+ Responder Tópico
  1. #1
    Redação
    hardMOB
    Avatar de Rodrigo Guerini
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    12.630
    Blogs
    10
    Verdinhas
    1645

    Artigo: Sony PSP

    Sete anos no mercado, mais de 70 milhões de unidades vendidas. Na verdade, ainda vende mais que o seu sucessor. Foi casa de jogos como Megaman, GTA, inúmeros RPG's, Castlevania, God of War, Metal Gear, e a lista continua. Capaz de emular bem qualquer videogame de 8 ou 16bits, e até capaz de rodar jogos de PlayStation. Gráficos impressionantes, bateria competente, tela impressionante.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PSP-2000.png
Visualizações: 1098
Tamanho: 252,2 KB
ID:	6431


    E o pior de tudo? Alguns consideram o PSP um enorme fracasso da Sony.

    Um pouco de história

    O PSP foi anunciado na E3 de 2003 para competir com o Game Boy Advance. Alguns meses mais tarde a Nintendo também apresenta a sua nova geração, o Nintendo DS. Mesmo assim o brilho do PSP antes do lançamento não parecia ser ofuscado, devido não só a capacidade gráfica superior como os inúmeros recursos multimedia do aparelho. Segundo a Sony, o PSP era o walkman do século XXI.

    Em apenas dois dias as 200 mil unidades entregues ao mercado japonês foram vendidas no final de 2004. Apenas em março de 2005 o portátil chegou aos EUA com 17 títulos, incluindo Metal Gear Acid, Need for Speed, Ridge Racer, Tony Hawk's e a verdadeira estrela Lumines.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PSP-GO.png
Visualizações: 1079
Tamanho: 410,2 KB
ID:	6432
    PSP-GO - Um mico entre as versões do PSP. Seu design acabou servindo de inspiração para um celular da Sony.


    Mesmo custando 100 dólares a mais do que o Nintendo DS, o PSP conseguiu vender o bastante para a Sony ter que atrasar o lançamento na Europa, devido a falta de unidades disponíveis. Lá chegou a um preço ainda superior ao norte-americano (249 euros) e mesmo assim vendeu bem.

    Porém a mesma qualidade gráfica que o fazia brilhar era aquilo que demandava uma longa jornada de produção dos jogos. Enquanto o Nintendo DS recebia cada vez mais jogos, muitos deles com qualidade duvidosa, é verdade, o PSP começa a sofrer de hiatos cada vez maiores de grandes lançamentos.

    Não que as softhouses não estivessem apoiando o console da Sony, mas o tempo médio (e o dinheiro) gasto para produzir um jogo no PSP era tão grande quanto num console de mesa, como o PlayStation 2. Algumas empresas começaram a pensar o óbvio, porque gastar tanto tempo e dinheiro num aparelho portátil que ainda não vendeu tanto, em vez de investir no PlayStation 2 onde a base instalada é muito maior?

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 God of War_Chain of Olympus.jpg
Visualizações: 1086
Tamanho: 120,3 KB
ID:	6433
    God of War: Chain of Olympus - gráficos equiparáveis aos de PlayStation 2


    Já projetos menores tinham como foco o Nintendo DS, pela sua maior facilidade de programação devido aos gráficos não tão avançados.

    Soma-se a isto ao fato de que o PSP foi rapidamente desbloqueado. Sem a necessidade de hardware extra, os proprietários de um PSP podiam copiar seus jogos para o próprio cartão de memória. Isto já seria um grande problema nas mãos da Sony se não fosse pior ainda. Emulação e a reprodução de vídeos no PSP só estavam disponíveis desta maneira, ou seja, mesmo para os usuários que não queriam a pirataria, manter um PSP travado era deixar de fora as melhores funções do aparelho.

    Independente disto a Sony vendeu até o momento 71 milhões de unidades. Pouco menos do que Super Nintendo e Mega Drive juntos! Mas seus jogos acabaram não tendo uma venda tão expressiva. E estes números acabam sendo considerados irrisórios entre os maiúsculos 151 milhões de unidades do Nintendo DS.

    Hardware

    Com um parrudo processador que podia chegar até a 333MHz o PSP faz juz ao seu nome, é um PlayStation de bolso, ou no caso, um PlayStation 2 portátil. Devido a tela de menor resolução que uma televisão (480x272) e ao seu tamanho de 4,3 polegadas, os gráficos no PSP parecem bastante similares a aqueles apresentados pelo PlayStation 2 numa televisão.

    Só por isto o PSP já pode ser considerado um avanço, considerando que o mercado já tinha se acostumado com portáteis projetados para representar uma geração anterior de videogames, aka GameBoy Advance com gráficos próximos ao Super NES, Nintendo DS com gráficos próximos ao Nintendo 64.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PSP-3000.png
Visualizações: 1332
Tamanho: 252,5 KB
ID:	6434
    PSP-3000 em versão prata


    O PSP possuia uma mídia própria o UMD, onde jogos e até filmes eram disponibilizados para o proprietário do PSP. Mas de fato, poucos usaram. Para desespero da Sony, copiar os jogos para o Memory Stick fazia os jogos terem loading menores, melhor taxa de framerate, além de poupar o uso da bateria.

    Até os botões lembravam bastante o irmão maior, com 4 botões de ação na mesma disposição do controle do PlayStation, além de um botão L e R na parte superior do aparelho e dois controles, um digital e um analógico, novidade na época para portáteis. Outros botões de menu, brilho e volume também estavam presentes no aparelho.

    Acessórios

    Apesar da vida útil da bateria do PSP ser relativamente interessante para um portátil de tais qualidades, a Sony lançou o PSP Extended Life Battery Kit, que trazia uma bateria extra de 2200 mAh, permitindo jogatinas mais prolongadas longe da parede.

    Outros acessórios relativamente famosos para o PSP foram os cabos que permitiam algumas versões do PSP de se conectarem a TV, permitindo jogar o portátil diretamente numa televisão.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 PSP-CABO-COMPONENTE.jpg
Visualizações: 1067
Tamanho: 50,6 KB
ID:	6435
    Cabo compontente para PSP


    Não pela Sony, mas outras empresas acabaram aproveitando as conexões do PSP para criar, por exemplo, tv's digitais na tela do portátil. Estes acessórios apesar de funcionarem não se tornaram exatamente populares.

    Entretanto é bem claro que o único acessório obrigatório para todo e qualquer dono de PSP era o Memory Stick, permitindo gravar videos, músicas, jogos, história em quadrinhos e qualquer outra coisa que passasse pela cabeça do usuário.

    Jogos

    Alguns dos principais jogos do PSP já foram citados no início deste artigo. Destaque principal para os dois God of War, com qualidade próxima as versões de console. Metal Gear Solid: Peace Walker, Crisis Core: Final Fantasy VII e os dois Grand Theft Auto completam uma lista poderosa principais jogos do console.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 FFVII-CrisisCore.jpg
Visualizações: 767
Tamanho: 48,3 KB
ID:	6436
    Crisis Core: Final Fantasy VII


    Mas nem só de grandes títulos este portátil sobreviveu (ou sobrevive?). Jogos inspirados como Lumines e Patapon nos fazem lembrar que apesar de uma ótima capacidade para gráficos é um gameplay inteligente que nos faz viciar em videogames.

    Inúmeros RPG's e jogos táticos também estão disponíveis para o PSP, desde o "original" FF Tactics, a Tactics Ogre, Joanne Dark, Disgaea e outros.

    Clique na imagem para versão maior

Nome:	 patapon_001.png
Visualizações: 689
Tamanho: 124,2 KB
ID:	6437
    Pata-pata-pata-pon!


    Sem esquecer de vários jogos de esporte e corrida que quase nos fazem esquecer que estamos num portátil e não no conforto de nossas salas com nossos poderosos videogames de última geração. Citando o sempre queridinho dos japoneses Hot Shots Golf: Open Tee 2.

    Por fim...

    Atualmente o PSP é mais lembrado pelas suas capacidades de emulação. Como sua capacidade multimedia hoje foi ultrapassada pelos inúmeros celulares e tablets disponíveis no mercado é possivelmente isto que vai ficar para a posteridade.

    Apesar de ser absolutamente fantástico para esta finalidade - a emulação - é importante frisar que o PSP é muito mais do que isto. É uma senhora plataforma de jogos. Jogos que se fossem lançados num console de mesa seriam considerados clássicos.

    Ao contrário do que disse a Sony, o PSP não é o walkman do século XXI, pois mesmo com o seu substituto sendo vendido, ele não merece o fundo da gaveta.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Darktag
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Doe sangue.
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    12.839
    Verdinhas
    3956

    Mais um excelente tópico by Rodrigo

  4. #3
    Membro Avatar de GLAZAR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2007
    Mensagens
    2.105
    Verdinhas
    763

    Já tive 5 PSP's, todos PSP 1k. Sempre comprava, jogava o que queria e revendia.

    Mas até hoje eu tenho meu último PSP na gaveta.

    Nada mais prazeroso que jogar um Ace Combat naquela viagem de ônibus de 4 horas

  5. #4
    Membro Avatar de [SA]D2
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    deboanalagoa
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.158
    Verdinhas
    1822

    Eu tinha um (foi furtado quando arrombaram meu carro), e adorava. De fato, um portátil fantástico.

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Parangaricutirimihuaro!!!!
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    621
    Verdinhas
    7

    Caraca, mto bom tópico, como sempre né!!
    Meu psp eu comprei em 2007, sempre fui louco pra ter um. Apareceu a oportunidade de um colega aqui do forum vendendo, não tive dúvida: peguei meu 13o. e foi todo pra pagar o portátil hehehe. E foi a melhor coisa que eu poderia fazer com aquele dinheiro.
    O prazer de jogar os clássicos da minha infância nele, jogos do atari, nes, snes, mega, master, cps1, cps2, neogeo e por ai vai... Além de poder usufruir dos games mais modernos com seus gráficos estonteantes...
    Sou louco pelo meu psp, não o vendo nem empresto heheeh, o meu é psp1000, e sinceramente pra qualquer ocasião ele é diversão garantida.

    Tenho x360 e não brinco tanto nele quanto no psp. Ja tive outros portáteis como gameboy color, advance, sp e a diversão era boa, mas limitada ao mundo nintendo né... No psp tem emulador de gba que traz os marios pra aquela telona linda kkkkkk

    Meu filho tem nem 5 meses agora e ja estou mostrando pra ele no psp o que eram os melhores jogos da infância do papai

    Abraços a todos!!

  7. #6
    Membro Avatar de k985
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2010
    Mensagens
    383
    Verdinhas
    31

    Muito bom!!!

    O meu só esta com um probleminha no analógico de resto ok!

  8. #7
    Membro Avatar de RockMarciano
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2012
    Mensagens
    491
    Verdinhas
    60

    Primeiramente, mais um excelente tópico Rodrigo como sempre! Realmente o psp eh um "brinquedo" incrível com uma enorme e honrosa biblioteca de jogos (jogos do nível do ps2 e alguns na minha opinião acho que ficaram até melhores).

  9. #8
    Membro Avatar de Proper
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Cidade das Mangueiras
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    16.650
    Verdinhas
    9153

    "Emulação e a reprodução de vídeos no PSP só estavam disponíveis desta maneira, ou seja, mesmo para os usuários que não queriam a pirataria, manter um PSP travado era deixar de fora as melhores funções do aparelho."

    Isso vale para o PS3 exatamente da mesma maneira.

  10. #9
    Membro Avatar de fabio2duo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2009
    Mensagens
    1.350
    Verdinhas
    236

    Pior aue nao consigo achar graca nele.. Sinto tonturas ao jogar isso...

  11. #10
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.824
    Verdinhas
    6656

    Tive 2 e precisei vender os 2 por necessidade.

    Me arrependo e pretendo comprar outro. PS Vita e o cacete!

  12. #11
    Membro Avatar de JameS_BonD
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2000
    Mensagens
    1.242
    Verdinhas
    175

    Qnd meu irmão me deu um PS3, me deu um PSP junto. Está novo, praticamente. Pra qm acompanha a sessão de consoles, observa que comecei a jogar o PS3, depois de 3 anos encostados, agora só. Como não tenho tempo, acho que vou vender o PSP. Tá na caixa, ainda. Joguei poucas vezes PES. Qm quiser, me manda MP. Sou de SP, capital.

  13. #12
    Membro Avatar de Pega§us
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    4.197
    Verdinhas
    3742

    Todas as pessoas que eu conheci que tinham um PSP não tinham um jogo sequer do portátil, só emuladores, leitores de pdf, internet, filmes, mp3...

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    4.756
    Verdinhas
    746

    PSP ao invés de ser o walkman do sec.XXI, foi o pai dos tablets e smartphones de hoje. Ainda vou comprar um...

  15. #14
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de eduhunter
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    test automation
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    10.696
    Verdinhas
    4726

    Citação Citando newegg Ver mensagem
    PSP ao invés de ser o walkman do sec.XXI, foi o pai dos tablets e smartphones de hoje. Ainda vou comprar um...
    Se tiver interesse, to vendendo um.. hahaha tá zerado..

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    4.756
    Verdinhas
    746

    Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    Se tiver interesse, to vendendo um.. hahaha tá zerado..
    Depende de quanto $$$, to sabotando minhas compras até as promos de black friday... É o 3k? Desbloqueado? Vem com jogos?

  17. #16
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de eduhunter
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    test automation
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    10.696
    Verdinhas
    4726

    Citação Citando newegg Ver mensagem
    Depende de quanto $$$, to sabotando minhas compras até as promos de black friday... É o 3k? Desbloqueado? Vem com jogos?
    Mandei MP..

  18. #17
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de wuemura
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    5.348
    Verdinhas
    5807

    A mais de 2 anos que o meu PSP 1000 está na gaveta.
    Enqunto dava para eu rodar jogos de CPS1 e 2 ainda jogava muito, mas quando tive que atualizar o firmware para um mais recente por causa da esposa que queria jogar alguns jogos mais recentes nele, nunca mais encostei a mão nele principalmente pelo fato de não poder mais destravá-lo com o firmware antigo que eu usava.

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2004
    Mensagens
    1.432
    Verdinhas
    11

    Comprei o meu bem recentemente, deve fazer uns três meses no máximo e apesar de um pouco caro não me arrependo em nada. Comprei porque simplesmente não tenho mais saco pra ficar ligando PS2 pra ficar jogando, o PSP é superprático, tem jogos alucinantes (vide Castlevania, God of War e Wolverine Origins), da pra emular algumas coisas ainda e a bateria dura bem. Diversão garantida totalmente!

  20. #19
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2012
    Mensagens
    36
    Verdinhas
    23

    pegue um psp emprestado esses dias... to baixando vários jogos

  21. #20
    Membro Avatar de eddyeddy
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Fiscal de cu
    Registro
    Mar 2012
    Mensagens
    4.296
    Verdinhas
    5569

    Comprei um usado 2 semanas atras. E pelo preço de um Big Mac me mandaram Valkyria Chronicles 2 e GTA VCS originais.

    Tirando o barulho do disco, é uma plataforma sensacional mesmo com o lançamento do Vita.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões