II, e bom, ... Você já deve ter percebido que criar esta lista seria impossível.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Chrono Trigger.jpg
Visualizações: 1173
Tamanho: 55,5 KB
ID:	6343
    Chrono Trigger, clássico de Super Nintendo que ajudou a popularizar o estilo no ocidente.


    Entretanto, não há como deixar de citar a importância que um gênero ganhou com o Super Nintendo no ocidente. E este gênero é o RPG. Foram jogos como Final Fantasy III (VI), Secret of Mana, Chrono Trigger, Super Mario RPG e tantos outros que fizeram com que nós ocidentais nos apaixonássemos por personagens de olhos grandes e histórias um pouco maiores do que simplesmente "vá lá e salve a princesa".

    Por fim...

    Apesar do Super Nintendo não ter conseguido uma superioridade cavalar como o antecessor, é sem dúvidas um dos mais importantes videogames da história. Um jogador que pelo menos não o colocar em sua lista de 5 principais videogames não merece nem ser chamado disto: "um jogador".

    Apesar de seu lançamento tardio - que acabou atrasando também a criação do seu sucessor, o Nintendo 64, o Super Nintendo absolutamente dominou a parte final da geração e enfrentou por alguns anos, de igual para igual, videogames como Sega Saturn e Sony PlayStation.

    E a resposta da primeira pergunta deste texto vem simples e fácil, "Como substituir o mais importante videogame da história?" Ora, criando um "novo mais importante videogame da história".

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    4.512
    Verdinhas
    320

    O melhor console... Isso sim era época boa...

  4. #3
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Melhor videogame da história, um dos melhores controles da história, console com os melhores ports do arcade na geração 16bits, clássicos em todos os gêneros, um console completo como ainda não vimos aparecer desde então. Não tive um. Mas gastei muitos cruzeiros e reais em casas de videogame por causa desse console. Vida eterna ao maior console da história!

  5. #4
    Membro Avatar de Tortinhas10
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    294
    Verdinhas
    74

    melhor videogame de todos os tempos.

    super metroid
    fzero
    starfox
    supermario rpg
    super mario 3
    super mario world


    vish

  6. #5
    Membro Avatar de Guns
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Açúcar é o demonio
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    5.477
    Verdinhas
    2398

    O mais incrível do SNES, é que toda essa admiração (minha inclusive), não vem só de quem era novo em sua época, mas também dos mais velhos.

    Meu pai, por exemplo, quando se refere a um video-game 'top', não fala de Atari e nem de NES, mas sim de SNES, assim como eu, que sou 30 anos mais novo.

    Sunset Riders, Rock N' Roll Racing, Biker Mice From Mars, Ronaldinho Soccer (um hack), Top Gear, Super Mario World, Super Mario Kart... a lista é interminável. A Nintendo conseguiu fazer com o Super Nintendo o mesmo que James Cameron conseguiu fazer com Terminator 2, lançar uma sequência superior ao original.


    Tenho até hoje meu SNES guardado aqui, modelo Made in Japan, importado (carcaça americana)... 150 reais* na época, uma facada.

    Equivalente a 150 reais do plano real em seu início. Sei lá quanto custou com a moeda da época. Só me lembro de termos feito o cálculo um dia.

    edit:

    Me lembro quando passei do SNES para o PSX, fiquei louco com aqueles gráficos estonteantes.. mas não gostei dele, 1/10 do que gostei do SNES.
    Última edição por Guns : 02-06-2012 às 14:21

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2008
    Mensagens
    8.336
    Verdinhas
    3914

    Sem dúvida épico, mas a concorrência na época era o mais legal da geração (que pra mim foi a melhor, junto com os 8 bits. Em ambas eu curtia mais a Sega).
    As disputas entre os jogadores de quem era melhor, Super Nintendo ou Mega Drive eram intermináveis. Saia até porrada, ehehehe.
    intendinho, Master System, Super Nintendo e Mega Drive. O resto é história.

  8. #7
    Membro Avatar de Forfeit
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    16.857
    Verdinhas
    613

    Verdade, meus amigos tinham megadrive e eu tambem, vim com a Sega desde o Master System, mas um amigo nosso tinha o Super Nintendo e as vezes a gente até alugava o video game. Essa briga entre Sega e Nintendo era real mesmo, era tipo entre times de futebol, ninguem admitia ser pior.

  9. #8
    Membro Avatar de soriginal
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2010
    Mensagens
    315
    Verdinhas
    88

    Complementando o que o Guns disse, o outro lado também é verdade... você vê gente com bem menos ou mais ou menos 20 anos que não era nem nascido na época do SNES e que simplesmente idolatra o console e não fica pagando pau pra PS3 ou XBOX360.
    Incrível como ele consegue ser divertido sem aquela cara de "old school" até hoje. Muita coisa simplesmente foi relançada pro DS e que se não avisassem, ninguém perceberia que são jogos com mais de 10 anos.

  10. #9
    Membro Avatar de Xi+Yj+Zk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    9.725
    Verdinhas
    1967

    Comentando uma coisa que é bem importante
    a super scoop do snes de 1900 e guarana de rolha é infinitamente melhor de usar que a sharpshooter.

    sharpshooter tu cansa em 10min jogando, super scoop eu passava a tarde toda jogando e nem cansava.... pq tu apoia em cima do obro a maior parte do, pouco, peso.

  11. #10
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.822
    Verdinhas
    6656

    Imbatível aqui na rua no Mário Kart.

    PS1 foi uma grande mudança, mas o SNES era foda, coletânea de jogos e jogabilidades imbatíveis.
    Última edição por manisnk : 02-06-2012 às 23:14

  12. #11
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    O meu ainda está aqui inteirão

  13. #12
    Membro Avatar de Diego - Evil
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Loading...
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    8.645
    Verdinhas
    1433

    Um dos consoles que me fez mais feliz, fora que marcou epoca na minha vida.
    Donkey Kong foi o jogo que mais adorei do SNES.
    MEU DEUS que maravilha!

    Ja naquele tempo, quando minha mae saia de casa eu colocava o game ligado em um aparelho de som para curtir as musicas do Donkei 3 ( joguei todos mas na epoca do DK3 eu ja estava crescidinha e manja bem mais das putarias gamisticas do que na epoca de DK1).

    Campeonato Brasileiro, top gear, mega man...Street fighter, Mortal Kombat, FINAL FIGHTER (a série toda).
    Realmente a lista é INFINITA e tem jogos de Todos os Generos.

    Fui muito feliz com "Play 1" tb, que complementou essa fase da minha vida, vivida com SNES.

  14. #13
    Membro Avatar de Ratzenberger
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    9.505
    Verdinhas
    2822

    Meu primeiro console, lembro até hoje o amigo do meu pai botando o mega drive de um lado e o super nintendo do outro. Escolha sábia, apesar da tentativa de ser entubado pelo mega.
    Os consoles contemporâneos voce lista 5 melhores jogos facilmente.
    O super nintendo eu tenho que reservar umas 20 linhas. Que saudades daquela época que batia cartão na Santa Ifigenia para ir "folhetando" cartucho por cartucho naquelas banquinhas de madeiras.
    Modéstia a parte, creio que tive os melhores games para ele, todos os cartuchos SUPERFX
    VORTEX
    STARFOX (era pirado nesse game, até hj jogo emulado no celular)
    StuntRaceFX
    DOOM (Quem não se lembra do sinistro e exclusivo cartucho de cor vermelha?)
    MegaManX3 (paguei o olho da cara por essa relíquia, mas me rendeu muitos fins de semana)
    Mario Yoshi Island (ainda tá pra nascer 2d de aventura mais divertido...)
    The Duel Test Drive 2 (Decolava minha imaginação dentro de um porsche, ferrari ou lamburga)
    Donkey Kong (esse é chover no molhado)
    Gradius III
    Mario Kart
    Doom Troopers
    enfim....

  15. #14
    Membro Avatar de kurt74
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    \o/ geliebtes Vaterland
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    4.631
    Verdinhas
    283

    Eu era feliz e não sabia.....

  16. #15
    Membro Avatar de Hylian
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2010
    Mensagens
    841
    Verdinhas
    403

    É, o Super Nintendo tbm fez parte importante da minha formação. Meu segundo console, depois do meu querido NES.

    Lembro-me exatamente do dia e da hora em q eu, meu pai e meu irmão saímos pra comprar o videogame. Foi naquela fatídica manhã de 1º de maio de 1994. Estávamos assistindo a corrida na casa do meu tio, iríamos sair assim q a corrida acabasse. Mas logo q o Senna bateu abandonamos a TV...

    Lembro q íamos escutando na rádio do carro sobre novas notícias.

    Dia realmente marcante pra mim...

    Spoiler:
    Não apenas para mim obviamente.

  17. #16
    Membro Avatar de Yang
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    3.882
    Verdinhas
    545

    Só o super mario world que vinha junto com o videogame ja valia a pena..
    Eu era fã de mega drive, mas nao aguentei e comprei o snes... the best 16bits

  18. #17
    Membro Avatar de Out of Space
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2006
    Mensagens
    855
    Verdinhas
    802

    Eu tbm sou um que quase acabei comprando o Mega, mas aí minha mãe deu brecha pra eu pedir um SNES (acho que era mais caro). Na hora nem acreditei, pq eu sabia que era melhor.
    Aí pedi com Mortal Kombat, Street Fighter 2 e Super Mario World. Eu era fissurado em MK e Street Fighter nos fliperamas, então ter esses títulos em casa era um sonho, era impensável pra mim na época.
    Com certeza essa é a plataforma que mais joguei, acho que já joguei mais de 500 títulos nesse console. Vivia alugando fitas, era mto bom entrar nas melhores locadoras (aqui era a Progames) e ver aquelas estantes lotadas de fitas. Quando era feriadão já alugava logo 4 fitas pra aproveitar.
    E o que chama atenção é que o SNES não tinha só quantidade de títulos, mas muitos títulos com qualidade.
    Com certeza foi o melhor console já lançado.

    Minha listinha dos top:
    - Earth Bound
    - Chrono Trigger
    - Super Mario World
    - The Legend of Zelda: A Link to the Past
    - Donkey Kong Country
    - Donkey Kong Country 2
    - Donkey Kong Country 3
    - Super Mario All Stars
    - International Superstar Soccer
    - Soul Blazer
    - Super Mario Kart
    - Rushing Beat 3
    - Biker Mice from Mars
    - Final Fight
    - Final Fight 2
    - Bass Tournament of Champions
    - Mystical Ninja
    ....

  19. #18
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Época de ouro, das revistas de videogame mensais, com detonados e dicas.

  20. #19
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.822
    Verdinhas
    6656

    Castlevania, Zelda e Donkey Kong.

    Os detonados mais desejados.

  21. #20
    Membro Avatar de Repolho Roxo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    15.339
    Verdinhas
    2914

    Melhor videogame de todos os tempos.

  22. #21
    Membro Avatar de FireMax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vix
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    7.870
    Verdinhas
    1864

    Engraçado que nas cidades do interior do ES não tinha essa guerra SNES vs Mega. Aqui era SNES ou PS1. Comprei o meu em 1998, lembro que meu pai encomendou um na loja, o cara ia no Paraguai comprar. R$ 250,00.

    Tinha comprado o SNES Jr, mas deu problema e trocamos no normal. Vinha com o Killer Instinct + Manual + CD de músicas. Vendi ele em 2001 para comprar meu primeiro PC, se arrependimento matasse.

    Em 2008 inventei de colecionar todos os jogos que gostava. Comprei um SNES perfeito na caixa e maioria das fitas no Ebay. No Brasil achei algumas raras, como Ronaldinho Soccer na caixa. Hoje são mais de 30 jogos.

    Ah, meu SNES não é virgem, tirei as travinhas para jogar a coleção dos 5 Bomberman que comprei no Ebay do Japão.
    Última edição por FireMax : 03-06-2012 às 19:29

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    3.832
    Verdinhas
    171

    Bem, eu fiz a loucura de ter um mega drive e te-lo trocado por um SNES em 1994 (loucura não pelo videogame em si, mas por não ter convencido meu pai a comprar o SNES e ter ficado com os dois ).

    Lembro até hoje quando fui com meu vizinho comprar a fita do super street fighter 2 turbo (algo assim) na Progames do centro de Guarulhos. Ao chegar na casa dele, o pai do muleke ligou o videogame no sonzão e quando saiu no ultimo volume aquela frase: "Round 1, fight" apareceu uns 20 neguinho pra jogar contra, huahuahua

    Como diz o outro: " Que tempo bom, que não volta nunca maaaaissss..."

  24. #23
    Membro Avatar de Calconha
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Posso botar o que quiser aqui? (frase de duplo sentido...)
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    20.397
    Verdinhas
    4594

    MK3 FTW...

    era o unico jogo que eu tinha de SNES, o resto era tudo alugado ou em loja de video game antes de eu ganhar o meu...

  25. #24
    Membro Avatar de ]D.H[
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Membro Honorario da Elite Hardmobiana!
    Registro
    Nov 2011
    Mensagens
    852
    Verdinhas
    326

    Porra, ninguém ainda falou de Pilotwings?

    Vão se foderem!

  26. #25
    Membro Avatar de B.Pipes
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2000
    Mensagens
    2.769
    Blogs
    1
    Verdinhas
    1049

    O melhor console já criado. Simplesmente.
    Tenho um que comprei num rompante saudosista anos atrás. Não venderei jamais.
    Jogos que me vem a cabeça sempre:
    Super Castlevania IV
    Super Ghols n Ghosts
    Demons Crest
    F-zero
    Final Fight
    Star Fox
    Top Gear
    Top Gear II (adorava mais do que o 1, autos pegas em vs com os amigos)
    Sunset Raiders (gravei a música de abertura em fita para ficar ouvindo)
    Indiana Jones
    Star Wars (os 3)
    R-Type 3
    Super Turrican
    Super Mario World
    e a lista segue...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 3 1 2 3 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões