+ Responder Tópico
Like Tree2
  • 1 Por Darktag
  • 1 Por Jon
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Atari 5200

    Quando pensamos na marca Atari, a primeira coisa que vem à mente é o Atari 2600. Famoso console que definiu a história dos jogos eletrônicos pré-crise de 1983 e até hoje é sinônimo de videogame, pelo menos para os mais antigos. Mas como sabemos, o 2600 não foi o único console lançado pela Atari, houveram outros. Um portátil, um console de "64 bits", que não era de 64 bits, mas que era... e mais outros dois. Todos venderam muito mal e acabaram afundando a Atari como empresa de criação de hardware.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Atari-5200-4-controles.jpg
Visualizações: 5167
Tamanho: 23,6 KB
ID:	6397


    Mas de todos estes consoles, nenhum foi tão ruim quanto o Atari 5200.

    Um pouco de história

    Com o lançamento do Intellivision em 1979, o Atari 2600 ficou para trás em termos tecnológicos. Embora as suas vendas ainda fossem satisfatórias (e muito maiores do que as do concorrente), os gráficos apresentados pelo console da Mattel mostrava uma diferença brutal, se compararmos ao console da Atari de 1977.

    Assim foi lançado o 5200, em novembro 1982, para competir com um console de três anos e evitar que ele aumentasse o controle do mercado de videogames, ainda em posse do Atari 2600.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Atari-5200-2-controles.jpg
Visualizações: 860
Tamanho: 34,7 KB
ID:	6398
    Segunda versão do Atari 5200, com entrada para apenas dois controles


    Na verdade, com os jogos lançados por outras empresas - aka Activision -, a Atari começou a não lucrar tanto quanto lucrava antes. Perdendo o domínio da fabricação de jogos a Atari também tinha perdido uma fonte de dinheiro segura, desta forma resta a empresa criar um novo videogame.

    O grande problema é que o consumidor da época não entendia o porque deveria trocar um videogame pelo outro, afinal, ela já possuía um videogame em casa.

    Pior ainda, pouco antes do lançamento do Atari 5200, a Coleco tinha lançado o Colecovision, que junto com uma licença da Nintendo para o jogo Donkey Kong, fez com que eles vendessem 500 mil unidades até o natal de 1982.

    Hardware

    O Atari 5200 era um senhor monstro (pelo menos 25% maior fisicamente do que o Xbox original). Baseado na estrutura dos dois computadores pessoais da Atari, o 400 e o 800, embora com algumas mudanças significativas que não permitiam que softwares de um pudessem ser executados no outro.

    Possuia um processador de 1.79 MHz, além de mostrar uma resolução de 320x192. Era possível mostrar todas as 256 cores na tela, sendo no máximo 16 cores diferentes em cada linha.

    Atari 5200-atari800.jpg
    Atari 800, arquitetura próxima ao Atari 5200

    Uma inovação que definitivamente não deu certo foi a caixa de força. Atualmente o console tem duas saídas principais, uma para a televisão enviando sinais de áudio e video e outra para a parede, ou melhor, uma entrada de força.

    No Atari 5200 um único cabo saia do console para uma caixa. Esta caixa se encarregava tanto de enviar o sinal de video e áudio para a televisão, quanto receber a energia da tomada. Se a idéia era maravilhosa ou revolucionária é difícil dizer. Fato é que ela foi abandonada ainda durante a vida útil do aparelho.

    Revolucionária também foi o fato de permitir 4 entradas para controle ao mesmo tempo. Idéia que também será retirada durante a vida do aparelho e será retomada só três gerações depois.

    Acessórios

    Impossível escrever um texto sobre o Atari 5200 e não mencionar o controle do Atari 5200. Cheio de boas intenções e más também. Inspirado no Intellivision, o controle do Atari 5200 possuía os 12 botões numéricos (0-9, * e #), além dos dois botões de ação em cada lado do controle.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Controle-Atari-5200.jpg
Visualizações: 1987
Tamanho: 37,3 KB
ID:	6400
    Controle do Atari 5200


    No topo, uma novidade, três botões de menu, sendo o principal deles o "pause". Finalmente era possível pausar a ação de um jogo com o controle na mão. Embora isto já era possível no Intellivision, pela primeira vez havia um botão específico para isto no controle.

    Entretanto, a jóia da coroa era o joystick analógico do controle. Se hoje não vivemos mais sem um controle analógico devemos tudo ao Nintendo 64. Mas antes disto, o Atari 5200 já possuía uma alavanca analógica completamente não funcional.

    Para cortar custos, a Atari criou um dos piores controles da história, fazendo com que mesmo os bons jogos lançados para a plataforma fossem eclipsados pela falta de vontade do jogador em tentar sobreviver a um analógico que não fazia o básico, que era voltar a posição central depois de pressionado.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 Atari-5200-VCS-Cartridge-Adaptor.jpg
Visualizações: 1024
Tamanho: 70,8 KB
ID:	6401
    O adaptador de jogos do Atari 2600 para o Atari 5200


    Um dos fatores que muitos determinam como o motivo principal do fracasso do Atari 5200 foi a sua falta de suporte aos jogos do Atari 2600. Isto acabou sendo corrigido com um acessório, o VCS Cartridge Adaptor. O problema agora seria encontrar pessoas dispostas a enfrentar os jogos do Atari 2600 no controle do Atari 5200.

    Jogos

    Apenas 69 jogos foram lançados para o Atari 5200. Em sua maioria eram relançamentos de jogos populares para o Atari 2600, como Super Breakout, Space Invaders e Missile Command. A Activision e a Sega tiveram alguns de seus jogos lançados no Atari 5200, o mais famoso, provavelmente, o Pitfall!.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 pit_atari5200_1.jpg
Visualizações: 3234
Tamanho: 28,4 KB
ID:	6402
    Pitfall! para o Atari 5200, melhores cores, mas que não justificavam a troca de um console


    Apesar de gráficos um pouco melhorados nestes jogos, não havia uma diferença gritante entre as versões para o Atari 2600 (e Intellivision), pelo menos não o bastante para fazer as pessoas se interessarem na troca de consoles. Ainda mais com os já citados terríveis controles para o Atari 5200.

    Por fim...

    Concorrência pesada com o Colecovision, canibalismo do ainda ativo Atari 2600, o crash de 1983 e o horrível controle. Não é difícil entender o porque o 5200 não deu certo.

    Ainda assim o console conseguiu respeitáveis (?) um milhão em vendas, pouco comparado aos 30 milhões do Atari original.

    O ano de 1984 passou lentamente com o mercado de consoles decaindo, prejuízos imensos para todas as empresas, os jogos sendo vendidos a preços de banana tentando capitalizar um mínimo antes de fechar as portas. Parecia que nada poderia retirar os EUA daquele imenso embaraço, e o fim da era dos videogames já estava anunciado.

    A salvação teve que vir do oriente.
    Última edição por Rodrigo Guerini : 09-06-2012 às 23:38

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Desconhecia esse Atari devastador de finanças. Valeu Rodrigo

  4. #3
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.134
    Verdinhas
    3483

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    teio
    Só um errinho básico

  5. #4
    Jon
    Jon está offline
    Membro Avatar de Jon
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    2.134
    Verdinhas
    3483

    Agora é hora de comentar

    Citação Citando Rodrigo Guerini Ver mensagem
    Para cortar custos, a Atari criou um dos piores controles da história, fazendo com que mesmo os bons jogos lançados para a plataforma fossem eclipsados pela falta de vontade do jogador em tentar sobreviver a um analógico que não fazia o básico, que era voltar a posição central depois de pressionado.
    Na verdade o maior problema do analógico do controle do 5200 não era a falta de precisão ou falta de um 'mecanismo' centralizador de eixo: o problema era confiabilidade zero deste controle. Durabilidade ZERO. Quando saíram revisões mais ou menos corrigidas dele, o estrago já estava feito. Na época que o Angry Nerd lá fez o video, nem ele tinha controles funcionais do 5200 disponíveis para o review. Ele apelou para um acessório que você esqueceu de mencionar no artigo:


+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões